28.7.06

LAMBORGHINI

Touros quase indomáveis estão soltos por aí. Atendem pelos nomes de Diablo, Gallardo, Murciélago ou Reventón. São capazes de acelerar a mais de 300 km/h, em poucos segundos. Esses “touros” são as preciosidades fabricadas pela montadora italiana LAMBORGHINI, sinônimo de superesportivos exclusivos e nervosos que cativam os amantes da velocidade.

A história
Tudo começou por causa de uma resposta grosseira e malcriada. O fabricante de tratores agrícolas, ar condicionado e calefação, Ferruccio Lamborghini tinha uma Ferrari 250 GT que sofria de problemas crônicos de embreagem. Um dia, reclamou do defeito diretamente com o comendador Enzo Ferrari e foi destratado. “Você não entende nada de carros. Vá dirigir tratores!” teria respondido grosseiramente o fundador da Ferrari. Sentindo-se ofendido ele respondeu: “Eu criarei uma marca melhor que a sua!”. Ferruccio não se deu por vencido. Conta a história que ele consertou a Ferrari de uma vez por todas, usando uma embreagem de trator. Mais do que isso: resolveu fabricar automóveis superesportivos que não descem dores de cabeça e fossem mais dóceis com seus proprietários. Foi então que fundou, no dia 30 de outubro de 1963, a FERRUCCIO LAMBORGHINI AUTOMOBILI. Para sua vingança estar completa, montou sua nova empresa na cidade de Sant’Agata Bolognese, localizada à apenas 17 quilômetros de Modena, sede da montadora Ferrari, e próximo a Bolonha, sede da tradicional Maserati.


O primeiro protótipo da nova montadora foi o 350 GTV (Gran Turismo Veloce), que tinha um motor V12 de 3.5 litros e 360 cv, alcançando 280 km/h, acelerando de 0 a 100 km/h em apenas 6.7 segundos, que fez sua estréia no Salão do Automóvel de Turim. No ano seguinte, o modelo de produção, batizado de 350GT, foi revelado no Salão de Genebra. O carro vinha equipado com um motor V12 de 280 cv de potência, com suspensão independente, câmbio de 5 marchas e freios a disco. Em 1965 a fábrica construía um interessante chassi, chamado de P400 que fez muito sucesso no Salão de Turim do mesmo ano. No inverno, Ferruccio encomendou a Bertone uma carroceria para o modelo. Nascia um dos mais belos automóveis esportivos feitos por este estúdio em todos os tempos: o MIURA P400, desenhado por Marcello Gandini. Miura era uma raça de touro, uma das grandes paixões do fundador da empresa, que lançou muitos automóveis com nomes de raças. A fama da LAMBORGHINI como fabricante de carros espetaculares começava a crescer e conquistar admiradores.


Em 1968, o modelo ISLERO 400GT, foi apresentado no Salão de Genebra, com chassi de alumínio, um motor V12 de 320 cv, suspensão independente e freios a disco. O visual surpreendente do modelo Espada (primeiro carro da montadora com capacidade para quatro pessoas) foi outra novidade do mercado apresentada pela LAMBORGHINI. Era baseado no protótipo Marzal do estúdio Bertone e combinava a aparência, desempenho e dirigibilidade de um esportivo com o conforto e luxo de uma perua. O Espada foi um dos carros mais bem sucedidos da LAMBORGHINI. Nos anos 70, o futuro era incerto para a LAMBORGHINI. Sua divisão de tratores fora vendida a Fiat, e ao mesmo tempo, o mercado de automóveis superesportivos andava em baixa por causa das constantes crises do petróleo. Falida a empresa foi entregue a um grupo de investidores suíços, e Ferruccio viveu o resto de seus dias longe de problemas, em uma bela propriedade rural. Ele morreu aos 76 anos de idade em 1993. O modelo Countach, de 1974, foi a última criação da marca sob o domínio de Ferruccio.


No ano de 1977, a montadora desbravava novos caminhos com o lançamento do Cheetah, modelo off-road (fora de estrada) que entrou no mercado dos veículos militares. Quatro anos depois, o LM001, sucessor do Cheetah, começou a ser produzido. Os suíços que passaram a administrar a montadora italiana não demoraram a revender a empresa para o grupo americano Chrysler. A montadora começou então a preparar um motor para equipar carros de Fórmula 1. A estréia nesta competição automobilística ocorreu em 1989, mas nunca alcançou o sucesso esperado.


E foi neste tempo que nasceu o superesportivo DIABLO, no ano de 1990. Com um design surpreendente, o superesportivo, mais uma vez, vinha equipado com o motor 4.0 litros V12, chassi tubular, portas que abriam para cima (conhecidas como portas gaivota) e 375 cv de potência. Apesar do sucesso do novo modelo, a Chrysler também começou a viver dificuldades financeiras e, mais uma vez, a LAMBORGHINI teve que ser passada adiante, agora para um grupo da Indonésia, que no fim dos anos 90, se viu em meio a uma grave crise. Novamente parecia que o fim seria inevitável da marca italiana. Aí, aconteceu uma surpresa: a Audi (que atualmente pertence a Volkswagen) comprou a LAMBORGHINI em 1998 e salvou a montadora italiana da falência.


Inicialmente a montadora alemã seguiu produzindo e vendendo o Diablo, mas fazia tempo que a marca não lançava um novo automóvel. No salão de Frankfurt de 2001, exatos 11 anos após a apresentação, o inesquecível modelo Diablo, enfim, ganhou um sucessor: o superesportivo Murciélago. A palavra significa “morcego” em espanhol, mas não tem nada a ver com mamíferos voadores. Murciélago era o nome de um touro tão nobre que, em 1879, foi poupado em uma tourada e transformado em reprodutor. Nos anos seguintes a montadora italiana lançou modelos exclusivos como o Gallardo, o Reventón, e mais recentemente o Aventador, e continua criando superesportivos cobiçados por muitos, mas produzidos para poucos que podem pagar milhões de dólares por suas máquinas indomáveis.


A linha do tempo
1966
Lançamento do MIURA, um superesportivo que tinha motor central, localizado atrás do motorista. A nova posição do motor permitia uma melhor distribuição de peso, algo essencial em um automóvel esportivo. O modelo possuía ainda um motor V12 de 350cv e alcançava 290 km/h.
1972
Lançamento do URRACO, que permitiu à marca italiana ingressar no segmento dos pequenos super-carros.
1974
Lançamento do COUNTACH, um automóvel marcado pela irreverência das suas linhas (design extremamente angular e aerodinâmico), sendo o primeiro modelo da montadora italiana a incorporar o conhecido sistema de abertura das portas em tesoura (conhecidas popularmente como portas gaivotas). O modelo era dotado de um potente motor traseiro de 4000cc e 12 cilindros em V. O carro foi produzido com estas características até 1988, ano em que o motor passou a ter 5000cc.
1986
Lançamento do LM002, um super jipe equipado com motor V12 e velocidade máxima de 220 km/h. O modelo foi produzido até 1992.
1990
Lançamento do DIABLO, veículo mais rápido do mundo na época, capaz de chegar a uma velocidade final superior aos 321 km/h. Foi um sucesso de vendas com mais de 2.900 unidades produzidas.
1996
Lançamento do DIABLO SV, uma versão mais esportiva do famoso modelo, inspirada no lendário Miura SV. Os 525 cv de potência de seu motor levavam o carro de 0 a 100 km/h em apenas 4 segundos.
2001
Lançamento oficial do MURCIÉLAGO, com seu motor de 6.2 litros V12 de 571 cv de potência e tração integral. Esse lendário modelo teve sua produção interrompida em 2010, vendendo durante este período 4.099 unidades no mundo inteiro.
2003
Lançamento do GALLARDO, equipado com motor V10 de 500 cv de potência. O automóvel era uma versão menor e mais barata do modelo Murciélago. O modelo foi o LAMBORGHINI mais vendido da história: em apenas dois anos, mais de três mil unidades foram comercializadas. Até 2010 já foram comercializadas mais de 10.000 unidades.
2006
Lançamento do MIURA CONCEPT, uma interpretação moderna para um clássico da marca da década de 60.
Lançamento do GALLARDO SPYDER, um conversível baseado na versão cupê. Uma das novidades ficava por conta do teto, concebido em fibra de carbono, o que contribuía para sua leveza e permitia uma abertura e fechamento em apenas 20 segundos. A operação era feita de maneira eletrônica, acessada por meio de um botão no console central.
2007
Lançamento do REVENTÓN, o automóvel mais veloz e potente já produzido pela LAMBORGHINI. Custando €1 milhão, sua produção foi limitada à apenas 35 unidades (das quais 15 na versão conversível) equipadas com motor 6.5 litros V12 Central (650 cv). REVENTÓN é o nome do famoso touro que matou o toureiro Félix Guzmán, em 1943.
Lançamento do GALLARDO SUPERLEGGERA, uma versão mais rápida (“super ligeira“) do famoso modelo. Em relação ao GALLARDO normal, essa versão tem 10 cavalos a mais e pesa 100 quilos menos, o que permite que a máquina faça de 0 a 100 km/h em 3.8 segundos. O motor é um V10 de 530 cavalos.
2011
Lançamento do AVENTADOR, sucessor do modelo Murciélago. A nova máquina italiana é capaz de ir de 0-100 km/h em 2.9 segundos e atingir velocidade máxima de 350 km/h. Para alcançar tal desempenho o carro é equipado com motor 6.5 V12 que gera 700 cavalos de potência. A montadora italiana afirma que o Aventador está duas gerações à frente de qualquer carro esportivo a venda no mercado, usando suspensão inspirada em carros da Fórmula 1 e chassi em fibra de carbono. O nome do novo modelo é uma homenagem a um lendário touro da década de 90, considerado o animal mais nervoso que já batalhou na Plaza de Toros de Zaragoza. Sua produção será limitada a 4000 unidades.


O museu
Inaugurado em 2001, o MUSEU LAMBORGHINI é um espaço que se destina a preservar as preciosidades da marca italiana que nasceu para desafiar a Ferrari. Construído depois que a marca de superesportivos foi adquirida pela Audi, o museu fica localizado ao lado da fábrica, na pitoresca cidadezinha italiana, ou comune, como eles as chamam, de Sant’Agata Bolognese, na província de Bolonha, perto da mítica cidade de Modena, onde fica outra fabricante das mais famosas, a Ferrari. Uma curiosidade: esse pequeno triângulo entre Modena e Bologna é batizado de “Terra dei motori” (Terra de motores).


No primeiro piso do museu pode-se encontrar exatamente o primeiro modelo que a empresa criou: o 350 GT. Fabricado entre os anos de 1964 à 1966, esta berlinetta para duas pessoas (2+1, na verdade, mas o espaço para o terceiro passageiro era praticamente inexistente) teve apenas 135 unidades produzidas. Outra jóia da coleção é o 400 GT 2+2, produzido de 1966 a 1968. Com um total de 250 unidades que deixaram a fábrica da montadora italiana, esse belo automóvel, também equipado com um motor V12, mas com 316 cv, conseguia chegar à velocidade máxima de 250 km/h. No mesmo piso também se encontram outros automóveis que marcaram a história da LAMBORGHINI, esses instaurando a tradição de usar os nomes de touros valorosos, conhecidos nas arenas de tourada por sua valentia.


A parte superior do museu é ocupada pelos carros mais recentes da marca, como o GT2 e o Diablo (um dos quais está até pendurado na parede), com seus protótipos, mockups e desenhos originais. Nessa parte é possível apreciar as versões GT, GTR e 6.0 SE, todas já com o dedo da Audi, que resolveu de uma vez por todas os tais problemas de qualidade e confiabilidade que a marca enfrentava. Decorrência dos conhecidos perfeccionismo e disciplina germânica. Ali também estão guardados os veículos de Fórmula 1 que tiveram motores produzidos pela “Casa do Touro” (carinhosos apelido da LAMBORGHINI), como por exemplo, o Lola Larousse de 1989, o Lotus de 1990 e a Minardi de 1993. Outras curiosidades são os motores náuticos da empresa, que, nas palavras dela própria, serve para mostrar que a LAMBORGHINI consegue ser rápida também na água. A entrada para o museu custa cerca de €13.


A origem do nome
Ferruccio Lamborghini nasceu no dia 28 de abril de 1916. Era do signo de touro, daí usar o animal como símbolo de sua marca de carros esportivos. O animal está presente, não somente, no logotipo da marca LAMBORGHINI, assim como batiza os modelos produzidos pela montadora desde a década de 60, com o lançamento do MIURA. Depois vieram o DIABLO, MURCIÉLAGO, GALLARDO, AVENTADOR, todos com o temperamento do animal bravio.


A evolução visual
A identidade visual da marca italiana passou por algumas modificações no decorrer dos anos, mas sempre manteve o touro como símbolo central.


Dados corporativos
● Origem:
Itália
● Fundação:
30 de outubro de 1963
● Fundador:
Ferruccio Lamborghini
● Sede mundial:
Sant’Agata Bolognese, Itália
● Proprietário da marca:
Volkswagen AG
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO: Stephan Winkelmann
● Faturamento: €271 milhões (2010)
● Lucro: Não divulgado
● Vendas globais: 1.302 unidades (2010)
● Presença global:
80 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
850
● Segmento:
Automobilístico
● Principais produtos:
Automóveis superesportivos
● Principais concorrentes:
Ferrari, Maserati e Pagani Zonda
● Ícones: A porta de abertura gaivota de seus veículos
● Slogan: Closer to the Road. (Mais perto da estrada)
● Website: www.lamborghini.com

A marca no mundo
A LAMBORGHINI comercializa sua limitada produção anual em mais de 80 países ao redor do mundo através de mais de 120 exclusivas concessionárias. A marca tem seus maiores mercados nos Estados Unidos, China, Alemanha, Reino Unido e Japão. Em 2010 a exclusiva marca italiana comercializou exatas 1.302 unidades. A marca também possui a divisão Motori Marini Lamborghini, que produz potentes motores náuticos. Além disso, fatura ainda com licenciamento da marca LAMBORGHINI.

Você sabia?
Em dezembro de 2004 alguns automóveis GALLARDO foram doados pela LAMBORGHINI para a polícia italiana como presente por seu 152º aniversário. Com seu motor V10 de 520cv de potência a 7800rpm, vai de 0-100 km/h em 3.9 segundos, tendo uma velocidade máxima de 333 km/h. Este, com certeza, é o carro de polícia mais rápido do mundo. É atualmente usado pela polícia Rodoviária Italiana.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 9/12/2011

5 comentários:

Daniel disse...

é apenas um pequeno comentario...
eu assitir um reportagem na discovery sobre o sr ferruccio lamborghini... ele comentou que ele comprou em ferrari... e a embreagem dela era muito dura...
então ele foi até a fábrica reclamar do problema...ao senhor henzo ferrari... que disse pra ele q aquilo era uma ferrari, que se ele não gostasse que comprasse outro carro.... foi então que ele resolveu criar o lamborghini....por causa de um defeito da ferrari...

Anônimo disse...

eu gostaria de velos na f1

Anônimo disse...

Na verdade o Enzo ele desdenhou de Ferrucio pq ele dirigia tratores e estava reclamando de seus carros e falou pra ele procurar outro então.

Anônimo disse...

Orra daniel... conta a historia direito...

Eles eram amigos... colecionadores de carros... certo dia Ferrucio comentou sobre a embreagem de um de seus carros. Sr. Ferrari disse que não aceitaria conselhos de um fabricante de tratores...

O resto topo mundo sabe... nasceu o sportivo com a melhor embreagem do mundo :)

Gustavo Yudi disse...

Vocês são bons meus parabéns,com um abraso http://japacarros.blogspot.com.br