27.7.06

NORDSTROM

A NORDSTROM é uma das mais sofisticadas e luxuosas redes de lojas de departamento dos Estados Unidos. Em suas lojas, com ambientes modernos e arejados, o consumidor pode encontrar o que há de mais sofisticado em roupas, calçados e acessórios, além de móveis, das mais variadas marcas mundiais. As lojas ainda oferecem cafés e restaurantes modernos, além de serviços exclusivos de engraxates, alfaiates e assessores de moda.

A história
A NORDSTROM foi fundada em 1901 por John W. Nordstrom, um imigrante sueco que chegou aos Estados Unidos em 1887, e Carl Wallin, um americano proprietário de uma sapataria, com o nome de Wallin & Nordstrom, num subúrbio da cidade de Seattle, estado de Washington, inicialmente especializada na venda de calçados. Somente duas décadas mais tarde, em 1923, uma segunda loja de calçados foi aberta no distrito universitário da cidade. Em 1929, quando os fundadores se aposentaram, o negócio passou para as mãos dos filhos de John Nordstrom, Everett e Elmer. Rapidamente a NORDSTROM se transformou na maior rede de lojas de calçados dos Estados Unidos.


Em 1960 a rede contava com oito lojas nos estados de Washington e Oregon, sendo que a unidade localizada no subúrbio de Seattle era a maior do país. No ano de 1963, procurando diversificar a gama de produtos, a empresa comprou a loja de roupas Best Apparel, localizada em Seattle. Ainda nesta década, em 1966, comprou outra loja de roupas e acessórios na cidade de Portland chamada Nicholas Ungar, unindo-a com sua loja de calçados já aberta na cidade. Sob o nome de NORDSTROM BEST, o consumidor, pela primeira vez, poderia comprar calçados, roupas e acessórios em uma das lojas da empresa. Ainda neste ano a linha de roupas para homens e crianças foi introduzida na loja com o objetivo de atender a toda família (homens, mulheres e crianças).


A terceira geração da família assumiu o negócio em 1968 e três anos mais tarde abriu o capital da empresa na Bolsa de Valores com o objetivo de captar dinheiro para uma futura expansão. Em 1973, as vendas superaram a marca dos US$ 100 milhões e o nome da loja foi mudado para NORDSTROM, com a palavra “Best” sendo retirada. A empresa começou um forte período de expansão em 1975, com a entrada no mercado do Alaska e a inauguração da NORDSTROM RACK (loja com produtos mais acessíveis e preços cerca de 30% a 75% menor que os praticados pela loja normal da rede), além do ingresso no mercado californiano em 1978, inaugurando uma loja em Orange County. Essa loja proporcionou a empresa uma rápida expansão pelo estado da Califórnia. Uma década depois a rede, na época terceira maior loja de departamento dos Estados Unidos, inaugurou sua primeira loja na costa oposta dos Estados Unidos, abrindo uma chique e moderna unidade no estado da Virginia; seguida por outra loja, inaugurada dois anos mais tarde, em Nova Jersey.


Enquanto a empresa crescia nacionalmente, as lojas eram aperfeiçoadas, divididas em departamentos específicos, transformando-se numa enorme rede de lojas Fashion, vendendo roupas, calçados e acessórios. Além disso, as lojas passaram a contar com cafés modernos e chiques restaurantes operados pela própria NORDSTROM. Em 1998 a empresa passou a oferecer a seus consumidores maior comodidade ao introduzir seu comércio on-line. Mais de uma década depois, em 2009, a rede introduziu as compras internacionais em seu site, permitindo aos clientes de outros 30 países comprar mercadorias de linha em moedas estrangeiras.


A NORDSTROM é uma empresa que efetivamente incorpora fidelidade como uma prática. Sem um programa de fidelidade formal, a empresa evita a armadilha de descontos perpétuos (a loja nem mesmo fazia liquidações, até pouco tempo atrás) criando uma cultura que recompensa os funcionários por fornecer um serviço excelente, o que faz os clientes voltarem mais vezes. E parece que o consumidor americano gostou desta prática, como pode ser comprovado em uma pesquisa recente onde a NORDSTROM foi apontada como a loja preferida da classe média americana. Outro diferencial da rede são os serviços exclusivos. Por exemplo, a sessão de cosméticos oferece um novo conceito. Acesso as gavetas de estoque onde o consumidor seleciona o produto e compra na quantidade desejada. Os espelhos oferecem opções diferentes de luz, que é super conveniente para ver como a cor vai funcionar na luz do escritório, dia e noite.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1901
● Fundador: John W. Nordstrom e Carl Wallin
● Sede mundial:
Seattle, Washington
● Proprietário da marca: Nordstrom Inc.
● Capital aberto: Sim (1971)
● Chairman: Rick Hernandez Jr.
● CEO & Presidente: Blake Nordstrom
● Faturamento: US$ 9.7 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 613 milhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 9.5 bilhões (junho/2011)
● Lojas: 214
● Presença global: Não (presente somente nos Estados Unidos)
● Funcionários: 52.000
● Segmento: Varejo (loja de departamento)
● Principais produtos: Roupas e acessórios, calçados, jóias, cosméticos e móveis
● Principais concorrentes: Neiman Marcus, Bloomingdale’s e Saks
● Slogan:
Reinvent yourself.
● Website: www.nordstrom.com

A marca nos Estados Unidos
A NORDSTROM, uma das mais chiques lojas de departamentos dos Estados Unidos, vende sapatos, roupas e acessórios para homens, mulheres e crianças, além de cosméticos, móveis e objetos de decoração, em 214 lojas localizadas em 29 estados americanos, sendo 116 unidades normais, 95 NORDSTROM RACK, 2 unidades chamadas Jeffrey (boutique de luxo localizada em Atlanta) e 1 outra loja especializada somente em sapatos.

Você sabia?
A empresa tem sua sede e loja âncora (com 35,600 m2 é a maior da rede), localizada na cidade de Seattle, estado americano de Washington.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 16/6/2011

2 comentários:

Anna Dunwich e Jolie Fernandes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Babi disse...

Anna eles entregam sim, e já tem até os preços em real lá no site.