9.6.06

YELLOW PAGES


Durante décadas elas sempre foram presença constante em milhões de residências pelo mundo afora. Sempre estavam junto ao telefone, prontas para auxiliar seus proprietários a acharem prestadores de serviços e empresas, tudo dividido por categoria, organizado por ordem alfabética e impresso em chamativas páginas amarelas. As tradicionais YELLOW PAGES, aqui no Brasil conhecidas como PÁGINAS AMARELAS, tiveram que se adaptar aos novos tempos, migrando para o mundo virtual, mas continuam sendo úteis para milhões de consumidores em muitos países.

A história
A lista telefônica surgiu na pequena cidade de New Haven, no estado americano de Connecticut, emitida no dia 21 de fevereiro de 1878, trazendo apenas 50 assinantes. Porém, a primeira vez que o termo YELLOW PAGES (páginas amarelas) foi utilizado aconteceu somente em 1883, também nos Estados Unidos, quando um trabalhador da área de impressão de uma companhia telefônica da cidade de Cheyenne, estado do Wyoming, utilizou papel amarelo, em substituição ao tradicional branco (que segundo uma lenda havia acabado), para imprimir um catálogo telefônico. Pouco depois, em 1886, Reuben H. Donnelley produziu para a companhia de telefonia da cidade de Chicago as primeiras YELLOW PAGES que incluíam nomes e telefones de prestadores de serviços e empresas, categorizadas por tipo de produtos e serviços prestados. Nos anos seguintes a sua empresa lançou as páginas amarelas nos estados de New York, Wisconsin e Ohio. As inovações começaram em 1909, quando uma companhia telefônica da cidade de St. Louis produziu as primeiras YELLOW PAGES com cupons de descontos. Com isso, cada vez mais as YELLOW PAGES foram sendo utilizadas como uma eficiente ferramenta de marketing pelas empresas anunciantes, que pagavam também por anúncios.


Nos anos seguintes inúmeras YELLOW PAGES foram lançadas, por diferentes companhias telefônicas, em vários países do mundo, tornando-se sinônimo de listas telefônicas comerciais. Na Inglaterra, por exemplo, as páginas amarelas, conhecidas como YELL, surgiram no ano de 1966, muito em virtude do grande crescimento do setor de telecomunicações no país. Já em 1973, o produto estava disponível em todo país, tornando-se marca registrada em 1979. Outros produtos foram introduzidos na Inglaterra, como por exemplo, o Business Book (1985), o Talking Pages (serviço de consulta via telefone) lançado em 1994, e o site na Internet (1996). A YELL começou a se expandir internacionalmente em 1999 com a compra do Yellow Book USA, criado em 1930 na localidade de Long Island e maior publicação independente do país (com circulação de 71 milhões de unidades). Rapidamente a empresa britânica se estabeleceu como a maior produtora de páginas amarelas dos Estados Unidos, principalmente após a compra da McLeod USA Group.


Há mais de uma década as YELLOW PAGES de muitas cidades em vários países iniciaram uma espécie de migração para o mundo digital, como o lançamento de versões on-line (referidas como IYP - INTERNET YELLOW PAGES), reduzindo cada vez mais a impressão das tradicionais listas telefônicas. Isto ocorreu em virtude dos sites de buscas, que se tornaram cada vez mais alternativas viáveis e muito mais práticas para quem procura prestadores de serviços.


As amarelinhas no mundo
As YELLOW PAGES são publicadas (tanto versão tradicional como on-line) em centenas de países por diversas companhias telefônicas diferentes. Em muitos desses países as tradicionais YELLOW PAGES (termo utilizado pela maioria de países de língua inglesa) ganharam nomes diferentes:
● Alemanha: GELBE SEITEN, publicadas por uma associação de 16 editoras lideradas pela empresa DeTeMedien, uma subsidiária da Deutsche Telekom.
● Bélgica, Holanda, Irlanda, Israel, República Checa, Romênia: GOLDEN PAGES.
● Brasil: PÁGINAS AMARELAS, editadas desde 1984 pela OESP no Estado de São Paulo.
● Chile: PAGINAS AMARILLAS.
● França: PAGES JAUNES.
● Japão: TOWN PAGE.
● Reino Unido: YELL.


Um forte símbolo
Especialmente nos Estados Unidos as YELLOW PAGES estão fortemente associadas à um símbolo que se tornou um verdadeiro ícone: Walking Fingers (em português algo como “os dedos andarilhos”), uma clara referência ao antigo hábito de folhear as listas telefônicas e procurar as informações com os dedos nas páginas. Este símbolo foi criado em 1962 por Henry Alexander, um popular artista de New England, estado de Massachusetts. Inicialmente criado para a companhia telefônica de New England, em apenas um ano ele se tornou símbolo nacional para todas as YELLOW PAGES.


Em muitos países do mundo os tradicionais “Walking Fingers” não são protegidos como marca registrada e são utilizados de formas diferentes por várias companhias telefônicas, como por exemplo, no Canadá onde recentemente ganhou uma versão estilizada (logotipo abaixo).


Já na versão on-line americana o tradicional símbolo não aparece, sendo substituído pelas iniciais YP.


Os slogans
Click Less. Live More. (EUA, versão on-line)
Let your fingers do the walking. (EUA, 1964)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1886
● Criador: Reuben H. Donnelley
● Proprietário da marca: Não existe 
● Presença global: 165 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Comunicação
● Principais produtos: Listas telefônicas
● Concorrentes diretos: Sites de buscas como Google, Yahoo e Bing
● Ícones: A cor amarela
● Slogan: Click Less. Live More.
● Website: www.yellowpages.com

A marca no mundo
As YELLOW PAGES estão presentes em mais de 165 países ao redor do mundo, editadas e publicadas por diferentes companhias telefônicas. As versões on-line estão disponíveis em aproximadamente 80 países. Somente nos Estados Unidos, um levantamento recente apontou que 57% das pessoas que buscam prestadores de serviços utilizaram a versão on-line (IYP).

Você sabia?
Uma pesquisa recente apontou que o termo “YELLOW PAGES” está entre os 50 mais procurados nos principais sites de buscas da Internet.
Nos Estados Unidos as YELLOW PAGES se tornaram extremamente populares a partir de 1964 quando uma enorme campanha publicitária lançou o icônico slogan “Let your fingers do the walking” (em tradução livre “Deixe que seus dedos façam a caminhada”).


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 11/7/2012

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