28.7.06

FISHER-PRICE

Há décadas seus educativos brinquedos são sinônimos de qualidade, confiança e durabilidade no aprendizado de crianças no mundo inteiro. Dificilmente uma criança passe sua infância sem ter contato com algum brinquedo da FISHER-PRICE. Brincar, rir, crescer e aprender. Com esses objetivos são desenvolvidas suas linhas de brinquedos, criando um conhecimento melhor dos pais em relação aos filhos, e transformando infâncias de milhões de crianças em momentos inesquecíveis.

A história
A marca surgiu no dia 1 de outubro de 1930 nos Estados Unidos, em meio ao período da Grande Depressão que assolava o país. Herman G. Fisher e Irving L. Price juntamente com Hellen M. Schelle combinaram seus talentos e experiências para fundar a empresa depois de reconheceram as necessidades e potenciais do mercado para uma nova linha de brinquedos com alta qualidade. Os brinquedos eram feitos com materiais e substâncias não tóxicas, extremamente duráveis, possuíam grande qualidade e enorme variedade de cores. O primeiro brinquedo da empresa foi o Dr. Doodle, um pequeno patinho de madeira com rodinhas e cordinha que ao ser puxado abria o bico, vendido a menos de US$ 3 em 1931. A natureza caprichosa e surpresas mágicas já dos primeiros brinquedos rapidamente se tornaram a marca registrada da nova empresa. O sucesso da linha de 13 brinquedos, composta por móveis para crianças e outros brinquedos feitos de madeira, foi consagrado quando os proprietários da empresa resolveram expô-los na feira American International Toy Fair na cidade de Nova York. Rapidamente eles se transformaram em um verdadeiro sucesso. Na década de 50, com a popularização do plástico, a empresa comprou a produtora de plástico Trimold, passando a confeccionar seus brinquedos com o material. O primeiro brinquedo produzido pela empresa feito de plástico foi Buzzy Bee, uma simpática abelhinha. No final desta década a FISHER-PRICE já produzia 39 brinquedos diferentes feitos de plástico.


No ano de 1968 a empresa foi pioneira ao inaugurar um Centro de Pesquisas Infantis, dedicado ao aprimoramento e desenvolvimento de seus brinquedos. A idéia por trás deste centro de pesquisa era muito simples: fazer com que as crianças pudessem brincar com os novos lançamentos, enquanto os engenheiros e designers observavam, para poder desenvolver e aperfeiçoar os brinquedos que iriam ser lançados ou os que já estavam no mercado. Desde sua criação a FISHER-PRICE desenvolveu, patenteou e produziu mais de 4.100 brinquedos para crianças recém nascidas e com até 5 anos de idade. Anualmente a empresa tem aproximadamente 5 mil idéias para fabricar novos brinquedos, porém entre 125 à 150 chegam a linha de produção. No ano seguinte a marca foi comprada pela Quaker Oats Company, que expandiu sua capacidade de produção internacionalmente para o México, Bélgica, Inglaterra, além dos estados da Califórnia e Texas. A linha de brinquedos começou a ganhar diversidade em 1974 com o lançamento de linhas para crianças muito pequenas. Não demorou muito para alguns produtos dessa linha se tornassem os mais vendidos do país.


Dois anos depois, a marca começou a promover seus produtos através de comerciais de televisão, inseridos nos intervalos de populares programas infantis. Em 1982 a empresa criou a divisão de brinquedos audiovisuais, responsável pelo lançamento de brinquedos como rádio AM/FM com microfone, gravador e câmeras de gravar, com designer especificamente criado para crianças. A popularidade da FISHER-PRICE nesta época estourou. Depois de anos de forte crescimento, no mês de novembro de 1993 a empresa foi adquirida pela tradicional Mattel, tornando-se a maior produtora de brinquedos infantis e pré-escolares do mercado americano. Com grande poderio financeiro, a marca começou uma forte expansão de seus produtos internacionalmente.


Em 1997, toda a linha de brinquedos pré-escolares da Mattel passou a ser vendida sob a marca FISHER-PRICE. A preocupação da marca em aproximar cada vez mais a relação e os laços entre pais e filhos, gerando conhecimento para ambas as partes, pôde ser visto com a campanha publicitária, introduzida em 1998, que carregava o slogan “It’s a Great Age For Fisher-Price”. Em 2007 a marca viveu uma de suas maiores crises quando se foi obrigada a fazer um enorme recall para milhões de brinquedos das linhas Dora the Explorer e Sesame Street, que possuíam substâncias tóxicas nas tintas de confecção. Apesar desse incidente, depois de reforçar o controle de qualidade na produção, especialmente nas fábricas asiáticas, a marca voltou a ganhar a confiança de pais e educadores. Hoje em dia a FISHER-PRICE é reconhecida como uma das marcas mais conceituadas na fabricação de brinquedos e acessórios de puericultura para bebês, tendo como objetivo desenvolver produtos que ensinam divertindo, proporcionando alegria e encantamento de forma bastante criativa.


A linha do tempo
1935
Lançamento dos primeiros bonecos com personagens da Disney.
1950
Lançamento da linha PLAY FAMILY (atualmente conhecida como LITTE PEOPLE), composta por pequenas figuras de bonecos e animais com kits temáticos que incluíam casas, fazendas, garagens e carros. O primeiro brinquedo da série foi um caminhão de bombeiros com bonecos e vários apetrechos. Inicialmente feitos em madeira, atualmente a linha é composta por uma infinidade de personagens confeccionados em plástico, além de acessórios como livros, CDs e DVDs que contam a história de cinco personagens: Eddie, Sarah Lynn, Maggie, Michael e Sonya Lee.
1957
Lançamento do CORN POPPER, uma espécie de pipoqueira com rodinhas e bolinhas dentro de uma cúpula para ser empurrada pela criança.
1959
Lançamento do SAFETY SCHOOL BUS (popular ônibus escolar amarelo) da linha Play Family, um dos brinquedos de maior sucesso da FISHER-PRICE em todos os tempos.
1960
Lançamento do ROCK-A-STACK, um brinquedo que consistia em uma base e várias argolas para serem encaixadas. Desde seu lançamento o brinquedo já vendeu mais de 40 milhões de unidades.
1962
Lançamento do TALK BACK PHONE (atualmente conhecido como CHATTER TELEPHONE), que vendeu mais de 62 milhões de unidades ao longo dos anos. O pequeno telefone que possuía rodinhas e cordinhas para ser puxado fazia barulho a ser discado.
1974
Lançamento de uma linha de bonecas.
1975
Lançamento da linha ADVENTURE PEOPLE, composta por bonecos e apetrechos de heróis reais como mergulhadores, guardas florestais, astronautas, bombeiros e médicos.
1978
Através de um acordo de licenciamento feito com a Jim Henson, a linha de personagens THE MUPPETS foi introduzida no mercado.
1986
Lançamento da PUFFALUMP, uma linha de animais extremamente fofinhos feitos com um tecido semelhante ao utilizado em pára-quedas.
1994
Aquisição da linha de brinquedos POWER WHEELS (produzido pela empresa Kransco), composta por miniaturas de carros com motores. Nas mãos da FISHER-PRICE, a linha ganhou novos modelos, inclusive réplicas de motocicletas Harley-Davidson, e se tornou um enorme sucesso.
Lançamento de novas linhas de brinquedos como bonecas, jogos e brinquedos educativos eletrônicos.
1996
Através de um acordo com a Compaq, a marca cria computadores especificamente desenvolvidos para crianças.
1999
Lançamento da linha RESCUE HEROES, composta por pequenos bonecos que representam equipes de resgates e seus equipamentos.
2002
Lançamento da linha IMAGINEXT SYSTEMS, composta por bonecos e acessórios com dois diferentes temas: medieval (castelo, cavaleiros, dragões e cavalos) e cidade. Atualmente a linha conta com uma ampla variedade de temas como dinossauros e piratas.


Inovação
A FISHER-PRICE conta com um laboratório pioneiro no mundo, o Play Lab, um centro de desenvolvimento de produtos que funciona como laboratório de brincadeiras. Ali, os olhos atentos dos projetistas e especialistas em comportamento infantil (que incluem profissionais de saúde, psicólogos e pedagogos) analisam as reações das crianças frente aos novos itens. Somente após a aprovação dos “pequenos juízes” e dos profissionais, os brinquedos da marca entram na linha de produção. Os padrões de qualidade da FISHER-PRICE estabelecem que o brinquedo deva ser:
● Seguro, com pontas arredondadas, sem rebarbas e com material de altíssima qualidade;
● Durável e muito divertido;
● De fácil manipulação;
● Adequado às habilidades de cada idade para que a criança se sinta atraída e tenha prazer ao brincar;
● Capaz de despertar a curiosidade, estimular a criatividade e a imaginação.


A FISHER-PRICE possui um amplo portfólio de marcas que contribuem de formas diferentes e ao mesmo tempo complementares para o desenvolvimento da criança:
Newborn Toys: mordedores, chocalhos e acessórios para carrinho e berço, com diferentes texturas, cores e sons. Estes produtos desenvolvem a visão, a audição e o tato.
Go Baby Go: produtos que visam o desenvolvimento motor do bebê, estimulando a força e o domínio dos músculos para o engatinhar e o andar.
Laugh & Learn: produtos com muitos recursos audiovisuais. A criança aprende as formas, cores, números, o alfabeto e muito mais, sempre de uma forma divertida.
Little People: linha formada por personagens e ambientes comuns ao dia-a-dia das crianças, que estimulam a criatividade por meio de situações que misturam fantasia e realidade.
Imaginext: desenvolvida para meninos com mais de três anos, a linha é composta por dinossauros e animais, estimulando os pequenos a desenvolverem sua criatividade.


Essas e outras linhas proporcionam aos pais um amplo leque de opções para que eles escolham os brinquedos mais adequados para a idade de seus filhos. A FISHER-PRICE também conta com a licença de marcas admiradas e conhecidas pelas crianças como o dinossauro Barney, os animados Backyardigans, os famosos personagens da Disney, a curiosa Dora The Explorer e a turma do trenzinho Thomas & Friends.


A evolução visual
O logotipo da marca FISHER-PRICE mudou consideravelmente ao longo dos anos, adquirindo uma imagem mais moderna.


Os slogans
It’s a Great Age For Fisher-Price. (1998)
Play. Laugh. Grow.
Brincar. Rir. Crescer.
(Brasil)
Juega. Ríe. Crece. (espanhol)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação:
1 de outubro de 1930
● Fundador:
Herman Fisher, Irving Price e Helen Schelle
● Sede mundial:
East Aurora, New York
● Proprietário da marca:
Mattel, Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO: Robert A. Eckert
● Faturamento: US$ 2.3 bilhões (estimado)
● Lucro:
Não divulgado
● Presença global:
+ 150 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 5.500
● Segmento:
Brinquedos
● Principais produtos:
Jogos e brinquedos educativos, carrinhos e bonecas
● Principais concorrentes:
Little Tikes e Playskool
● Ícones:
Os brinquedos educativos
● Slogan:
Play. Laugh. Grow.
● Website: www.fisher-price.com

A marca no mundo
As vendas da empresa, somente nos Estados Unidos, superam a cifra de US$ 1 bilhão anualmente, sendo a terceira marca mais valiosa da poderosa Mattel. Seus produtos, que incluem além de brinquedos, babás eletrônicas, caldeirões, cadeirinhas e balanços, são vendidos em mais de 150 países ao redor do mundo.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 10/10/2011

Um comentário:

Larissa disse...

Olá,
Achei o blog muito interessante, com conteúdos realmente valiosíssimos. Procurei em vários sites, mas só encontrei aqui conteúdos relevantes sobre a Fisher-Price.
Obrigado.