17.7.06

BREITLING

Marcante no mundo da moda e altamente preciso: estes são alguns dos adjetivos que se usam para descrever um relógio de pulso BREITLING. De fato, a marca é tão respeitada que seus cronógrafos de precisão adornam os braços de pilotos das forças aéreas de diversos países como, por exemplo, Inglaterra, Itália e Suíça, além de exploradores e aventureiros ao redor do mundo. Mais de uma década após a sua fundação é uma das mais conhecidas marcas de relógios de luxo do mundo.

A história
A saga começou em 1884, na cidade montanhosa suíça de St-Imier, quando o jovem Leon Breitling, então com apenas 24 anos de idade, abriu um pequeno atelier especializado na fabricação de cronógrafos e medidores de alta precisão para uso científico e industrial. Como a estratégia de produzir relógios com alta qualidade técnica, aos poucos foi dando certo, em 1892 o jovem relojoeiro realocou a fábrica para a vila suíça de La Chaux-de-Fonds, centro da indústria de relógios suíços na época, e começou a se especializar na produção de cronógrafos. Nesta época a empresa adotou uma nova insígnia: G. Léon Breitling S.A. Montbrillant Watch Manufactory. Durante a Primeira Guerra Mundial em 1914, o filho do fundador, Gaston, assumiu o comando da empresa após a morte de seu pai e iniciou a produção de relógios de pulso, ao conceber o primeiro cronógrafo com ponteiros centrais e contador de 30 minutos. Este é também o primeiro instrumento criado pela empresa que se destinava a equipar os pilotos do exército em guerra. Em 1923 foi a vez da marca criar o primeiro cronógrafo com botões independentes, diferente dos anteriores, que utilizavam a coroa como botão. Willy Breitling, filho de Gaston, assumiu o comando da empresa em 1932. Pouco depois, em 1934, a BREITLING introduziu uma importante inovação: um segundo botão de reinício que permitia a medição de vários períodos curtos sucessivos, tecnologia que é utilizada até hoje nas configurações dos equipamentos contemporâneos. Dois anos mais tarde, a BREITLING tornou-se fornecedora oficial da Royal Air Force, a conhecida força aérea britânica, garantindo assim ainda mais prestígio para a marca. A partir dessa data tem início uma longa cooperação com a aviação internacional.


Na época, a produção de cronógrafos era, em grande parte, incrementada pelo mercado militar que procurava relógios de pulso extremamente confiáveis e com funções de cronógrafos. A BREITLING fabricou um dos primeiros cronógrafos produzidos em série, o “Premier”. Na década de 40 a empresa aumentou seu leque de clientes profissionais e passou a fornecer seus produtos a Forças Armadas Americanas. Com a BREITLING rapidamente se tornando a principal escolha de pilotos mundo afora, não foi surpresa quando a Associação de Pilotos e Donos de Aviões nomeou uma de suas recém lançadas versões como seu relógio oficial. O modelo ganhou ainda mais fama quando foi lançado no mercado de varejo com o nome de NAVITIMER. Ainda nos anos 50, a BREITLING já fornecia os indicadores de bordo às principais companhias aéreas internacionais. Foram seus relógios e cronógrafos que garantiram maior segurança aos pilotos com informações precisas e práticas, como condições de altitude, profundidade e direção. O ano de 1965 foi extremamente rico em avanços tecnológicos. Dá-se um dos mais representativos avanços tecnológicos da indústria relojoaria Suíça: a invenção do cronógrafo com movimento automático. Este grande passo foi dado pela BREITLING em parceria com a Buren e Heuer-Leonidas.


Como muitas das empresas relojoeiras suíças, a BREITLING foi duramente atingida pela revolução do quartzo, e, em 1979, o antigo piloto e engenheiro eletrônico Ernest Schneider foi contratado para o cargo de CEO, tendo como principal objetivo tentar criar uma estratégia de recuperação da imagem dos relógios mecânicos frente à ameaça do quartzo que se instalara naquele período. Inteligentemente conduziu uma campanha publicitária criada para influenciar o desejo das pessoas por relógios de tamanho grande, isto é, tamanhos bem acima da média, e com isso neutralizar um pouco os relógios de quartzo (geralmente relógios pequenos e finos). A campanha foi de um enorme sucesso, causando um renovado interesse no uso de relógios mecânicos. Juntamente com François Thibaud construiu uma nova fábrica, localizada em Grenchen, com o objetivo de conhecer as necessidades da indústria que pretendiam conquistar: a aeronáutica.


Durante a década de 80 a marca realizou dois projetos que foram a concretização das idéias de Schneider: os relógios “CHRONOMAT” (1984) e “AEROSPACE” (1985). Ambos com um grande sucesso comercial nos principais mercados do mundo. O primeiro foi construído em cooperação com a força aérea italiana, e rapidamente se tornou um “best-seller” da marca. O segundo foi concebido em titânio e introduziu multifunções em um cronógrafo eletrônico. No final desta década, o relógio de pulso BREITLING, com sua grande caixa e seu aro peculiar, era um símbolo reconhecível de status ao redor do mundo e largamente copiado por outras empresas, colocando o “Breitling look” ainda mais em evidência. Em 2001, na sua incessante procura pela melhor qualidade, a BREITLING deu um novo passo decisivo em termos de precisão e desempenho dos seus cronômetros. Este passo decisivo tem um nome: o SuperQuartz, que permite movimentos dez vezes mais rápidos e precisos que os quartzos normais.


Esta preocupação pela exclusividade, qualidade e desempenho permitiu em 2002 a criação da Breitling Chronométrie, uma unidade ultramoderna e especializada na fabricação de cronógrafos com movimentos mecânicos, localizada em La Chaux-de-Fonds. Recentemente, em 2009, a marca suíça desenvolveu seu primeiro “motor” de cronógrafo projetado e construído inteiramente “in-house”. Ao longo de 125 anos e cinco gerações, a BREITLING associou seu nome intimamente ao desenvolvimento da aviação, esportes, tecnologia, ciências e indústria – áreas que exigem instrumentos de medida confiáveis e precisos. Com o B01, a empresa iniciou um novo capítulo em uma história repleta de grandes momentos no ar, na terra e sob o mar. O ator John Travolta, que tem como principal paixão a aviação, é o principal garoto-propaganda da marca suíça.


A linha do tempo
1914
Lançamento do relógio VITESSE, um grande sucesso entre as forças políciais.
1942
Lançamento do famoso relógio CHRONOMAT, primeiro cronógrafo equipado com uma régua de cálculo circular deslizante em seu aro. Desde funções como taquímetro e telêmetro à multiplicação, divisão e regra de três simples eram resolvidas de maneira surpreendentemente rápida. Essa foi a primeira geração do aclamado modelo, que ganharia uma segunda geração em 1984.
1952
Lançamento do NAVITIMER, um cronógrafo inovador especificamente desenvolvido para a aviação. Pela primeira vez um relógio dispunha de um “computador de aviação” capaz de efetuar todos os cálculos necessários à preparação de planos de vôo e de converter milhas em quilômetros e vice-versa. O nome tem origem na combinação de duas palavras: Navegação e Temporizador. Esta primeira versão tornou-se o relógio oficial da associação de pilotos de todo o mundo, conhecida como AOPA (Aeronaves Proprietários e Pilotos Association). Esse modelo se tornou o maior ícone da marca, objeto de desejo por parte de todos os entusiastas da aviação.
1957
Lançamento do SUPEROCEAN, cronógrafo especialmente desenvolvido para mergulhadores profissionais e militares. O novo produto tinha robustez e funcionalidade de um relógio talhado para águas profundas (resistente até 200 metros de profundidade).
1962
O astronauta Scott Carpenter utiliza em seu pulso um relógio BREITLING COSMONAUTE CHRONOGRAPH durante o vôo espacial a bordo da cápsula Aurora 7, o primeiro projeto espacial tripulado norte-americano. A partir desse momento, a BREITLING se tornou referência absoluta entre pilotos, engenheiros e matemáticos.
1970
Lançamento do BREITLING GMT, primeiro cronógrafo com dois sistemas de horas (12 e 24 horas).
1985
Lançamento do AEROSPACE, inovador cronógrafo eletrônico multifuncional feito em Titânio.
1987
Lançamento do WORLD, modelo de relógio com indicador de horário nas 4 zonas do mundo.
1988
Lançamento do J-CLASS, modelo especificamente desenvolvido para a prática do iatismo.
1995
Lançamento do EMERGENCY, um instrumento-relógio multifuncional que trabalhava na freqüência de emergência da aviação (121,5 MHz), contendo um minúsculo transmissor com uma antena capaz de enviar um sinal de rádio quando se está perdido. Segundo reza a história, dois pilotos britânicos, Steve Brooks e Hugh Quentin-Smith, foram resgatados graças aos seus relógios BREITLING EMERGENCY depois que seu helicóptero desapareceu na Antárctica. Atualmente, não é preciso ser um piloto para adquirir este modelo, mas o comprador terá que assinar um termo de responsabilidade para não acionar o dispositivo de emergência em uma situação que não é urgente.
1998
Lançamento do B1, o mais versátil cronógrafo multifuncional já desenvolvido em cooperação com profissionais da aviação, muito em virtude do micro-processador embutido.
2003
Associação com a tradicional marca britânica de automóveis Bentley, desde a concepção de relógios (Bentley Motors, Bentley 6.75 e Bentley GT) aos interiores e instrumentos do painel dos sofisticados carros.
2009
A marca coroa seus 125 anos de paixão pelos cronógrafos com a introdução do CALIBRE 01, seu próprio movimento de cronógrafo automático. Com isso, a marca suíça revolucionou a tradicional montagem de movimentos.
2010
Lançamento do BLACKBIRD BLACKSTEEL, um relógio luxuoso de alta precisão e feito em aço com acabamento preto fosco. Com edição limitada a duas mil peças no mundo todo, o relógio custa aproximadamente US$ 7 mil (o preço final depende do tipo de pulseira escolhida).
2011
Lançamento do CHRONOSPACE AUTOMATIC, um novo cronógrafo para pilotos que une exemplarmente a forma e a função. Graças ao canelado pronunciado, destinado a permitir a utilização com luvas, o aro rotativo bidirecional assegura um manuseio simples e preciso da régua de cálculo circular, permitindo efetuar todas as operações ligadas à navegação aérea. Um trunfo em matéria de ergonomia e de funcionalidade.


A primeira pista de pouso exclusiva
A BREITLING escolheu Nova York para o local de inauguração de sua primeira flagship store no mundo no início de 2011. Localizada em Manhattan, perto da Quinta Avenida, a loja de três andares e 400m², mistura em sua decoração o mundo da aviação e a pop-art de raízes nova-iorquina. Tudo para apresentar todas as linhas da marca suíça, além de edições super limitadas de seus cobiçados cronógrafos. O local também serve como uma avançada assistência técnica e pós-venda.


A produção
Diz-se que um BREITLING não é produzido, é concebido. Os relógios da marca suíça não são simples cronômetros de precisão. São instrumentos ideais para dar informações vitais em condições de altitude, profundidade, direcionamento, entre outros aspectos. Cada detalhe de construção e escolha de caixa foi desenvolvido e testado para responder em situações adversas, afinal, nos quesitos robustez e funcionalidade, a marca suíça tem incrível perfeição. As caixas de um BREITLING são desenhadas e fabricadas de maneira a oferecer proteção em caso de choque. Das coroas e pistões, às partes mais expostas dos cronógrafos, tudo é artesanal. Todos os modelos são equipados com vidro de safira anti-risco e as pulseiras com elos soldados. A produção dos relógios BREITLING passa por um rígido controle de qualidade. Cada relógio possui cerca de 600 peças e demora até quatro semanas para ser montado. Apenas para efeito de comparação, um modelo convencional tem 80 itens. Tudo é feito à mão com matéria-prima de altíssimo nível.


Todas as versões dos relógios possuem cronógrafo e o certificado COSC (Contrôle Officiel Suísse des Chronomètres - Controle Oficial Suíço de Cronômetros), atestando que foram testados e avaliados durante 12 dias. As quatro principais coleções da marca – Windrider, Professional, Aeromarine e Navitimer – disponibilizam uma vasta gama de modelos que são o expoente máximo da funcionalidade e do rigor. Estes “instrumentos para profissionais”, como define o famoso slogan da marca BREITLING, podem custar entre €700 e €14.000, sem contar as edições limitadas e especiais. Afinal, tamanha sofisticação tem preço.


Dados corporativos
● Origem: Suíça
● Fundação: 1884
● Fundador: Léon Breitling
● Sede mundial: Grenchen, Suíça
● Proprietário da marca:
Breitling S.A.
● Capital aberto:
Não
● Presidente: Marie Bodman (divisão americana)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 500
● Segmento: Relojoaria
● Principais produtos:
Relógios e cronômetros
● Principais concorrentes:
Tag Heuer, Omega e Rolex
● Ícones:
A sua ligação íntima com a aviação.
● Slogan: Instruments for professionals.
● Website: www.breitling.com

A marca no mundo
Os luxuosos e tradicionais relógios da marca BREITLING são vendidos nas mais sofisticadas joalherias localizadas em mais de 100 países ao redor do mundo, mantendo filiais apenas em países como Inglaterra, França, Estados Unidos e Brasil.

Você sabia?
O logotipo da marca, composto por um par de asas e uma âncora, revela em sua exatidão, quem são alguns dos mais fiéis seguidores da BREITLING: os pilotos.
Entre 2001 e 2003, a marca foi patrocinadora oficial da Equipe Bentley na tradicional prova 24 Horas de Le Mans, tendo criado, em sequência desta parceria, um relógio de edição limitada – o Breitling Bentley 24 Le Mans.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 22/8/2011

4 comentários:

Xerxes disse...

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simara disse...

Olá amantes desses relógios maravilhosos!!! Gostaria que alguem desse instruções de como usar a régua de cálculo circular do Breitling for Bentley Motors.
Ficarei agradecido!!!
Abraço!!

David Santos disse...

Olá vcs da Breitling estão de parabéns,, eu faço juús as melhores marcas , mas a breitling superou todas elas...sou fâ de carteirinhas dessa marca.. fiko por aqui um forte abraços a todos como eu que tem uma joia da Breitling. sds David santos Brasil.

fenix disse...

Pessoal, comprei um Breitling que no fundo dele diz que é modelo comemorativo ( aniversário de 50 anos )má acho que fui enganado pelo o vendedor. alguém tem idéia de como saber se o modelo em questão tem algo que possa identifica-lo ? porque é igual a unica coisa que tá me intrigando é o fato dele ser quartz.