25.7.06

DENTYNE


DENTYNE é o chiclete perfeito para quem procura um hálito sempre fresco e uma boca limpa, tornando-a confiante na hora de beijar e principalmente no hábito de falar pertinho. Mascando DENTYNE, ficar cara a cara ou de rostinho colado deixou de ser um pesadelo para milhões de pessoas no mundo. 

A história 
O tradicional chiclete foi desenvolvido em 1899 quando seu criador, Franklin V. Canning, um jovem farmacêutico e dentista em Nova York, decidiu formular uma goma de mascar que promovesse a limpeza bucal e prevenisse as cáries. O resultado foi o surgimento do DENTYNE, uma contração das palavras “Dental e Hygiene” (Dental e Higiene, em inglês), principal característica do produto. O sabor original, Cinnamon (canela), continha óleo de Cássia, conhecido pelo seu alto poder antisséptico. O novo chiclete foi o primeiro a conter corantes rosas, disponível em pequenos tabletes. O produto carregava em suas embalagens a frase “To prevent decay, To sweeten the breath, To keep teeth white” (em português, “Para prevenir cáries, Para um hálito fresco, e Para manter os dentes brancos”) e foi inicialmente promovido no mercado com o slogan “The Gum That Cleans The Teeth” (“O chiclete que limpa os dentes”).


O sucesso dos chicletes DENTYNE chamou a atenção da empresa American Chicle Company (mais tarde conhecida como Adams Gum Company), que acabou comprando a marca em 1916. Somente em 1956, DENTYNE introduziu sua primeira campanha publicitária, que posicionava o chiclete como “brushes your breath” (algo como “escova seu hálito”), promovendo uma limpeza bucal com um final refrescante de canela. Durante as próximas décadas essa campanha foi responsável por tornar a marca DENTYNE líder no mercado americano em sua categoria. No final da década de 1980, em 1989, a marca introduziu no mercado a versão do tradicional chiclete sem açúcar (SUGARFREE DENTYNE).


Porém, a maior inovação da marca seria introduzida somente em 1997, quando foi lançado no mercado canadense o DENTYNE ICE, um chiclete em formato de pastilha com sabor mais intenso e refrescante, que rapidamente se tornou um grande sucesso, especialmente por seu slogan “Nothing’s Colder Than Ice” (algo como “Nada é mais fresco que o gelo”). Uma das maiores razões para o rápido sucesso do novo produto foi o comercial denominado de “That first kiss”, que passava um conceito de confiança em relação ao hálito. Subsequente ao seu lançamento no Canadá, o produto foi introduzido no mercado americano e grego, também com grande sucesso. Atualmente o DENTYNE ICE representa mais de 60% das vendas da marca, tendo o público mais jovem como seus fiéis consumidores.


Em 2003 a marca foi adquirida pela empresa inglesa Cadbury. Nos anos seguintes novos produtos foram adicionados ao portfólio da marca como DENTYNE FIRE (um chiclete extremamente refrescante com sabor forte de canela lançado em 2003); DENTYNE TANGO (chiclete com sabor intenso de frutas direcionado para um público adulto), introduzido em 2004; DENTYNE FIRE SOFT CHEW (o chiclete original na versão sem açúcar), introduzido em 2005; DENTYNE BLAST/SPLASH, (pastilhas de chicletes com recheio líquido nos sabores Winter Chill e Cool Lime), lançado em 2007; DENTYNE MINTS, pequenas pastilhas nas versões ICE (menta) e FIRE (canela) vendidas em modernas e práticas latinhas; DENTYNE PURE (2010), um chiclete que neutraliza os maus odores causados pelos alimentos e bactérias; e DENTYNE SHINE (com função clareadora dos dentes).


Recentemente a marca DENTYNE inovou em sua comunicação ao lançar um site que literalmente “desligava” a página após três minutos, aconselhando as pessoas a deixarem de lado suas vidas completamente conectadas à rede e curtir uma relação mais humana. O site fazia parte da campanha “Make Face Time” (algo como “converse em pessoa”), onde peças e anúncios brincavam com as mensagens que costumamos ver na internet, mas utilizava fotos de pessoas interagindo fisicamente (como cidadãos felizes se abraçando e beijando, com hálitos supostamente refrescados por DENTYNE). Segundo a marca, três minutos era tempo suficiente para o internauta ver o conteúdo de sua página na internet. A campanha serviu para o relançamento da linha DENTYNE ICE e DENTYNE FIRE, com novos produtos (textura e sabor melhorados), embalagens (completamente redesenhadas), nomes atualizados e um novo logotipo (com uma nova imagem de cubos de gelo). A marca também se notabilizou por utilizar em suas campanhas publicitárias inúmeras celebridades como Marcia Cross (da série “Desperate Housewives”), Rob Morrow (da série “Numbers”), Kelly McGillis (Top Gun) e Johnny Knoxville (que participou de “Jackass” e do filme Dukes of Hazzard).


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas alterações ao longo dos tempos. Em 2003 a marca introduziu um novo logotipo, que passou a conter a imagem de um pequeno cubo de gelo como símbolo.


Depois de passar por mais uma remodelação, onde o logotipo ganhou uma leve inclinação, recentemente a marca apresentou uma identidade visual completamente renovada e moderna.


Os slogans 
Flaunt Your Breath. (2016) 
Your Breath’s friend. (2013) 
Practice safe breath. (2010) 
Make Face Time. (2008) 
Icy fresh breath changes everything. (2007) 
Get smooth, go bold. (2005) 
Just brushed freshness. 
Cleans your teeth while it cleans your breath. 
The Gum That Cleans The Teeth. (1899)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1899 
● Criador: Frankling V. Canning 
● Sede mundial: Deerfield, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Mondelēz International, Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Irene Rosenfeld 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Maiores mercados: Estados Unidos e Canadá 
● Segmento: Confeitos 
● Principais produtos: Chicletes e pastilhas 
● Concorrentes diretos: Double Mint, Wrigley’s Extra, Eclipse, Orbit, Certs e Mentos 
● Slogan: Flaunt Your Breath. 
● Website: www.dentyne.com 

A marca no mundo 
Os chicletes DENTYNE, que hoje fazem parte da Mondelēz International, são comercializados em mais de 50 países ao redor do mundo, disponíveis em inúmeros sabores como o tradicional Cinnamon (canela), Peppermint, Spearmint, Vanilla Chill e Cool Lime. A marca já esteve à venda no mercado brasileiro durante as décadas de 1980 e 1990. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 7/7/2016

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