11.7.06

SUVINIL


A SUVINIL deseja sempre levar comodidade até você e para facilitar sua vida, desenvolve produtos inovadores com as mais avançadas tecnologias, conquistado cada vez mais a preferência dos consumidores que buscam renovação, bem-estar e qualidade de vida por meio das sensações que as cores e texturas proporcionam. Por isso, a marca está sempre inovando nas suas cores, texturas e acabamentos, tudo para deixar sua casa mais linda como nunca. 

A história 
A história da marca começou em 1961 quando o empresário paulista Olócio Bueno, proprietário da Super, até então uma pequena fábrica de tintas para o mercado automobilístico que funcionava no tradicional bairro paulistano da Pompéia desde 1945, decidiu copiar e lançar uma tinta à base de látex sintético, chamada PVA. O composto, também conhecido popularmente como vinil, levou o empresário a mudar o nome de sua empresa para SUVINIL, formado por “SU” de Super e “VINIL”. A empresa surgiu com a produção centralizada em São Bernardo do Campo, região do ABC em São Paulo, e algumas estratégias inovadoras: o diretor de vendas Augusto Cretella ia atrás de pintores de parede que conhecia e levava-lhes latas de tinta com modificações para ver se eles as achavam melhores ou piores. Pegava então as respostas e impressões dos pintores e repassava-as ao laboratório com a recomendação de que fizessem as alterações. Com isso, a SUVINIL produzia a tinta que o pintor queria.


Três anos mais tarde, o negócio de tintas automobilísticas crescia e nascia a Combilaca, nome inspirado na tradicional Kombi, da Volkswagen, empresa para qual vendia praticamente toda a sua produção de tintas automotivas. Enquanto isso na Alemanha, a empresa BASF ingressava no segmento de tintas, adquirindo a Glasurit Werke, uma das maiores companhias europeias do setor. Após tentativas em vão com empresas americanas, japonesas e austríacas, Bueno dirigiu-se à BASF ao saber que a Glasurit pretendia instalar-se no Brasil. Os alemães compraram 60% das ações da Combilaca, cuja razão social passou a ser Glasurit-Combilaca. Em 1969, a BASF fundou a Glasurit do Brasil, que incorporou definitivamente a Combilaca e a marca SUVINIL.


A fábrica de São Bernardo crescia em uma velocidade incrível. Tanto, que a década de 1970 foi empregada na expansão da Glasurit e da SUVINIL para outras regiões do país, tornando as marcas cada vez mais conhecidas entre os consumidores. Em 1975, foram instalados escritórios de vendas no sul, no nordeste e no Rio de Janeiro. Mais tarde, entre 1977 e 1979, impulsionada pelo crescimento do segmento da construção civil (alavancado pelo “milagre econômico”), a BASF inaugurava, quase ao mesmo tempo, três fábricas: Santa Cruz, no Rio de Janeiro; Sapucaia, no Rio Grande do Sul e Jaboatão, no Recife.


Após o fantástico período de crescimento, veio à diversificação. Ao ingressar na década de 1980, os dirigentes da BASF perceberam que já não bastava produzir o PVA. Era necessário ir ao encontro do mercado, que começava a demandar por novidades e inovações. Assim, em 1983, surgiu a primeira tinta SUVINIL não destinada às paredes. Era a SUVINIL PISO, resultado de avanços tecnológicos que permitiram produzir uma tinta tão resistente que se podia pisar nela. Um ano depois seria lançada a tinta acrílica, mais uma opção durável, resistente e lavável, que proporcionava brilho às paredes, diferenciando-a do PVA. Mais tarde seria lançado o acabamento acetinado.


É também dessa época o uso do patrocínio para reforçar a marca SUVINIL. A primeira vez que a SUVINIL lançou-se nessa estratégia foi ao assinar contrato com o time do Santos Futebol Clube que, vestindo a camisa com o logotipo da marca, foi à França e venceu um torneio europeu em 1987. Porém, o mais expressivo patrocínio da marca esteve e está ligado, entretanto, à área da cultura e da história. Suvinil - Cor, Arquitetura e Memória, projeto criado para pintar e restaurar edifícios de importância histórica para o país. A primeira intervenção aconteceu em 1988, no Estádio do Pacaembu. Usando 80 mil litros de tinta, a SUVINIL deu cor ao estádio em um trabalho fantástico, assinado pelo arquiteto Roberto Tanaka. Muitos outros trabalhos vieram posteriormente para restituir as cores de patrimônios históricos de norte e a sul do país. Entre os quais, a pintura das colunas de sustentação do Museu de Arte de São Paulo (MASP), seguindo o projeto original de sua criadora, a arquiteta Lina Bo Bardi, e a recuperação das construções históricas de Fernando de Noronha, que foram pintadas com as cores originais usadas pelos portugueses no século XIX.


A década de 1980 foi marcante para a SUVINIL, que atingiu a liderança do segmento de tintas imobiliárias e viu aumentar, ano a ano, sua participação no mercado brasileiro. No começo da década de 1990, com a abertura do Cone Sul, a unidade de tintas da BASF iniciou planos para conquistar a região com a marca SUVINIL, que logo se fez presente na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. No Brasil, a tecnologia das máquinas tintométricas, já utilizadas para a repintura de automóveis, chegava em 1994 aos balcões das lojas de tintas decorativas. A SUVINIL não tardou a lançar seu equipamento, batizado de Sistema SelfColor.


A segunda metade desta década notabilizou-se pelos efeitos positivos do Plano Real sobre a economia. Com a estabilidade da moeda o consumo de tintas ganhava novo impulso. A partir desse momento, já não bastava à SUVINIL ser líder do segmento ou ser reconhecida como sinônimo de qualidade. Era preciso mais, afinal os novos tempos demandavam agilidade, agressividade e ousadia. A marca iniciou então um bem-sucedido plano, que compreendia o aumento de seu portfólio de produtos, a adoção de uma estratégia de marketing mais agressiva e a criação de um eficaz projeto de relacionamento com os clientes. Ainda como parte da estratégia de relacionamento, em outubro de 1996, foi lançada a revista SUVINIL EXPRESS, que continha 20 páginas e tiragem de 28 mil exemplares. De abrangência nacional, hoje em dia a revista é distribuída gratuitamente aos clientes, pintores, decoradores, arquitetos e consumidores.


A partir de 1997, a SUVINIL deu início à diversificação da sua linha lançando um novo produto a cada ano. Deste modo, surgiram as tintas Fachada e Gold. A primeira revolucionou o mercado com suas características de flexibilidade, que permitia acompanhar as contrações e dilatações das paredes, tornando-as impermeáveis e resistentes a infiltrações causadas por pequenas fissuras e trincas. Foram necessários cinco anos em pesquisas para chegar a esse resultado. Já a segunda era uma tinta Premium, 100% acrílica, que atendeu a um mercado sofisticado. Seu requintado acabamento acetinado recebeu uma cartela de doze cores exclusivas, assinada pelo renomado arquiteto Roberto Migoto. Nos anos seguintes a SUVINIL continuou lançando produtos revolucionários e pioneiros, consolidando sua posição de liderança absoluta no Brasil. Em 2006, a marca lançou uma nova campanha publicitária - Efeito Suvinil: Renovar é fácil. É só querer. - inspirando o consumidor a renovar os ambientes de sua casa de uma forma fácil e rápida, bastando para isso experimentar as cores e sensações da SUVINIL em uma parede para renovar o astral de seu aconchegante lar.


No ano de 2008, a marca lançou um novo site com diversas novidades para estreitar seu relacionamento com consumidores, arquitetos, designers e decoradores. Além de dicas de decoração, consultor virtual e informações sobre feng-shui a SUVINIL lançou o Simulador de Decoração, que permitia através do envio de uma foto da casa ou projeto o teste das mais diversas combinações de cores. Além disso, a marca investiu muito nos chamados efeitos decorativos, uma linha de tintas e géis que além de pintar deixavam as paredes com efeitos de decoração, como por exemplo, mármore, bambu, pátina, craquelado, concreto, jeans, linho, aço escovado, entre outros. Em 2010, quando estava prestes à completar 50 anos, a SUVINIL lançou um novo posicionamento no mercado. Com o novo slogan “Sua casa, seu orgulho”, o posicionamento da marca foi baseado nas necessidades de seus clientes, onde a casa toma o principal lugar da comunicação, captando o sentimento de orgulho das pessoas em relação ao seu lar, com uma compra mais planejada, desejada e gratificante.


Nos últimos anos a SUVINIL continuou inovando com lançamentos como a linha de tintas antibacterianas, que se propõe a auxiliar no combate a doenças que possam aparecer pelo contato da pele com as paredes pintadas com seus produtos; a linha antimofo e anti-umidade, cuja proposta é minimizar as alergias familiares; e a tinta com menos respingo e menos sujeira, cuja linha oferece redução em 70% de respingos, proporcionando assim facilidade de pintar com muito menos preocupação de se sujar durante o processo.


A linha do tempo 
2000 
Lançamento do primeiro Fundo Preparador para Paredes à Base Água, tendo como principal diferencial a diluição em água, dispensando assim a utilização do solvente. 
Lançamento do Suvinil Verniz Alta Performance, também conhecido por Stain, cujo destaque era a máxima resistência e o rendimento duplamente superior. 
Lançamento do Suvinil Texturatto nas versões Renaissance e Classic. Hidrorepelente, requintado, econômico e prático, passou por rigorosos testes que lhe asseguravam alto desempenho e excelente aceitação por parte do consumidor. No ano seguinte, frente ao sucesso do produto, a linha recebeu a versão Texturatto Originalle, de acabamento mais fino, sem grãos. 
2001 
Lançamento da Suvinil Esmalte Epóxi, ideal para ser utilizada em azulejos, pisos, alvenaria, reboco, concreto, superfícies metálicas e madeiras não-resinosas. Possibilitava mudar ou reformar ambientes sem necessidade de quebrar azulejos. 
2002 
Lançamento da Suvinil Exteriores, um produto para uso externo, que era resistente a intempéries, trazendo mais durabilidade para as pinturas externas. 
Lançamento da Suvinil Magic, tinta que utilizava uma tecnologia que permitia a fixação de magnetos na parede, criando mais uma opção para que o consumidor pudesse ousar no momento de decoração com imãs, fotos, postais, etc. 
Lançamento da linha Suvinil Effect com os produtos Gel de Efeitos Especiais, que trazia efeitos de envelhecimento nas texturas; e Suvinil Acrílico Perolado, um produto inovador, exclusivo da marca, e que permitia acabamento com brilho perolado. 
2003 
Lançamento da linha Suvinil Construções, especialmente desenvolvida para atender às necessidades do mercado da construção civil. Eram tintas para aplicações específicas, nos mais diversos tipos de superfícies, como por exemplo, alvenaria, gesso, blocos de concreto, concreto ou paredes já pintadas. 
2004 
Lançamento das cores Suvinil SelfColor para despertar as melhores sensações do seu lar: tranquilidade, alegria, acolhimento e energia. As cores tinham vida própria. Vibravam, relaxavam e inspiravam as emoções. A SUVINIL oferece, através do leque SelfColor, mais de 1.500 opções de cores nos mais diversos acabamentos. Além do leque disponível nas lojas, o banco de dados é capaz de encontrar a cor que o consumidor sonha e transformar a sua casa. 
2005 
Lançamento do Suvinil ColorTest, pequenas latinhas de tintas com 202.5 ml, permitindo ao consumidor inovar nas cores das paredes e realizar testes em diversos tons para se certificar de que a cor escolhida é a ideal. Recentemente a linha Suvinil ColorTest ganhou nova embalagem, mais moderna, colorida e com uma parte transparente que permite a visualização da cor escolhida. 
2006 
Lançamento do inovador Esmalte Seca Rápido, um esmalte a base-água com baixíssimo odor, secagem rápida, aplicação em madeira e multimetais, e favorável ao meio ambiente, já que dispensa o uso de solventes. 
2008 
Lançamento dos acrílicos “Sem Cheiro”, que incluíam os quatro principais acrílicos da marca - Toque de Seda, Limpa Fácil, Fosco e Semi-Brilho. Os lançamentos asseguravam maior bem-estar ao consumidor no processo de pintura, não precisando alterar a rotina da família esperando 17 horas, em média, para o desaparecimento do cheiro da tinta. Com os novos acrílicos SUVINIL o cheiro da tinta desaparecia em até três horas após a aplicação. 
Lançamento do Suvinil Látex Maxx, cujas principais características eram resistência duas vezes maior e rendimento 40% superior. Sua formulação à base de nanopartículas, tecnologia exclusiva da SUVINIL, permitiu a criação de uma tinta muito mais robusta e que oferecia ao mesmo tempo resistência, rendimento e o ótimo acabamento que consagrou o látex da marca no mercado. 
Lançamento de 23 novas cores prontas, com destaque para o Tomate Seco, Tâmara, Verde Orquídea e Safári, além do Viena e Amazônia, que são encontrados na Suvinil Exteriores, linha mais resistente às ações do tempo. O leque de cores apresenta 80 novas cores que também refletem as tendências do ano. Nas cartelas de combinações de cores, o consumidor encontra sugestões prática para diversas tonalidades. 
Lançamento da linha Suvinil Spray Multiuso, disponível na embalagem de 400 ml em 19 opções de cores, também em verniz brilhante e fosco, e sendo indicada para pequenas áreas. Prática no uso, a preparação da superfície é a mesma para uma pintura normal. A SUVINIL é a primeira marca brasileira a produzir Spray com anel identificador de cor e com ilustração exclusiva para suas embalagens. 
2009 
Lançamento das linhas Suvinil Textura Especial, com efeitos de mármore, concreto e bambu; Acrílico com Microesferas, proporcionando um efeito de camurça; e Gel de Efeitos, com o qual é possível criar os efeitos linho, jeans e pátina, relacionados com versatilidade e conforto. 
2011 
Lançamento da linha de tintas antibactéria, que promete reduzir em 99% as bactérias presentes nas paredes das casas e apartamentos. Além disso, a tinta possui acabamento que pode ser acetinado ou fosco e é de alta lavabilidade, ou seja, é possível limpar a parede sem remover a proteção antibactéria. Essa linha ganhou no nome em 2015: Suvinil Família Protegida
Lançamento da linha Suvinil Menos Sujeira, cuja composição diferente nas tintas proporciona 70% menos respingos na hora da aplicação e facilita o processo de limpeza do ambiente. 
2015 
Lançamento da linha Suvinil Maxxi Rendimento, tintas que rendem até 500 m², proporcionando ultra cobertura e alto nível de qualidade. O novo produto tem fórmula super concentrada, com alto grau de aceitação de água no momento da diluição.


A evolução visual 
O logotipo da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. No final da década de 1990, não bastava ter um marketing agressivo e uma nova maneira de se relacionar com os clientes. A SUVINIL entendeu que precisava ir além, chegar à alma da marca. Assim, ao completar 37 anos de idade, em 1998, a marca SUVINIL foi submetida a um lifting rejuvenescedor, para que sua imagem correspondesse à revolução tecnológica de seus produtos. Desse modo, a identidade visual foi redesenhada agregando ao nome SUVINIL a ideia de modernidade, movimento, inovação e emoção. Um S dourado foi acrescentado ao logotipo, conferindo mais nobreza aos atributos da marca. Assim como a SUVINIL, sua identidade visual está em constante evolução e, em meados de 2013, foi remodelada ganhando um ar mais leve, com tons atuais, a sofisticação do dourado e muita modernidade. Com isso, o “S” ganhou mais movimento e a cor laranja mais espaço, além de um tom mais moderno.


As embalagens também foram renovadas e passaram a trazer todas as informações que o consumidor pedia, como por exemplo, os diferenciais e os benefícios do produto, de uma forma mais clara, limpa e organizada. Nas embalagens, as imagens de pessoas deram lugar a casas e móveis.


Os slogans 
Sua casa, seu orgulho. (2010) 
Renovar é fácil. É só querer. (2006) 
A melhor tinta do Brasil. 
A tinta do Brasil. 
Para não pintar arrependimento, acerte na lata. 
Todas as cores que você imaginar. (Suvinil SelfColor) 
Cada cor uma sensação. (Suvinil SelfColor)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1961 
● Fundador: Olócio Bueno 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Basf S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● Presidente: Ralph Schweens 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 20 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 5.000 
● Segmento: Decoração 
● Principais produtos: Tintas, esmaltes e vernizes 
● Concorrentes diretos: Coral, Tintas Renner, DuluxSherwin-Williams e Lukscolor 
● Ícones: As latas coloridas 
● Slogan: Sua casa, seu orgulho. 
● Website: www.suvinil.com.br 

A marca no mundo 
A BASF distribui sua linha de produtos SUVINIL em todo território brasileiro, além de estar presente também em importantes mercados da América do Sul, Cuba e alguns países da África. Com 60% de participação no segmento Premium, a marca prova a liderança e confiança adquiridas. Com fábricas em São Bernardo do Campo (SP), maior centro produtivo de tintas da BASF na América do Sul, e Jaboatão dos Guararapes (PE), referência mundial em segurança, ordem e limpeza, a marca oferece uma completa linha de produtos, constituída por látex PVA, acrílicos, esmaltes, vernizes, epóxi e complementos para pintura. A marca tem um índice de renovação do portfólio de aproximadamente 70% a cada cinco anos. 

Você sabia? 
Em 2000, a marca criou o Clube Amigo Suvinil, um programa que oferece aos sócios produtos de qualidade e benefícios para que possam se aperfeiçoar cada vez mais, tendo como principal objetivo a capacitação e fidelização dos profissionais de pintura e decoradores. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Veja), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Jornais (Valor Econômico) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 5/8/2015

Um comentário:

Anônimo disse...

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