17.7.06

MOVADO

Muitos mais que instrumentos que servem para ver as horas, os relógios da marca MOVADO, que possuem o design como um ícone característico, são acessórios de moda, um complemento moderno para pessoas de bom gosto.
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A história
A empresa foi fundada em 1881 no pequeno vilarejo suíço de La Chaux-de-Faunds, pelo jovem relojoeiro Achille Ditesheim, então com apenas 19 anos de idade, que ao lado de uma equipe de seis pessoas e determinado a produzir relógios feitos a mão com qualidade nunca antes alcançada, inaugurou uma pequena loja. Em poucos anos os relógios fabricados por ele conquistaram o mundo com seus designers inovadores e revolucionários. No ano de 1899, seu trabalho duro e contínuo foi reconhecido com a conquista de vários prêmios e certificados, atestando a qualidade de seus relógios. O espírito inovador da MOVADO se reflete em seu nome, adotado oficialmente em 1905, que significa “movimento contínuo” (Always in Motion, em inglês) em esperanto, o idioma universal.
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A marca voltou a inovar em 1912 com a introdução do relógio Polyplan, que estarreceu e surpreendeu o mercado e o segmento de relojoaria com sua grade de proteção no vidro e sua caixa curvada para acompanhar a forma do pulso. Em 1925, um relógio de pulso com caixa de ouro e totalmente decorado foi criado especialmente para a importante exposição de arte de Paris. No ano seguinte a marca voltou a surpreender o mercado ao criar o Ermeto, um relógio de bolso em forma de um pequeno estojo (lembrava um travesseiro) que através de um sistema patenteado de abertura automática podia ser fechado, escondendo o mostrador.
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No ano de 1947, o designer americano Nathan Geirge Herwitt, foi o principal responsável pelo lançamento e criação do modelo Museum Watch, reconhecido pelo mostrador preto com um só ponto dourado no indicador das 12 horas. O designer queria com isso que o mostrador simbolizasse o céu e o ponto dourado simbolizasse a lua à meia-noite e o sol ao meio-dia. A inovação do mostrador sem número rendeu ao modelo o título de “relógio contemporâneo”. O primeiro relógio desta linha foi também o primeiro relógio a ser exibido no Museu de Arte Moderna (MoMa) de Nova York, em 1960. Rapidamente esta linha de relógios se tornou um enorme sucesso da marca no mundo e ícone principal da MOVADO. Outro grande sucesso da marca foi lançado na década de 50, era a série KingMatic, primeiro relógio de movimento automático com rotor central, introduzido em 1956.
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No decorrer das décadas seguintes, outro fator de reconhecimento da marca no mundo, foi que todos seus relógios tinham a caixa slim e o vidro protetor em cristal de safira. A MOVADO também criou uma linha esportiva, em 1981, que possuía pulseira em aço. Pouco depois, em 1983, a empresa foi comprada pelo imigrante cubano Gerry Grinberg, que atualmente detém cerca de 70% das ações da MOVADO. Mesmo sob o comando de novos proprietários, a MOVADO não perdeu sua principal característica: a inovação no designer. Isto pode ser confirmado em 1988, quando a marca criou “Andy Warhol Times/5”, um bracelete composto por cinco pequenos relógios que mostravam paisagens da cidade de Nova York. Durante a década de 90 a marca, em parceria com grandes artistas como o brasileiro Romero Britto, lançou várias séries limitadas de relógios. Somente em 1997 a marca abriu a primeira boutique própria em um luxuoso shopping no subúrbio da cidade de Nova York. A boutique vendia não somente relógios, mas também uma pequena e luxuosa coleção de jóias e objetos para presentes como canetas. Recentemente a MOVADO, que marcou sua comunicação com o slogan ”The art of time” (“A arte do tempo”), resolveu adotar como novo slogan “The art of design” (“A arte do design”), principal característica de seus relógios ao longo do tempo.
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Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Fundação:
1881
● Fundador: Achille Ditesheim
● Sede mundial:
Paramus, New Jersey, e Bienne, Suíça
● Proprietário da marca:
Movado Group, Inc.
● Capital aberto: Sim
● Chairman & CEO: Efraim Grinberg
● Presidente: Jeff Cohen
● Faturamento: US$ 460.9 milhões (2008)
● Lucro: US$ 2.3 milhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 306.1 milhões (agosto/2009)
● Lojas:
61
● Presença global:
120 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
1.600
● Segmento:
Relojoeiro
● Principais produtos:
Relógios
● Ícones: Relógios da linha Museum
● Slogan: The art of design.
● Website:
www.movado.com
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A marca no mundo
A MOVADO vende seus produtos em mais de 12 mil pontos ao redor do mundo, desde lojas de departamentos sofisticadas, boutiques próprias (29 unidades mais 32 outlets) e joalherias independentes. A marca tem 101 patentes e mais de 200 prêmios, provando ser um dos grandes ícones da indústria de relógios mundial.
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Você sabia?
O relógio localizado no Lincoln Center de Nova York é da marca MOVADO, e há muitos de seus relógios atualmente em exibição em vários museus de todo o mundo.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 17/8/2009

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