Há mais de oito décadas seus educativos brinquedos são sinônimos de qualidade, confiança e durabilidade no aprendizado de crianças no mundo inteiro. Dificilmente uma criança passe sua infância sem ter contato com algum brinquedo da FISHER-PRICE. Brincar, rir, crescer e aprender. Com esses objetivos são desenvolvidas suas linhas de brinquedos, criando um conhecimento melhor dos pais em relação aos filhos, e transformando infâncias de milhões de crianças em momentos inesquecíveis.
A história
A marca surgiu no dia 1 de outubro de 1930 nos Estados Unidos, em meio ao período da Grande Depressão que assolava o país. Herman Guy Fisher, Irving Lanouette Price juntamente com sua mulher, a ilustradora infantil Margaret Price, e Hellen M. Schelle combinaram seus talentos e experiências na área para fundar a empresa, então com apenas 15 funcionários e localizada em East Aurora, uma pequena cidade perto de Buffalo, Nova York, depois de reconheceram as necessidades e potenciais do mercado para uma nova linha de brinquedos com alta qualidade. Os brinquedos eram feitos com materiais e substâncias não tóxicas, extremamente duráveis, possuíam grande qualidade e enorme variedade de cores. Os primeiros brinquedos da nova empresa foram Dr. Doodle (imagem abaixo) e Granny Doodle, pequenos patinhos de madeira com rodinhas e cordinha que ao serem puxados abriam o bico, vendido a menos de US$ 3 em 1931. A natureza caprichosa e surpresas mágicas já dos primeiros brinquedos rapidamente se tornaram a marca registrada da nova empresa. O primeiro carregamento de brinquedos da empresa foi entregue para a tradicional loja de departamento Macy’s.
O sucesso da linha de 16 brinquedos, composta por móveis para crianças e outros brinquedos feitos de madeira, foi consagrado quando os proprietários da empresa resolveram expô-los na feira American International Toy Fair na cidade de Nova York. Rapidamente eles se transformaram em um verdadeiro sucesso, principalmente por serem brinquedos que estimulavam a imaginação, que traziam algo novo, e que eram surpreendentes e engraçados. Na década de 1950, com a escassez de madeira em virtude do aumento da venda de casas no período pós-guerra e com a popularização do plástico, a empresa comprou a produtora de plástico Trimold, passando a confeccionar seus brinquedos com o material. O primeiro brinquedo produzido pela empresa feito de plástico foi Buzzy Bee, uma simpática abelhinha que ao ser puxada movia as antenas. No final desta década a FISHER-PRICE já produzia 39 brinquedos diferentes feitos de plástico.
No ano de 1961 a empresa foi pioneira ao inaugurar um Centro de Pesquisas Infantis, dedicado ao aprimoramento e desenvolvimento de seus brinquedos. A ideia por trás deste centro de pesquisa era muito simples: fazer com que as crianças pudessem brincar com os brinquedos em desenvolvimento, enquanto os engenheiros e designers observavam, para poder desenvolver e aperfeiçoar os brinquedos que iriam ser lançados ou os que já estavam no mercado. Desde sua criação a FISHER-PRICE desenvolveu, patenteou e produziu mais de 4.200 brinquedos para crianças recém nascidas e com até 5 anos de idade. Anualmente a empresa tem aproximadamente 6.500 ideias para fabricar novos brinquedos, porém somente entre 250 à 300 chegam a linha de produção e nas prateleiras das lojas. Em 1969 a marca foi comprada pela Quaker Oats Company (sim, a produtora de cereais), que expandiu sua capacidade de produção internacionalmente para o México, Bélgica, Inglaterra, além dos estados da Califórnia e Texas. A linha de brinquedos começou a ganhar diversidade em 1973 com o lançamento de itens desenvolvidos para bebês. Não demorou muito para alguns produtos dessa linha se tornassem os mais vendidos dos Estados Unidos e os preferidos dos pequeninos.
Três anos depois, a marca começou a promover seus produtos através de comerciais de televisão, inseridos nos intervalos de populares programas infantis. Em 1982 a empresa criou a divisão de brinquedos audiovisuais, responsável pelo lançamento de brinquedos como rádio AM/FM com microfone, gravador, vitrola e câmeras de gravar, com design especificamente criado para crianças. A popularidade da FISHER-PRICE nesta época estourou. Pouco tempo depois, em 1984, a FISHER-PRICE ingressou no segmento de puericultura com o lançamento de berços, cadeirões, cadeirinhas de balanço, entre outros itens. Depois de anos de forte crescimento, no mês de novembro de 1993, a empresa foi adquirida pela tradicional Mattel, tornando-se a maior produtora de brinquedos infantis e pré-escolares do mercado americano. Com grande poderio financeiro, a marca começou uma forte expansão de seus produtos internacionalmente.
Em 1997, toda a linha de brinquedos pré-escolares da Mattel passou a ser vendida sob a marca FISHER-PRICE. A preocupação da marca em aproximar cada vez mais a relação e os laços entre pais e filhos, gerando conhecimento para ambas as partes, pôde ser visto com a campanha publicitária, introduzida em 1998, que carregava o slogan “It’s a Great Age For Fisher-Price”. Em 2007 a marca viveu uma de suas maiores crises de imagem quando foi obrigada a fazer um enorme recall para milhões de brinquedos das linhas Dora the Explorer e Sesame Street, que possuíam substâncias tóxicas nas tintas de confecção. Apesar desse incidente, depois de reforçar o controle de qualidade na produção, especialmente nas fábricas asiáticas, a marca voltou a ganhar a confiança de pais e educadores. Um dos seus mais recentes sucesso é o BeatBo, um simpático boneco que adora fazer festa e dançar, bastando pressionar sua barriguinha ou qualquer um dos botões nos seus pés para ativar músicas divertidíssimas, aprender letras e movimentos de dança. Esse amiguinho do futuro ainda permite que a mamãe ou o bebê gravem suas frases. Além disso, através da música, ele ensina alfabeto, cores, números, causa e efeito e muito mais.
Hoje em dia a FISHER-PRICE é reconhecida como uma das marcas mais conceituadas na fabricação de brinquedos infantis e acessórios de puericultura, tendo como objetivo desenvolver produtos que ensinam divertindo, proporcionando alegria e encantamento de forma bastante criativa e segura. Ajudar os pais a colocar o recém-nascido para dormir. Incentivar o bebê a conseguir mais uma conquista. Testemunhar a maravilha de quando as crianças pequenas descobrem a magia do brincar. Ouvir uma criança na pré-escola imaginando novos mundos e explorando o cotidiano ao redor. Essa é a verdadeira missão da FISHER-PRICE.
A linha do tempo
1935
● Lançamento dos primeiros bonecos com personagens da Disney.
1938
● Lançamento do SNOOPY SNIFFER, um realístico cão farejador branco com pintas pretas, que ao ser puxado por uma corda abanava o rabo. O simpático cachorro se tornou um enorme sucesso e um dos mais populares brinquedos da história da empresa.
1950
● Lançamento da linha PLAY FAMILY (atualmente conhecida como LITTE PEOPLE), composta por pequenas figuras de bonecos e animais com kits temáticos que incluíam casas, fazendas, castelos, garagens e carros. O primeiro brinquedo da série foi um caminhão de bombeiros com bonecos e vários apetrechos. Inicialmente feitos em madeira, atualmente a linha é composta por uma infinidade de personagens confeccionados em plástico, além de acessórios como livros, CDs e DVDs que contam a história de cinco personagens: Eddie, Sarah Lynn, Maggie, Michael e Sonya Lee.
1957
● Lançamento do CORN POPPER, uma espécie de pipoqueira com rodinhas e bolinhas dentro de uma cúpula para ser empurrada pela criança.
● Lançamento do SNAP-LOCK BEADS, um brinquedo com peças coloridas encaixáveis que formavam uma minhoca.
● Lançamento do xilofone, um dos mais populares brinquedos da marca. O bastão estava ligado ao brinquedo, para que nunca fosse perdido. O brinquedo também possuía rodinhas, para que as crianças pudessem levar para onde quiserem. O brinquedo incentivava habilidades musicais e dava ao bebê um sentimento de realização ao tocar diferentes notas nas teclas coloridas e ouvir os sons correspondente.
1959
● Lançamento do SAFETY SCHOOL BUS (popular ônibus escolar amarelo com figuras de pessoas em madeira), um dos brinquedos de maior sucesso da FISHER-PRICE em todos os tempos.
1960
● Lançamento do ROCK-A-STACK, um brinquedo que consistia em uma base cônica que balançava e várias argolas coloridas para serem encaixadas. Desde seu lançamento o brinquedo já vendeu mais de 40 milhões de unidades.
1962
● Lançamento da BOSSY BELL, uma vaquinha colorida que ao ser puxada por uma corda balançava a cabeça e tocava um sino.
1963
● Lançamento do TALK BACK PHONE (atualmente conhecido como CHATTER TELEPHONE), que vendeu mais de 65 milhões de unidades ao longo dos anos. O pequeno telefone que possuía rodinhas e cordinhas para ser puxado fazia barulho a ser discado.
1974
● Lançamento de um castelo com um conjunto de 21 peças (personagens, cavalos e até carruagem) que permitia as crianças em idade pré-escolar darem vida as história de livros infantis.
● Lançamento de uma linha de bonecas.
1975
● Lançamento da linha ADVENTURE PEOPLE, composta por bonecos e apetrechos de heróis reais como mergulhadores, guardas florestais, astronautas, bombeiros e médicos.
1978
● Através de um acordo de licenciamento feito com a Jim Henson, a linha de personagens THE MUPPETS foi introduzida no mercado.
1979
● Lançamento da popular vitrolinha, introduzindo assim a ideia de produtos eletrônicos especialmente desenvolvidos para crianças.
1986
● Lançamento da PUFFALUMP, uma linha de animais extremamente fofinhos feitos com um tecido semelhante ao utilizado em pára-quedas.
1990
● Inspirado em um antigo cortador de grama movido a óleo foi introduzida no mercado uma versão realística que faz bolhas ao movimentá-lo, batizada de BUBBLE MOWER.
1991
● As populares figuras LITTLE PEOPLE começam uma moderna transformação que as deixa mais redondas, maiores e mais fáceis de segurar.
1994
● Aquisição da linha de brinquedos POWER WHEELS (produzido pela empresa Kransco), composta por miniaturas de carros com motores onde as crianças podem andar. Nas mãos da FISHER-PRICE, a linha ganhou novos modelos, inclusive réplicas de motocicletas Harley-Davidson, e se tornou um enorme sucesso.
● Lançamento de novas linhas de brinquedos como bonecas, jogos e brinquedos educativos eletrônicos.
1996
● Através de um acordo com a Compaq, a marca cria computadores especificamente desenvolvidos para crianças.
1997
● Lançamento da linha RESCUE HEROES, composta por pequenos bonecos articuláveis que representam equipes de resgates e seus equipamentos.
2002
● Lançamento da linha IMAGINEXT SYSTEMS, composta por bonecos e acessórios com dois diferentes temas: medieval (castelo, cavaleiros, dragões e cavalos) e cidade. Atualmente a linha conta com uma ampla variedade de temas como dinossauros e piratas, além de personagens famosos como Bob Sponja.
2003
● Lançamento do JUMPEROO, uma cadeira segura que permite que as crianças possam dar pequenos pulos com total segurança. Música, luzes e sons recompensam o bebê a cada pulo. Um assento dá acesso 360° ao bebê para brinquedos e atividades, incluindo uma cachoeira iluminada, giros, contas, rolo, mordedor e muitos mais.
● Lançamento da linha LAUGH & LEARN (Aprender e Brincar), combinando conceitos básicos de aprendizagem com diversão e temas familiares. O Cachorrinho (THE PUPPY), que responde aos toques do bebê (nas patas, barriga, orelhas e o coração que acendem) com falas engraçadas e canções, se transformou em um enorme sucesso e uma figura emblemática em 130 países e 37 idiomas.
2008
● Lançamento do famoso berço de balanço.
2011
● Lançamento da linha THOMAS & FRIENDS, brinquedos com o simpático trenzinho animados e seus amigos.
2013
● Lançamento de novos personagens multiculturais da linha LITTLE PEOPLE.
2014
● Lançamento da nova tecnologia SMART STAGES™, que transforma alguns brinquedos da linha APRENDER E BRINCAR de modo que eles vão mudando conforme os bebês crescem, se tornando mais complexos. Com músicas, sons e frases adequados a cada faixa etária, em diferentes níveis de brincadeira, esses brinquedos podem acompanhar o crescimento dos pequeninos.
Inovação
A FISHER-PRICE conta com um laboratório pioneiro no mundo, o Play Lab, um centro de desenvolvimento de produtos que funciona como laboratório de brincadeiras, inaugurado em 1961. Ali, os olhos atentos dos projetistas e especialistas em comportamento infantil (que incluem profissionais de saúde, psicólogos e pedagogos) analisam as reações das crianças frente aos novos itens. Somente após a aprovação dos “pequenos juízes” e dos profissionais, os brinquedos da marca entram na linha de produção. Anualmente, mais de 1.200 ideias são testadas; 1.500 pais participam de conversas, pesquisas, painéis e testes em casa; e 3.500 crianças testam os futuros brinquedos, além de 96 grupos de pais que se reúnem para avaliar produtos, compartilhar experiências e ajudar a melhorar os padrões de segurança. Até hoje, mais de um milhão de bebês e crianças já passaram pelo laboratório da FISHER-PRICE.
Os padrões de qualidade da FISHER-PRICE estabelecem que o brinquedo deva ser:
● Seguro, com pontas arredondadas, sem rebarbas e com material de altíssima qualidade
● Durável e muito divertido
● De fácil manipulação
● Adequado às habilidades de cada idade para que a criança se sinta atraída e tenha prazer ao brincar
● Capaz de despertar a curiosidade, estimular a criatividade e a imaginação
A FISHER-PRICE possui um amplo portfólio de marcas que contribuem de formas diferentes e ao mesmo tempo complementares para o desenvolvimento da criança:
Newborn Toys: mordedores, chocalhos e acessórios para carrinho e berço, com diferentes texturas, cores e sons. Estes produtos desenvolvem a visão, a audição e o tato.
Go Baby Go: produtos que visam o desenvolvimento motor do bebê, estimulando a força e o domínio dos músculos para o engatinhar e o andar.
Laugh & Learn: produtos com muitos recursos audiovisuais. A criança aprende as formas, cores, números, o alfabeto e muito mais, sempre de uma forma divertida.
Little People: linha formada por personagens e ambientes comuns ao dia-a-dia das crianças, que estimulam a criatividade por meio de situações que misturam fantasia e realidade.
Imaginext: desenvolvida para meninos com mais de três anos, a linha é composta por dinossauros e animais, estimulando os pequenos a desenvolverem sua criatividade.
Essas e outras linhas proporcionam aos pais um amplo leque de opções para que eles escolham os brinquedos mais adequados para a idade de seus filhos. A FISHER-PRICE também conta com a licença de marcas admiradas e conhecidas pelas crianças como o dinossauro Barney, os animados Backyardigans, os famosos personagens da Disney (como Mickey Mouse e Minnie), a curiosa Dora The Explorer e a divertida turma do trenzinho Thomas & Friends.
A evolução visual
O logotipo da marca FISHER-PRICE mudou consideravelmente ao longo dos anos, adquirindo uma imagem mais moderna. A primeira modificação ocorreu em 1956, quando o logotipo batizado de FP Smiles (nas cores azul e vermelho) foi apresentado. Este popular logotipo ganhou variações, como por exemplo, em 1957 onde as letras F e P foram colocadas dentro de círculos vermelho e azul com Fisher-Price Toys escrito logo abaixo. Em 1970 esse logotipo ganhou uma nova versão.
Depois de passar por mais uma remodelação radical em 1992, a atual identidade visual da marca foi adotada em 1994, com total predominância da cor vermelha.
Os slogans
Best possible start. (2015)
Joy of learning. (2012)
Play. Laugh. Grow. (2002)
It’s a Great Age For Fisher-Price. (1998)
Oh, the Possibilities. (1972)
Our work is child’s play.
Brincar. Rir. Crescer. (Brasil)
Juega. Ríe. Crece. (espanhol)
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1 de outubro de 1930
● Fundador: Herman Fisher, Irving Price, Margaret Price e Helen Schelle
● Sede mundial: East Aurora, New York, Estados Unidos
● Proprietário da marca: Fisher-Price, Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária da Mattel, Inc.)
● CEO: Christopher Sinclair
● Faturamento: US$ 1.9 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 145 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Brinquedos
● Principais produtos: Jogos e brinquedos educativos, carrinhos e bonecas
● Concorrentes diretos: Little Tikes, Chicco, Playskool, Tomy, Leap Frog e Lego
● Ícones: Os brinquedos educativos
● Slogan: Best possible start.
● Website: www.fisher-price.com/pt_BR/index.html
A marca no mundo
As vendas da FISHER-PRICE superam a cifra de US$ 1.9 bilhões anualmente, sendo a terceira marca mais valiosa da poderosa Mattel. Seus produtos, que incluem além de brinquedos (em 37 idiomas diferentes), babás eletrônicas, caldeirões, berços, cadeirinhas e balanços, são vendidos em mais de 145 países ao redor do mundo.
Você sabia?
● Em 1934, a mãe de Herman Fisher, um dos fundadores da empresa e que era professora, sugeriu que os brinquedos destinados ao desenvolvimento das crianças fossem chamados de “brinquedos pré-escolares”. Surgia assim o termo que designaria um segmento de produto.
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
Última atualização em 11/8/20116
Um comentário:
Olá,
Achei o blog muito interessante, com conteúdos realmente valiosíssimos. Procurei em vários sites, mas só encontrei aqui conteúdos relevantes sobre a Fisher-Price.
Obrigado.
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