20.6.06

SUZUKI

Seus automóveis econômicos, compactos e com alto grau de confiabilidade fazem sucesso em todos os continentes do planeta. Conhecida principalmente como fabricante de veículos pequenos, a SUZUKI (em japonês se pronuncia “soo-zoo-kee”) se tornou sinônimo de alta tecnologia e eficiência aplicada em modelos de sucesso como o Jimmy, Samurai, Swift e Vitara. Todos os seus veículos oferecem as marcantes virtudes de robustez, o estilo moderno e as características sofisticadas da SUZUKI a preços extremamente competitivos.
-
A história
Em outubro de 1909, quando a empresa Suzuki Loom Works Company foi fundada por Michio Suzuki, na pequena aldeia de Hamamatsu, no Japão, eram teares que saíam de sua linha de produção. Após 30 anos dedicando-se exclusivamente ao desenvolvimento e à produção dessas complexas máquinas, Michio percebeu que deveria diversificar seus negócios. Não porque o mercado têxtil estivesse mal. Seus teares foram desde o início um sucesso de vendas. Mas, na visão do empreendedor, era preciso expandir. Analisando as demandas do consumidor da época, ele decidiu produzir carros compactos. Assim, em 1937, começam a ser feitos os primeiros projetos de carro da futura montadora e, em apenas dois anos, a SUZUKI já exibe inúmeros protótipos construídos.
-
-
Os primeiros automóveis eram munidos do então inovador motor quatro tempos de 4 cilindros e 13 cavalos de potência. Com a iminência da Segunda Guerra Mundial, porém, a história de sucesso da montadora teve de ser adiada. Para o governo japonês, carros civis eram considerados artigos dispensáveis e, assim, o planejamento de novos veículos foi deixado de lado por um tempo. Quando a guerra terminou, a SUZUKI precisando se recuperar rapidamente voltou a produzir os já renomados teares. Porém, em 1951, com o mercado de algodão desmoronando, a fábrica não conseguiu mais se manter apenas com a venda de seus teares e, mais uma vez, a atenção se voltou para os automóveis. Neste período pós-guerra, os japoneses sentiram necessidade de um transporte pessoal, disponível e seguro. Várias empresas começaram a oferecer máquinas movidas a gás que podiam ser fixadas à uma bicicleta comum.
-
-
O primeiro esforço da SUZUKI no mundo de duas rodas apareceu, em 1952, na forma de uma bicicleta motorizada chamada Power Free. Projetada para ser barata e simples de construir, o novo modelo contava com um motor dois tempos de 36cc. E assim nasceu a SUZUKI MOTOR CORPORATION. Em 1954, quando a produção mensal de motocicletas já chegava à marca das 6.000 unidades, a empresa criou o Suzulight, pequeno automóvel que deu início à era dos compactos no Japão e se transformou no primeiro carro produzido em massa no país. Dotado de motor dois tempos de 360 cm³ e suspensão independente, o carro, introduzido no mercado japonês no ano seguinte, foi um dos pioneiros nos projetos de tração dianteira no país. Em 1958 a marca adotou oficialmente o “S” estilizado como sua assinatura.
-
-
Ao mesmo tempo em que foi expandindo suas fábricas e revendas para outros países, como os Estados Unidos em 1963, a SUZUKI aumentou significativamente sua linha de veículos. Em 1968, teve início o desenvolvimento do primeiro mini-carro com tração nas quatro rodas, o LJ, que dois anos mais tarde passaria a ser comercializado com o nome de Jimny. A diversificação veio também nas áreas de atuação. Com o nome já reconhecido por suas motocicletas, carros e motores de popa (introduzidos em sua linha de produtos em 1965), a empresa entra, em 1974, no campo de equipamentos médicos (com a comercialização da cadeira de rodas motorizadas Suzuki Motor Chair Z600) e de imóveis (com a produção de casas pré-fabricadas).
-
-
Foi nesta década, o maior período de desenvolvimento da marca com o lançamento das diferentes versões dos modelos Fronte e principalmente do pequeno jipe Jimny, que passaram a ser exportadas para o mundo inteiro, da linha de motocicletas GS (400cc, 500cc, 750cc), além da primeira fábrica no exterior, inaugurada em 1975 no Paquistão. Em 1982, a empresa inova mais uma vez e dá início ao próspero mercado de veículos para todos os terrenos, lançando o quadriciclo QuadRunner LT125, posteriormente copiado por outras empresas.
-
-
Em 1985, o jipe Samurai foi o primeiro modelo de carro lançado no mercado americano sob a marca SUZUKI. Com este modelo a SUZUKI passou a ser uma marca de sucesso no mercado norte-americano, depois de toda a reputação que já tinha no Japão na construção de pequenos carros. Porém, poucos anos depois, já no final desta década, a montadora se viu forçada a introduzir um novo modelo no mercado. O nascimento do Suzuki Vitara foi ocasionado por uma curiosa situação relacionada ao Suzuki Samurai. O pequeno jipe, comercializado nos Estados Unidos com grande sucesso, passou a ter alta incidência de capotagens. A NHTSA, órgão regulador da segurança de trânsito do país, determinou que o veículo era inseguro e que para seguir em comercialização, deveria ser mais largo, mais longo e mais pesado. Isso forçou a SUZUKI a criar um novo veículo, o Vitara. Ainda nesta década a SUZUKI também conquistou a Europa através de modelos como os jipes Vitara e Jimny, assim como os modelos compacto Ignis, Liana e Wagon.
-
-
O sucesso de seus carros compactos levaram a um grande aumento na produção e conseqüentemente nas vendas, que atingiu, em 1995, mais de 975.000 carros. Nos anos seguintes a montadora japonesa lançou automóveis de enorme sucesso como o Gran Vitara, Jimmy e SX4. Atualmente a SUZUKI oferece uma versátil linha de veículos que inclui o espirituoso SX4 Sport de quatro portas, o audacioso SX4 Crossover de cinco portas, o emocionante SUV XL7 de tamanho médio, o robusto SUV Grand Vitara compacto, o popular SX4 na versão sedã, e o compacto Splash no estilo europeu. No Brasil, os automóveis SUZUKI voltaram a ser comercializados novamente a partir de dezembro de 2008 com o modelo Gran Vitara, depois de uma ausência de cinco anos.
-
-
A linha do tempo
1968
Lançamento do SUZUKI CARRY, uma pequena van comercial de enorme sucesso no mercado japonês.
1979
Lançamento do SUZUKI ALTO, um automóvel compacto de preço acessível e extremamente econômico que no ano de 2009 completou 30 anos de mercado e mais de 10 milhões de unidades vendidas. Atualmente o modelo está em sua sexta geração.
1981
Lançamento da GEMMA, scooter de 50cc com motor de 2 cilindros.
Lançamento mundial da GSX KATANA, uma motocicleta de 1100cc.
1985
Lançamento do SUZUKI SWIFT, um modelo urbano de porte mini da marca japonesa.
Lançamento do SUZUKI SAMURAI, um jipe de preço acessível que revolucionou o mercado dos carros de tração integral desenvolvido especificamente para o mercado americano. O modelo foi baseado em um jipe, chamado Jimny, criado nos anos 50 baseado numa lei japonesa de micro carros de até 1.3 metros de largura, com motor 0,8 litro. Com o tempo foi crescendo em tamanho e robustez e passou a se chamar Samurai. O motor passou a 1.0 litro e mais tarde a 1.3 litro.
1989
Lançamento do SUZUKI VITARA, um utilitário esportivo compacto, disponível nas versões 3 e 5 portas, criado em parceria com a General Motors. Comercializado como Geo Tracker, Chevrolet Tracker e Suzuki Sidekick nos Estados Unidos; SUZUKI VIATARA no Brasil e Pontiac/Asüna Tracker e Gmc Tracker no Canadá; estava disponível nas versões Conversível, Hard top e 4 Portas, com motor V6 e 4 cilindros. O modelo foi introduzido no Brasil em 1991.
1991
Lançamento do SUZUKI CAPPUCINO, um veículo compacto conversível de apenas dois lugares pesando apenas 700 kg e alimentado por um motor de 3 cilindros.
1995
Lançamento do SUZUKI BALENO, um sedã compacto que foi a primeira tentativa global da marca neste segmento.
1997
Lançamento do SUZUKI GRAN VITARA, um utilitário esportivo grande e estiloso, com porta-malas espaçoso e estepe, como é comum em carros de esporte e de aventura, na parte extrena traseira.
1999
Lançamento do SUZUKI JIMNY, nova geração do utilitário esportivo de porte pequeno porte.
Lançamento do SUZUKI EVERY, uma van de sete lugares com motor 1.3l.
2006
● Lançamento do SUZUKI TWIN, um carro compacto de apenas dois lugares.
2006
Lançamento do SUZUKI SX4, um veículo esprotivo utilitário compacto, que embora tenha sido desenvolvido, em parceria com a italiana FIAT, originalmente somente para o mercado europeu, é vendido também no Japão, India, Ámérica do Sul, Austrália e América do Norte.
Lançamento do SUZUKI XL7, um veículo esprotivo utilitário de médio porte.
2007
Lançamento do modelo SUZUKI SX4 na versão sedã.
2008
Lançamento do modelo SUZUKI SPLASH, um automóvel compacto desenvolvido segundo os critérios europeu, mas com a sabedoria japonesa que impressiona pela sua aparência jovem e dinâmica.
2009
Lançamento do SUZUKI EQUATOR, primeira picape na história da montadora japonesa.
-
-
Os slogans
Way Of Life!
Ride The Winds of Change.
Make it Unique.
(2001)
-
-
Dados corporativos
● Origem: Japão
● Fundação:
1909
● Fundador: Michio Suzuki
● Sede mundial: Hamamatsu, Shizuoka, Japão
● Proprietário da marca: Suzuki Motor Corporation
● Capital aberto: Sim (1949)
● Chairman & CEO: Osamu Suzuki
● Presidente:
Hiroshi Tsuda
● Faturamento: US$ 30 bilhões (2008)
● Lucro: US$ 274.3 milhões (2008)
● Valor de mercado: US$ 12 bilhões (junho/2009)
● Fábricas: 35
● Vendas globais: 2.493.657 (veículos) e 3 milhões (motos)
● Presença global: 192 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários:
45.000
● Segmento:
Automobilístico
● Principais produtos: Automóveis e motocicletas
● Slogan:
Way Of Life!
● Website:
www.globalsuzuki.com
-
A marca no mundo
O que era um pequeno grupo de engenheiros dedicados a projetos a melhor maquinaria de tecelagem do mundo, cresceu e se tornou uma companhia global de quase 45.000 funcionários que desenvolve e vende automóveis, pequenos caminhões, motocicletas, scooters, quadricíclos e motores de popa em mais de 190 nações. Nos Estados Unidos, um dos mercados vitais para a marca, a SUZUKI está presente através de uma rede de aproximadamente 400 revendedoras automotivas em 49 estados. São mais de 2.4 milhões de veículos e 3 milhões de motocicletas vendidos por ano em todo o mundo, transformando a SUZUKI na 12ª montadora do planeta.
-
Você sabia?
Além das pesquisas realizadas em laboratórios, outras fontes de informações para o desenvolvimento de tantos produtos inovadores foram, e continuam sendo, as competições, onde a SUZUKI possui uma enorme tradição.
-
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).
-
Última atualização em 11/6/2009

2 comentários:

Anônimo disse...

eu num acho

Anônimo disse...

nao