8.6.06

TEXACO

Diariamente, em todo o planeta, milhões de pessoas enchem o tanque com uma gasolina aditivada avançada tecnologicamente, utilizam olhos e lubrificantes para aumentar o desempenho do motor, lavam o carro ou adquirem produtos da marca TEXACO. Afinal, motoristas apaixonados por seus automóveis confiam à marca TEXACO o bom desempenho, economia e proteção de seus motores.

A história
A história da TEXACO começou no dia 10 de janeiro de 1901 quando Joseph Cullinan, Arnold Schlaet, Thomas Donahue e Walter Benona Sharp fundaram a The Texas Fuel Company na pequena cidade de Beaumont, estado do Texas, logo após a descoberta de grandes jazidas de petróleo no sudeste do estado. A nova empresa tinha apenas 12 funcionários e ocupava três salas de um prédio na cidade. Dezessete meses depois, percebendo que a empresa havia se tornado pequena para os planos de crescimento, os sócios decidem dissolvê-la para fundar uma nova empresa dedicada à produção, ao transporte e a distribuição de petróleo, surgindo assim no dia 7 de abril de 1902 a The Texas Company. Poucos meses depois, três dos poços da empresa localizados em Spindletop, começam a produzir petróleo. A empresa começou a operar sua primeira refinaria localizada na cidade de Port Arthur Works no Texas em 1903, processando em seu primeiro ano 318.364 barris. Nesse mesmo ano, a descoberta de seu quarto poço de petróleo em Sour Lake, salvou a empresa da falência.


A empresa começou suas operações internacionais em 1905 com a inauguração de sua primeira instalação na cidade de Antuérpia na Bélgica. Nos anos seguintes a empresa cresceu em um ritmo acelerado, inaugurando postos de gasolina e serviços em muitas cidades americanas, lançando óleos e gasolinas especiais, ganhando a atenção dos consumidores com slogans que ressaltavam a qualidade de seus produtos como a gasolina (“More Miles per Gallon”) e o óleo para motor (“The care free oil”). A empresa ingressou no mercado de aviação em 1927 criando o departamento de aviação para testar e introduzir combustíveis e óleos para esse segmento. E a aposta da TEXACO se mostraria acertada quando em 1958 se tornou líder no fornecimento de combustível para companhias aéreas.


No ano seguinte, em 1928, se tornou a primeira companhia petrolífera americana a vender gasolina sob uma mesma marca em todos os estados americanos. Em 1931, com a aquisição da Indian Refining Company, empresa localizada no estado do Illinois, a TEXACO ganhou os direitos sobre a marca HAVOLINE, criada em 1904 pela empresa The Havemeyer Oil Company. Ainda nesta década, a empresa se juntou a Standard Oil of California (conhecida atualmente como Chevron) para ingressar no mercado de operações e produção no Oriente Médio, região chave para o desenvolvimento da TEXACO nos anos seguintes. Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa uniu-se a outras produtoras de petróleo para fornecer combustível ao exército americano, suprindo assim a máquina de guerra. Nessa época, 3.110 funcionários da TEXACO serviam o exército. O nome TEXACO INC. (derivado da abreviação de THE TEXAS COMPANY) foi adotado oficialmente somente em 1959, mesmo ano em que a refinaria de Port Arthur torna-se a primeira a ser operada por computador. Em 2001, a TEXACO e a Chevron se fundem para formar a ChevronTexaco, tornando-se assim a segunda maior companhia petrolífera americana e quinta do mundo, através de uma troca de ações no valor de US$ 35.1 bilhões. A partir deste momento a TEXACO deixou de ser uma empresa para virar uma marca.


A linha do tempo
1904
Inauguração do laboratório de pesquisas em sua sede na cidade de Beaumont no Texas.
1911
Inauguração de sua primeira estação de serviço no Brooklin em Nova York, onde era possível comprara gasolina.
Lançamento da TEXACO AUTO GASOLINE, uma gasolina volátil.
1912
Lançamento do TEXACO MOTOR OIL (óleo de motor) nas versões Light, Medium, Heavy e Extra Heavy.
1924
Lançamento da MARFAK, uma das graxas mais eficientes e resistentes do mercado na época.
1926
Lançamento da TEXACO NEW AND BETTER GASOLINE, gasolina de melhor qualidade do mercado americano na época.
1930
Lançamento da gasolina TEXACO ETHYL GASOLINE.
1932
Lançamento da gasolina FIRE CHIEF que seguia os requerimentos de octanagem dos motores. A nova gasolina era promovida na rádio NBC pelo comediante Ed Wynn, que ficou conhecido como Texaco Fire Chief.
1938
Lançamento da SKY CHIEF GASOLINE, uma gasolina premium de alta octanagem.
1948
Lançamento do TEXACO PT ANTI-FREEZE, um óleo que não se congelava em baixas temperaturas.
1954
Lançamento da nova gasolina com Petrox, um aditivo que melhorava a performance dos motores mais potentes dos modernos automóveis da época.
1962
Lançamento das novas latas do óleo Havoline, onde a marca registrada da TEXACO substituía a da INDIAN REFINING COMPANY.
1982
Lançamento na Europa de dois novos óleos: TEXACO ALPHA (um óleo semi-sintético que melhorava o desempenho do motor em baixas temperaturas e reduzia o consumo de combustível) e TEXACO DIESELTEX (óleo desenvolvido especificamente para motores a diesel).
1989
Lançamento da SYSTEM3 GASOLINE para aumentar o desempenho e rendimento do motor, mantendo a injeção e o carburador limpo. Além disso, impedia o depósito de sujeira nas válvulas.
1994
Lançamento da CleanSystem3, uma nova gasolina para um desempenho ainda melhor do motor.
2005
Lançamento da TEXACO TECHRON, gasolina aditivada extremamente avançada que limpa o motor, reduzindo as emissões de gases no meio ambiente.


Os postos de gasolina
Os famosos postos de gasolina e serviços da TEXACO, uma das principais ferramentas de marketing da marca, começaram sua história em 1917 quando foi inaugurada a primeira unidade na cidade de Houston, estado do Texas. Nos anos seguintes vários outros postos foram inaugurados por diversas cidades americanas. Os tradicionais uniformes dos frentistas dos postos da rede foram criados pelo inglês Harry Tiper, que havia assumido, em 1915, o cargo de gerente de propaganda da empresa. Em 1936 os postos de gasolina ganharam nova identidade e design, adquirindo um visual mais limpo e funcional criado pelo arquiteto Walter Teague. A funcionalidade dos novos postos incluía um prédio branco que abrigava os serviços de lavagem e troca de óleo, além de banheiros e escritório envidraçado para mostrar produtos que estavam à venda, como pneus e baterias.


A empresa foi a primeira do setor a ressaltar em seus comerciais a limpeza de seus banheiros com o slogan “Clean Across the Country” em 1938, demonstrando a enorme preocupação de tornar os locais agradáveis aos olhos dos consumidores. Inspetores percorriam os postos para inspecionar a limpeza dos banheiros, estabelecendo um padrão de qualidade adotado depois por outras empresas do setor. Nesta década o comediante Ed Wynn promoveu através de comerciais de rádio os postos de gasolina da empresa. Em 1941 introduziu os postos de serviços com funcionamento 24 horas por dia com o objetivo de proporcionar tranqüilidade e mais comodidade aos consumidores que viajavam no período noturno. A maior mudança em seus postos de serviço ocorreu em 1981 quando foi introduzido o System 2000, oferecendo o sistema de Self-Service (onde o próprio motorista enchia o tanque do carro, dispensando o serviço do frentista), comidas e bebidas, lavagem e serviços automotores. Além disso, os postos ganharam uma nova identidade visual. Em 1991 a empresa iniciou a implantação das lojas de conveniência STAR MART em áreas adjacentes a seus postos em algumas cidades americanas. Acompanhe nas imagens abaixo a evolução visual dos postos de serviços TEXACO.


A estrela da estrela
Em 2006, o jogador brasileiro Ronaldinho Gaúcho foi contratado como garoto-propaganda da TEXACO para toda a América Latina e Caribe. O craque estrelou as campanhas de publicidade e promoções da marca, valorizando características de desempenho contínuo, tecnologia de ponta, alta qualidade e confiabilidade dos seus produtos. Afinal, pessoas que entendem de carros confiavam na marca TEXACO e pessoas que entendem de futebol confiavam em Ronaldinho.


A evolução visual
Ao longo de sua história o logotipo da TEXACO passou por inúmeras modificações em sua imagem corporativa como em 1903 quando foi introduzido o logotipo que possuía apenas uma estrela vermelha de cinco pontas, inspirada na bandeira do estado do Texas, sugerida por um funcionário da refinaria; em 1907 quando o logotipo ganhou a frase “Made in Texas” e um círculo azul ao redor da estrela; em 1909 quando era composto apenas pela estrela vermelha e um T verde; em 1963 quando foi introduzido o logotipo hexagonal, muito reconhecido pelos consumidores da época e que se tornou um ícone da marca; ou o atual logotipo introduzido no ano de 1981, que foi modificado em 2000, com a exclusão do nome TEXACO.


Os slogans
Trust your car to the star. (2006)
A world of energy. (1996)

Star of the American Road.
(1987)
You can trust your car to the man who wears the star. (1962)
We’re Working to keep your Trust.
Texaco tower of power.
Marca de futuro.
(Brasil)
Tecnologia de cinco pontas. (Brasil)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 10 de janeiro de 1901
● Fundador: Joseph Cullinan, Arnold Schlaet, Thomas Donahue e Walter Benona Sharp
● Sede mundial: White Plains, New York
● Proprietário da marca: Chevron Corporation
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Chairman & CEO: John Watson
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Posto de Gasolina: 5.000
● Presença global:
+ 150 países
● Presença no Brasil: Sim (1.953 postos de gasolina)
● Funcionários: 20.000
● Segmento: Energia e petróleo
● Principais produtos: Gasolina, diesel, óleos e posto de serviços
● Principais concorrentes:
Shell, BP, Citgo e Esso
● Ícones:
O logotipo com a estrela de cinco pontas
● Slogan: Trust your car to the TEXACO. (Confie seu carro a TEXACO)
● Website: www.texaco.com

A marca no Brasil
Em setembro de 1915, a TEXACO começou a operar no Brasil através de um decreto assinado pelo então presidente da república Wenceslau Brás, que autorizou a The Texas Company (South America) Ltd. a se instalar no país. Desde a chegada da indústria automobilística ao país, em 1950, até o estabelecimento das mais importantes montadoras internacionais, a marca TEXACO acompanhou a expansão desse segmento industrial, buscando formas para crescer e ampliar sua participação no mercado brasileiro. Foi ainda com o nome TEXACO que ela se tornou a primeira empresa a instalar tanques, bombas e equipamentos de lubrificação nas montadoras instaladas no Brasil. Atualmente a marca comercializa mais de 300 produtos para os setores comercial, industrial e consumidor, como a linha Ursa para motores diesel e a linha Havoline para motores a gasolina e álcool. Líder na comercialização de óleo lubrificante e graxa, a marca TEXACO representa 21,8% do mercado brasileiro no setor. Essa posição é fruto de uma estrutura comercial e operacional dinâmica e competitiva, com foco na qualidade, aliada a um rápido acesso a novas tecnologias, através de suas unidades fabris e seus laboratórios. Recentemente, em meados de 2008, o Grupo Ultra, que controla a rede de postos Ipiranga no Sul e Sudeste do país, comprou os 1.900 postos de combustíveis da marca TEXACO no Brasil por R$ 1.161 bilhões. Aos poucos a maioria dos postos de serviço foi assumindo a identidade visual da marca IPIRANGA. A marca TEXACO ainda continuará no mercado de distribuição de combustíveis por alguns anos. Como parte da operação de transferência, a empresa concordou em conceder licença de uso da marca nos estados do Norte, Nordeste e Centro Oeste por até 5 anos.


A marca no mundo
A TEXACO, que pertence a Chevron Corporation, está presente em mais de 150 países ao redor do mundo, empregando 20 mil funcionários, mantendo aproximadamente 5 mil postos de gasolina e serviços e comercializando uma completa linha de gasolina, óleos e lubrificantes. A empresa tem forte presença nos Estados Unidos, Europa (1.300 postos somente no Reino Unido), América Latina e Caribe.

Você sabia?
Em 1972, Émerson Fittipaldi sagrou-se campeão da Fórmula 1 utilizando combustível TEXACO.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 29/6/2011

Um comentário:

Anônimo disse...

esiste um caminha da compania em que esta trasendo trastorno e iseguranssa para os moradores.bandidos se esconde de baixo do caminhao para excultar assaltos.ja foran realizado 2 assaltos e no dia 02 06 2008 as 21;00 horas ove mais uma tentativa ,pesso em que a empresa tome providencia e fique ciente ao fato dito neste aviso,e lembro a empresa que se ouver mais transtorno,ou risco de vida,assaltos e outro problemas causado pelo caminhao da empresa fica claro que a empresa esta ciente e se responssabilisa por pelos problemas em que o veiculo citado nesta pode ainda vir a causar pois esse tipo de veiculo nessecita de lugar seguro e apropriado .aquardo providencias o veiculo fica estcionado na rua dutor antonio manuel de carvalho cep;11706,050 praia grande placa jzh 5139 sao paulo reg;33;1203