25.7.06

PENN


Nos mais importantes e tradicionais torneios de tênis do planeta as pequenas bolinhas amarelas da marca PENN são presença constante nas quadras. O vai e vem frenético de pequenos pontinhos amarelos é a maior prova da qualidade das bolas produzidas pela marca número um do mercado americano. 

A história 
A empresa foi fundada em 1910 na pequena cidade de Jeannette, estado americano da Pensilvânia, com o nome de Pennsylvania Rubber Company. Inicialmente fabricando produtos derivados da borracha, não demorou muito para a empresa começar a fabricar suas primeiras bolas para a prática do tênis. O novo produto era comercializado com a marca PENN, nome derivado da abreviatura da palavra Pensilvânia. As bolas eram constituídas por quatro pedaços de borracha unidos e inflados usando amônia e água para formar a quantidade precisa de pressão do gás. A marca começaria a ganhar relevância no mercado e no segmento esportivo em 1922, quando introduziu as primeiras bolas de tênis pressurizadas em latas. Nas décadas seguintes as bolinhas da PENN começaram a ser presença constante em quadras do mundo inteiro. Em 1960 as bolas passaram a ser feitas de lã de ovelhas da Nova Zelândia e fibras, tornando assim o produto muito mais durável.


As primeiras bolas fluorescentes amarelas, que se tornariam um verdadeiro ícone da marca PENN, foram lançadas no mercado em 1968. Dois anos mais tarde, a marca novamente foi pioneira ao introduzir bolas para diferentes tipos de superfícies (como por exemplo, saibro, grama e cimento) e altitudes. Em 1972 as latas de ferro foram substituídas pelas de plástico, mais seguras e confiáveis. Ainda neste ano, a PENN introduziu no mercado as bolas de cor laranja, além das primeiras bolas para altas altitudes. Em 1973 as bolas da PRO PENN, concebidas para o jogador de tênis em treinamento e competição, se tornaram oficiais e aprovadas pela USPTA (Associação Americana de Tenistas Profissionais). Com o endosso dessa associação, as bolas da marca se tornaram extremamente popular e as preferidas em muitos torneios dentro do país.


Utilizando toda tecnologia de ponta a PENN lançou em 1998 as bolas Titanium, desenvolvidas para terem excelente durabilidade, tanto do feltro quanto da pressão, sendo ideais para qualquer tipo de quadra, principalmente as quadras rápidas, que exigiam bolinhas mais resistentes. No ano seguinte, a empresa foi comprada pela Head, outra tradicional empresa ligada ao tênis. Em 2001 tornou-se a bola oficial dos torneios de Masters Series da ATP (Association of Tennis Professionals), introduzindo no mercado as novas bolas com feltro SMART OPTIK, que proporcionavam 19% a mais de visibilidade das bolinhas em jogo. No ano seguinte introduziu no mercado bolas cor de rosa, que tinham parte de suas vendas revertidas para pesquisas e apoio contra o câncer de mama.


Nos anos seguintes a PENN continuou introduzindo novas tecnologias em suas bolas, como por exemplo, em 2005, quando lançou bolas desenvolvidas com uma tecnologia chamada Encore, que limitava o amolecimento fazendo com que elas durassem muito mais como se estivessem novas; em 2008, quando ocorreu o lançamento das novas bolas PRO PENN+, recobertas com um novo filtro 25% mais grosso, proporcionando 33% a mais de durabilidade, além de 19% a mais de visibilidade aos tenistas; ou em 2011 com o lançamento da PRO PENN MARATHON, bola mais durável até então desenvolvida pela marca. Além disso, as bolas da PENN ganharam o endeuso de grandes tenistas, como por exemplo, Novak Djokovic, Maria Sharapova e Andy Murray.


A evolução visual 
O logotipo da marca PENN passou por algumas modificações ao longo dos anos. Depois de adotar um logotipo com a letra P estilizadas, as maiores mudanças ocorreram em relação à coloração.


Os slogans 
The Ball Matters. 
America’s #1 selling ball. 
We Pack more tennis into every ball. 
Penn. When you’re serious about tennis.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1910 
● Fundador: Desconhecido 
● Sede mundial: Phoenix, Arizona, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Penn Racquet Sports, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Head N.V.
● CEO: David Haggerty 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 85 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 300 
● Segmentos: Equipamentos esportivos 
● Principais produtos: Bolas de tênis 
● Concorrentes diretos: Wilson, Dunlop, Slazenger, Prince, Babolat e Teloon 
● Ícones: As tradicionais bolinhas amarelas 
● Slogan: The Ball Matters. 
● Website: www.pennracquet.com 

A marca no mundo 
A PENN, que produz mais de 250 mil bolinhas diariamente, comercializa seus produtos em mais de 85 países ao redor do mundo. A marca é a número um do mercado americano na produção de bolas para tênis e squash, dominando mais de 50% de participação no segmento. 


Você sabia? 
Cada bola da marca PENN passa por 52 testes de qualidade antes de deixar a fábrica para ser comercializada no mercado. 
No primeiro ano em que começou a fabricar bolas de tênis foram produzidas 13.000 unidades, valor hoje fabricado pela marca em apenas uma hora. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 


Última atualização em 1/11/2016

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