27.7.06

NORDSTROM


A NORDSTROM é uma das mais sofisticadas e badaladas redes de lojas de departamento dos Estados Unidos. Em suas lojas, com ambientes modernos e arejados, o consumidor pode encontrar o que há de mais sofisticado em roupas, calçados e acessórios, além de móveis, das mais variadas marcas mundiais. As lojas ainda oferecem cafés e restaurantes modernos, além de serviços exclusivos de engraxates, alfaiates e até assessores de moda. 

A história 
A NORDSTROM foi fundada em 1901 por John W. Nordstrom, um imigrante sueco que chegou aos Estados Unidos em 1887 com míseros US$ 5 no bolso e 16 anos de idade, e Carl F. Wallin, um americano proprietário de uma sapataria, com o nome de Wallin & Nordstrom, em um pacato subúrbio da cidade de Seattle, estado de Washington, extremo norte da costa oeste americana, inicialmente como uma loja especializada na venda de calçados. Somente duas décadas mais tarde, em 1923, uma segunda loja de calçados foi aberta no distrito universitário da cidade. Entre os anos de 1928 e 1929, quando os fundadores se aposentaram, o negócio passou para as mãos dos filhos de John Nordstrom, Everett e Elmer. Rapidamente a NORDSTROM se transformou na maior rede de lojas de calçados dos Estados Unidos.


Em 1960 a rede contava com oito lojas nos estados de Washington e Oregon, sendo que a unidade localizada no subúrbio de Seattle era a maior do país especializada em sapatos. No ano de 1963, procurando diversificar a gama de produtos, a empresa comprou a loja de roupas femininas Best Apparel, localizada em Seattle. Ainda nesta década, em 1966, comprou outra loja de roupas e acessórios na cidade de Portland chamada Nicholas Ungar, unindo-a com sua loja de calçados já aberta na cidade. Sob o nome de NORDSTROM BEST, o consumidor, pela primeira vez, poderia comprar calçados, roupas e acessórios em uma das lojas da empresa. Ainda neste ano a linha de roupas para homens e crianças foi introduzida na loja com o objetivo de atender a toda família (homens, mulheres e crianças).


A terceira geração da família assumiu o negócio em 1968 e três anos mais tarde abriu o capital da empresa na Bolsa de Valores com o objetivo de captar dinheiro para uma futura expansão. Em 1973, as vendas superaram a marca dos US$ 100 milhões e o nome da loja foi mudado oficialmente para NORDSTROM, com a palavra “Best” sendo retirada. Neste mesmo ano a rede inaugurou a primeira unidade da NORDSTROM RACK (loja com produtos mais acessíveis e preços cerca de 30% a 75% menor que os praticados pelas lojas normais da rede). A empresa começou um forte período de expansão em 1975, com a entrada no mercado do Alaska, além do ingresso no mercado californiano em 1978, inaugurando uma unidade em Orange County. Essa loja proporcionou a empresa uma rápida expansão pelo estado da Califórnia, um dos maiores mercados consumidores do país. Uma década depois a rede, na época terceira maior loja de departamento do mercado americano, inaugurou sua primeira loja na costa leste dos Estados Unidos, abrindo uma chique e moderna unidade no estado da Virginia; seguida por outra loja, inaugurada dois anos mais tarde, em Nova Jersey.


Enquanto a empresa crescia nacionalmente, as lojas eram modernizadas, divididas em departamentos específicos, transformando-se em uma enorme rede de lojas Fashion, vendendo roupas, calçados e acessórios. Além disso, as lojas passaram a contar com modernos cafés e chiques restaurantes operados pela própria NORDSTROM. Em 1998 a empresa passou a oferecer a seus consumidores maior comodidade ao introduzir seu comércio online. Mais de uma década depois, em 2009, a rede introduziu as compras internacionais em seu site, permitindo aos clientes de outros 98 países (incluindo o Brasil) comprarem produtos em moedas estrangeiras. Em setembro de 2014, a NORDSTROM inaugurou sua primeira loja no Canadá, em Calgary, iniciando assim sua expansão pela América do Norte. Uma segunda loja foi inaugurada em março de 2015 em Ottawa. Ainda neste mês a rede inaugurou sua primeira loja em Porto Rico.


A NORDSTROM é uma empresa que efetivamente incorpora fidelidade como uma prática. Sem um programa de fidelidade formal, a empresa evita a armadilha de descontos perpétuos (a loja nem mesmo fazia liquidações, até pouco tempo atrás) criando uma cultura que recompensa os funcionários por fornecer um serviço excelente, o que faz os clientes voltarem mais vezes. E parece que o consumidor americano gostou desta prática, como pode ser comprovado em uma pesquisa recente onde a NORDSTROM foi apontada como a loja preferida da classe média americana. Outro diferencial da rede são os serviços exclusivos. Por exemplo, a sessão de cosméticos oferece um novo conceito. Acesso as gavetas de estoque onde o consumidor seleciona o produto e compra na quantidade desejada. Os espelhos oferecem opções diferentes de luz, que é super conveniente para ver como a cor vai funcionar na luz do escritório, dia e noite. A excelência no atendimento ao cliente é uma prioridade tão grande para a NORDSTROM, que existem até mitos sobre ações fantásticas. Dizem, por exemplo, que uma loja da rede aceitou a devolução de pneus mesmo sem nunca ter vendido o item. Os preços da rede não são os mais baixos do mercado, mas são ações sutis e que demonstram cuidados e atenção, como mandar cartinhas de agradecimento aos clientes após uma compra, que mantém a clientela fiel.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas acentuadas modificações ao longo dos anos. A primeira modificação ocorreu em 1973 com a retirada da palavra “best” de seu logotipo. Em 1991, o logotipo da marca adotou uma nova tipografia de letra, mais fina e moderna. Há alguns anos atrás, o logotipo foi apenas atualizado com as letras ganhando um corpo mais robusto.


A identidade visual da NORDSTROM RACK também evoluiu com o passar dos anos, ganhando ares mais sofisticados.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1901 
● Fundador: John W. Nordstrom e Carl Wallin 
● Sede mundial: Seattle, Washington, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Nordstrom Inc. 
● Capital aberto: Sim (1971) 
● CEO: Blake Nordstrom 
● Presidente: Erik e Peter Nordstrom 
● Faturamento: US$ 13.5 bilhões (2014) 
● Lucro: US$ 720 milhões (2014) 
● Valor de mercado: US$ 14.3 bilhões (julho/2015) 
● Lojas: 304 
● Presença global: 2 países 
● Funcionários: 73.500 
● Segmento: Varejo (loja de departamento) 
● Principais produtos: Roupas e acessórios, calçados, joias, cosméticos e itens para casa 
● Concorrentes diretos: Neiman Marcus, Barneys New York, Bloomingdale’s, Bergdorf Goodman, Lord & Taylor e Saks Fifth Avenue 
● Slogan: Reinvent yourself. 
● Website: www.nordstrom.com 

A marca no mundo 
A NORDSTROM, uma das mais sofisticadas lojas de departamentos dos Estados Unidos, vende sapatos, roupas e acessórios para homens, mulheres e crianças, além de cosméticos, móveis e objetos de decoração, em 304 lojas localizadas em 38 estados americanos e no Canadá, sendo 118 unidades normais, 178 NORDSTROM RACK, 2 unidades chamadas Jeffrey (boutique de luxo localizada em Atlanta) e uma outra loja especializada somente em sapatos. Além disso, a empresa é proprietária, desde 2011, da HauteLook, uma espécie de clube de vendas privado conhecido por oferecer uma grande quantidade de ofertas que geralmente duram 48 horas para produtos de vestuário, produtos de beleza, entre outros, com até 75% de desconto. 

Você sabia? 
A empresa tem sua sede e loja âncora (com 35.600 é a maior da rede), localizada na cidade de Seattle, estado americano de Washington. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Exame e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 5/7/2015

2 comentários:

Anna Dunwich e Jolie Fernandes disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Babi disse...

Anna eles entregam sim, e já tem até os preços em real lá no site.