25.7.06

LIQUID PAPER


Quem escreve com caneta sempre carregou um peso, uma responsabilidade infinitamente superior às pessoas que utilizam lápis: “se errou, não dá pra apagar”. Esta afirmação era verdadeira até o surgimento de um líquido mágico, de cor branca, batizado de LIQUID PAPER. Depois de sua invenção o ditado “Errar é humano” caiu no esquecimento para milhões de pessoas ao redor do mundo. 

A história 
A história começou em 1951 quando a secretária executiva e digitadora de um importante banco da cidade de Dallas, estado americano do Texas, Bette Nesmith Graham, cansada de passar borracha nos papéis para corrigir os constantes erros ortográficos e datilográficos, inventou um método eficaz e rápido para corrigi-los sem rasuras ou sujeira. O produto, batizado inicialmente de Mistake Out (em inglês algo como “Elimina Erros”), era um líquido branco, à base de água, que secava rapidamente, para ser passado com um pincel de esmalte de unha por cima da palavra datilografada incorretamente. A ideia agradou e outras secretárias começaram a utilizar o produto, que na época era embalado em pequenos vidros verdes.


Seus companheiros de trabalho, impressionados com a eficácia do produto sugeriram que a secretária iniciasse a fabricação e venda do produto ao público em geral. Finalmente em 1956, ela fundou a Mistake Out Company e no mesmo ano trocou o nome do produto para LIQUID PAPER (líquido para papel), além é claro de patentear o produto. Conseguiu contratar um negociante de material de escritório, um professor de química e um trabalhador de uma fábrica de tintas. Foi então que transformou a sua cozinha em um verdadeiro, mas improvisado, laboratório, misturando um produto melhorado com algumas substâncias químicas com a ajuda de uma batedeira elétrica. Seu filho Michael e seus amigos enchiam os potes para as clientes. A produção era feita manualmente pela própria Bette na cozinha de sua casa. Mas o negócio não foi bem. Ao final de 1957, a empresa vendia apenas 100 vidrinhos por mês.


No ano seguinte, quando Bette tinha sido despedida do banco em que trabalhava e passou a se dedicar em tempo integral a empresa, uma popular revista de material de escritório, incluiu o corretor LIQUID PAPER entre os produtos oferecidos. A demanda do líquido mágico aumentou e muito. Com isso, em 1961 a empresa mudou-se para um pequeno escritório nos fundos de sua casa. A primeira fábrica da empresa, com máquinas automáticas e 19 empregados, foi inaugurada em 1968 para suprir essa enorme demanda. Nesse ano a empresa vendeu 1 milhão de vidrinhos de LIQUID PAPER. Em 1975 o produto começou a ser exportado para 31 países ao redor do mundo, com a produção excedendo 25 milhões de vidrinhos anualmente. No mês de outubro de 1979, a tradicional Gillette Company comprou a empresa (então com vendas superiores a US$ 38 milhões e 200 funcionários) por aproximadamente US$ 48 milhões, que passou a fazer parte da divisão PAPER MATE. No ano seguinte, em 12 de maio, Bette Graham morreu aos 56 anos de idade. Pouco depois, a empresa introduziu no mercado os corretores líquidos coloridos. Com a explosão da era do computador, a marca lançou em 1987 a linha LIQUID PAPER COMPUTER CARE, composta por 17 produtos como limpadores de teclados.


O produto chegou ao Brasil nesta época e rapidamente se tornou popular e presença indispensável em qualquer estojo escolar. O produto, que vinha embalado em um pequeno vidro com rótulo preto, tinha o criativo slogan “é líquido e certo”. Além disso, a marca já havia introduzido o LIQUID PAPER JUST FOR COPIES, corretor específico para ser usado em textos impressos, fotocópias ou documentos de fax; e o LIQUID PAPER PEN & INK, especialmente formulado para tintas de canetas como esferográfica, tinteiro, rollerball ou marcadores. No início da década de 1990, mais dois novos produtos foram lançados, aumentando o portfólio da marca. As novidades foram à linha Dryline (corretores que não deixavam o líquido marcar as folhas subsequentes) e a caneta corretiva.


Pouco depois, em 1994, a LIQUID PAPER lançou no mercado a fita corretora, que fazia as correções no papel, mas com a vantagem de funcionar a seco. No ano de 2000, a divisão Paper Mate da Gillette foi vendida para a Newell Rubbermaid, proprietária de marcas famosas como as canetas Parker e que passou assim a ser proprietária da LIQUID PAPER. Nos anos seguintes, a marca cresceu ainda mais, adicionou novos produtos a sua linha (como o LIQUID PAPER 2 in 1, que podia ser aplicado com pincel, para erros maiores, e também com caneta, para correções menores como letras e números) e continuou sendo presença certa em escritórios, estojos escolares e papelarias do mundo inteiro.


A evolução visual 
O logotipo da marca LIQUID PAPER passou por algumas alterações no decorrer dos anos. A última delas ocorreu à anos atrás, quando o logotipo ganhou um visual mais moderno.


Os slogans 
Corrects it all big or small. (2008) 
Make it right. 
The Perfect Solution. 
É líquido e certo. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1956 
● Criador: Bette Nesmith Graham 
● Sede mundial: Atlanta, Georgia, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Newell Rubbermaid Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Michael Polk 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 90 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Papelaria 
● Principais produtos: Corretores de escrita 
● Concorrentes diretos: BIC, Pritt, Pentel e Radex 
● Slogan: Corrects it all big or small. 
● Website: www.liquidpaper.com 

A marca no mundo 
Os produtos com a marca LIQUID PAPER, que atualmente pertencem à empresa americana Newell Rubbermaid sob a chancela da marca PAPER MATE, são comercializados em mais de 90 países ao redor do mundo. 

Você sabia? 
Entre os brasileiros, o produto foi carinhosamente conhecido pelo apelido de “Branquinho”
O único filho da inventora do produto, Michael Nesmith, é músico e compositor, e mais conhecido por ter sido membro do The Monkees, uma das bandas musicais de pop rock mais famosas da década de 1960 nos Estados Unidos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 19/6/2015

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