14.6.06

TEFAL


Já não é preciso ser um “Chef” para se ter sucesso na cozinha. Quer seja um cozinheiro nas horas vagas ou mesmo um principiante, a TEFAL ajuda a tornar a sua experiência na cozinha um verdadeiro prazer do inicio até o fim. Os produtos com a marca TEFAL proporcionam facilidade e prazer na tarefa de cozinhar, quer seja no simples ato de fritar um ovo, ou até mesmo, fazer receitas sofisticadas que exigem precisão na hora do preparo. Panelas, frigideiras e eletrodomésticos com a marca francesa são garantia de praticidade e inovação, sempre com design moderno e seguindo as principais tendências mundiais. 

A história 
A história da marca teve início no ano de 1954, quando o engenheiro francês Marc Grégoire, seguindo a sugestão da sua mulher, Colette, inventou a frigideira de alumínio antiaderente, revestida com uma resina chamada politetrafluoretileno (conhecido popularmente como TEFLON, considerado o material mais escorregadio que existe). Isto aconteceu depois que sua esposa encorajou-o a testar nas suas panelas o material que ele estava usando em molinetes de pesca. Colette então testou a nova frigideira e aprovou o produto. A marca TEFAL foi então criada com a fundação da empresa em Sarcelles, nos arredores de Paris, no ano de 1956, sendo responsável pela invenção e introdução da primeira frigideira antiaderente do mercado, além de criar essa categoria para produtos de cozinha. Este evento tornou o ato de cozinhar mais simples. Foi também o início de um caminho sem fim em busca de inovações para facilitar o trabalho de milhares de cozinheiros no mundo inteiro.


O nome TEFAL foi fruto da contração das palavras Teflon® (produto antiaderente e marca registrada de propriedade da empresa DuPont) e Alumínio (principal material utilizado nas panelas). No início, Marc, demonstrava pessoalmente seu produto em lojas de departamentos. Ao final do primeiro ano, a marca já produzia aproximadamente 100 frigideiras por dia e as promovia com o slogan “TEFAL: The pan that really doesn’t stick” (algo como “Tefal: A frigideira que realmente não gruda”). Para atender a alta demanda, a empresa inaugurou uma fábrica em Rumilly no ano de 1961. Nesse mesmo ano a marca ingressou no mercado americano, chegando a vender cerca de 1 milhão de unidades ao mês, principalmente depois que uma fotografia de uma senhora rica e famosa, chamada Jacqueline Kennedy, carregando uma frigideira TEFAL nas mãos dentro da loja de departamento Macy’s foi divulgada pelo país. Foi neste momento que a marca passou a ser conhecida no mercado americano como T-FAL, depois que a DuPont pressionou por essa mudança, já que TEFAL era muito semelhante a Teflon®.



A marca TEFAL foi adquirida pelo Grupo SEB (abreviação de Société d’Emboutissage de Bourgogne) em 1968, e nesta época era a maior produtora francesa de frigideiras e panelas. No ano seguinte lançou no mercado a primeira frigideira com revestimento antiaderente interna e externamente. A marca começou a comercializar produtos com revestimento externo vitro-cerâmico em 1973. A diversificação de sua gama de produtos começou em 1974 com o lançamento do acendedor de fogão, da sanduicheira (conhecida também como máquina de waffle) e da panela elétrica de fondue (1978).


A marca lançou sua primeira frigideira antiaderente no Brasil somente em 1980. Em 1981 lançou o exclusivo ferro de passar roupa com termostato eletrônico. Uma década mais tarde, em 1991, a TEFAL introduziu o conceito RESISTAL, uma frigideira com revestimento vitro-cerâmico externo, cuja base possuía um novo design, duas vezes mais resistente à deformação, graças a canais de expansão que distribuíam o choque térmico durante o aquecimento. Em 1994 surgiu o revestimento antiaderente com 4 camadas PROMETAL, e com ele “a panela que é aprovada no teste do tempo” (mais resistente a aquecimentos e arranhões). Ainda nesta década a marca TEFAL lançou grandes inovações no mercado como panelas com cabos removíveis, panelas com alta resistência ao desgaste e aos riscos e exclusivos sistemas de aberturas para panelas de pressão.


Desde sua criação, os compromissos da marca TEFAL são a alta qualidade, a durabilidade e a inovação constante sempre à serviço do consumidor. Como exemplos nos últimos anos, podemos citar o THERMO-SPOT (introduzido em 2000) - o único indicador de temperatura que avisa quando a frigideira está pré-aquecida (quando levada ao fogo, um ponto vermelho no centro da panela avisa sobre a temperatura ideal para ser usada) - e a panela de pressão GOURMET CLASSIC - com quatro estágios de segurança, criada para o mercado brasileiro com a colaboração das equipes brasileiras e francesas do Groupe SEB.


Hoje em dia, a TEFAL oferece tecnologias especialmente criadas para facilitar a vida na cozinha, como por exemplo, o fundo triplo composto por corpo em aço inox, disco difusor de calor em alumínio e capa protetora em aço inox que possibilitam uma perfeita distribuição de calor, garantindo um melhor resultado no preparo de alimentos. As panelas da marca francesa possuem características únicas que as tornam mais seguras e confortáveis, como cabos ergonômicos confeccionados em silicone e travas de segurança. Além disso, dispõe de uma série de sistemas que melhoram o cozimento dos alimentos e tornam a TEFAL sinônimo de elegância associados à praticidade e durabilidade. Suas linhas de panelas trazem profissionalismo e praticidade aliados a um design sofisticado para a cozinha, garantindo uma performance única para transformar até as receitas mais simples em um verdadeiro banquete. Uma das mais recentes tecnologias criada pela marca é o Intensy non-stick, um novo revestimento antiaderente mais resistente aos utensílios metálicos que permite utilizar qualquer utensílio metálico sem danificar o produto (com exceção de objetos pontiagudos) e elimina a necessidade de óleo para cozinhar.


No foco das preocupações da marca francesa está a alimentação saudável. Por isso os seus utensílios de cozinha preservam as características nutricionais (sabor, textura e aromas) dos ingredientes, através da utilização de menos gordura (revestimento antiaderente das frigideiras), da difusão homogênea do calor para cozinhar mais rápido, poupando assim tempo e energia.


A linha do tempo 
1982

● Lançamento da primeira jarra elétrica. 
1987

Lançamento da primeira fritadeira elétrica com paredes frias. 
1988

Lançamento das panelas ULTRABASE com revestimento interno antiaderente Ultra T-Plus, duas vezes mais resistente que as até então comercializadas. 
1994

Lançamento da frigideira ARMATAL, extremamente resistente a riscos e a utilização de utensílios metálicos. 
Lançamento da primeira fritadeira com cuba removível de revestimento interior antiaderente. 
1995

Lançamento da panela de pressão CLIPSO, com exclusivo mecanismo de fechamento, capaz de ser aberta e fechada com apenas uma mão. 
1996

Lançamento da linha de panelas INGENIO com cabos removíveis, proporcionando facilidade em guardá-las no armário e na hora da lavagem. 
1999
Lançamento de uma nova linha de panelas chamada CLASSIC PLUS, exclusivamente para o mercado brasileiro. No ano seguinte, como forma de completar essa linha, introduziu a Gourmet Classic, panela de pressão mais segura do mercado brasileiro. 
Lançamento do RONDO 2500, primeiro utensílio doméstico que permitia preparar alimentos, cozinhar, servir e guardar na geladeira no mesmo recipiente de vidro. 
2001

Lançamento de um micro-processador com uma exclusiva caixa para guardar todos os seus apetrechos. 
2003

● Lançamento de uma linha de produtos premium desenvolvida e assinada em parceria com o famoso chefe de cozinha inglês Jamie Oliver. 
2006 
Lançamento da ACTIFRY, primeira fritadeira elétrica capaz de fazer até um quilo de batatas fritas, apenas com uma colher de óleo, mantendo o gosto da verdadeiro desta iguaria. Com uma tecnologia patenteada, que levou anos para ser desenvolvida, este novo aparelho da TEFAL apresentava a solução para fritar os alimentos de forma mais saudável, mantendo-os deliciosos e saborosos. Desde seu lançamento já vendeu mais de 7 milhões de unidades mo mundo. 
2008
Apresentação da linha NUTRITIVO & DELICIOSO, que oferece a possibilidade de manter o nível nutricional dos alimentos, sem esquecer o seu gosto natural. 
2013 
Lançamento do TEFAL OPTIGRILL, primeiro grill elétrico inteligente que cozinha qualquer alimento (carnes e vegetais) de forma automática até ao ponto que quiser. O grill adapta automaticamente o ciclo de cozedura dos alimentos, ajustando o tempo de acordo com a sua espessura e quantidade, garantindo assim um resultado sempre perfeito e ao gosto de cada um. 
2015
Lançamento do TEFAL CUISINE COMPANION, um aparelho que permite preparar uma refeição inteira, do aperitivo à sobremesa. Este revolucionário eletrodoméstico é capaz de moer, misturar, bater, incorporar, dourar e cozer no vapor ou na água.


A evolução visual 
A identidade visual da marca, com sua inconfundível cor vermelha, passou por algumas alterações ao longo dos anos. Na América do Norte, Brasil e Japão, os produtos são vendidos com o nome T-FAL, que segue a mesma linha de design do logotipo na Europa e outras regiões do mundo.


Os slogans 
Ideas you can’t live without. 
Make your everyday life easier. 
Brings out your Best. 
Typically Tefal! (1979) 
Comment s’en passer? (França) 
Muda a sua vida. (Portugal)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 1956 
● Fundador: Marc Grégoire 
● Sede mundial: Rumilly, Haute-Savoie, França 
● Proprietário da marca: Tefal S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária do Groupe SEB S.A.) 
● CEO & Presidente: Thierry de La Tour d’Artaise 
● Faturamento: €400 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Utensílios de cozinha 
● Principais produtos: Panelas, frigideiras e eletrodomésticos 
● Concorrentes diretos: Tramontina, Le Creuset, Staub, Prestige, Pyrex, Moulinex, George Foreman, Philips e Black & Decker 
● Ícones: A frigideira antiaderente 
● Slogan: Ideas you can’t live without. 
● Website: www.t-fal.com.br 

A marca no mundo 
A TEFAL, líder mundial na fabricação de utensílios antiaderentes, é a única empresa a desenvolver seus revestimentos em laboratórios próprios de pesquisas integradas. É isso o que garante a seus produtos uma tecnologia de ponta e um desempenho sem igual em termos de durabilidade e resistência. Anualmente a marca vende mais de 50 milhões de produtos no mundo inteiro. A TEFAL é uma marca global do Grupo SEB, proprietária da Arno no Brasil e líder mundial na indústria de pequenos equipamentos domésticos (fritadeiras, fogão de indução, ferros, grills, torradeiras, liquidificadores, trituradores, batedeiras e ferro a vapor), com produtos vendidos em mais de 120 países. 

Você sabia? 
A primeira frigideira antiaderente (1956); a primeira fritadeira que utiliza pouco óleo (2006); a tecnologia Thermo-Spot nas frigideiras; e a base de ferros de passar ultra resistente com autolimpeza são algumas das principais inovações da TEFAL. 
Em muitos mercados TEFAL virou sinônimo de uma categoria de produto: panelas com revestimento antiaderente. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 30/6/2016

3 comentários:

Rosangela disse...

Conheço a marca e a qualidade, porém, tenho tido dificuldade para encontrar para comprar no Brasil.

Unknown disse...

a minha pergunta é: onde encontrar aquela panela TEFAL, de anos atrás(tenho, já gasto o revestimento) que eram de alumínio grosso e camada de tefal de verdade(não finas)?por favor preciso desta informação porque já passou da hora de ter outra igual. as marcas disponíveis no mercado são muito finas.

Unknown disse...

Falando da tfal me vem a memória o comercial que tinha o burro teimoso que falava não acredito, nunca achei mais esse comercial!...