20.6.06

VOLTAREN

Dores fortes, contusões traumáticas, pancadas, torções ao qualquer forma de desconforto causado pela dor. Quem nunca já passou por algumas dessas desagradáveis situações? Há mais de três décadas, milhares de pessoas ao redor do mundo recorrem ao medicamento VOLTAREN para cessar a dor, recobrar os movimentos e terem uma melhor qualidade de vida.
-
A história
A história de um dos medicamentos mais famosos do mundo começou em meados da década de 60, no laboratório americano Geigy, uma das empresas que depois viria formar a Novartis, quando o Dr. Willy Stoll, comandou uma equipe de pesquisadores e cientistas, para desenvolver um novo, mais potente e tolerável antiinflamatório. Depois de anos de pesquisas, o resultado deste estudo foi a molécula GP 45840, que viria mais tarde ser conhecida como Diclofenaco de Sódio. Em 1966 começou o desenvolvimento do projeto e finalmente no ano de 1973 o medicamento foi lançado primeiramente no mercado japonês sob o nome comercial de VOLTAREN. Inicialmente o VOLTAREN era muito utilizado para combater artrite reumatóide, osteoartrite, síndromes dolorosas da coluna vertebral, crises agudas de gota, cólica renal e biliar; dor pós-operatória e pós-traumática, inflamação e edema.
-
-
Rapidamente o medicamento foi introduzido em outros mercados mundiais como os Estados Unidos, o Canadá e vários países europeus, se tornando um dos remédios mais prescritos pelos médicos. Nos anos seguintes, a família de produtos VOLTAREN foi sendo aumentada com a introdução do medicamento em outras formas de aplicação como injetável, supositório e spray. Na década de 80, outros medicamentos com formulações importantes e eficazes foram introduzido no mercado como o Cataflam/Voltaren, lançado em 1984; e no ano seguinte o VOLTAREN EMUGEL, o dicoflenaco de sódio em forma de gel que não necessitava de prescrição médica, indicado para o tratamento de contusões, aliviando a dor, reduzindo edemas e diminuindo o tempo para o retorno das funções normais do local afetado.
-
-
Durante a década de 90, devido a inúmeros efeitos colaterais, VOLTAREN foi proibido em alguns países, podendo somente ser comercializado em sua forma que não necessitava de prescrição médica. Em 2005, a marca lançou a maior campanha de sua história, como o slogan “The Joy of Movement” (algo como “O Prazer do Movimento”), reforçando o posicionamento e o conceito do produto em aliviar a dor e fazer com que os movimentos sejam restabelecidos. Recentemente, a empresa lançou no mercado o VOLTAREN-XR, um medicamento com ação mais prolongada.
-
-
A evolução visual
O logotipo da marca VOLTAREN passou por algumas modificações ao longo dos anos. A mais recente delas, ocorrida há poucos anos atrás, o logotipo passou a contar com a mesma imagem em todos os mercados em que o medicamento é comercializado. A principal novidade deste novo logotipo é o chamado “Blue Man”, um homenzinho azul em 3D efetuando um movimento, associado a principal característica do produto: tirar a dor e restabelecer os movimentos.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento:
1973
● Criador:
Dr. Willy Stoll
● Sede mundial:
Basel, Suíça
● Proprietário da marca:
Novartis Consumer Health S.A.
● Capital aberto:
Não
● Chairman:
Daniel Vasella
● CEO: Joseph Jimenez
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: + 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Segmento: Medicamentos
● Principais produtos:
Voltaren e Voltaren Emugel
● Ícones:
O homenzinho azul (“Blue Man”) de seu logotipo
● Slogan: Joy of Movement.
● Website:
www.voltaren.com
-
A marca no mundo
Atualmente VOLTAREN continua sendo um dos remédios mais prescritos pelos médicos no mundo, sendo comercializado em mais de 100 países ao redor do mundo. Mais de 1 bilhão de pessoas no mundo todo já consumiram, ao menos uma vez, o medicamento VOLTAREN.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 26/3/2010

3 comentários:

Anônimo disse...

VOLTAREN - é perigoso e mata... efeito secundário mais comum é paragem cardíaca aguda. Por isso acho que a fama deste medicamento está condenada.

Anônimo disse...

Eu tomo VOLTAREN a décadas e nunca tive problema algum.
Tenho artrose na coluna e é o único que resolve minhas crises.
O que não se deve é tomar antiinflamatório com o estômago vazio, causa gastrite.
E nunca tomar caso tenha úlcera estomacal.

iva disse...

Se em vários países é proibido...,o que o nosso está esperando para bani-lo também??