25.7.06

CLUB SOCIAL


CLUB SOCIAL é definitivamente um biscoito democrático. Afinal é possível, e muito comum, vê-lo tanto dentro de lancheiras escolares, mochilas de esportistas, bolsas de madames, e também de pessoas simples, quanto nas pastas de executivos. O biscoito, prático e conveniente, virou uma febre entre os consumidores. O sucesso é facilmente explicável: CLUB SOCIAL quase inventou uma nova categoria de biscoitos que reúne sabor, preço acessível e uma embalagem diferenciada (prática, individual, fácil de carregar, que garante um biscoito sempre fresco para ser consumido nas mais diversas ocasiões). São diversos sabores inconfundíveis e perfeitos para detonar a fome a qualquer momento. 

A história 
A popular marca CLUB SOCIAL surgiu no ano de 1963 na Venezuela, desenvolvida e introduzida no mercado pela divisão local da americana Nabisco (conheça essa história aqui), sendo o primeiro biscoito salgado comercializado em embalagem simples (conhecida como single pack) contendo três unidades. Conquistar o mercado de consumo fora do lar também orientou a chegada do CLUB SOCIAL na categoria de biscoitos - 80% deles eram apreciados em casa. A subsidiária brasileira descobriu no portfólio mundial da empresa a marca, e apostou na apresentação de embalagens individuais com três unidades, investindo R$ 11 milhões para o lançamento do produto no país. O biscoito, com um toque levemente salgado e amanteigado e ainda importado da Venezuela na época, foi introduzido no mercado brasileiro no mês de fevereiro de 2000 nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo.
   

A Nabisco levou um susto. Sabia do potencial de seu biscoito salgado CLUB SOCIAL, mas não imaginava que o produto virasse uma verdadeira febre de consumo entre os brasileiros, principalmente jovens, em tão pouco tempo. A empresa viu as prateleiras se esvaziarem e o consumidor ficar “na mão e literalmente com água na boca”. Em maio o biscoito se esgotou e um mês depois a empresa só conseguiu atender a 60% da demanda. Teve que fazer às pressas um comercial na televisão desculpando-se pela falha logística. Mas foi uma doce falha. A partir daí, o biscoitinho quebrou padrões dentro da empresa. A Nabisco antecipou em um mês a nacionalização do CLUB SOCIAL. Também ampliou a fábrica de Piracicaba (interior de São Paulo), remanejando a produção de cream cracker e deixando uma linha exclusiva para atender a alta demanda por CLUB SOCIAL. Em poucos meses no mercado o biscoito conseguiu alcançar o posto de número dois no portfólio da empresa, atrás apenas da linha Trakinas (conheça essa outra história aqui), de bolachas doces recheadas voltadas para o público infantil.
   

Com a compra da empresa pela gigante americana Kraft Foods (saiba mais aqui), o produto começou a ser distribuído em outras regiões do país. No ano seguinte foi introduzido na região sul. A partir daí, com a força da gigante americana a marca começou a introduzir novidades e inúmeras versões no mercado, como por exemplo, o inconfundível fitilho vermelho para facilitar a abertura da embalagem (2002); a versão integral do biscoito, rico em fibras (2003); o biscoito em sua versão doce nos sabores Mel e Cereal e Frutas Vermelhas (2005); e a versão MINI CLUB SOCIAL, opção do biscoito em tamanho 9 vezes menor que o tradicional, nos sabores original e pizza (2006).
   

E as novidades não pararam por aí. Em 2007 surgiu a versão com 0% de gordura trans; ocorreu o fortalecimento de toda linha com adição de vitaminas B1, B2 e B3, e cálcio; e o lançamento de novos sabores como Pizza, Ervas Finas e Peito de Peru. Ainda neste ano, o sabor presunto da versão MINI CLUB SOCIAL estreou no mercado; e, em 2008, o CLUB SOCIAL nos sabores queijo e presunto. A diversificação da linha de produtos impulsionou ainda mais o consumo de CLUB SOCIAL, especialmente entre os jovens.
   

Outras novidades que estrearam nacionalmente em 2009 foram os sabores Bacon e Salsa com Cebola, além das versões recheadas, nos sabores Queijo com Cebola e Queijo com Tomate e Manjericão, depois do sucesso de seu lançamento na região sul do Brasil em setembro de 2008. Essa versão era a combinação de duas lâminas do tradicional biscoito com um recheio salgado e, que nos anos seguintes, ganharia novos sabores como queijo provolone (2010), nacho (2011) e pizza (2012).
  

Em 2015, a marca ampliou as opções de sabores da linha integral com o lançamento das versões Azeite & Manjericão e Salsa & Cebolinha. A nova linha, batizada de “Temperos da Horta”, chegava para complementar o portfólio de itens integrais da marca, que era formado pelas variantes Tradicional, Trigo, Aveia e Centeio, Flocos de Arroz e Gergelim. No ano seguinte, CLUB SOCIAL também lançou um novo formato: além das embalagens de 24 gramas, apresentou os invólucros de 96 gramas, com quatro unidades de 24 gramas cada.
   

Em 2017, a marca lançou a linha CLUB SOCIAL CROSTINI, que chegou ao mercado em três sabores: Original, Tomate Seco & Salsinha e Queijo Parmesão & Vegetais. A versão integral seria lançada em 2018. A nova linha, maior investimento de ampliação de portfólio da marca dos últimos anos, buscava fortalecer a conexão com consumidores que procuravam opções mais leves, sem abrir mão do sabor e da textura extra crocante do biscoito que levava pedacinhos de ingredientes selecionados. Além disso, desde o início do ano, acompanhando as tendências do segmento bem-estar, a marca investiu na melhoria nutricional da linha de integrais que passou a ser feita com duas vezes mais cereais integrais e em novos sabores: 5 Cereais e Cebolinha.
   

Em 2019, a marca resolveu lançar uma nova receita para o seu principal produto, a versão Original, com embalagem mais moderna e com nova fórmula, agora mais crocante. Além disso, CLUB SOCIAL resolveu se apropriar do momento da fominha, mostrando que é o aliado perfeito para o dia a dia, através do seu novo posicionamento “Continue sem Parar”, que incentiva os consumidores a não deixarem passar em branco nenhum momento relevante quando a fominha chega. A CLUB SOCIAL, marca pioneira no segmento de biscoitos portáteis e parceira ideal para matar a fominha, resolveu atender aos pedidos dos consumidores e, em 2020, passou a comercializar seu icônico biscoito em embalagem individual.
   

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por grandes alterações ao longo dos anos. Em meados dos anos 2000, a identidade visual da marca passou por uma reformulação, apresentando seu novo logotipo, que apesar de manter o tradicional formato oval, ganhou uma inclinação e tipografia da letra mais moderna, adquirindo assim uma imagem muito mais impactante. A terceira reformulação de sua identidade visual aconteceu em 2016 com mudanças radicais: novo formato quadrado (em detrimento do tradicional oval), nova tipografia de letra (incluindo o pingo da letra “i” no formato do biscoito) e novas cores. Em 2020, a marca modernizou seu logotipo, que apesar de manter o formato anterior, ganhou detalhes nas bordas (imitando os biscoitos) e uma nova tipografia de letra.
  

Os slogans 
Partiu pra não parar. (2020) 
Continue Sem Parar. (2019) 
Tire a fome do caminho e bem-vindo à Possibilândia. (2014) 
Para quem tem fome de algo mais. (2013) 
Inconfundível. (2009) 
Leve o dia numa boa. (2004) 
Legal de levar. (2000)
  

Dados corporativos 
● Origem: Venezuela 
● Lançamento: 1963 
● Criador: Nabisco (divisão venezuelana) 
● Sede mundial: Chicago, Illinois, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Mondelēz International Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Dirk Van de Put 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 20 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Biscoitos 
● Concorrentes diretos: Tostines, Bauducco, Kellogg’s, Nesfit, Adria, eQlibri, Marilan, Piraquê e Vitarella 
● Ícones: A embalagem individual 
● Slogan: Partiu pra não parar. 

A marca no mundo 
A marca tem como principais mercados o Brasil, a região do Caribe, América Central, Colômbia, Equador, Peru e Venezuela. Hoje em dia CLUB SOCIAL é a marca líder no mercado brasileiro de salgados (que inclui cream cracker e aperitivos) com 50% de participação em volume, segundo dados ACNielsen, e está presente em mais de 30 milhões de lares brasileiros. São diversos sabores incrivelmente deliciosos, alguns integrais, outros recheados. 

Você sabia? 
A linha de sabores da marca representa mais de 30% do consumo do biscoito e a linha de recheados a 12% do faturamento total. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Época Negócios, Exame e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 19/8/2021 

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13 comentários:

Anônimo disse...

Meu nome é Carla Barbosa e sou fã da bolacha club social e adoro todos os sabores e tive uma ideia.
Porque voçês nao fazem o saBOR DE SALAME.Amassa gostosa da bolacha c/ pedacinhos de salame tenho certeza que sera um sucesso.
Me mande resposta no meu email
Carla_pink_star@hotmail.com.
Obrigada!!!!!!!!

Anônimo disse...

Adoro essa bolacha, principalmente aquela que vocês retiraram do mercado (mel e cereais) náo sei porquê, já que todo mundo parecia gostar deste sabor. Aqui na minha cidade todos estáo sentindo falta dela no supermercado e náo encontramos mais em nenhum local para comprar. Por favor, continuem a fabricar desta de mel e cereais, ela é uma delíciaaa!!! Obrigada pela atençáo e aguardo a resposta positiva de vocês

tamara disse...

a bolacha chub social e uma delicia eu adorei eu recomendo e a melhor bolacha de sal quel ja comi minha mae comprou a original e veio gratis tres pacotinhos do novo sabor presunto aquela bolacha e uma delicia um beijo para todos que trabalhao nesa empresa que e um show (pesoal me add sonam no orkut e nataliacristinne@hotmail.com)

Anônimo disse...

Carla e demais pessoas que comentaram...vcs estão brincando não é? Em primeiro lugar esse site não fabrica o biscoito, então nem adianta sugerir sabores por este canal.
Segundo,como que vc sugere um biscoito sabor salame e fala que vai ser um sucesso? hahahah baseado em que? no SEU gosto???kkkkkk
As empresas donas do Club Social (e qualquer outra empresa grande e que tenha pelo menos um administrador)nãolançam produtos assim...do nada! Antes de alterar ou aperfeiçoar seus produtos as empresas fazem uma extensa pesquisa de mercado, para analisar tendencias, gerar números, saber se o negócio tem chance de vingar ou nao! E nao baseados no gosto de uma pessoa or SALAME! hahaah
desculpe, nao estou sendo grosso...mas é pq ri mto quando li seu post !!!

Anônimo disse...

Não estamos interessado em ver alguém que, infelizmente, não respeita a opinião alheia. Toda e quaisquer ideia é e será bem vinda; se a pessoa não gostou fazer o favor de não tecer comentarios negativos e indiretos. Ademais, foi muito grosso. sim, e mal educado, repeitando o principio da dignidade humanda, art 1º, III da Constituição da República Federativa do Brasil. Para a postagem de SALAME, manifesto o meu voto de apreciação, pela excelente ideia.

Lu França disse...

Gostaria de sugerir que criassem um recheio para o biscoito social club integral pois todos os recheios são deliciosos então porque não criar um sabor saudavel tipo "ricota com tomate seco" nós que apreciamos o integral teriamos mais uma opção.

Lú França.

Anônimo disse...

O 1º anonimo so quiz dizer q esse nao é o site da empresa e nao adianta sugerir sabor nenhum pois a empresa nao vai ler isso nunca(qualquer idiota sabe disso)

Anônimo disse...

O anonimo 3 (tirando a tamara)tem razão que a empresa não vai ver o comentario da carla, mas ela esta com quase toda a razão pois esta só SUGERINDO um sabor e ela sabe que aqui não é fabricado a bolacha!!!
Salame seria um ótimo sabor ;D

Anônimo disse...

Porque nao tem nos Estados Unidos?

Anônimo disse...

Boa Tarde Informo que o sabor salame está em estudos.Os melhores produtos são advindos de gostos de pessoas que degustam imumeros produtos caseiros e que entram em linha de produção.As melhores idéias são consideradas ridículas a principio, e até o gênio Einstein foi considerado uma pessoa não certa e com problemas mentais.Parabens pela simplicidade e clareza de sua sugestão.

Anônimo disse...

muitas informacoes uteis

(49) 99942-9338 disse...

Ola, tudo certo, gostaria de saber o processo logistico da Clube Social, nao encontrei em lugar algum. Estou fazendo um trabalho escolar sobre essa marca e precisa do processo logistico mas eu nao acho, se alguem souber por favor me avisa preciso com urgencia. Obrigado

Anônimo disse...

Sou fã do clube social e queria muito que voltasse a promoção de 2010 das latinhas para guardar o biscoito. Facilita na hora de levar o lanche na bolsa para não quebrar o biscoito além de serem muito fofas.