10.7.06

SPALDING


A lendária SPALDING, mais antiga produtora de materiais esportivos dos Estados Unidos, representa o máximo em conhecimento técnico aliado à constante inovação tecnológica quando o assunto é bola, quer seja para a prática do basquete, futebol americano, beisebol ou vôlei. Sua história é tão rica que se confunde com o nascimento e a infância de vários esportes consagrados. Não é à toa que os maiores gênios mundiais das quadras só têm olhos e disputam apenas uma bola: SPALDING. 

A história 
A história começou no dia 3 de fevereiro de 1876 quando o entusiasta e admirador de basquete Albert Goodwill Spalding, que também era um bom jogador profissional de beisebol atuando como pitcher pelo tradicional Chicago White Stockings (atual Chicago Cubs), conseguiu US$ 8.000 emprestados e obteve a licença para iniciar a produção de bolas para a prática deste esporte, já utilizadas com exclusividade naquela época pelas maiores ligas do esporte. Ainda nesse mesmo ano, juntamente com seu irmão J. Walter, ele inaugurou na cidade de Chicago uma loja, batizada SPALDING & BROS, que vendia variados produtos esportivos, em especial para a prática do beisebol, sendo fornecedora oficial de bolas para a National League (contrato que durou cem anos).


No ano seguinte, a empresa foi responsável pela popularização da utilização das luvas de beisebol por atletas profissionais. A dedicação dos irmãos em vender produtos de alta qualidade a preços baixos e prestar um atendimento superior à seus clientes, levaram rapidamente a SPALDING a alcançar uma posição de destaque na indústria esportiva americana. No ano de 1884 a empresa começou a dar atenção especial ao golfe com a produção de acessórios. No ano seguinte inaugurou uma segunda loja na cidade de Nova York. Pouco depois, em 1887, a SPALDING produziu a primeira bola de futebol americano do mundo. Nesta época foi uma das primeiras marcas esportivas a utilizar jogadores profissionais para endossar seus produtos em uma inteligente estratégia de marketing. Em 1888, se tornou a primeira empresa a produzir bolas de golfe nos Estados Unidos.


A marca ganhou destaque em 1894 quando introduziu a primeira bola oficial para a prática do basquete, dando início a uma longa e estreita relação com o esporte (as bolas SPALDING são as oficiais da NBA desde 1983). Um ano mais tarde, lançou a primeira bola americana de vôlei, ingressando assim em mais um segmento esportivo. Antes da virada do século, em 1899, inaugurou mais duas lojas nas cidades de Denver e Filadélfia. Foi nesse ano que a empresa resolveu eliminar o chamado “atravessador”, vendendo diretamente ao consumidor através de catálogos. A estratégia deu resultado e, em 1901, a rede cresceu de três para 14 lojas em funcionamento. Um ano antes a SPALDING já havia ingressado no segmento de calçados com a produção do primeiro tênis vulcanizado para a prática do basquete, inovação que mais tarde seria reproduzida por diversas outras marcas. Neste período a SPALDING já era a maior produtora de tacos de beisebol do mercado americano, fabricando mais de 1 milhão de unidades por ano. O primeiro calçado para a prática de Cross-Country foi introduzido pela SPALDING em 1904.


A herança de pioneirismo da marca pode ser mais uma vez comprovada em 1930 com o lançamento da primeira bola de golfe com líquido no centro o que representou um enorme avanço tecnológico neste segmento. Durante a Segunda Guerra Mundial a empresa chegou a produzir rifles para superar as dificuldades da época. Na década de 1960 a marca introduziu no mercado grandes novidades como a bola de Handball em 1962 e a primeira bola de golfe composta com dois materiais em 1968, muito mais resistente que as demais. Pouco depois, em 1972, lançou no mercado a primeira bola de basquete feito com couro sintético. Em 1982 lançou as bolas de golfe nas cores amarela e laranja, uma grande ousadia para um segmento dominado pelas tradicionais bolas brancas. A SPALDING se tornou uma subsidiária quando foi adquirida pela Russell Corporation, empresa de roupas esportivas fundada em 1902. A década seguinte começou com aperfeiçoamentos tecnológicos, como por exemplo, em 1992 quando a SPALDING foi pioneira ao desenvolver e introduzir materiais de cobertura de couro compostas nas bolas de basquete, tornando-a mais durável e proporcionando um toque super macio para uma maior sensibilidade e controle do jogador. Em 1997 a marca continuou investindo em marketing e se tornou fornecedora oficial da Liga Profissional Feminina de Basquete (WNBA).


Uma das mais importantes novidades da SPALDING foi introduzida em 2006 com o desenvolvimento da tecnologia NEVER FLAT, que permite manter a bola de basquete cheia por dez vezes mais tempo que as tradicionais, dispensando manutenção durante todo primeiro ano de uso. Em 2008 a marca lançou no mercado a linha ROOKIE GEAR, compostas por bolas de basquete, futebol americano e futebol, com 25% menos peso que as bolas profissionais para atender crianças com oito anos ou menos. Em 2012, a SPALDING firmou parceria com a InfoMotion Sports Technologies para o desenvolvimento da bola de basquete 94Fifty, que conta com uma tecnologia de chip capaz de automaticamente analisar a capacidade de um jogador para repetir disparos, manuseio de bola e habilidades na velocidade do jogo, proporcionando uma detalhada análise da memória muscular do atleta.


No Brasil desde 2008 a SPALDING é a bola oficial da CBB (Confederação Brasileira de basquete) e em 2009 se tornou a bola oficial da liga profissional NBB (Novo Basquete Brasil). A marca americana tem atualmente como garotos-propaganda os jogadores de basquete Paul Pierce, Chris Singleton e Jimmer Fredette, os jogadores de beisebol Wil Myers e Ramon Ramirez, o jogador de futebol americano Mark Ingram, além das estrelas do vôlei de praia Misty May e Karchy Kiraly, considerado o maior jogador da história nesta modalidade.


A evolução visual 
Há alguns anos atrás a lendária SPALDING modernizou sua identidade visual ao apresentar um novo logotipo que contem a letra “S” como um símbolo estilizado.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 3 de fevereiro de 1876 
● Fundador: Albert Goodwill Spalding 
● Sede mundial: Bowling Green, Kentucky Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Russell Brands, LLC 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Robert Koney Jr. 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.500 
● Segmento: Materiais esportivos 
● Principais produtos: Bolas e acessórios esportivos 
● Concorrentes diretos: Wilson, Nike, Under Armour, Rawlings, Mizuno e Mikasa 
● Ícones: As bolas de basquete 
● Slogan: True to the game. 
● Website: www.spalding.com 

A marca no mundo 
Atualmente a SPALDING comercializa seus equipamentos e acessórios esportivos, especialmente bolas de basquete, futebol americano, beisebol, vôlei e futebol, em mais de 90 países ao redor do mundo através das melhores e maiores lojas especializadas do ramo. A marca é fornecedora oficial de bolas para mais de 55 ligas profissionais e federações. 

Você sabia? 
Atualmente o basquete é o esporte que mais rende dinheiro para a SPALDING. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 16/1/2014

Nenhum comentário: