28.7.06

IPIRANGA


A marca IPIRANGA, sinônimo de tradição e qualidade, tem como principal objetivo sempre atender às expectativas e necessidades de seus clientes, garantindo um contínuo aperfeiçoamento de seus produtos e serviços, através de elevado padrão de qualidade, flexibilidade e agilidade. Afinal, todos na IPIRANGA são apaixonados por carro como todo brasileiro, mas também são apaixonados por oferecer conveniência. 

A história 
Tudo começou em 1933 quando o pecuarista brasileiro João Francisco Tellechea, o comerciante e pecuarista argentino naturalizado brasileiro Eustáquio Ormazabal e os argentinos Raul Aguiar e Manuel Morales, uniram-se para produzir derivados básicos de petróleo destinados a atender o mercado do Rio Grande do Sul. Assim nasceu uma pequena unidade produtiva e pioneira, em Uruguaiana, chamada Destilaria Rio Grandense de Petróleo, abastecida por petróleo cru vindo da Argentina. Era o início de uma história de grande sucesso. Começou a funcionar exatamente no dia 26 de novembro de 1934 processando cerca de 400 barris por dia. Pela primeira vez no Brasil eram produzidos, em escala industrial, gasolina, querosene, óleo diesel e óleo combustível. O transporte de matéria-prima era um enorme desafio nessa época. Os navios-tanque, com petróleo cru, contornavam o sul do continente, atracavam no porto de Buenos Aires, de onde o petróleo seguia de trem até a cidade de Paso de Los Libres, cruzava o rio Uruguai em uma chata-tanque e era desembarcado direto na destilaria.


A destilaria tinha pouco mais de um ano de vida quando o governo argentino do presidente Perón proibiu a reexportação de petróleo a partir do território do país. Fixava um prazo de doze meses para interromper definitivamente o fluxo. Foi então, que um segundo grupo de empresários do cone sul (os uruguaios Juan Ganzo Fernandez, Numa Pesquera, Luiz Julio Supervielle e os brasileiros Her Ribeiro Mattos e Oscar Germano Pedreira) tinham planos para uma segunda destilaria, em Santana do Livramento, na fronteira com Uruguai, de onde contavam trazer o petróleo cru. Percebendo as dificuldades, os dois grupos decidiram unir esforços. A solução encontrada foi juntar os capitais e construir uma nova unidade, na cidade do Rio Grande, para armazenar 80 mil barris de petróleo cru.


Em 6 de agosto de 1936 nascia a Ipiranga S.A. Companhia Brasileira de Petróleos. O custo da refinaria era de US$ 12 milhões. O capital foi dividido em partes iguais entre os brasileiros, os argentinos e os uruguaios. Pouco depois, exatamente no dia 7 de setembro de 1937 eles fundaram a Refinaria de Petróleo Riograndense na cidade de Rio Grande, dando início ao processo de refino de petróleo no país e originando assim a Petróleo Ipiranga. Já no ano seguinte, a IPIRANGA inaugurou o primeiro posto de combustíveis com a bandeira da empresa na cidade de Rio Grande (RS). Em 1942 com a entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, aumentou o bloqueio de envio de matéria-prima, impossibilitando completamente o recebimento de petróleo bruto. A refinaria chegou a paralisar suas atividades, realizando apenas serviços de manutenção. Com as medidas legais restritivas provocadas pela guerra, a sobrevivência da IPIRANGA dependia de providências rápidas e criativas. E para driblar a proibição de importação de solventes, tornou-se sua própria fornecedora, criando a primeira unidade para fabricação de solventes especiais no país. Esses solventes eram muito utilizados na indústria da borracha, que literalmente se libertou da dependência das importações graças a IPIRANGA. Além disso, passou a produzir asfalto, lubrificantes e inseticidas.


Com o fim da guerra, em 1945, a refinaria retomou suas atividades diante de um novo quadro: como consequência direta do conflito, alguns avanços tecnológicos foram introduzidos no setor de máquinas e motores, tornando-os mais leves e potentes. A refinaria precisava, então, adaptar suas unidades de produção à nova realidade do mercado. Nessa época, o Brasil ainda era um país pouco urbanizado, a indústria engatinhava e o mercado de derivados de petróleo era modesto. A intuição da IPIRANGA dizia que era o momento de continuar investindo. E ainda nesta década, tornou-se a primeira empresa a produzir asfalto no Brasil. Em 1953, com a presença do presidente Getúlio Vargas, as novas instalações da refinaria foram inauguradas. Quatro anos depois ocorreu a fundação da Distribuidora de Produtos de Petróleo Ipiranga. No dia 2 de maio de 1959, era assinado o contrato de aquisição da empresa americana Gulf Oil Corporation no Brasil. Nascia então a Companhia Brasileira de Petróleo Ipiranga. A década de 1960 pontua o crescimento e a consolidação da IPIRANGA como um grande sucesso empresarial.


Mas em outubro de 1973, uma notícia surpreendeu o mundo. Sem aviso prévio, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) elevou em mais de 300% o preço do barril de petróleo – de US$ 2.591 para US$ 10.952. Era o primeiro “choque do petróleo”, causando temores generalizados quanto ao abastecimento de combustíveis e fragilizando toda a economia mundial. O choque pegou o país e a economia brasileira na contramão. Antecipando-se de certa forma às imposições do cenário macroeconômico, a empresa vinha aos poucos redimensionando suas áreas de atuação e abrindo novas frentes de mercado. Pavimentação, química, fertilizantes, insumos agrícolas, reflorestamento e até hotelaria, eram alguns dos novos negócios do grupo, que chegou a concentrar mais de trinta empresas. Mas o grande investimento da IPIRANGA se deu mesmo na indústria petroquímica.


A chegada da década de 1990 trouxe também novos desafios. O avanço da globalização aguçou a concorrência e aprofundou as exigências de eficiência e competitividade na economia mundial. Para ficar mais forte e mais ágil, a IPIRANGA repensou sua estratégia de diversificação, preparando-se para acelerar ainda mais o crescimento. Começava então mais uma etapa de pioneirismo da IPIRANGA, desta vez na distribuição de GNV (Gás Natural) com a inauguração, em 1991, do primeiro posto público brasileiro, localizado no Rio de Janeiro. A mudança do posicionamento da IPIRANGA, de um simples posto de combustíveis para um grande centro de serviços, deu-se nessa época. Foi quando a empresa passou a focar na retaguarda dos postos para facilitar a vida do consumidor. As lojas de conveniência am/pm foram o primeiro movimento no sentido de ampliar a oferta de produtos e serviços para atender consumidores ávidos por algo mais que simplesmente abastecer. A partir desse posicionamento, a IPIRANGA se transformou em um espaço multifuncional para atender a um novo perfil de consumidor, que otimiza o seu tempo com a busca constante de alternativas que ofereçam comodidade e pronta disponibilidade de produtos e serviços. Hoje, o envolvimento da marca com o consumidor pode ser medido pelo sucesso de algumas de suas campanhas publicitárias. Uma das mais famosas foi a série de comerciais que introduziu no cotidiano do brasileiro o bordão Pergunta lá no Posto Ipiranga. Com muito bom-humor, as peças retratavam a IPIRANGA como uma panaceia às necessidades de seus clientes, solucionando questões que vão muito além de um tanque vazio. Dois anos depois, em 1993, a empresa comprou a rede de postos Atlantic, aumentando ainda mais sua presença no varejo. Deste momento em diante, a IPIRANGA se consolidou como uma das maiores e mais importantes empresas de distribuição de combustíveis do país. Em 1994, a empresa lançou a Jet Oil, franquia de serviços automotivos e troca de óleo, instalada dentro de seus postos.


Em 2006, a IPIRANGA passou a oferecer biodiesel em seus postos de serviço. Pouco depois, março de 2007, o controle acionário da empresa (que atuava no refino de petróleo, petroquímico e distribuição de combustível) foi vendido por US$ 4 bilhões para a Petrobras, Ultra e Braskem. Com a venda, o Grupo Ultra assumiu a rede de distribuição de combustíveis nas regiões sul e sudeste, bem como a marca IPIRANGA. Como parte da estratégia de ampliar sua escala de operações em distribuição de combustíveis e expandir suas operações para as regiões centro-oeste, nordeste e norte do Brasil, a IPIRINGA concluiu em 2009 a aquisição da Texaco no Brasil. De acordo com o contrato, o Grupo Ultra poderia manter a marca Texaco por cinco anos, devendo substituí-la posteriormente pela bandeira IPIRANGA (o que de fato aconteceu). Esta aquisição possibilitou à IPIRANGA melhor posicionamento para o crescimento e maior competitividade através da maior escala de operações. Com isso a empresa incorporou aproximadamente 2.000 postos de serviço à sua rede. Com essa aquisição, a IPIRANGA consolidou sua posição como segunda maior distribuidora de combustíveis no país. Foi nesta mesma época que a empresa lançou Jet Oil Motos, uma franquia especializada na troca de óleo e serviços para motos.


Também em 2009 foi lançado o programa de fidelidade Km de Vantagens Ipiranga, mais uma iniciativa pioneira no segmento de distribuição de combustíveis, que já conta com 80 empresas parceiras, entre cinemas, companhia aérea, restaurantes, clubes de futebol, parques, casas de shows, lojas esportivas, entre outras. Ganha-se pontos ao abastecer nos postos da rede, utilizar serviços de troca de óleo ou fazer compras na loja de conveniência am/pm. Com mais de 19 milhões de participantes, se tornou o maior programa de fidelidade do país. Em outubro de 2010, a empresa adquiriu 100% da Distribuidora Nacional de Petróleo (DNP), ampliando o volume da IPIRANGA em 40% nos estados de Amazonas, Rondônia, Roraima, Acre, Pará e Mato Grosso. Nos anos seguintes a IPIRANGA continuou inovando com o lançamento de serviços e produtos, como por exemplo, em 2011 com a venda de créditos de combustível pela internet, transformando o portal IPIRANGA em um verdadeiro posto na web; ou em 2012, quando ampliou a oferta de produtos para motociclistas e lançou uma nova linha para o segmento, a Moto Expert, composta por quatro lubrificantes de alta tecnologia, que oferecem mais conforto, proteção, segurança e vida longa para as motos.


Os serviços 
A IPIRANGA, que se auto-define como uma “apaixonada por carro como todo brasileiro”, possui serviços de alta qualidade em seus postos, voltados a atender as necessidades diárias dos consumidores, ofertando desde combustíveis e lubrificantes até produtos de conveniência – são lojas da am/pm (que vendem desde pães, sanduíches, salgados e sobremesas até bebidas, cafés e produtos de tabacaria) e unidades Jet Oil (serviços automotivos especializados como troca de óleo). O conceito de ecoeficiência também integra o compromisso da empresa com a sustentabilidade. O Posto Ecoeficiente Ipiranga, cuja primeira unidade foi inaugurada em 2009 na cidade de Porto Alegre, adota uma nova postura de preservação ambiental de forma economicamente viável. Os postos com essa chancela possuem soluções e técnicas construtivas que consomem menos recursos naturais e geram menos resíduos, desde a construção até a operação, como por exemplo, coleta da água da chuva, reaproveitamento da água usada na lavagem dos veículos, sistema de iluminação eficiente e uso de luz natural. A IPIRANGA tem ampliado a sua rede de Postos Ecoeficientes no Brasil e, atualmente, são mais de 924 unidades com este padrão em todo o país.


Além de uma completa e avançada linha de óleos lubrificantes e aditivos, a IPIRANGA comercializa combustíveis como: 
Gasolina Original: passa por um rigoroso controle de qualidade (testada mais de 1.000 vezes por dia) antes de chegar ao seu carro, possuindo um marcador químico exclusivo da IPIRANGA que permite aferir a qualidade do produto em qualquer lugar do Brasil. Tudo isso para você, apaixonado por carro, ficar tranquilo na hora de abastecer. 
Gasolina Original Aditivada: utiliza uma das mais modernas tecnologias de aditivação do mundo. Além disso, essa gasolina mantém o sistema de injeção eletrônica limpo, reduzindo assim a poluição (menor carbonização e combustão e maior limpeza do motor). É o combustível ideal para quem ama seu carro e quer aproveitar o melhor dele. 
Gasolina Original Premium: possui alta octanagem, aditivos de geração superior e é feita sob medida para quem quer garantir a performance dos motores de alta taxa de compressão e injeção eletrônica moderna. Sua aditivação reduz a formação de depósitos no sistema de injeção/carburador, melhorando ainda mais o desempenho do veículo. 
Etanol Ipiranga: é um combustível genuinamente brasileiro obtido da cana-de-açúcar, disponível em todos os postos IPIRANGA. É indicado para motores a álcool e flexible fuel. É uma energia renovável e limpa que ajuda a minimizar o impacto no efeito estufa e contribui também para a diminuição da poluição do ar, melhorando a saúde pública. 
Gás Natural Veicular (GNV): Esse combustível, com toda qualidade da IPIRANGA, aumenta o rendimento do carro. Por ser mais limpo e seguro, é um combustível que prolonga a vida útil do motor. 
Óleo Diesel Original: combustível derivado do petróleo fabricado pela empresa em duas versões, metropolitano (utilizado nas regiões com as maiores frotas em circulação e condições climáticas adversas à dispersão dos gases resultantes de sua combustão, possui cor natural e contém a porcentagem máxima permitida de teor de enxofre) e interior (usado nas demais regiões do país, onde a circulação de veículos não é tão grande. Diferentemente do diesel metropolitano, ele tem uma coloração avermelhada e o teor de enxofre máximo). 
Óleo Diesel Original aditivado: é uma versão Premium do diesel com qualidade IPIRANGA. Ele tem aditivos que melhoram o rendimento e conferem ao diesel propriedades de proteção e limpeza para o sistema de alimentação do veículo, desde o tanque até os bicos injetores. 
Diesel Original Aditivado de Inverno: comercializado somente no Rio Grande do Sul, é especialmente desenvolvido com um aditivo anticongelante para suportar o rigor do clima da região no inverno. 
Óleo Diesel Marítimo: a IPIRANGA é uma das maiores fornecedoras de óleo diesel para o setor marítimo no Brasil, que são desenvolvidos especificamente para serem usados em motores de embarcações. A característica mais relevante da especificação do diesel marítimo é o ponto de fulgor de, no mínimo, 60°C – uma exigência para a segurança da embarcação.


Uma comunicação marcante 
Slogans marcantes como Apaixonados por carro como todo brasileiro ou Um Lugar Completo Esperando por Você, que reflete o ideal da marca, posicionada como uma rede de serviços que vai além dos combustíveis e procura estar perto de seus clientes no dia a dia, e que resultou no memorável bordão Pergunta lá no Posto Ipiranga. Mas, muito antes disso tudo, entre o final dos anos de 1960 e boa parte dos anos de 1970, a IPIRANGA já havia entrado no imaginário do povo gaúcho com outra iniciativa. Automóveis Ford Corcel e VW Fusca que estacionavam nos postos da concorrência, à época, se deparavam com gimmicks de simpáticos animaizinhos como garotos-propaganda. Já nos postos IPIRANGA, estampada nas paredes e ao lado das bombas, com um corpo escultural e uma esvoaçante cabeleira, aparecia uma mulher loira que se tornaria rotineira na fantasia dos “marmanjos”. Batizada de Ipirela, a personagem foi criada pelo publicitário Joaquim da Fonseca inspirada na personagem do filme Barbarella, interpretada pela atriz loira e sensual Jane Fonda, e foi utilizada na divulgação da marca em anúncios de TV e tiras de jornal. Mas a garota-propaganda acabou agradando à um público não imaginado: as crianças, especialmente as meninas, também se identificaram com a imagem da bela personagem, forçando até uma mudança no direcionamento da campanha.


A evolução visual 
Ao longo de suas quase oito décadas de história, a identidade visual da marca acompanhou a evolução da empresa e foi renovada por diversas vezes. No ano de 1987, a IPIRANGA completou 50 anos e modernizou sua marca (inicialmente escrita em letras maiúsculas). O tradicional símbolo da letra “i” ganhou um novo design, que representava o caminho de uma estrada. A combinação de cores (azul e amarelo) foi criada para permitir fácil visualização dos postos a grandes distâncias. Nos anos seguintes o logotipo foi sendo modernizado.


Os slogans 
Ipiranga. Um lugar completo esperando por você. 
Apaixonados por carro como todo brasileiro.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 7 de setembro de 1937 
● Fundador: Empresários brasileiros, uruguaios e argentinos 
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil 
● Proprietário da marca: Ipiranga Produtos de Petróleo S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Ultrapar Participações S.A.) 
● Presidente do conselho: Paulo Guilherme Aguiar Cunha 
● Diretor Superintendente: Leocádio de Almeida Antunes Filho 
● Faturamento: R$ 58.7 bilhões (2014) 
● Lucro: R$ 881 milhões (2014) 
● Postos: 7.100 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 7.000 
● Segmento: Distribuição de combustíveis 
● Principais produtos: Postos de serviço, combustíveis e lubrificantes 
● Concorrentes diretos: Petrobras, Shell, Texaco, Castrol, Mobil e Ale Combustíveis 
● Ícones: As cores amarela e azul 
● Slogan: Ipiranga. Um lugar completo esperando por você. 
● Website: www.ipiranga.com.br 

A marca no Brasil
A IPIRANGA é a maior empresa privada do segmento de distribuição de combustíveis no mercado brasileiro e segunda entre todas as distribuidoras, possuindo mais 7.000 postos de serviços espalhados pelo país e faturamento superior a US$ 58 bilhões em 2014. Conta ainda com franquias: mais de 1.700 lojas de conveniência am/pm e 1.330 unidades de troca de óleo Jet Oil. Além disso, tem uma linha de cartões de créditos de marca própria e ambientes de e-commerce como à loja online do Km de Vantagens, o Posto Ipiranga na Web, a loja de pneus Km de Vantagens e o KMV Aluguel de Carros. Com fluxo superior a 1 milhão de consumidores por dia nos postos da rede, a IPIRANGA tem hoje 21% de participação no mercado de combustíveis. A IPIRANGA mantém uma área específica para atender, de forma diferenciada, os clientes que adquirem combustíveis e lubrificantes para consumo em suas frotas, equipamentos, locomotivas, embarcações e máquinas. 

Você sabia? 
Os produtos IPIRANGA são marcados quimicamente desde que saem de suas bases. Além disso, a empresa conta ainda com equipes de VCQs (veículos de controle de qualidade), laboratórios móveis, que circulam os postos de serviço para garantir todos os testes. 
Em parceria com a Odebrecht Transport, a IPIRANGA também possui o ConectCar, sistema de pagamento eletrônico, lançado em abril de 2013, que abre cancelas de shoppings e estradas para os veículos e oferece inúmeros benefícios na rede de postos de serviços, inclusive, desconto no combustível em postos credenciados. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 11/7/2015

2 comentários:

Carolina Trettel disse...

Olá,

Meu nome é Carolina Trettel e sou a responsável pelo marketin on-line da www.dakotaparts.com.br e-commerce especializado em peças automotivas para veiculos nacionais e importados, gostei muito do seu site e desejamos afinar com vcs uma possível parceria:

Nossa página tem hoje aproxaimadamente 2500 acessos/dia.Estamos quase quase
finalziando parceria com a webmotors e o site da revista quatro rodas.Isso
vai aumentar ainda nosso tráfego.

Desenvolvi eu mesma um blog muito feio da Dakota para aumentar a
visibilidade www.dakotaparts.blogspot.com, e o pessoal do interney do Ig ira
elaborar p nós um outro blog mais profissional através da ferramneta deles,
outra parceria q formamos.

Minha idéia é a seguinte:
Dar destaque do seu blog no nosso e no nosse no seu, uma troca e fazer tb
refere^ncias suas no site da Dakotaparts e nso e-mail marketings q
encaminhamos 1 vez por semana para 30 mil clientes q temos cadastrados em
nossa base.

O que vc acha?
Isso vai aumentar suas visitas, se vc tiver adsense, vc opde gerar receita e
vai nos auziliar tb, vc sabe q um site p funcionar bem ele tem q estar
interligado com vários outros...

Fico no aguardo.

Anônimo disse...

Boa noite, gostei muito do blog. Vocês não teriam aí a evolução visual dessa marca, como vi em outras ?

Marcelo (mto1962@terra.com.br)