18.7.06

KELME


O espanhol é um dos povos mais fanáticos e apaixonados por futebol no mundo. A marca esportiva KELME, tratou de traduzir toda essa paixão em produtos de alta qualidade para a prática do esporte, levando o que há de melhor em chuteiras, tênis, bolas, luvas e equipamentos para dentro das quatro linhas, tudo com grande apelo as suas cores fortes, uma das características da marca espanhola. 

A história 
A história da marca começou em 1963 quando os irmãos Diego e José Quiles iniciaram a distribuição de calçados na Espanha. Porém, em pouco tempo, as produtoras de calçados esportivos, começaram a se interessar também pelos desenhos feitos pelos irmãos, então proprietários da empresa Sociedad Quiles Calzados. Somente em 1977 os irmãos registram a marca KELME, que pertencia a outra empresa espanhola. Em pouco tempo eles compraram essa empresa unindo criação, produção e distribuição e iniciaram a comercialização de calçados esportivos no mercado interno. Com isso, a marca traduziu a paixão do povo espanhol pelo futebol fabricando produtos de alta qualidade para a prática do esporte, levando a mais alta tecnologia para suas chuteiras. Pouco depois, a nova empresa também iniciou a fabricação de equipamentos esportivos, como por exemplo, bolas, luvas e caneleiras.


No ano de 1979, a empresa criou a equipe oficial KELME de ciclismo, um esporte bastante popular na Espanha e que fez muito sucesso, ajudando a marca a se tornar famosa entre os consumidores. A marca somente ingressou no segmento de futebol com o lançamento de suas primeiras chuteiras em plena Copa do Mundo de Futebol, realizada na própria Espanha em 1982. Pouco depois, em 1985, a KELME introduziu no mercado um de seus produtos mais emblemáticos e de maior sucesso: o tênis de basquete VILLACAMPA, que levava o nome de um famoso jogador espanhol da época chamado Jordi Villacampa. No ano de 1987, outro esporte, o atletismo, ganhou sua equipe oficial KELME. O sistema Flot System, composto por quatro tubos perpendiculares cheios de ar comprimido e um longitudinal, que reduzia o impacto, passou a equipar os calçados da marca em 1989. Era uma demonstração da preocupação da empresa em desenvolver novas tecnologias para melhorar o desempenho dos atletas.


No começo da década de 1990, La Garra, como é conhecida a marca na Espanha, inaugurou suas primeiras fábricas na Ásia para a produção de materiais e equipamentos esportivos. Pouco depois, em 1992, o sistema Flot Integral, com cilindros de gel, estreou nos calçados da marca. Neste ano, a marca espanhola começou a ganhar grande visibilidade mundial ao patrocinar a delegação espanhola nos Jogos Olímpicos de Barcelona. No ano seguinte a marca espanhola ingressou no gigantesco mercado americano. Outro fator que deu ainda maior visibilidade mundial a marca ocorreu no ano de 1994 quando a KELME passou a ser a fornecedora oficial de material esportivo do poderoso Real Madrid, parceria que perdurou por cinco anos. Nesta época a marca desembarcou com seus produtos no Brasil, se destacando imediatamente no futebol de salão, já que a maioria dos atletas praticante deste esporte adotou a KELME com sua marca preferida.


Desde o final da década de 1990, a marca começou a patrocinar vários atletas, principalmente jogadores de futebol, aumentando significativamente sua linha de produtos e consequentemente suas receitas. Porém, mesmo com um crescimento enorme a situação econômica da empresa começou a ruir, o que culminou, em 2002, com a Generalidade Valenciana assumindo o controle mundial da marca. Nos anos seguintes, investindo milhões de dólares para o desenvolvimento de novos produtos, a KELME surpreendeu o mercado ao lançar a primeira chuteira feita com “pele de tubarão” e a tecnologia TRX-5, além de uma avançada linha de tênis para corrida.


Em 2010, a KELME apresentou ao mercado o levíssimo tênis de corridas GRAVITY MC, que utilizava moderna tecnologia para médias e grandes distâncias. Além disso, a marca lançou no mercado uma nova linha de calçados para futsal, recriou o tênis de basquete Villacampa e uma coleção de tênis fashion inspirada nas seleções de futebol da Copa do Mundo. Mais recentemente a marca fez uma parceria com a Michelin, produtora de pneus e borracha, que resultou no desenvolvimento do KELME STAR 360º, um tênis cujo composto de borracha, desenvolvido pela empresa francesa, permite um controle perfeito, fornece grande flexibilidade, resistência e aderência, além de melhorar o conforto, reduzir o desgaste e aumentar a durabilidade do calçado . Atualmente a KELME é fornecedora oficial de material esportivo das equipes espanholas do Elche e Racing De Santander, além de patrocinar inúmeros jogadores espanhóis de futsal como Javi Rodríguez e Ángel Velasco. A KELME é ainda patrocinadora oficial da forte liga profissional de futebol de salão na Espanha.


A evolução visual 
O logotipo da marca passou por várias modificações ao longo dos anos. O primeiro deles possuía uma garra como símbolo, fato que levou a empresa a ficar conhecida na Espanha como “La Garra”. O logotipo composto por um grande “K” surgiu no ano de 1998, em substituição a tradicional garra. Mas não durou muito, e, em 2004 um novo logotipo com a tradicional garra, agora totalmente estilizada e moderna, foi apresentado ao mercado.


Os slogans 
Never give up. 
Nunca te rindas. 
La marca a batir. (década de 1970)


Dados corporativos 
● Origem: Espanha 
● Fundação: 1977 
● Fundador: Diego e José Quiles 
● Sede mundial: Elche, Espanha 
● Proprietário da marca: New Millennium Sports S.L. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Carlos García Cobaleda 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 75 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 800 
● Segmento: Equipamentos esportivos 
● Principais produtos: Chuteiras, tênis, bolas e equipamentos esportivos 
● Concorrentes diretos: Nike, Adidas, Umbro, Kappa, Diadora, Lotto, Joma, Topper e Penalty 
● Ícones: O logotipo representado por uma garra 
● Slogan: Never give up. 
● Website: www.kelme.com.br 

A marca no mundo 
A KELME, maior produtora de materiais esportivos da Espanha, comercializa sua linha de produtos, especialmente voltados para a prática do futebol, do futebol society e do futebol de salão, em mais de 75 países ao redor do mundo. A marca também fabrica produtos para atletismo, tênis e basquete, além de uma linha casual. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 6/1/2015

5 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Amigos!
Já tive 5 pares da KELME para FUTSAL e realmente sou um amante da marca.!
Tenho duas hérnias de disco e somente com a KELME treino e jogo sem dores!
Mas estou com problemas para encontrá-los aqui no RJ (capital).
Alguém sabe algum email para contato aqui no Brasil!?
Abraços à todos.
Marcello Dezz
21.8219.1337

Jamal disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Tambem estou procurando Futsal da Kelme Marcello

Pelo jeito, só na espanha.

Encontrei o modelo que gosto no site soloporteros.com mas cobram uma taxa de 40 euros pra entregar no brasil, ai fica difícil.

Abraço.

Unknown disse...

Excelente material

Unknown disse...

Comprei no net shoes brother