28.7.06

IPIRANGA

A marca IPIRANGA, sinônimo de tradição e qualidade, tem como principal objetivo sempre atender às expectativas e necessidades de seus clientes, garantindo um contínuo aperfeiçoamento de seus produtos e serviços, através de elevado padrão de qualidade, flexibilidade e agilidade. Afinal, todos na IPIRANGA são apaixonados por carro como todo brasileiro.
-
A história
Tudo começou em 1933 quando o pecuarista brasileiro João Francisco Tellechea, o comerciante e pecuarista argentino naturalizado brasileiro Eustáquio Ormazabal e os argentinos Raul Aguiar e Manuel Morales uniram-se para produzir derivados básicos de petróleo destinados a atender o mercado do Rio Grande do Sul. Assim nasceu uma pequena unidade produtiva e pioneira, em Uruguaiana, chamada Destilaria Rio Grandense de Petróleo, abastecida por petróleo cru da Argentina. Era o início de uma história de grande sucesso. Começou a funcionar em 26 de novembro de 1934, processando cerca de 400 barris/dia. Pela primeira vez no Brasil eram produzidos, em escala industrial, gasolina, querosene, óleo diesel e óleo combustível. O transporte de matéria prima era desafio nessa época. Os navios-tanque, com petróleo cru, contornavam o sul do continente, atracavam no porto de Buenos Aires, de onde o petróleo ia de trem até a cidade de Paso de los Libres, cruzava o rio Uruguai em uma chata-tanque e era desembarcado direto na destilaria.
-
-
A destilaria tinha pouco mais de um ano de vida quando o governo Perón proibiu a reexportação de petróleo a partir do território do país. Fixava um prazo de doze meses para interromper definitivamente o fluxo. Foi então, que um segundo grupo de empresários do cone sul (os uruguaios Juan Ganzo Fernandez, Numa Pesquera, Luiz Julio Supervielle e os brasileiros Her Ribeiro Mattos e Oscar Germano Pedreira) tinham planos para uma segunda destilaria, em Santana do Livramento, na fronteira com Uruguai, de onde contavam trazer o petróleo cru. Percebendo as dificuldades, os dois grupos decidiram unir esforços. A solução encontrada foi juntar os capitais e construir uma nova unidade, na cidade do Rio Grande, para armazenar 80 mil barris de petróleo cru.
-
-
Em 6 de agosto de 1936 nascia a Ipiranga S.A. Companhia Brasileira de Petróleos. O custo da refinaria era de US$ 12 milhões. O capital foi dividido em partes iguais entre os brasileiros, os argentinos e os uruguaios. Em 1942 com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, aumenta o bloqueio de envio de matéria-prima, impossibilitando completamente o recebimento de petróleo bruto. A refinaria chegou a paralisar suas atividades, realizando apenas serviços de manutenção. Com as medidas legais restritivas provocadas pela guerra, a sobrevivência da IPIRANGA dependia de providências rápidas e criativas. E para driblar a proibição de importação de solventes, tornou-se sua própria fornecedora, criando a primeira unidade para fabricação de solventes especiais no país. Esses solventes eram muito usados na indústria da borracha, que literalmente se libertou da dependência das importações graças a IPIRANGA.
-
-
Com o fim da guerra, em 1945, a refinaria retoma suas atividades diante de um novo quadro: como conseqüência direta do conflito, alguns avanços tecnológicos foram introduzidos no setor de máquinas e motores, tornando-os mais leves e potentes. A refinaria precisava, então, adaptar suas unidades de produção à nova realidade do mercado. Nessa época, o Brasil ainda era um país pouco urbanizado, a indústria engatinhava e o mercado de derivados de petróleo era modesto. A intuição da IPIRANGA dizia que era o momento de continuar investindo. E ainda na década de 40, torna-se a primeira empresa a produzir asfalto no Brasil. Em 1953, com a presença do presidente Getúlio Vargas, as novas instalações da refinaria são inauguradas. Quatro anos depois ocorreu a fundação da Distribuidora de Produtos de Petróleo Ipiranga. Em 2 de maio de 1959, era assinado o contrato de aquisição da empresa americana Gulf Oil Corporation no Brasil. Nascia a Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga. A década de 60 pontua o crescimento e a consolidação da IPIRANGA como um grande sucesso empresarial.
-
-
Mas em outubro de 1973, uma notícia surpreende o mundo. Sem aviso prévio, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) elevou em mais de 300% o preço do barril de petróleo – de US$ 2.591 para US$ 10.952. Era o primeiro “choque do petróleo”, causando temores generalizados quanto ao abastecimento de combustíveis e fragilizando toda a economia mundial. O choque pegou o país e a economia brasileira na contramão. Antecipando-se de certa forma às imposições do cenário macroeconômico, a empresa vinha aos poucos redimensionando suas áreas de atuação e abrindo novas frentes de mercado. Hotéis, couro, agropecuária, pescados e transportes, eram alguns dos novos negócios do grupo, que chegou a concentrar mais de trinta empresas. Mas o grande investimento da IPIRANGA se dá mesmo na indústria petroquímica. No ano de 1987, a IPIRANGA completa 50 anos e moderniza sua marca. A chegada da década de 90 traz também novos desafios.
-
-
O avanço da globalização aguçou a concorrência e aprofundou as exigências de eficiência e competitividade na economia mundial. Para ficar mais forte e mais ágil, a IPIRANGA repensou sua estratégia de diversificação, preparando-se para acelerar ainda mais o crescimento. Começava então mais uma etapa de pioneirismo da IPIRANGA, esta vez na distribuição de GNV (Gás Natural) com a inauguração, em 1991, do 1º posto público brasileiro, localizado no Rio de Janeiro. Outra grande novidade deste ano foi a inauguração da primeira loja de conveniência da rede am/pm em um posto da IPIRANGA. Dois anos depois, a empresa comprou a rede de postos Atlantic, aumentando ainda mais sua presença no varejo. Deste momento em diante, a IPIRANGA se consolidou como uma das mais importantes refinarias do país e uma das maiores redes de postos de gasolina.
-
-
No início de 2007, o Grupo Ultra junto a Petrobras e a Braskem adquiriram todos os ativos dos postos IPIRANGA. No mês de agosto de 2008, o Grupo Ultra adquiriu a operação da Texaco no Brasil, incorporando aproximadamente 2.000 postos de serviço à rede IPIRANGA. Com essa aquisição, a IPIRANGA consolida sua posição como segunda maior distribuidora de combustíveis no país.
-
-
Os serviços
A IPIRANGA, que se auto-define como uma “apaixonada por carro como todo brasileiro”, possui serviços de qualidade em seus postos, voltados a atender as necessidades diárias dos consumidores, ofertando desde combustíveis e lubrificantes até produtos de conveniência – são 700 lojas am/pm e 600 unidades Jet Oil (serviços automotivos especializados).
-
-
Além de uma completa e avançada linha de óleos lubrificantes e aditivos, a IPIRANGA comercializa combustíveis como:
Gasolina Original: passa por um rigoroso controle de qualidade (testada mais de 1.000 vezes por dia) antes de chegar ao seu carro, possuindo um marcador químico exclusivo da IPIRANGA que permite aferir a qualidade do produto em qualquer lugar do Brasil. Tudo isso para você, apaixonado por carro, ficar tranqüilo na hora de abastecer.
Gasolina Original Aditivada: utiliza uma das mais modernas tecnologias de aditivação do mundo. Além disso, essa gasolina mantém o sistema de injeção eletrônica limpo, reduzindo assim a poluição (menor carbonização e combustão e maior limpeza do motor). É o combustível ideal para quem ama seu carro e quer aproveitar o melhor dele.
Gasolina Original Premium: possui alta octanagem, aditivos de geração superior e é feita sob medida para quem quer garantir a performance dos motores de alta taxa de compressão e injeção eletrônica moderna. Sua aditivação reduz a formação de depósitos no sistema de injeção/carburador, melhorando ainda mais a performance do veículo.
Álcool Ipiranga: é um combustível genuinamente brasileiro obtido da cana-de-açúcar, que agora está disponível em todos os postos IPIRANGA. Ele é indicado para motores a álcool e flexible fuel.É uma energia renovável e limpa que ajuda a minimizar o impacto no efeito estufa e contribui também para a diminuição da poluição do ar, melhorando a saúde pública.
Gás Natural Veicular (GNV): Esse combustível, com toda qualidade da IPIRANGA, aumenta o rendimento do carro. Por ser mais limpo e seguro, é um combustível que prolonga a vida útil do motor.
Óleo Diesel Original: combustível derivado do petróleo fabricado pela Ipiranga em duas versões, metropolitano (utilizado nas regiões com as maiores frotas em circulação e condições climáticas adversas à dispersão dos gases resultantes de sua combustão, possui cor natural e contém a porcentagem máxima permitida de teor de enxofre) e interior (usado nas demais regiões do país, onde a circulação de veículos não é tão grande. Diferentemente do diesel metropolitano, ele tem uma coloração avermelhada e o teor de enxofre máximo).
Óleo Diesel Original aditivado: é uma versão premium do diesel com qualidade IPIRANGA. Ele tem aditivos que melhoram o rendimento e conferem ao diesel propriedades de proteção e limpeza para o sistema de alimentação do veículo, desde o tanque até os bicos injetores.
Diesel Original Aditivado de Inverno: comercializado somente no Rio Grande do Sul, é especialmente desenvolvido com um aditivo anti-congelante para suportar o rigor do clima da região no inverno.
Óleo Diesel Marítimo: a IPIRANGA é uma das maiores fornecedoras de óleo diesel para o setor marítimo no Brasil, que são desenvolvidos especificamente para serem usados em motores de embarcações. A característica mais relevante da especificação do diesel marítimo é o ponto de fulgor de, no mínimo, 60°C – uma exigência para a segurança da embarcação.
-
-
Dados corporativos
● Origem:
Brasil
● Fundação:
1937
● Fundador: João Francisco Tellechea, Eustáquio Ormazabal, Raul Aguiar e Manuel Morales
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil
● Proprietário da marca:
Grupo Ultra
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Diretor Presidente: Pedro Wongtschowski (Grupo Ultra)
● Diretor Superintendente: Leocádio de Almeida Antunes Filho
● Faturamento: R$ 23 bilhões (2008)
● Lucro:
Não divulgado
● Postos: 5.000
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Funcionários:
2.200
● Segmento:
Energia é petróleo
● Principais produtos:
Postos de serviço, combustíveis e óleos
● Ícones:
As lojas am/pm de seus postos de serviço
● Slogan: Apaixonados por carro, como todo brasileiro.
● Website:
www.ipiranga.com.br
-
A marca no mundo
A IPIRANGA é a maior empresa privada do segmento de distribuição de combustíveis no Brasil e segunda entre todas as distribuidoras, possuindo mais 5.000 postos de serviço espalhados pelo país. Conta ainda com franquias das lojas de conveniência am/pm e unidades de troca de óleo JetOil. Com fluxo de mais de 1 milhão de consumidores/dia nos postos da rede, a IPIRANGA tem hoje aproximadamente 22% de participação no mercado de combustíveis. Em 2008, a IPIRANGA registrou faturamento líquido de R$ 23 bilhões com volume de vendas de 12 milhões de m³.
-
Você sabia?
Os produtos IPIRANGA são marcados quimicamente desde que saem de suas bases. Além disso, a empresa conta ainda com equipes de VCQs (veículos de controle de qualidade), laboratórios móveis, que circulam os postos de serviço para garantir todos os testes.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), sites especializados em Marketing e Branding, e Wikipedia (informações devidamente checadas).
-
Última atualização em 7/8/2009

2 comentários:

Carolina Trettel disse...

Olá,

Meu nome é Carolina Trettel e sou a responsável pelo marketin on-line da www.dakotaparts.com.br e-commerce especializado em peças automotivas para veiculos nacionais e importados, gostei muito do seu site e desejamos afinar com vcs uma possível parceria:

Nossa página tem hoje aproxaimadamente 2500 acessos/dia.Estamos quase quase
finalziando parceria com a webmotors e o site da revista quatro rodas.Isso
vai aumentar ainda nosso tráfego.

Desenvolvi eu mesma um blog muito feio da Dakota para aumentar a
visibilidade www.dakotaparts.blogspot.com, e o pessoal do interney do Ig ira
elaborar p nós um outro blog mais profissional através da ferramneta deles,
outra parceria q formamos.

Minha idéia é a seguinte:
Dar destaque do seu blog no nosso e no nosse no seu, uma troca e fazer tb
refere^ncias suas no site da Dakotaparts e nso e-mail marketings q
encaminhamos 1 vez por semana para 30 mil clientes q temos cadastrados em
nossa base.

O que vc acha?
Isso vai aumentar suas visitas, se vc tiver adsense, vc opde gerar receita e
vai nos auziliar tb, vc sabe q um site p funcionar bem ele tem q estar
interligado com vários outros...

Fico no aguardo.

Anônimo disse...

Boa noite, gostei muito do blog. Vocês não teriam aí a evolução visual dessa marca, como vi em outras ?

Marcelo (mto1962@terra.com.br)