27.7.06

Dr. OETKER


A QUALIDADE É A MELHOR RECEITA! É baseado neste slogan que a marca alemã Dr. Oetker oferece gelatinas, fermentos e massas para que milhões de pessoas possam saborear deliciosos bolos, gelatinas e pudins, fáceis de preparar e para todos os momentos do dia. Tudo assinado por uma autoridade que entende de receitas saborosas há mais de um século. Por isso, geração após geração os consumidores elegeram Dr. Oetker como produtos com excelente sabor, da mais alta qualidade e que garantem sempre que a receita vai funcionar. 

A história 
Tudo começou em 1891 com o Dr. August Oetker, um jovem farmacêutico residente na cidade de Bielefeld, localizada no norte da Alemanha. Ele foi o primeiro a desenvolver, nos quartos do fundo da sua modesta farmácia, e lançar no mercado o fermento em sachê, na medida exata para 500 gramas de farinha, a um preço bastante acessível às donas de casa e com a garantia do perfeito crescimento da massa de bolos e pães. Para tornar o produto conhecido do público, a empresa introduziu livros de receitas, anúncios em jornais e imprimiu sugestões de receitas nos rótulos, além de enviar para clientes potenciais receitas com uma amostra do fermento, aumentando assim o conhecimento e a forma de utilização do produto. Inicialmente o novo produto era divulgado pelo slogan: “Ein heller Kopf nimmt stets Oetker” (em português, “Mentes brilhantes sempre usam Oetker”). O fermento do Dr. Oetker rapidamente ajudou a tornar a panificação uma atividade frequente em cozinhas domésticas.


O sucesso foi tão grande que o até então farmacêutico teve que fechar sua farmácia em 1900 para se dedicar em tempo integral à edificação de seu império, que crescia como a fórmula de seu fermento. Com isso, a empresa inaugurou sua primeira fábrica, produzindo, a partir daí, em escala industrial. Nesse momento a marca Dr. Oetker foi registrada e o símbolo da “Cabeça Branca” garantia ao consumidor a qualidade superior de seus produtos. Nessa época a linha de produtos já era composta pelo tradicional fermento, açúcar de baunilha, gelatinas, essências, mistura em pó para sorvete e pudim instantâneo. Em 1906 a empresa já tinha vendido 50 milhões de pacotes de fermento. A partir deste momento, Dr. August começou a expandir os negócios internacionalmente, inaugurando a primeira subsidiária na Áustria em 1908.


A empresa continuou a se expandir mesmo após a morte do Dr. Oetker, em 10 de janeiro de 1918. Richard Kaselowsky, casado com a viúva do filho do fundador, que passou a controlar os negócios da família em 1920, aumentou a linha de produtos e ampliou as operações pela Europa para países como Holanda, Bélgica, França, Luxemburgo, Dinamarca, Noruega e Itália. Richard e toda sua família, que possuía forte ligação com os nazistas, morreram durante a Segunda Guerra Mundial, período no qual a Dr. Oetker fornecia mantimentos para o exército nazista e, em 1944, Rudolf August, neto do fundador da empresa e considerado o inventor dos famosos bolos instantâneos, que fariam um enorme sucesso quando lançados, assumiu o comando. A habilidade em inovar e introduzir novos produtos possibilitou um grande crescimento nos anos de 1950 e 1960. Neste período a Dr. Oetker experimentou uma forte expansão internacional. A empresa também ampliou suas atividades para outros segmentos: transportes marítimos (com a Hamburg Süd), bebidas (cervejas, champanhes, vinhos, vodcas e bebidas não alcoólicas) e setor financeiro.


A divisão de alimentos congelados foi inaugurada por meio da aquisição de uma empresa do segmento. Em uma época em que um número cada vez maior de freezers estava chegando aos lares, a Dr. Oetker lançou a primeira pizza congelada do mercado alemão em 1970. Atualmente a marca vende suas pizzas congeladas em mais de 30 países, sendo líder em mais de 10 deles. Pouco tempo depois, a empresa também ingressou no segmento de sobremesas refrigeradas. Na década de 1980 a quarta geração da família Oetker assumiu o comando da empresa e deu continuidade ao crescimento, com foco nos segmentos de alimentos, transportes e bebidas. Na década seguinte, após a queda do Muro de Berlim, a Dr. Oetker começou mais um período de expansão através de aquisições, especialmente nos países do leste europeu, ampliando ainda mais sua presença no continente. Nos últimos anos, a empresa alemã relançou em alguns mercados, especialmente na Índia, a submarca Dr. Oetker Fun Foods, composta por uma linha de maioneses e até manteiga de amendoim. Além disso, lançou novos produtos, como por exemplo, as misturas para bolos para fornos microondas. Mais recentemente no Brasil, em 2018, a marca lançou a linha de Bolos, Pão e Pizza Glúten Free (também são zero lactose, como opção para intolerantes, sensíveis ou alérgicos) e a linha de Sobremesas com Fibras, Frutas e Vegetais, com foco no bem-estar.


A marca alemã está sempre inovando através de seus produtos, quer sejam doces ou salgados, que fazem enorme sucesso em virtude do sabor irresistível. Com os produtos Dr.Oetker milhões de consumidores ganham tempo e economizam, sempre com a certeza de ter sucesso nos pratos mais deliciosos. Hoje o portfólio da empresa abrange 3.500 produtos, muitos dos quais servem de base no preparo de outros alimentos. Mas há também misturas prontas para bolos, tortas e pudins, müslis, cereais, iogurtes e toda uma série de pratos prontos congelados como pizzas e sobremesas, além de uma vasta gama de chás.


A qualidade 
Para garantir os altos padrões de qualidade e de segurança dos produtos Dr. Oetker, diversas medidas são tomadas no desenvolvimento, no processo de fabricação, nas embalagens, no transporte, bem como no preparo dos alimentos. Na fase do desenvolvimento dos produtos, os fornecedores de matéria-prima são criteriosamente selecionados e controlados, assim como as matérias-primas são rigorosamente analisadas. Também são executados diversos testes sensoriais, laboratoriais e de embalagens. Todos esses processos são realizados com o objetivo de fabricar produtos de acordo com as altas exigências de qualidade da empresa. A cozinha experimental da empresa, que funciona desde 1900, testa os produtos em condições domésticas normais, criando instruções de culinária e receitas desenvolvidas especialmente para garantir o sucesso e o sabor de suas receitas preferidas. Tudo de acordo com o lema da Dr. Oetker: “Qualidade é a melhor receita!”.


A evolução visual 
Fundada há mais de 100 anos a Dr. Oetker ficou conhecida pela Cabeça Branca presente em seu logotipo. A silhueta branca em um fundo vermelho é a representação de uma trabalhadora da empresa alemã. A funcionária - cujo nome ninguém sabe - foi vencedora de um concurso interno de beleza no começo do século XX. O prêmio era a reprodução da silhueta no logotipo da empresa. Durante anos ela foi símbolo de qualidade dos produtos comercializados pela empresa. Já o logotipo, passou por remodelações, como pode ser visto na imagem abaixo.


Já no Brasil a evolução visual também foi acentuada. Durante anos a marca era apenas identificada pelo símbolo da Cabeça Branca. Na década de 1980, no Brasil, a empresa passou a utilizar a marca OTKER nas embalagens de seus produtos, provavelmente para facilitar aos brasileiros a pronúncia do nome alemão, e o símbolo da “Cabeça Branca” foi diminuído. Somente a partir de 1996, a marca em uso passou a ser OETKER. Em 2001, a marca foi alinhada ao logotipo internacional do grupo Dr. Oetker.


Um dos principais produtos da marca, o fermento em pó, teve suas embalagens modificadas por várias vezes no decorrer dos anos, como pode ser conferido na imagem abaixo.


Os slogans 
Quality is the Best Recipe. 
With Dr. Oetker, there it becomes well. (1985) 
For all, wich cook with love. (1983) 
Dr. Oetker. So that it tastes. (1973) 
Modern deliciousnesses. (1970) 
An intelligent head takes Oetker. (1899) 
Qualidade é a melhor receita. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Fundação: 1891 
● Fundador: Dr. August Oetker 
● Sede mundial: Bielefeld, Alemanha 
● Proprietário da marca: Dr. Oetker GmbH 
● Capital aberto: Não (subsidiária Oetker Group) 
● Chairman & CEO: Richard Oetker 
● Faturamento: €3 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 15.000 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Fermentos, pudins, gelatinas, bolos, chás e pizzas congeladas 
● Concorrentes diretos: Royal, Fleischmann, Krusteaz, Betty Crocker, Pillsbury, Jell-O, Di Giorno, Lipton e Matte Leão 
● Ícones: “A cabeça branca” de seu logotipo 
● Slogan: Quality is the Best Recipe. 
● Website: www.oetker.com.br 

A marca no Brasil 
A Dr. Oetker chegou ao Brasil na década de 1930, primeiramente com o nome “Cabeça Branca”. Muitos consumidores brasileiros devem lembrar-se ainda dos tempos em que a cabeça branca sobre um fundo escuro oval era a única identificação para a empresa que fabricava, entre outros produtos, o açúcar cristalizado em sachê ou o fermento em pó. Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa adotou o nome de Walter Husmann. No decorrer dos anos, a Dr. Oetker, passou a comercializar, além do tradicional fermento, gelatinas, sobremesas, essências, confeitos, chás, snacks (amendoim e castanha de caju), misturas para bolos e tortas, além da tradicional linha Pizza Ristorante, que trazia as delícias da culinária italiana em sabores irresistíveis como calabresa, mussarela, pepperoni, frango e queijo, vegetais e quatro queijos. Nos últimos anos a marca lançou novas linhas como produtos de caneca (misturas em pó para salgados, bolos, pudins e docinhos), amido de milho, coco ralado, chocolate em pó, misturas em pó para panquecas, muffins e sorvetes e coberturas (para bolos e sorvetes).


A marca no mundo 
A Dr. Oetker, cujo faturamento anual estimado da divisão de alimentos é de €3 bilhões, está presente em inúmeros países da Europa, tanto no ocidente como no leste, bem como nos Estados Unidos e Canadá, além da América do Sul, África, Ásia e Austrália, empregando ao todo 15.000 funcionários. Somente na Alemanha, a empresa emprega mais de três mil pessoas. A empresa tem fábricas na Alemanha, Canadá, Estados Unidos, México, Brasil, Tunísia, África do Sul, Índia, China, Malásia e Austrália. Até hoje, o segmento de panificação é, ao lado de produtos de sobremesa e pizzas, um dos mais importantes setores de negócio da empresa, dirigida atualmente pelo bisneto do fundador. Na Alemanha, de cada 100 pessoas, 96 conhecem a marca Dr. Oetker. 

Você sabia? 
Além do sucesso de seus produtos alimentícios, a Dr. Oetker percebeu que poderia utilizar a força de sua marca para artigos e utensílios de cozinha ao oferecer formas, assadeiras, facas e espátulas, nos mais variados formatos e “desenhos”, tornando assim preparo muito mais seguro e a apresentação diferenciada. Toda essa linha é produzida sob um acordo de licença com outras empresas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 10/5/2018

2 comentários:

Anônimo disse...

Esta marca é sinonimo de qualidade, mesmo!

Além dos produtos que eu consumo - sobremesas - gelatinas, brigadeirão e maria mole, tem os chás, muito melhores do que da concorrência.

Eles estão com uma promoção muito legal, animada, bem inovadora! É da ZOOBREMESAS, das mochilinhas, muito bacana!

Minha filha já conseguiu uma mochilinha de jacaré, uma fofura.

Darcilene Batista disse...

Descobri o marca Dr.Oetker atrves dos chas, são ótimos,gosto principalmente de Doces Sonhos,pois faço tratamento para depressão e ainda faço o uso deste cha a noite,durmo sem problemas.
Deveria ter mais propagandas a respeito destes cha, poi ja tomei varios, e sao deliciosos e realmente fazem o que dizem, se é horade relaxar ou hora de acordar.
Boa tarde.