10.7.06

WB TV (WARNER CHANNEL)


Experimente perguntar para qualquer adolescente ou jovem que canal ele prefere assistir seu seriado predileto ou filmes épicos e a resposta, em muitos casos, será: WB TV, que durante anos foi conhecido como WARNER CHANNEL. O canal por assinatura com espírito mais jovem exibe em sua grade de programação séries de enorme sucesso que marcaram ou estão marcando uma nova geração de telespectadores. 

A história 
A história do WB TV tem suas origens no dia 11 de janeiro de 1995 quando uma joint-venture entre o tradicional estúdio Warner Bros. (conheça essa outra história aqui) e a empresa Tribune Company, resultou no lançamento no mercado americano do canal de televisão por assinatura The WB Television Network (conhecido popularmente como WB TV). O canal estreou com a transmissão do primeiro episódio da série The Wayans Bros., estrelada pelos comediantes Shawn e Marlon Wayans. O canal rapidamente ficou conhecido também como THE WB ou Frog Network, este último devido a um simpático sapo, chamado Michigan J. Frog (foto abaixo), que se tornou a mascote da emissora nos anos iniciais. Os primeiros programas do canal foram seriados e grandes filmes voltados para um público adolescente e jovem. Logo depois o canal inseriu em sua programação o KIDS WB, um bloco de programação voltado para o público infantil (entre 6 e 12 anos) com programas como Tiny Toon Adventures e Animaniacs, além dos clássicos personagens dos Looney Tunes, que se tornaram populares entre a garotada.
  

No dia 30 de setembro de 1995, a empresa resolveu lançar o canal americano (mas com algumas modificações, incluindo o nome e programação) nos países da América Latina. Era o surgimento do THE WARNER CHANNEL. Essa nova estratégia resultou no lançamento oficial do canal no Brasil no dia 4 de fevereiro de 1996. Somente três anos após seu lançamento o canal já era líder de audiência no segmento voltado para adolescentes, caindo no gosto do público jovem. Nos anos seguintes o THE WARNER CHANNEL inseriu em sua grade de programação séries (que englobavam desde dramas até comédias) de enorme sucesso da televisão americana como Buffy (A Caça Vampiros), Fresh Prince Of Bel-Air (no Brasil conhecido como “Um Maluco no Pedaço”), Full House, Veronica's Closet, The West Wing, Dawson's Creek, 7th Heaven (que se transformou em um enorme sucesso), Without A Trace, Charmed e Cold Case, que conquistaram milhões de telespectadores. Junto com essas séries de enorme sucesso subia também sua popularidade e audiência em diversos países.
   

A partir de 2000, o canal estreou novas séries de sucesso como Gilmore Girls, Smallville, The O.C., Two and a Half Men e Supernatural. Desse momento em diante, o canal passou a focar na audiência mais adulta (18 a 49 anos), principalmente com a aquisição dos direitos de transmissão das séries Friends e ER. Com isso, a programação infantil do canal foi finalmente extinta no ano de 2005, dando enfoque total para séries e filmes de grande sucesso de bilheteria. No dia 24 de janeiro de 2006, a Warner Bros. Entertainement e a CBS Corporation (conheça essa outra história aqui) anunciaram a fusão dos canais THE WB e do UPN em um único canal chamado de The CW Television Network. Com isso, o The WB Television Network, que originou o WB TV, foi extinto no mercado americano no dia 17 de setembro. Foi neste mesmo ano que o canal passou a adotar o nome WB TV, mas até hoje é referido por milhões de telespectadores como WARNER CHANNEL.
   

Nos anos seguintes o WB TV lançou em sua grade de programação novas séries como The Mentalist, Supernatural e Californication, que rapidamente conquistaram milhões de novos fãs, aumentando ainda mais a audiência do canal. Além disso, em 2010 o WB TV lançou sua versão em alta definição (HD) e foi introduzido em alguns países do sudeste asiático. Nos anos seguintes o canal continuou introduzindo em sua programação séries de sucesso como Are You There, Chelsea?, Dallas e I Hate My Teenage Daughter, em 2012; e Believe, The Flash, Gotham, Ground Floor e Surviving Jack, todas em 2014.
  

Em 2015, ao completar 20 anos, o WB TV passou a dar uma atenção especial em relação às suas séries batizadas de “flagship”, como por exemplo, Gotham, Flash, Arrow, The Big Bang Theory e Mom. Além disso, em setembro, mês de aniversário do canal, algumas séries que marcaram os 20 anos na América Latina voltaram para serem exibidas do início ao fim, como por exemplo, ER, drama médico que durou 15 temporadas, assim como o mega sucesso The Fresh Prince of Bel-Air (com Will Smith) e Full House. E tinha mais: a WB TV passou a ter toda a sua programação de filmes e séries totalmente dublada (mas dava a opção de áudio original e legendas para quem preferisse assistir em idioma original). Neste ano estrearam as séries SuperGirl e Blindspot.
  

Em 2016, dentro da faixa Super Prime, principal horário de programação de séries, o canal anunciou diversas estreias, incluindo não apenas novas temporadas de seus principais sucessos, como The Big Bang Theory, Fringe, Two and a Half Men e Mike & Molly, mas também a chegada de aguardadas atrações como Person of Interest, The Secret Circle e Máquina Mortífera. No ano seguinte a estreia mais aguardada foi da série Young Sheldon. Mais recentemente, o WB TV foi lançado em alguns países europeus como França, (2017), Alemanha (2021), Polônia (2021), Romênia (2021) e Espanha (2022). Além disso, em 2002, o WB TV lançou em sua programação no Brasil uma grade de animes (batizada de pelo canal de Wanime), em parceria com a Crunchyroll, com a exibição de “Dragon Ball Super” “Bleach”, “Death Note”, “Yashahime” e “Naruto”, que tem conquistado bons resultados de audiência na TV paga.
  

Atualmente sua programação é composta por seriados e filmes norte-americanos de grande popularidade. Os seriados exibidos no canal são dos principais canais norte-americanos como NBC (conheça essa história aqui), CBS, entre outros. Já o acervo de filmes exibido no canal é da própria Warner Bros (que consiste em mais de 79.000 horas de programação, incluindo quase 7.500 longas-metragens e 4.500 programas de televisão que abrangem dezenas de milhares de episódios individuais). O período de maior audiência do WB TV é o primetime, ou horário nobre, composto exclusivamente de seriados aclamados pelo público, que normalmente exibem episódios inéditos. O WB TV também é conhecido por suas famosas “maratonas” de séries e filmes, quando transmite por várias horas seguidas episódios de uma mesma série ou filmes e suas sequências.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. O logotipo original utilizava as tradicionais cores amarela e azul e o nome THE WARNER CHANNEL, e foi baseado na identidade visual do tradicional estúdio de cinema Warner Bros. Em 2000, aconteceria uma remodelação radical com a retirada da palavra “The” e um novo design mais impactante. No ano de 2006, a marca resolveu adotar um logotipo minimalista (em branco e preto) e somente com a designação WB TV. Depois de adotar um novo design e novas cores em 2015, a marca apresentou em 2018 uma nova identidade visual que apresentava uma nova combinação de cores (azul-marinho e vermelho).
  

Os slogans 
Somos Warner. (2012, Brasil) 
Primeiro na Warner. (Brasil) 
Agora na Warner. (Brasil) 
Sempre na Warner. (Brasil) 
Get into it. (Ásia) 
Émotions en série. (França) 
Primero en Warner. (América Latina) 
Ahora En Warner. (América Latina) 
Contigo. (2003, América Latina)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 30 de setembro de 1995 
● Criador: Warner Bros. e Tribune Company 
● Sede mundial: New York City, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Warner Bros. Discovery International 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Warner Bros. Discovery Inc.) 
● Presidente: Gerhard Zeiler 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Assinantes: 150 milhões 
● Presença global: 45 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Canais de televisão 
● Principais produtos: Séries e filmes 
● Concorrentes diretos: Sony Channel, Universal TV, AXN, HBO, Star Channel, TBS e Cinemax 
● Slogan: Somos Warner. 

A marca no mundo 
O WV TV é transmitido para mais de 45 países ao redor do mundo, com forte presença na América Latina (principalmente no Brasil, Colômbia, Chile e México), América Central, Caribe, alguns países da Ásia (Japão, Coréia do Sul, Taiwan, Hong Kong, Cingapura, Indonésia, Filipinas, Tailândia, Vietnã e Malásia) e Europa (Espanha, Alemanha, França, Suíça, Bélgica, Polônia e Romênia). Com mais de 150 milhões de assinantes, o canal que transmite séries e filmes, é transmitido em diversos idiomas como inglês, espanhol, português, alemão, francês, japonês, coreano e chinês. O WB TV pertence à Warner Bros. Discovery International, proprietária de canais famosos como Animal Planet (saiba mais aqui), Boomerang, Cartoon Network (conheça a história aqui), Discovery Channel (conheça essa outra história aqui), Food Network (saiba mais aqui), entre outros. 

Você sabia? 
O WB TV também ajudou a lançar inúmeros astros e estrelas de Hollywood como Katie Holmes, Jéssica Biel, Ashle Simpson e James Van Der Beek. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 27/7/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

Um comentário:

Anônimo disse...

Quero dar parabéns a vocês,pelos filmes,principalmente pelo CANE,engraçado que no almoço de páscoa ficou claro que muitas pessoas que conheço estão gostando muito desse filme,mas o de segunda-feira,bateu todos os outros,MARAVILHOSO!Por favor não demorem para passar a próxima temporada.
obrigada

Silvana