28.7.06

FISHER-PRICE


Há mais de oito décadas seus educativos brinquedos são sinônimos de qualidade, confiança e durabilidade no aprendizado de crianças no mundo inteiro. Dificilmente uma criança passe sua infância sem ter contato com algum brinquedo da FISHER-PRICE. Brincar, rir, crescer e aprender. Com esses objetivos são desenvolvidas suas linhas de brinquedos, criando um conhecimento melhor dos pais em relação aos filhos, e transformando infâncias de milhões de crianças em momentos inesquecíveis. 

A história 
A marca surgiu no dia 1 de outubro de 1930 nos Estados Unidos, em meio ao período da Grande Depressão que assolava o país. Herman Guy Fisher, Irving Lanouette Price juntamente com sua mulher, a ilustradora infantil Margaret Price, e Hellen M. Schelle combinaram seus talentos e experiências na área para fundar a empresa, então com apenas 15 funcionários e localizada em East Aurora, uma pequena cidade perto de Buffalo, Nova York, depois de reconheceram as necessidades e potenciais do mercado para uma nova linha de brinquedos com alta qualidade. Os brinquedos eram feitos com materiais e substâncias não tóxicas, extremamente duráveis, possuíam grande qualidade e enorme variedade de cores. Os primeiros brinquedos da nova empresa foram Dr. Doodle (imagem abaixo) e Granny Doodle, pequenos patinhos de madeira com rodinhas e cordinha que ao serem puxados abriam o bico, vendido a menos de US$ 3 em 1931. A natureza caprichosa e surpresas mágicas já dos primeiros brinquedos rapidamente se tornaram a marca registrada da nova empresa. O primeiro carregamento de brinquedos da empresa foi entregue para a tradicional loja de departamento Macy’s.


O sucesso da linha de 16 brinquedos, composta por móveis para crianças e outros brinquedos feitos de madeira, foi consagrado quando os proprietários da empresa resolveram expô-los na feira American International Toy Fair na cidade de Nova York. Rapidamente eles se transformaram em um verdadeiro sucesso, principalmente por serem brinquedos que estimulavam a imaginação, que traziam algo novo, e que eram surpreendentes e engraçados. Na década de 1950, com a escassez de madeira em virtude do aumento da venda de casas no período pós-guerra e com a popularização do plástico, a empresa comprou a produtora de plástico Trimold, passando a confeccionar seus brinquedos com o material. O primeiro brinquedo produzido pela empresa feito de plástico foi Buzzy Bee, uma simpática abelhinha que ao ser puxada movia as antenas. No final desta década a FISHER-PRICE já produzia 39 brinquedos diferentes feitos de plástico.


No ano de 1961 a empresa foi pioneira ao inaugurar um Centro de Pesquisas Infantis, dedicado ao aprimoramento e desenvolvimento de seus brinquedos. A ideia por trás deste centro de pesquisa era muito simples: fazer com que as crianças pudessem brincar com os brinquedos em desenvolvimento, enquanto os engenheiros e designers observavam, para poder desenvolver e aperfeiçoar os brinquedos que iriam ser lançados ou os que já estavam no mercado. Desde sua criação a FISHER-PRICE desenvolveu, patenteou e produziu mais de 4.200 brinquedos para crianças recém nascidas e com até 5 anos de idade. Anualmente a empresa tem aproximadamente 6.500 ideias para fabricar novos brinquedos, porém somente entre 250 à 300 chegam a linha de produção e nas prateleiras das lojas. Em 1969 a marca foi comprada pela Quaker Oats Company (sim, a produtora de cereais), que expandiu sua capacidade de produção internacionalmente para o México, Bélgica, Inglaterra, além dos estados da Califórnia e Texas. A linha de brinquedos começou a ganhar diversidade em 1973 com o lançamento de itens desenvolvidos para bebês. Não demorou muito para alguns produtos dessa linha se tornassem os mais vendidos dos Estados Unidos e os preferidos dos pequeninos.


Três anos depois, a marca começou a promover seus produtos através de comerciais de televisão, inseridos nos intervalos de populares programas infantis. Em 1982 a empresa criou a divisão de brinquedos audiovisuais, responsável pelo lançamento de brinquedos como rádio AM/FM com microfone, gravador, vitrola e câmeras de gravar, com design especificamente criado para crianças. A popularidade da FISHER-PRICE nesta época estourou. Pouco tempo depois, em 1984, a FISHER-PRICE ingressou no segmento de puericultura com o lançamento de berços, cadeirões, cadeirinhas de balanço, entre outros itens. Depois de anos de forte crescimento, no mês de novembro de 1993, a empresa foi adquirida pela tradicional Mattel, tornando-se a maior produtora de brinquedos infantis e pré-escolares do mercado americano. Com grande poderio financeiro, a marca começou uma forte expansão de seus produtos internacionalmente.


Em 1997, toda a linha de brinquedos pré-escolares da Mattel passou a ser vendida sob a marca FISHER-PRICE. A preocupação da marca em aproximar cada vez mais a relação e os laços entre pais e filhos, gerando conhecimento para ambas as partes, pôde ser visto com a campanha publicitária, introduzida em 1998, que carregava o slogan “It’s a Great Age For Fisher-Price”. Em 2007 a marca viveu uma de suas maiores crises de imagem quando foi obrigada a fazer um enorme recall para milhões de brinquedos das linhas Dora the Explorer e Sesame Street, que possuíam substâncias tóxicas nas tintas de confecção. Apesar desse incidente, depois de reforçar o controle de qualidade na produção, especialmente nas fábricas asiáticas, a marca voltou a ganhar a confiança de pais e educadores. Um dos seus mais recentes sucesso é o BeatBo, um simpático boneco que adora fazer festa e dançar, bastando pressionar sua barriguinha ou qualquer um dos botões nos seus pés para ativar músicas divertidíssimas, aprender letras e movimentos de dança. Esse amiguinho do futuro ainda permite que a mamãe ou o bebê gravem suas frases. Além disso, através da música, ele ensina alfabeto, cores, números, causa e efeito e muito mais.


Hoje em dia a FISHER-PRICE é reconhecida como uma das marcas mais conceituadas na fabricação de brinquedos infantis e acessórios de puericultura, tendo como objetivo desenvolver produtos que ensinam divertindo, proporcionando alegria e encantamento de forma bastante criativa e segura. Ajudar os pais a colocar o recém-nascido para dormir. Incentivar o bebê a conseguir mais uma conquista. Testemunhar a maravilha de quando as crianças pequenas descobrem a magia do brincar. Ouvir uma criança na pré-escola imaginando novos mundos e explorando o cotidiano ao redor. Essa é a verdadeira missão da FISHER-PRICE.


A linha do tempo 
1935 
Lançamento dos primeiros bonecos com personagens da Disney
1938 
Lançamento do SNOOPY SNIFFER, um realístico cão farejador branco com pintas pretas, que ao ser puxado por uma corda abanava o rabo. O simpático cachorro se tornou um enorme sucesso e um dos mais populares brinquedos da história da empresa. 
1950 
Lançamento da linha PLAY FAMILY (atualmente conhecida como LITTE PEOPLE), composta por pequenas figuras de bonecos e animais com kits temáticos que incluíam casas, fazendas, castelos, garagens e carros. O primeiro brinquedo da série foi um caminhão de bombeiros com bonecos e vários apetrechos. Inicialmente feitos em madeira, atualmente a linha é composta por uma infinidade de personagens confeccionados em plástico, além de acessórios como livros, CDs e DVDs que contam a história de cinco personagens: Eddie, Sarah Lynn, Maggie, Michael e Sonya Lee. 
1957 
Lançamento do CORN POPPER, uma espécie de pipoqueira com rodinhas e bolinhas dentro de uma cúpula para ser empurrada pela criança. 
Lançamento do SNAP-LOCK BEADS, um brinquedo com peças coloridas encaixáveis que formavam uma minhoca. 
Lançamento do xilofone, um dos mais populares brinquedos da marca. O bastão estava ligado ao brinquedo, para que nunca fosse perdido. O brinquedo também possuía rodinhas, para que as crianças pudessem levar para onde quiserem. O brinquedo incentivava habilidades musicais e dava ao bebê um sentimento de realização ao tocar diferentes notas nas teclas coloridas e ouvir os sons correspondente. 
1959 
Lançamento do SAFETY SCHOOL BUS (popular ônibus escolar amarelo com figuras de pessoas em madeira), um dos brinquedos de maior sucesso da FISHER-PRICE em todos os tempos. 
1960 
Lançamento do ROCK-A-STACK, um brinquedo que consistia em uma base cônica que balançava e várias argolas coloridas para serem encaixadas. Desde seu lançamento o brinquedo já vendeu mais de 40 milhões de unidades. 
1962 
Lançamento da BOSSY BELL, uma vaquinha colorida que ao ser puxada por uma corda balançava a cabeça e tocava um sino. 
1963 
Lançamento do TALK BACK PHONE (atualmente conhecido como CHATTER TELEPHONE), que vendeu mais de 65 milhões de unidades ao longo dos anos. O pequeno telefone que possuía rodinhas e cordinhas para ser puxado fazia barulho a ser discado. 
1974 
Lançamento de um castelo com um conjunto de 21 peças (personagens, cavalos e até carruagem) que permitia as crianças em idade pré-escolar darem vida as história de livros infantis. 
Lançamento de uma linha de bonecas. 
1975 
Lançamento da linha ADVENTURE PEOPLE, composta por bonecos e apetrechos de heróis reais como mergulhadores, guardas florestais, astronautas, bombeiros e médicos. 
1978 
Através de um acordo de licenciamento feito com a Jim Henson, a linha de personagens THE MUPPETS foi introduzida no mercado. 
1979 
Lançamento da popular vitrolinha, introduzindo assim a ideia de produtos eletrônicos especialmente desenvolvidos para crianças. 
1986 
Lançamento da PUFFALUMP, uma linha de animais extremamente fofinhos feitos com um tecido semelhante ao utilizado em pára-quedas. 
1990 
Inspirado em um antigo cortador de grama movido a óleo foi introduzida no mercado uma versão realística que faz bolhas ao movimentá-lo, batizada de BUBBLE MOWER
1991 
As populares figuras LITTLE PEOPLE começam uma moderna transformação que as deixa mais redondas, maiores e mais fáceis de segurar. 
1994 
Aquisição da linha de brinquedos POWER WHEELS (produzido pela empresa Kransco), composta por miniaturas de carros com motores onde as crianças podem andar. Nas mãos da FISHER-PRICE, a linha ganhou novos modelos, inclusive réplicas de motocicletas Harley-Davidson, e se tornou um enorme sucesso. 
Lançamento de novas linhas de brinquedos como bonecas, jogos e brinquedos educativos eletrônicos. 
1996 
● Através de um acordo com a Compaq, a marca cria computadores especificamente desenvolvidos para crianças. 
1997 
Lançamento da linha RESCUE HEROES, composta por pequenos bonecos articuláveis que representam equipes de resgates e seus equipamentos. 
2002 
Lançamento da linha IMAGINEXT SYSTEMS, composta por bonecos e acessórios com dois diferentes temas: medieval (castelo, cavaleiros, dragões e cavalos) e cidade. Atualmente a linha conta com uma ampla variedade de temas como dinossauros e piratas, além de personagens famosos como Bob Sponja. 
2003 
Lançamento do JUMPEROO, uma cadeira segura que permite que as crianças possam dar pequenos pulos com total segurança. Música, luzes e sons recompensam o bebê a cada pulo. Um assento dá acesso 360° ao bebê para brinquedos e atividades, incluindo uma cachoeira iluminada, giros, contas, rolo, mordedor e muitos mais. 
Lançamento da linha LAUGH & LEARN (Aprender e Brincar), combinando conceitos básicos de aprendizagem com diversão e temas familiares. O Cachorrinho (THE PUPPY), que responde aos toques do bebê (nas patas, barriga, orelhas e o coração que acendem) com falas engraçadas e canções, se transformou em um enorme sucesso e uma figura emblemática em 130 países e 37 idiomas. 
2008 
Lançamento do famoso berço de balanço. 
2011 
Lançamento da linha THOMAS & FRIENDS, brinquedos com o simpático trenzinho animados e seus amigos. 
2013 
Lançamento de novos personagens multiculturais da linha LITTLE PEOPLE. 
2014 
Lançamento da nova tecnologia SMART STAGES™, que transforma alguns brinquedos da linha APRENDER E BRINCAR de modo que eles vão mudando conforme os bebês crescem, se tornando mais complexos. Com músicas, sons e frases adequados a cada faixa etária, em diferentes níveis de brincadeira, esses brinquedos podem acompanhar o crescimento dos pequeninos.


Inovação 
A FISHER-PRICE conta com um laboratório pioneiro no mundo, o Play Lab, um centro de desenvolvimento de produtos que funciona como laboratório de brincadeiras, inaugurado em 1961. Ali, os olhos atentos dos projetistas e especialistas em comportamento infantil (que incluem profissionais de saúde, psicólogos e pedagogos) analisam as reações das crianças frente aos novos itens. Somente após a aprovação dos “pequenos juízes” e dos profissionais, os brinquedos da marca entram na linha de produção. Anualmente, mais de 1.200 ideias são testadas; 1.500 pais participam de conversas, pesquisas, painéis e testes em casa; e 3.500 crianças testam os futuros brinquedos, além de 96 grupos de pais que se reúnem para avaliar produtos, compartilhar experiências e ajudar a melhorar os padrões de segurança. Até hoje, mais de um milhão de bebês e crianças já passaram pelo laboratório da FISHER-PRICE.


Os padrões de qualidade da FISHER-PRICE estabelecem que o brinquedo deva ser: 
● Seguro, com pontas arredondadas, sem rebarbas e com material de altíssima qualidade 
● Durável e muito divertido 
● De fácil manipulação 
● Adequado às habilidades de cada idade para que a criança se sinta atraída e tenha prazer ao brincar 
● Capaz de despertar a curiosidade, estimular a criatividade e a imaginação


A FISHER-PRICE possui um amplo portfólio de marcas que contribuem de formas diferentes e ao mesmo tempo complementares para o desenvolvimento da criança: 
Newborn Toys: mordedores, chocalhos e acessórios para carrinho e berço, com diferentes texturas, cores e sons. Estes produtos desenvolvem a visão, a audição e o tato. 
Go Baby Go: produtos que visam o desenvolvimento motor do bebê, estimulando a força e o domínio dos músculos para o engatinhar e o andar. 
Laugh & Learn: produtos com muitos recursos audiovisuais. A criança aprende as formas, cores, números, o alfabeto e muito mais, sempre de uma forma divertida. 
Little People: linha formada por personagens e ambientes comuns ao dia-a-dia das crianças, que estimulam a criatividade por meio de situações que misturam fantasia e realidade. 
Imaginext: desenvolvida para meninos com mais de três anos, a linha é composta por dinossauros e animais, estimulando os pequenos a desenvolverem sua criatividade.



Essas e outras linhas proporcionam aos pais um amplo leque de opções para que eles escolham os brinquedos mais adequados para a idade de seus filhos. A FISHER-PRICE também conta com a licença de marcas admiradas e conhecidas pelas crianças como o dinossauro Barney, os animados Backyardigans, os famosos personagens da Disney (como Mickey Mouse e Minnie), a curiosa Dora The Explorer e a divertida turma do trenzinho Thomas & Friends.


A evolução visual 
O logotipo da marca FISHER-PRICE mudou consideravelmente ao longo dos anos, adquirindo uma imagem mais moderna. A primeira modificação ocorreu em 1956, quando o logotipo batizado de FP Smiles (nas cores azul e vermelho) foi apresentado. Este popular logotipo ganhou variações, como por exemplo, em 1957 onde as letras F e P foram colocadas dentro de círculos vermelho e azul com Fisher-Price Toys escrito logo abaixo. Em 1970 esse logotipo ganhou uma nova versão.


Depois de passar por mais uma remodelação radical em 1992, a atual identidade visual da marca foi adotada em 1994, com total predominância da cor vermelha.


Os slogans 
Best possible start. (2015)
Joy of learning. (2012) 
Play. Laugh. Grow. (2002)
It’s a Great Age For Fisher-Price. (1998) 
Oh, the Possibilities. (1972) 
Our work is child’s play. 
Brincar. Rir. Crescer. (Brasil) 
Juega. Ríe. Crece. (espanhol)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1 de outubro de 1930 
● Fundador: Herman Fisher, Irving Price, Margaret Price e Helen Schelle 
● Sede mundial: East Aurora, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Fisher-Price, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Mattel, Inc.
● CEO: Christopher Sinclair 
● Faturamento: US$ 1.9 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 145 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Brinquedos 
● Principais produtos: Jogos e brinquedos educativos, carrinhos e bonecas 
● Concorrentes diretos: Little Tikes, Chicco, Playskool, Tomy, Leap Frog e Lego 
● Ícones: Os brinquedos educativos 
● Slogan: Best possible start. 

A marca no mundo 
As vendas da FISHER-PRICE superam a cifra de US$ 1.9 bilhões anualmente, sendo a terceira marca mais valiosa da poderosa Mattel. Seus produtos, que incluem além de brinquedos (em 37 idiomas diferentes), babás eletrônicas, caldeirões, berços, cadeirinhas e balanços, são vendidos em mais de 145 países ao redor do mundo. 

Você sabia? 
Em 1934, a mãe de Herman Fisher, um dos fundadores da empresa e que era professora, sugeriu que os brinquedos destinados ao desenvolvimento das crianças fossem chamados de “brinquedos pré-escolares”. Surgia assim o termo que designaria um segmento de produto. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 11/8/20116

Um comentário:

Larissa disse...

Olá,
Achei o blog muito interessante, com conteúdos realmente valiosíssimos. Procurei em vários sites, mas só encontrei aqui conteúdos relevantes sobre a Fisher-Price.
Obrigado.