24.8.06

ADRIA


Quem não aprecia uma boa massa? Todo mundo adora, pois além de prática e versátil, possui inúmeras variações e combinações de aromas e sabores que agradam qualquer paladar. E no Brasil, quando o assunto é macarrão a marca ADRIA é sinônimo. O grande segredo dos produtos está em dois ingredientes básicos: dedicação e qualidade. Com essa fórmula, conquistou excelente aceitação e construiu uma relação de confiança com milhões de consumidores, oferecendo além de massas, os melhores biscoitos e torradas com a verdadeira alma italiana. Hoje é possível dizer que a ADRIA está presente no dia a dia de milhões de consumidores, desde o café da manhã, passando pelo almoço, lanche da tarde e jantar. 

A história 
A ADRIA surgiu da deliciosa experiência de um grupo de jovens imigrantes italianos de uma mesma família que, inspirados na culinária de seu país, trouxeram para o Brasil a tradição de uma região famosa pelas melhores massas: o norte da Itália, próxima ao Mar Adriático. O nome “Adria” surgiu em referência a esse mar (Adriático). Na primeira metade da década de 1950 a meta prioritária do governo era intensificar a industrialização no Brasil. Foi nesse cenário que a ADRIA foi fundada, em 1951, implantando sua primeira fábrica no bairro de São Geraldo em Porto Alegre no Rio Grande do Sul. A empresa ingressou no mercado com uma filosofia bem definida: estender o prazer de comer massas de alta qualidade a um número cada vez maior de brasileiros.
  

Assim, a empresa cresceu nas próximas décadas, mantendo fidelidade absoluta ao sabor, à consistência e ao valor nutritivo, essencial para a manutenção da sua alta qualidade. Em 1995 ocorreu a fusão das empresas ADRIA, Basilar (uma das maiores fábricas de massas do interior paulista), Isabela (importante indústria de massas e biscoitos, que atuava fortemente na região sul do Brasil) e, posteriormente, a Zabet (grande fábrica de biscoitos com presença marcante em São Paulo, Rio de Janeiro e vários estados da região nordeste). Essas quatro empresas seriam integradas mais tarde formando a Adria Alimentos do Brasil, que nascia fortalecida com três marcas líderes regionais e outra com significativa projeção no cenário nacional.
  

Em 1999 teve início a diversificação de sua linha de produtos com o lançamento no mercado da linha de biscoitos ADRIA, traduzindo a qualidade e tradição da marca em um novo segmento. Pouco depois, em 2001, a ADRIA foi pioneira a apresentar o conceito de TORTINHAS, que conquistou os consumidores pelo sabor, massa extremamente crocante, recheio cremoso e formato irreverente. Com esse lançamento, a marca ingressou integralmente para a categoria de biscoitos e criou um novo segmento de mercado (Tortinhas). Dessa forma, tornou-se uma das marcas mais vendidas nas regiões em que atuava. Pesquisa realizada pela marca ainda revelou que, foi por meio da linha Tortinhas que os consumidores adquiriram confiança no segmento de biscoitos da ADRIA. Para isso, a marca investe constantemente em novos sabores (Chocolate, Chocolate Branco, Chocolate Suíço, Coco, Chocolate e Avelã, Chocolate e Cereja, Morango e Torta de limão) e tecnologias, aprimorando ainda mais essa importante linha.
  

No mês de setembro de 2003 a ADRIA ALIMENTOS foi adquirida pelo grupo M. Dias Branco, empresa nordestina que desde a década de 1930 exercia atividades ligadas à panificação e à fabricação de biscoitos, utilizando técnicas artesanais, e que hoje é líder nacional na fabricação e venda de biscoitos e massas alimentícias no Brasil. No ano seguinte introduziu sua primeira linha de macarrão instantâneo, ingressando assim em um mercado enorme e promissor. Em 2006, lançou duas novidades que integraram a linha de Massas para Rechear, antes composta apenas pela lasanha: o conchilione (um formato inspirado em concha do mar) e o tradicional caneloni. Além disso, a marca apresentou ao consumidor a popular linha PLUGADOS, biscoitos recheados que possuem formatos com desenhos interativos todos ligados à internet e especialmente voltado para um público jovem.
  

A grande novidade de 2007 foi o lançamento da linha ADRIA Activita, composta por massas mais saudáveis e nutritivas, enriquecidas com soja, cálcio e cereais essenciais para uma alimentação saudável, que no ano seguinte ganharia novos cortes como parafuso, gravata e linguini. Em 2008, a ADRIA continuou lançando no mercado novidades, como por exemplo, a Lasanha Mais Prática, apresentando uma nova opção de lasanha pré-cozida, que ficava pronta em cinco minutos no forno microondas, ou 15 minutos no forno convencional; Tortinha Chocolate Suíço, aperitivo doce, com uma tentadora combinação de sabores e visual diferenciado, uma verdadeira harmonia entre casca e recheio, já que ambos são inteiramente feitos de chocolate; e os novos sabores Lámen Adria (macarrão instantâneo) nas versões picanha e galinha, além de ingressar na categoria de biscoito doce tipo “barrinha recheada” com a introdução da ADRIA POP nos sabores goiaba e banana, deliciosas barrinhas que continham apenas 90 calorias.
   

A grande novidade de 2009 foi o lançamento das Tortinhas Festa, uma nova versão do biscoito que seduzia o paladar de adultos e crianças nos sabores Brigadeiro, Beijinho e Moranguinho Surpresa (tradicional doce também conhecido como bicho de pé). Outros produtos inovadores que a marca introduziu foram as bolachas DUE, deliciosas combinações que misturam a suavidade dos cremes com o sabor marcante das geleias de frutas; e as massas para crianças nos cortes Caixa de Brinquedos e Turminha Animal, onde as massas possuíam formatos divertidos e variados de brinquedos e animais.
  

Na última década a marca ingressou em novas categorias de mercado, como por exemplo, em 2012 quando lançou a linha LIGGERO, na qual o grande diferencial era o fato de ser uma massa a base de sêmola sendo que o seu preparo se dá em 4 minutos no forno microondas e cuja embalagem moderna e arrojada, destaca-se pelo diferencial do prato acompanhar a refeição durante seu preparo, dispensando o uso de louça. Pouco depois, em 2013, mais uma novidade: PALITOS, deliciosos biscoitos cobertos com calda de chocolate. Em 2014 apresentou três novos cortes da linha Adria Grano D’Oro: Gnocchi, Penne Birigate e Stortelli.
   

Já no ano de 2015 a ADRIA ingressou no segmento de torradas com o lançamento de uma linha nas versões Tradicional, Integral, Multigrãos e Light. E no ano seguinte lançou uma linha de cookies, biscoitos crocantes, nos sabores baunilha ou chocolate, com generosas gotas de chocolate. Em 2017, a marca anunciou o lançamento linha ADRIA PLUS LIFE, inicialmente formada por biscoitos integrais doces e salgados e cookies integrais, e que dois anos mais tarde ganharia quatro novas opções de snacks com os biscoitos multigrãos sem glúten, nos sabores cacau ou baunilha, e bolinhos sem glúten, também nos sabores cacau e baunilha.
   

Mais recentemente, em 2022, a marca resolveu investir ainda mais no público jovem e lançou uma linha de lámen com os personagens infantis Minions, nos sabores Carne Suave, Galinha Suave e Tomate, e com vitaminas B1, B2, B3 e B6. Pioneira no segmento de Tortinhas no Brasil, ainda em 2022 a marca surpreendeu o mercado com a linha de Tortinhas Crostata, com um novo formato que remete às tortas típicas italianas, casquinha crocante e recheios super cremosos nos sabores exclusivos chocolate com creme de avelã, maçã com canela, cheesecake com geleia de frutas vermelhas e chocolate branco com geleia de limão siciliano. Além disso, a marca lançou mais uma linha de produto para enriquecer seu portfólio: Farinha Adria Premium Tipo 1, em embalagem de 1 kg e que se destaca por ser puríssima, superfina, extra clara e produzida com a parte nobre do trigo.
  

A especialista em massas A ADRIA possui uma extensa e variada linha de massas que agradam qualquer paladar, até os mais exigentes. 
Massas com Ovos: desenvolvida para aqueles momentos do dia a dia em que o consumidor deseja pratos práticos, rápidos e bonitos. Soltinha, na consistência certa e com muito sabor, as massas são feitas com farinha de trigo especial e ovos selecionados, que a deixam mais amarelinha, gostosa e nutritiva. A linha está disponível em 20 formatos, entre os quais Nhoque (ideal para acompanhar molhos à bolonhesa ou ao sugo), Gravata (também conhecido como Farfalle, tem corte delicado e desenho diferente), Cabelo de Anjo (também chamado capellini, tem larga utilização em sopas delicadas, molhos leves de manteiga, legumes refogados no azeite e também em receitas doces), Caracol (ideal para ser utilizada em sopas claras, sopas mais encorpadas e saladas), Ave Maria (pode ser usado em brodos, sopas delicadas ou sopas mais ricas de legumes e carnes) e Sopa de Letrinha (ideal para alimentar a criançada em dias frios, fica perfeita em receitas de sopas de legumes e/ou carnes). 
Sêmola: massas feitas a partir de farinha de trigo especial, para quem deseja uma massa soltinha, macia e saborosa. Por não conter ovos, é a massa recomendada para pessoas que fazem dieta de controle do colesterol. Disponível em formatos como Espaguete 8 (natural de Nápoles, representa o formato de massa mais popular e conhecido no mundo), Fidelinho (combina com molhos leves de tomate cru, ao sugo e molhos de legumes refogados), Parafuso (formato de um verdadeiro labirinto, onde são acolhidos os temperos e ingredientes) e Pena (ótimo com molhos de carne à Napolitana, que são os molhos de cozimento lento, feitos com carne bovina, cebola, vinho tinto, etc.).
  

Adria Grano Duro: linha de massa preparada com a parte mais nobre de um trigo especial, importado de regiões de clima frio. Esse ingrediente faz com que a massa tenha a consistência naturalmente al dente. Como ensina a culinária, al dente significa o ponto ideal para se apreciar o verdadeiro sabor de uma massa. Essa linha está disponível em 8 formatos. A Mara oferece ainda a versão integral dessa linha, disponível nos formatos spaguetti e penne. 
Lasanha: linha para facilitar ainda mais o dia a dia na cozinha. A tradicional receita italiana acaba de ganhar um ingrediente muito especial: a praticidade. As lasanhas podem ir direto ao forno, sem precisar cozinhar primeiro em água fervente. 
Adria Lámen: ideal para refeições rápidas e saborosas sem deixar de lado a preocupação com a saúde, o macarrão instantâneo da ADRIA é totalmente livre de gordura trans. A linha pode ser encontrada nos sabores carne, galinha caipira, legumes, galinha e tomate.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Em meados de 2009, a ADRIA anunciou uma renovação de sua marca, com o objetivo de obter maior modernização e aproximação com o consumidor. A tipografia de letra sofreu alterações leves e as bordas foram arredondadas; já as cores (azul, vermelho, dourado e branco) foram mantidas para que o consumidor conseguisse identificar a ADRIA na gôndola e tivesse a percepção de que estava adquirindo o produto de tradição e qualidade que já conhecia. Além disso, foi notado em pesquisas com mulheres, que o trigo é um símbolo que desperta significados como nutrição, carinho, afeto. Por esse motivo a marca deu maior destaque a imagem do cereal no logotipo. Essa foi a quarta vez que a ADRIA renovou seu logotipo - a primeira mudança ocorreu em 1978. Mais recentemente, em 2017, a marca apresentou uma nova identidade visual, que apesar de manter a tradicional combinação de cores da ADRIA (ganhando tons mais vivos), apresentou um novo formato e nova tipografia de letra.
  

Os slogans 
Quando você cuida de todos os detalhes, o espetáculo acontece. (2021) 
Detalhes que alimentam a vida. (2019) 
A vida acontece nos detalhes. (2018) 
Detalhes que fazem a diferença. (2018) 
Seu dia começa e termina com Adria. (2016, torradas) 
Compartilhe o que é gostoso. (2009) 
Quem não gosta de biscoitos Adria, merece mesmo é levar umas bolachas. 
Adria faz tudo melhor.
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1951 
● Fundador: Família de imigrantes italianos 
● Sede mundial: Eusébio, Ceará, Brasil 
● Proprietário da marca: M. Dias Branco S/A Ind. e Com. de Alimentos 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Francisco Ivens de Sá Dias Branco Júnior 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Massas, torradas e biscoitos 
● Concorrentes diretos: Petybon, Renata, Barilla, Nissin, Piraquê, Mabel, Nestlé, Visconti, Wickbold e Bauducco 
● Ícones: O macarrão espaguete 
● Slogan: A vida acontece nos detalhes. 
● Website: www.adria.com.br 

A marca no Brasil 
A ADRIA, marca pertencente à M. Dias Branco, comercializa uma diversificada linha de massas, além de uma variada linha de biscoitos (incluindo as tradicionais maizena, cracker e recheados) e torradas, está presente em quase todo território nacional, sendo uma das líderes do mercado de massas na região sudeste. A marca oferece mais de 90 produtos aos consumidores brasileiros. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Veja), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Jornais (Valor Econômico, Meio Mensagem, Folha e Estadão) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 16/4/2023 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

2 comentários:

Anônimo disse...

oi meu nome e adria, mas nao sei pq me colocaram este nome.

Anônimo disse...

Acho que a tecla N não estava funcionando no dia.