17.7.06

ALLIANZ

“A força por trás de uma promessa” (”The Power Behind the Promise”). Foi com essa filosofia que a ALLIANZ, prometendo segurança para milhares de famílias, veículos, negócios e vidas, se tornou um dos conglomerados financeiros mais influentes do planeta.
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A história
Tudo começou quando Carl Thieme e um banqueiro de Munique chamado Wilhelm Ficnk fundaram a empresa Allianz Versicherungs-Aktien-Gesellschaft no ano de 1890, na cidade Berlim, capital da Alemanha, e começaram a vender seguros de transportes, incêndio e acidentes. Pouco depois, em 1893, a empresa abriu escritório em Londres e já era cotada na bolsa de valores em 1895. Na virada do século, a ALLIANZ recebeu permissão para comercializar seguros industriais, aumentando assim sua linha de produtos. Nos anos seguintes a empresa intensificou suas atividades pelo continente europeu, e, em 1913, aproximadamente 20% de seu faturamento vinham de outros países. Pouco depois, em 1918, a ALLIANZ começou a vender seguros de automóveis, sendo a primeira grande empresa alemã do setor a oferecer este tipo de serviço. A partir de 1922, a empresa começou a comercializar também seguros de vida. No início da década de 30, em 1932, a empresa inaugurou o Allianz Center for Technology (conhecido com AZT), um centro de pesquisas pioneiro em testar danos em materiais. Atualmente este centro conta com uma equipe experiente e capacitada de 100 pessoas especializadas em engenharia automotiva e industrial que analisa as causas de danos e assessora as empresas para desenvolver e implantar sistemas de segurança pessoais e industriais.
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Durante a Segunda Guerra Mundial a empresa foi severamente afetada, principalmente depois dos bombardeios de 1943, quando a sede da ALLIANZ na cidade de Berlim foi duramente afetada. Com o término do conflito, a empresa resolveu transferir sua sede para a cidade de Munique em 1949. No final da década de 50, em 1959, a ALLIANZ recomeçou suas atividades internacionais, que havia sido interrompida devido ao conflito mundial, com a inauguração de um escritório na França. Foi também nesta época que a empresa se tornou extremamente popular na Alemanha quando utilizou o bem-humorado slogan ”Hoffentlich Allianz versichert” (algo como ”Oxalá assegurado na Allianz”).
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Os anos 60 e 70 foram marcados por uma forte expansão pelo continente europeu com a abertura de escritórios em cidades importantes na Itália, Inglaterra, Holanda e Espanha. Na década de 80, a ALLIANZ começou a se tornar um gigante mundial no segmento de seguros ao comprar inúmeras empresas seguradoras em diversos países como Itália, Inglaterra, França e Estados Unidos. Porém, a aquisição que definitivamente impulsionou a ALLIANZ para o topo do segmento ocorreu em 1997, quando a empresa adquiriu a francesa AGF (Assurances Générales de France).
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No ano seguinte a empresa iniciou o serviço de gestão de ativos (Asset Manegement) em Munique, ampliando assim a linha de produtos oferecidos ao mercado. Pouco depois, em 1999, a empresa iniciou sua expansão para o continente asiático com aquisições importantes na China e na Coréia do Sul. Ao comprar o Dresdner Bank, um dos grandes bancos alemães, em 2001, a ALLIANZ converteu-se num conglomerado financeiro, com enorme força e tradição no segmento de gestão de ativos. Atualmente a ALLIANZ oferece uma gama completa de seguros para pessoas físicas e jurídicas como: auto, acidentes pessoais, residência, seguro viagem, vida, saúde, previdência privada e muito mais.
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A evolução visual
A primeira logomarca da ALLIANZ representava a águia imperial alemã e tinha os brasões das cidades de Munique e Berlim. Anos depois, em 1923, a empresa adotou como símbolo a “Águia Allianz”, criada pelo designer Karl Schulpig. As três pequenas aves que apareciam entre as asas da águia representavam as subsidiárias da empresa, que já naquela época vivia uma dinâmica fase de crescimento e aquisições. Em 1977 o design do logotipo foi completamente modernizado com a aplicação do círculo em volta da águia e o nome ALLIANZ passou a fazer parte da identidade visual. O intuito era uniformizar a imagem da empresa internacionalmente. Em 1999, a versão atual passou a ser utilizada, onde a alusão à águia se tornou mais sutil. O desenho fazia referência aos três pilares que sustentavam as atividades do Grupo (proteção, provisão e performance) e seus dois atributos essenciais: tradição e modernidade.
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Os slogans
Insurance. Precaution. Structure of fortune. (2010)
Insurance. Precaution. Fortune. (2002)
We take young people in protection. (1983)
An alliance for the life. (1975)
Hopefully alliance insures. (1957)
Danger of accident threatens - insure you! (1955)
Soluções em seguros de A a Z. (Brasil)
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Dados corporativos
● Origem: Alemanha
● Fundação: 1890
● Fundador:
Carl Thieme e Wilhelm Ficnk
● Sede mundial: Munique, Alemanha
● Proprietário da marca: Allianz SE
● Capital aberto: Sim (1895)
● Chairman:
Henning Schulte-Noelle
● CEO: Michael Diekmann
● Faturamento: €97.3 bilhões (2009)
● Lucro: €4.3 bilhões (2009)
● Valor de mercado: €37.9 bilhões (outubro/2010)
● Valor da marca: US$ 4.904 bilhões (2010)
● Segurados:
80 milhões
● Presença global: + 70 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 153.200
● Segmento:
Financeiro
● Principais produtos:
Seguros e serviços financeiros
● Ícones: A águia de seu logotipo
● Slogan:
Insurance. Precaution. Structure of fortune.
● Website:
www.allianz.com
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O valor
Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca ALLIANZ está avaliada em US$ 4.904 bilhões, ocupando a posição de número 67 no ranking das marcas mais valiosas do mundo.
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A marca no Brasil
A empresa está presente no Brasil desde a década de 70, mas, em 1997, com a compra da AGF, que atua no país desde 1904, a ALLIANZ solidificou ainda mais sua presença no mercado. Ao assumir a marca ALLIANZ, no início de 2008, a empresa, que antes atuava com o nome de AGF Seguros, inaugurou um novo ciclo de conquistas. A empresa está presente em todo o território nacional por meio de suas 60 filiais, 1.400 funcionários e com o apoio de mais de 14 mil corretores, responsáveis pela comercialização de seus produtos e serviços para pessoas e empresas. A Allianz Seguros atua no Brasil em ramos elementares e saúde empresarial.
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A marca no mundo
A ALLIANZ, segunda maior seguradora do planeta, possui 153 mil funcionários que atendem cerca de 80 milhões de clientes e segurados em mais de 70 países ao redor do mundo, administrando €926 bilhões. O principal negócio da empresa é oferecer uma gama completa de seguros para pessoas físicas e jurídicas como: auto, acidentes pessoais, residência ,seguro viagem, vida, saúde, previdência privada e muito mais. Além disso, é líder global em serviços financeiros, se destacando também na área de pesquisa de grandes riscos, estudos de sustentabilidade e nos investimentos em fontes renováveis de energia.
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Você sabia?
A empresa investe milhões de dólares em patrocínios importantes ao redor do mundo: possui os direitos do nome do ALLIANS ARENA, um dos mais modernos estádios de futebol localizado ao norte de Munique; é proprietário de um clube de futebol profissional na Polônia; e patrocinadora oficial da equipe Williams de Fórmula 1.
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As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
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Última atualização em 2/10/2010

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