27.7.06

MUMM CHAMPAGNE


O champanhe MUMM se propõe a desafiar o estabelecido, acompanhando qualquer momento e ocasião com seu estilo particular, quer seja em um jantar à dois, uma festa de casamento ou até mesmo no pódio em comemoração à uma vitória da Fórmula 1. Com mais de 185 anos de história, a marca francesa MUMM apresenta em cada taça de seus champanhes o resultado de sua histórica paixão pelo terroir, de suas modernas técnicas de vinificação e seu meticuloso cuidado no blend. 

A história 
A história gloriosa do champanhe MUMM começou quando os irmãos Jacobus, Gottlied e Philipp Mumm, descendentes de uma rica família alemã de produtores de vinhos no vale do rio Reno, próximo a cidade de Colônia, chegaram à pitoresca Reims, no coração da região de Champagne na França em 1827. Juntamente com dois sócios, Friedrich Giesler e G. Heuser, os irmãos fundaram no dia 1 de março a P.A. Mumm et Cie, formada pelas iniciais dos nomes de seu pai, Peter Arnold Mumm, acreditando nas propriedades naturais do solo e do clima da privilegiada região, para, a partir de uma exclusiva seleção de uvas Chardonnay e Pinot Noir, elaborar um champanhe de excelente qualidade e estilo único. Inicialmente as uvas eram compradas de produtores locais. Nesta época os irmãos já possuíam a filosofia de produzir o néctar dos deuses utilizando “somente os melhores ingredientes”.


No primeiro ano a empresa exportou mais de 60 mil garrafas para destinos como Londres, Amsterdã, Varsóvia e Moscou. Em 1852, Georges Hermann Mumm, descendente dos fundadores, assumiu o controle da empresa e mudou seu nome para G.H. Mumm et Cie. O primeiro endereço da Maison não poderia ser mais apropriado, no número 14 da Rua Grosse Bouteille no centro da cidade. Suas primeiras ações foram expandir e modernizar as instalações da empresa adaptando-as a nova realidade de mercado. A marca MUMM rapidamente estabeleceu uma grande reputação em virtude do estilo e qualidade de seus champanhes, iniciando uma forte relação com outros países da Europa e potenciais mercados para seu principal produto.


Em 1870 a empresa construiu um laboratório para estudar e pesquisar a fermentação da bebida em garrafas. No dia 16 de novembro de 1876 foi registrado como marca o famoso emblema, chamado de Cordon Rouge (Cordão Vermelho, em francês), que tinha como intenção posicionar a bebida como símbolo da realeza e da máxima distinção. O Cordon Rouge homenageia a fita vermelha da Legião de Honra Francesa (conhecida como Légion d’honneur française) uma das maiores honrarias da França, concedida a pessoas que tiveram grande importância ao defender o país desde o período de Napoleão Bonaparte. Pouco depois, em 1881, o champanhe Cordon Rouge foi o primeiro a chegar aos Estados Unidos, dando início ao processo de exportação do produto para fora do continente europeu.


No ano seguinte a Maison adquiriu seus próprios vinhedos com a intenção de garantir a qualidade de suas uvas (pinot noir, chardonnay e pinot meunier) e consequentemente de seus champanhes. O sucesso e reputação de seus champanhes puderam ser comprovados em 1890, quando a marca MUMM estava presente em todas as cortes europeias. Nesta época foi criado um champanhe especial, chamado “Champagne des Souverains”, para atender somente as exigentes cortes reais. Com três milhões de garrafas vendidas em 1902, a marca MUMM era o champanhe líder do mercado, sendo 1 milhão de garrafas comercializadas somente nos Estados Unidos, tendo no Canadá e Rússia outros importantes mercados mundiais na época. Durante este período de crescimento os vendedores da empresa viajavam os quatro cantos do mundo, levando o champanhe MUMM a lugares distantes como Indonésia, Tailândia, Filipinas e China.


Em 1914 a Maison já possuía 50 hectares de vinhedos, sendo 37 deles localizados na região de Côte des Blancs. Depois de atravessar uma fase difícil durante a Primeira Guerra Mundial, a empresa foi completamente reestruturada. Em 1939, René Lalou, assumiu o comando da empresa, no qual permaneceu por 34 anos, e transformou a marca MUMM em uma das mais prestigiosas do mundo. Após a Segunda Guerra Mundial, a empresa adquiriu novos vinhedos, modernizou suas instalações e conseguiu dobrar o volume de vendas.


O então poderoso grupo canadense Seagram comprou a Maison MUMM em 1955, dando a marca uma visibilidade ainda maior no mundo. Em 1999, a Seagram vendeu a MUMM para o fundo americano Hicks, Muse, Tate & Furst que, pouco depois, em 2001, a revendeu à britânica Allied Domecq. Finalmente em 2005 a marca passou a fazer parte do portfólio da francesa Pernod Ricard, segunda maior produtora de bebidas alcoólicas do mundo. Nos anos seguintes a marca continuou inovando, quer seja pelo lançamento de edições limitadas, embalagens especiais e comemorativas, ou por suas parcerias com o mundo do esporte, especialmente automobilismo, iatismo e corridas de cavalo. Recentemente, para comemorar os 180 anos da tradicional marca, foi lançado no mercado a TREASURE CASE, um refinado estojo térmico de alumínio com alças vermelhas, criando assim uma sofisticada embalagem para presentes. Hoje em dia, o Mumm Cordon Rouge, seu principal champanhe e reconhecível por sua fita vermelha, símbolo de excelência, é a personificação perfeita do espírito da marca: destaca-se pelo frescor e a intensidade de seu estilo, que sucessivas gerações de mestres de adega mantiveram e transmitem com sucesso.


Os champanhes 
A constante finesse e elegância dos champanhes MUMM se devem à excepcional qualidade das uvas cultivadas em seus vinhedos próprios, que apresentam a excelente média de 98% grand crus. Proveniente de Reims e tendo em sua composição as melhores uvas da região - 45% de uvas Pinot Noir, 25% Chardonnay e 20% Pinot Meunier, seus vinhos atravessam um período de envelhecimento de até três vezes o exigido pela regulamentação existente para os champanhes.


Atualmente a MUMM produz uma grande variedade de champanhes: 
MUMM CORDON ROUGE: é o champanhe mais famoso da marca, possuindo aromas delicados com nuances florais, borbulhas finas e persistentes, elegante colar de bolhas que se eleva até dar forma a rica e vívida espuma. Apresenta um caráter único e um paladar irrepreensível que transporta o apreciador para um universo de sabores com uma grandeza excepcional. 
MUMM DEMI-SEC: um champanhe com sabor rico e delicado, ideal para acompanhar sobremesas e pratos suaves. É o champanhe mais macio da Maison. 
MUMM LE ROSÉ: este champanhe, lançado pela primeira vez em 1957 sob o nome de CORDON ROSÉ, que balanceia com perfeição o frescor e a intensidade, se tornou o preferido entre o público feminino. Este champanhe é um original cuvee, que combina toda nuance de Cordon Rouge com o poder e a fruta da Pinot Noir. 
MUMM GRAND CRU: champanhe feito com uma mistura de uvas das cinco mais importantes regiões de Champange (Aÿ, Bouzy, Avize, Verzenay e Cramant) garantindo assim uma qualidade excepcional a bebida. 
MUMM MILLÉSIME: é o champanhe “Vinatge” da Maison, elaborado com as melhores uvas das melhores safras. O termo millésimé significa que o vinho é safrado, ou seja, que foram utilizadas apenas uvas da colheita daquele ano, indicado no rótulo, para a sua produção. Mais do que qualquer outro, esse champanhe expressa a mais profunda essência de um terroir e da sua história. As primeiras garrafas foram produzidas em 1874 e as mais recentemente em 2006. Até hoje apenas em 55 anos foram criadas as champanhes MUMM MILLÉSIME. 
MUMM BLANC DE BLANCS DE CRAMANT: produzido desde 1882, mas disponível para venda somente a partir de 1960, este excepcional champanhe é feito somente com uvas Chardonnay da região de Cramant. É um champanhe de efervescência delicada, que através de uma seleção rigorosa de vinhos que lhe confere uma pureza incomparável. 
MUMM CUVÉE RENÉ LALOU: proveniente das vinhas mais antigas, este champanhe, um perfeito acompanhamento para a mais fina gastronomia, não se trata de uma mera mistura de diferentes uvas, mas uma seleção de parcelas específicas, escolhidas entre 12 uvas, todas elas situadas no coração histórico dos “grands crus” da Maison G.H. Mumm. 
MUMM EGO: lançado em 2003, é a versão 250 ml de um dos mais badalados espumantes, o Mumm Cuvée Speciale. O espumante é produzido a partir de uma exclusiva seleção de uvas Chardonnay e Pinot Noir, colhidas nos vinhedos localizados na privilegiada região de Mendoza na Argentina, onde as excelentes propriedades do solo e clima garantem a qualidade e o estilo único da bebida.


A histórica cave 
As caves (galerias subterrâneas) da G.H. MUMM, que possui capacidade para abrigar mais de 25 milhões de garrafas do precioso líquido, está localizada no centro da bela e pitoresca Reims, cidade encravada no coração da região de Champagne, com aproximadamente 190 habitantes. Só a MUMM tem aproximadamente 25 km de caves. Tudo na MUMM mostra distinção e sobriedade. A sala de recepção maravilhosa, com recepcionistas muito bonitas e bem vestidas; a sala de projeção e o filme inicial sobre o famoso champanhe. As caves são magníficas e andar por elas provoca uma sensação única.


Durante a visita a G.H. MUMM, de aproximadamente 1 hora, é possível conhecer a fundo como é feita a produção do famoso champanhe, passear por um rico e muito bem elaborado museu (onde estão em exposição algumas garrafas, rótulos, equipamentos antigos de produção, entre outros artefatos) e no final degustar o famoso Mumm Cordon Rouge, principal símbolo da marca. Existem dois tipos de degustação: Vintage (com direito a duas taças de champanhe) e Grand Cru (onde são servidas três taças de champanhe). Junto com a sala de degustação está localizada uma loja, que vende diversas coisas da marca, desde garrafas de champanhe, até taças, sabres, entre outros itens.


A ligação com os esportes 
A MUMM possui uma rica história de inovação tanto na criação de seu champanhe de primeira classe quanto por formar parcerias com pioneiros que ousam expandir os limites na busca pela excelência e pela vitória. A ligação da tradicional marca com o esporte é bastante antiga, datando do começo do século 20, quando a MUMM patrocinava competições e shows de aviação. Em 1904 a marca apoiou Jean-Baptiste Charcot durante a primeira expedição francesa a Antártica.


Conhecida por seu marketing agressivo, o champanhe MUMM é a marca registrada da comemoração dos pilotos de Fórmula 1 no pódio. Desde 2000, a marca patrocina em todo o mundo a festa dos pilotos vencedores com garrafas de três litros, conhecidas como Jeroboam, no mais cobiçado pódio do automobilismo mundial. MUMM é patrocinadora oficial da Formula E, campeonato disputado com automóveis totalmente elétricos. A marca é também patrocinadora de equipes de iatismo desde 1970, sendo presença constante nos maiores torneios da categoria. A MUMM patrocina ainda algumas equipes de pólo a cavalo pelo mundo afora e a tradicional corrida de cavalos Kentucky Derby.


A evolução visual 
A identidade visual da marca francesa passou por algumas alterações ao longo dos anos. O atual logotipo foi adotado em 2013 e apesar de apresentar modernizações, como a cor vermelha mais vibrante no tradicional Cordon Rouge, manteve suas principais características.


Os slogans 
One word captures the moment. Mumm’s the Word. 
When life takes off. (2003) 
The French Champagne since 1827. 
The most expensive, therefore the best. (1900)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1 de março de 1827 
● Fundador: Friedrich Giesler, G. Heuser, Jacobus, Gottlied e Philipp Mumm 
● Sede mundial: Reims, França 
● Proprietário da marca: G. H. Mumm & Cie 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Pernod Ricard S.A.) 
● Chairman & CEO: César Giron 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: França, Inglaterra, Alemanha e Itália 
● Funcionários: 800 
● Segmento: Bebidas Alcoólicas 
● Principais produtos: Champanhes 
● Concorrentes diretos: Moët & Chandon, Veuve Clicquot, Pommery, Louis Roederer, Taittinger e Piper-Heidsieck 
● Ícones: O cordão vermelho (Cordon Rouge) 
● Slogan: One word captures the moment. Mumm’s the word. 
● Website: www.mumm.com 

A marca no mundo 
O champanhe MUMM está presente em mais de 100 países ao redor do mundo, tendo 40% de sua produção vendida no mercado francês e o restante sendo exportada. O champanhe MUMM CORDON ROUGE é a 3º marca mais vendida no mundo neste segmento, com um volume anual superior a 8 milhões de garrafas. Seus maiores mercados são a França, Inglaterra, Alemanha, Itália, Japão e Estados Unidos. 

Você sabia? 
Atualmente a Maison MUMM possui mais de 525 acres de vinhedos na região de Champagne. 
Reconhecida mundialmente por sua reputação de qualidade, a MUMM construiu sua fama tanto por seus “non-vintage bruts” como em seus selecionados champanhes milesimados. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 18/11/2015

Um comentário:

Iron Kook disse...

Adoro este champagne