11.7.06

SUVINIL

A SUVINIL deseja sempre levar comodidade até você e para facilitar sua vida, desenvolve produtos inovadores com as mais avançadas tecnologias, conquistado cada vez mais a preferência dos consumidores que buscam renovação, bem-estar e qualidade de vida por meio das sensações que as cores proporcionam. A marca está sempre inovando nas suas cores, texturas e acabamentos, tudo para deixar sua casa linda como nunca.

A história
A história da marca começou em 1961 quando o empresário paulista Olócio Bueno, proprietário da Super, até então uma pequena fábrica de tintas para automóveis que funcionava no bairro paulistano da Pompéia desde 1945, decidiu copiar uma tinta à base de látex sintético, chamada PVA. O composto, também conhecido popularmente como vinil, levou o empresário a mudar o nome de sua empresa para SUVINIL, formado por “SU” de Super e “VINIL”. A empresa surgiu com a produção centralizada em São Bernardo do Campo, região do ABC em São Paulo, e algumas estratégias inovadoras: o diretor de vendas Augusto Cretella ia atrás de pintores de parede que conhecia e levava-lhes latas de tinta com modificações para ver se eles as achavam melhores ou piores. Pegava então as respostas e impressões dos pintores e repassava-as ao laboratório com a recomendação de que fizessem as alterações. Com isso, a SUVINIL produzia a tinta que o pintor queria.


Três anos mais tarde, o negócio de tintas automobilísticas crescia e nascia a Combilaca, nome inspirado na tradicional Kombi, da Volkswagen, empresa para qual vendia praticamente toda a sua produção de tinta automotiva. Enquanto isso na Alemanha, a empresa BASF ingressava no segmento de tintas, adquirindo a Glasurit Werke, uma das maiores companhias europeias do setor. Após tentativas em vão com empresas americanas, japonesas e austríacas, Bueno dirigiu-se à BASF ao saber que a Glasurit pretendia instalar-se no Brasil. Os alemães compraram 60% das ações da Combilaca, cuja razão social passou a ser Glasurit-Combilaca. Em 1969, a BASF fundou a Glasurit do Brasil, que incorporou definitivamente a Combilaca e a SUVINIL.


A fábrica de São Bernardo crescia em uma velocidade incrível. Tanto, que a década de 70 foi empregada na expansão da Glasurit e da SUVINIL para outras regiões do país, tornando as marcas cada vez mais conhecidas. Em 1975, foram instalados escritórios de vendas no sul, no nordeste e no Rio de Janeiro. Mais tarde, entre 1977 e 1979, impulsionada pelo crescimento do segmento da construção civil (alavancado pelo “milagre econômico”), a BASF inaugurava, quase ao mesmo tempo, três fábricas: Santa Cruz, no Rio de Janeiro; Sapucaia, no Rio Grande do Sul e Jaboatão, no Recife.


Após o fantástico período de crescimento, veio à diversificação. Ao entrar na década de 80, os dirigentes da BASF perceberam que já não bastava produzir o PVA. Era necessário ir ao encontro do mercado, que começava a demandar por novidades. Assim, em 1983, surgiu a primeira tinta SUVINIL não destinada às paredes. Era a Suvinil Piso, resultado de avanços tecnológicos que permitiram produzir uma tinta tão resistente que se podia pisar nela. Um ano depois seria lançada a tinta acrílica, mais uma opção durável, resistente e lavável, que proporcionava brilho às paredes, diferenciando-a do PVA. Mais tarde seria lançado o acabamento acetinado.


É também dessa época o uso do patrocínio para reforçar a marca SUVINIL. A primeira vez que a SUVINIL lançou-se nessa estratégia foi ao assinar contrato com o time do Santos Futebol Clube que, vestindo a camisa com o logotipo da marca, foi à França e venceu um torneio europeu em 1987. A década de 80 foi marcante para a SUVINIL, que atingiu a liderança do segmento de tintas imobiliárias e viu aumentar, ano a ano, sua participação no mercado brasileiro. No começo da década de 90, com a abertura do Cone Sul, a unidade de tintas da BASF iniciou planos para conquistar a região com a marca SUVINIL, que logo se fez presente na Argentina, no Paraguai e no Uruguai. No Brasil, a tecnologia das máquinas tintométricas, já utilizadas para a repintura de automóveis, chegava em 1994 aos balcões das lojas de tintas decorativas. A SUVINIL não tardou a lançar seu equipamento, batizado de Sistema SelfColor.


A segunda metade da década de 90 notabilizou-se pelos efeitos positivos do Plano Real sobre a economia. Com a estabilidade da moeda o consumo de tintas ganhava novo impulso. A partir desse momento, já não bastava à SUVINIL ser líder do segmento ou ser reconhecida como sinônimo de qualidade. Era preciso mais, afinal os novos tempos demandavam agilidade, agressividade e ousadia. A marca iniciou então um bem-sucedido plano, que compreendia o aumento de seu portfólio de produtos, a adoção de uma estratégia de marketing mais agressiva e a criação de um eficaz projeto de relacionamento com os clientes. Ainda como parte da estratégia de relacionamento, em outubro de 1996, foi lançada a revista Suvinil Express, que continha 20 páginas e tiragem de 28 mil exemplares. De abrangência nacional, hoje em dia a revista é distribuída gratuitamente aos clientes, pintores, decoradores, arquitetos e consumidores.


A partir de 1997, a SUVINIL deu início à diversificação da produção lançando um novo produto a cada ano. Deste modo, surgiram as tintas Fachada e Gold. A primeira revolucionou o mercado com suas características de flexibilidade, que permitia acompanhar as contrações e dilatações das paredes, tornando-as impermeáveis e resistentes a infiltrações causadas por pequenas fissuras e trincas. Foram necessários cinco anos em pesquisas para chegar a esse resultado. Já a segunda era uma tinta Premium, 100% acrílica, que atendeu a um mercado sofisticado. Seu requintado acabamento acetinado recebeu uma cartela de doze cores exclusivas, assinada pelo renomado arquiteto Roberto Migoto. Nos anos seguintes a SUVINIL continuou lançando produtos revolucionários e pioneiros, consolidando sua posição de liderança absoluta no Brasil. Em 2006, a marca lançou uma nova campanha publicitária - Efeito Suvinil: Renovar é fácil. É só querer. - inspirando o consumidor a renovar os ambientes de sua casa de uma forma fácil e rápida, bastando para isso experimentar as cores e sensações da SUVINIL em uma parede para renovar o astral de seu aconchegante lar.


No ano de 2008, a marca lançou um novo site com diversas novidades para estreitar seu relacionamento com consumidores, arquitetos, designers e decoradores. Além de dicas de decoração, consultor virtual e informações sobre feng-shui a SUVINIL lançou o Simulador de Decoração, que permitia através do envio de uma foto da casa ou projeto o teste das mais diversas combinações de cores. Além disso, a marca investiu muito nos chamados efeitos decorativos, uma linha de tintas e géis que além de pintar deixavam as paredes com efeitos de decoração, como por exemplo, mármore, bambu, pátina, craquelado, concreto, jeans, linho, aço escovado, entre outros. Em 2010, quando estava prestes à completar 50 anos, a SUVINIL lançou um novo posicionamento no mercado. Com o novo slogan “Sua casa, seu orgulho”, o posicionamento da marca foi baseado nas necessidades de seus clientes, onde a casa toma o principal lugar da comunicação, captando o sentimento de orgulho das pessoas em relação ao seu lar, com uma compra mais planejada, desejada e gratificante.


A linha do tempo
2000
Lançamento do primeiro Fundo Preparador para Paredes à Base Água, tendo como principal diferencial a diluição em água, dispensando assim a utilização do solvente.
Lançamento do Suvinil Verniz Alta Performance, também conhecido por Stain, cujo destaque era a máxima resistência e o rendimento duplamente superior.
Lançamento do Suvinil Texturatto nas versões Renaissance e Classic. Hidrorrepelente, requintado, econômico e prático, passou por rigorosos testes que lhe asseguravam alto desempenho e excelente aceitação por parte do consumidor. No ano seguinte, frente ao sucesso do produto, a linha recebeu a versão Texturatto Originalle, de acabamento mais fino, sem grãos.
2001
Lançamento da Suvinil Esmalte Epóxi, ideal para ser utilizada em azulejos, pisos, alvenaria, reboco, concreto, superfícies metálicas e madeiras não-resinosas. Possibilitava mudar ou reformar ambientes sem necessidade de quebrar azulejos.
2002
Lançamento da Suvinil Exteriores, um produto para uso externo, que era resistente a intempéries, trazendo mais durabilidade para as pinturas externas.
Lançamento da Suvinil Magic, tinta que utilizava uma tecnologia que permitia a fixação de magnetos na parede, criando mais uma opção para que o consumidor pudesse ousar no momento de decoração com imãs, fotos, postais, etc.
Lançamento da linha Suvinil Effect Line com os produtos Gel de Efeitos Especiais, que trazia efeitos de envelhecimento nas texturas; e Suvinil Acrílico Perolado, um produto inovador, exclusivo da marca, e que permitia acabamento com brilho perolado.
2003
Lançamento da linha Suvinil Construções, especialmente desenvolvida para atender às necessidades do mercado da construção civil. Eram tintas para aplicação específica nos mais diversos tipos de superfície, como por exemplo, alvenaria, gesso, blocos de concreto, concreto ou paredes já pintadas.
2004
Lançamento das cores Suvinil SelfColor para despertar as melhores sensações do seu lar: tranquilidade, alegria, acolhimento e energia. As cores tinham vida própria. Vibravam, relaxavam e inspiravam as emoções. A SUVINIL oferece, através do leque SelfColor, mais de 1.200 opções de cores nos mais diversos acabamentos. Além do leque disponível nas lojas, o banco de dados é capaz de encontrar a cor que o consumidor sonha e transformar a sua casa.
2005
Lançamento do Suvinil ColorTest, pequenas latinhas de tintas com 202.5 ml, permitindo ao consumidor inovar nas cores das paredes e realizar testes em diversos tons para se certificar de que a cor escolhida é a ideal. Recentemente a linha Suvinil Color Test ganhou nova embalagem, mais moderna, colorida e com uma parte transparente que permite a visualização da cor escolhida.
2006
Lançamento do inovador Esmalte Seca Rápido, um esmalte a base-água com baixíssimo odor, secagem rápida, aplicação em madeira e multimetais, e favorável ao meio ambiente, já que dispensa o uso de solventes.
2008
Lançamento dos acrílicos “Sem Cheiro”, que incluíam os quatro principais acrílicos da marca - Toque de Seda, Limpa Fácil, Fosco e Semi-Brilho. Os lançamentos asseguravam maior bem-estar ao consumidor no processo de pintura, não precisando alterar a rotina da família esperando 17 horas, em média, para o desaparecimento do cheiro da tinta. Com os novos acrílicos SUVINIL o cheiro da tinta desaparecia em até três horas após a aplicação.
Lançamento do Suvinil Látex Maxx, cujas principais características eram resistência duas vezes maior e rendimento 40% superior. Sua formulação à base de nanopartículas, tecnologia exclusiva da SUVINIL, permitiu a criação de uma tinta muito mais robusta e que oferecia ao mesmo tempo resistência, rendimento e o ótimo acabamento que consagrou o látex da marca no mercado.
Lançamento de 23 novas cores prontas, com destaque para o Tomate Seco, Tâmara, Verde Orquídea e Safári, além do Viena e Amazônia, que são encontrados na Suvinil Exteriores, linha mais resistente às ações do tempo. O leque de cores apresenta 80 novas cores que também refletem as tendências do ano. Nas cartelas de combinações de cores, o consumidor encontra sugestões prática para diversas tonalidades.
Lançamento da linha Suvinil Spray Multiuso, disponível na embalagem de 400 ml em 19 opções de cores, também em verniz brilhante e fosco, e sendo indicada para pequenas áreas. Prática no uso, a preparação da superfície é a mesma para uma pintura normal. A SUVINIL é a primeira marca brasileira a produzir Spray com anel identificador de cor e com ilustração exclusiva para suas embalagens.
2009
Lançamento das linhas Textura Especial, com efeitos de mármore, concreto e bambu; Acrílico com Microesferas, proporcionando um efeito de camurça; e Gel de Efeitos, com o qual é possível criar os efeitos linho, jeans e pátina, relacionados com versatilidade e conforto.


A evolução visual
No final da década de 90, não bastava ter um marketing agressivo e uma nova maneira de se relacionar com os clientes. A SUVINIL entendeu que precisava ir além, chegar à alma da marca. Assim, ao completar 37 anos de idade, em 1998, a marca SUVINIL foi submetida a um lifting rejuvenescedor, para que sua imagem correspondesse à revolução tecnológica de seus produtos. Desse modo, a identidade visual foi redesenhada agregando ao nome SUVINIL a idéia de modernidade, movimento, inovação e emoção. Um S dourado foi acrescentado ao logotipo, conferindo mais nobreza aos atributos da marca.


As embalagens também foram renovadas e passaram a trazer todas as informações que o consumidor pedia, como por exemplo, a maneira de aplicar e os benefícios do produto. A remodelação atingiu igualmente o layout das lojas de tintas. A marca desenvolveu um projeto de merchandising que mexeu para sempre com a aparência dos estabelecimentos. Eles deixaram de se parecer com depósitos de latas para se assumirem um visual de butiques atraentes e organizadas. Por meio de um manual a empresa orientou os lojistas na correta exposição de produtos e como realizar uma boa sinalização. Estimulou a reforma das fachadas das lojas e investiu em vistosos cartazes e banners para decorar os pontos-de-venda.


Os slogans
Sua casa, seu orgulho.
(2010)
Renovar é fácil. É só querer. (2006)
A melhor tinta do Brasil.
A tinta do Brasil.
Para não pintar arrependimento, acerte na lata.
Suvinil SelfColor. Todas as cores que você imaginar.
Suvinil SelfColor. Cada cor uma sensação.


Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Fundação:
1961
● Fundador:
Olócio Bueno
● Sede mundial:
São Bernardo do Campo, São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Basf S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Presidente:
Antônio Lacerda
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
30 países
● Presença no Brasil:
Sim
● Funcionários:
1.200
● Segmento:
Materiais de construção
● Principais produtos:
Tintas, esmaltes e vernizes
● Concorrentes diretos:
Coral, Tintas Renner e Sherwin-Williams
● Ícones:
As latas coloridas
● Slogan:
Sua casa, seu orgulho.
● Website: www.suvinil.com.br

A marca no mundo
A BASF distribui sua linha de produtos SUVINIL em mais de 34 escritórios de representação, além de estar presente também em toda a América do Sul, Cuba e alguns países da África. Com 60% de participação no segmento Premium, a SUVINIL prova a liderança e confiança adquiridas. Com fábricas em São Bernardo do Campo (SP), maior centro produtivo de tintas da BASF na América do Sul, e Jaboatão dos Guararapes (PE), referência mindial em segurança, ordem e limpeza, a marca produz uma completa linha de produtos, constituída por látex PVA, acrílicos, esmaltes, vernizes, epóxi e complementos para pintura, que atendem o mercado nacional, além de exportar para outros países.

Você sabia?
Em 2000, a marca criou o Clube Amigo Suvinil, um programa que oferece aos sócios produtos de qualidade e benefícios para que possam se aperfeiçoar cada vez mais, tendo como principal objetivo a capacitação e fidelização dos profissionais de pintura.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios e Veja), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), Jornais (Valor Econômico) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 3/4/2012

2 comentários:

Ubiratã disse...

hahaha

Anônimo disse...

Ola! parabéns pelo blog, ele foi de muita servnetia para a minha pesquisa sobre as marcas. Eu tenho um ! passa lá check-matte.blogspot.com Passa lá deixe seu comtário e sua sugesão ahh me siga! check-matte.blospot.com