18.7.06

FRITOS


Os tradicionais snacks fazem parte da cultura americana. E quando o assunto é salgadinho de milho a marca FRITOS é a mais popular entre gerações e gerações de americanos. Nos carros, escolas, lanchonetes, festas, churrascos e arenas esportivas, pacotinhos de FRITOS podem ser vistos sendo devorados com volúpia. 

A história 
A história da marca começou em 1932, época da Grande Depressão que assolava a economia americana, quando o fazendeiro Charles Elmer Doolin fundou a FRITO COMPANY na cidade de San Antonio, estado americano do Texas. A ideia surgiu quando ele estava comendo um lanche em um pequeno café na cidade de San Antonio e comprou um delicioso salgadinho frito de milho, chamado Fritatas, por apenas cinco centavos de dólar. Gostou tanto do produto que resolveu comprar a receita de um negociante por US$ 100, além de 19 clientes e maquinário (que consistia em uma velha panela de fritar batatas), e passou a produzi-lo em setembro na cozinha da casa de sua mãe, lançado-o com o nome de FRITOS BRAND CORN CHIPS. O nome foi escolhido porque a palavra espanhola “Fritos”, naquela época, era utilizada para designar salgadinhos fritos.


Os ingredientes originais do novo salgadinho em formato de pequenas tiras eram milho, óleo de milho e sal. As primeiras vendas diárias do produto, disponível inicialmente nos sabores original e Barbecue (churrasco), variavam entre US$ 8 à US$ 10. Era o próprio Elmer que os vendia no porta-malas de seu carro. O primeiro livro de receitas da marca, que continha o salgadinho como ingrediente, foi lançado em 1935. Com o aumento da demanda, ele passou a produzir os salgadinhos na garagem de sua casa, deixando assim a cozinha da sua mãe em paz e limpa. Depois de mudar a sede da empresa para a cidade de Dallas e constituir uma equipe de vendedores, o FRITOS começou a crescer geograficamente nos Estados Unidos. Em 1945, no período de pós-guerra, a Frito Company concedeu a empresa H.W. Lay & Company, produtora das famosas batatas Lay’s, o direito exclusivo de produzir e distribuir os salgadinhos FRITOS no sudeste americano, que passaram então a serem conhecidos em outras partes do país.


As palavras “Fritos, Golden Chips of Corn” foram impressas nas embalagens do produto pela primeira vez em 1949. Em 1953 foi introduzido o porta-voz oficial da marca, chamado de “Frito Kid”, que por quase 15 anos estrelou inúmeros comerciais do produto e se tornou extremamente popular entre os americanos. Três anos depois o personagem apareceu no programa Today Show, apresentado por Dave Garroway, ganhando ainda mais popularidade e fazendo com que a marca FRITOS se tornasse extremamente conhecida. No final desta década, em 1959, o salgadinho FRITOS já era o mais popular entre os americanos. Foi neste ano, que com a morte do fundador da empresa, os negócios foram assumidos por John D. Williamson, que comandaria uma grande revolução na Frito Company.


Essa revolução começou na década de 1960, que ficou marcada pelas fusões. Primeiro, em setembro de 1961, foi a da FRITO COMPANY com a H.W. Lay & Company, que originou a atual FRITOLAY (cujo nome é a junção das marcas de salgadinhos FRITOS e LAY’S), uma empresa com vendas superiores a US$ 127 milhões na época, e, quatro anos mais tarde, a desta empresa com a Pepsi-Cola Company, da qual resultou a PepsiCo, que na época possuía 46 fábricas e 150 centros de distribuição. No ano de 1971, o personagem W.C. Fritos, uma caricatura do famoso ator W.C. Fields, foi introduzido como mascote da marca. Nesta época, FRITOS estava bem consolidado no mercado, atingindo vendas em torno de US$ 200 milhões anuais. Nas décadas seguintes a marca lançou no mercado vários sabores, como por exemplo, queijo com chili, galinha mexicana, pitada de sal, lima e limão, pimenta e queijo nacho, além de formatos (como concha e espiral), e mais recentemente três linhas de molhos para acompanhar os tradicionais salgadinhos. Atualmente o salgadinho FRITOS pode ser encontrado em aproximadamente dez sabores diferentes, além de três versões (Original, SCOOPS! e TWISTS), que se diferenciam pelos formatos.


A linha do tempo 
1991 
Lançamento do FRITOS na embalagem tamanho grande (King Size). 
1994 
Lançamento do FRITOS SCOOPS, salgadinho em formato de concha ideal para comer com molhos. 
2001 
Lançamento do FRITOS TWISTS, salgadinho em forma de espiral e sabor de barbecue com mel. 
2004 
Todos os produtos da linha FRITOS são relançados no mercado livres de gorduras trans. 
2007 
Lançamento, em comemoração aos 75 anos da marca FRITOS, das embalagens em estilo retrô.


As mascotes 
A primeira mascote da marca, Frito Kid, foi criada em 1953 e até 1967 se tornou presença constante em sua comunicação. Porém, a mascote mais famosa, criada em 1967 pela agência de publicidade Foote, Cone & Belding e animada pela Tex Avery, foi FRITO BANDITO, um personagem (com sombrero, um enorme bigode e revólveres) em desenho animado com voz de Mel Blanc, que utilizava um exagerado sotaque mexicano na fala do personagem, que aparecia roubando FRITOS das pessoas, em uma clara referência aos bandidos mexicanos dos filmes de faro-oeste. Rapidamente o personagem se tornou extremamente popular, sempre acompanhado pelo jingle, inspirado na música mexicana “Cielito Lindo”: 

Ay, ay, ay, ay! oh, I am dee Frito Bandito. I like Fritos Corn Chips, I love them, I do. I want Fritos corn chips. I’ll take them, from you. 

Mas, por pressão do National Mexican-American Anti-Defamation Committee (Comitê de anti-difamação Americano-Mexicano) e outras organizações o personagem acabou sendo modificado e, posteriormente retirado em 1971, quando foi substituído, inicialmente por um grupo de caubóis chamado Muncha Bunch.


A evolução visual 
O logotipo da marca passou por algumas modificações ao longo de sua história. A mais recente ocorreu em 2004, quando o logotipo adquiriu um visual mais moderno e adotou mais cores e uma nova tipografia de letra.


Os slogans 
Nothing Satisfies Like Fritos. (2000) 
I Know What I Like and I Like FRITOS. (1993) 
Munch a Bunch! of Fritos. (1958) 
Golden Chips of Corn. (1945) 
Fritos Brand Chili Cook-Off. A New Tradition.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1932 
● Criador: Charles Elmer Doolin 
● Sede mundial: Plano, Texas, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: FritoLay, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Indra K. Nooyi (PepsiCo) 
● Presidente: Tom Greco 
● Faturamento: US$ 750 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 8 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Snacks 
● Principais produtos: Salgadinhos de milho 
● Concorrentes diretos: Doritos, Tostitos, Mission e Corn Nuts Chips 
● Slogan: Nothing Satisfies Like Fritos. 
● Website: www.fritos.com 

A marca no mundo 
Atualmente a marca FRITOS, comercializada em poucos países do mundo e com forte presença na América do Norte, é a quinta mais valiosa no portfólio da FritoLay, com vendas anuais superiores a US$ 750 milhões e 1.3 bilhões de sacos do salgadinho. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 2/2/2015

3 comentários:

Mad Twatter disse...

olá, você poderia disponibilizar um dossiê sobre a "Dalponte" marca esportiva brasileira ?

agradeço desde já !

Mad

Unknown disse...

Por quê a Pepsico não produz nem comercializa esse salgadinho no Brasil? Acredito que seria um grande sucesso.

Unknown disse...

Brasileiro ama produtos americanos, mais tambem adora copiar, no Brasil ha dezenas de fabricantes de batata, seria apenas mais um com um preço caro, se comparado a marcas nacionais que tambem tem otima qualidade, e um preço super acessivel, afinal de contas o chips de batata nao tem o mesmo consumo, de bilhoes de toneladas, lá se comparado ao Brasil, culturas diferentes, temos coisas bem mais saborosas que apenas chips, são gostosos, sim, mais temos coisas melhores.