8.6.06

SUPER INTERESSANTE

Suas páginas abordam temas relacionados a ciências Físicas e Biológicas, Geografia, Psicologia, Zoologia, Astronomia, Sociologia e temas atuais de uma forma inteligente, clara e extremamente explicativa. Quando o leitor folheia a revista SUPERINTERESSANTE ele está adquirindo muito mais que conhecimentos gerais, está adquirindo cultura e conhecimento embasados em reportagens e matérias inteligentes.
-
A história
A revista SUPERINTERESSANTE, conhecida popularmente “SUPER”, surgiu no mercado brasileiro em 1987, quando a editora Abril comprou os direitos da revista espanhola Muy Interesante, lançada no mercado em 1981. A editora planejava publicá-la de forma integral, apenas fazendo traduções, algo também feito na Alemanha, França e Itália. Foi então que descobriu que os fotolitos (chapas usadas durante o processo de impressão) eram maiores que os brasileiros, o que os levou a fazer as próprias reportagens. O projeto da nova revista tinha como objetivo divulgar curiosidades e acontecimentos fantásticos de qualquer ramo do conhecimento, porém também tinha a intenção de ganhar o reconhecimento da sociedade científica, para isso dando mais ênfase a temas que envolviam as ciências naturais.
-
-
A SUPERINTERESSANTE começou como revistinhas de vinte páginas distribuídas dentro de outras revistas da Abril (a “edição zero”). A edição no. 1 foi lançada quinze dias depois, no fim de setembro, trazendo como matéria de capa o tema “supercondutores”. E logo no primeiro dia nas bancas, cinco mil pessoas passaram a assiná-la. A edição (150 mil exemplares) logo se esgotou. A reimpressão (65 mil exemplares) também. Foi na década de 90 que a SUPER passou estabelecer novos tipos de reportagens em sua pauta, matérias que diziam respeito a outras áreas do conhecimento, como religião, filosofia e paranormalidade.
-
-
Em 1995 a revista sofreu reformas no projeto gráfico, passando a ter mais infográficos (envolvem diagramação, ilustração, conteúdo e tornarm as leituras muito mais atrativas), que se tornaram um dos principais atrativos da revista, sendo que diversos foram premiados em feiras internacionais. O espaço para curiosidades sempre esteve presente na revista, mas como um complemento. Com o passar do tempo, este item foi tomando conta de boa parte da SUPERINTERESSANTE, foi quando começou a sua mudança de postura diante da ciência. Progressivamente, o fator “entretenimento” nunca manteve uma posição fixa, mudando sempre; originalmente limitado a cartuns (e eventuais anedotas), logo começaram a surgir seções dedicadas a fatos curiosos, jogos eletrônicos, cultura pop e sites de internet.
-
-
Em 1997, para comemorar os dez anos de publicação, a SUPER lançou um CD com a maioria das matérias já publicadas. Tal idéia foi reaproveitada no aniversário de quinze anos, quando a revista lançou uma caixa com seis CDs, trazendo as edições antigas na íntegra em formato digital escaneadas em CD-ROM. A partir deste ano a revista passou a lançar anualmente a coleção completa de todas as suas edições. Na coleção, o usuário encontra um software próprio para visualizar as reportagens. Em setembro de 2007, a Editora Abril resolveu abrir o conteúdo da revista na Internet, de graça. Com esta medida, todas as edições, desde a primeira até a atual, podem ser consultadas no site oficial da revista sem precisar pagar.
-
-
A revista
A SUPERINTERESSANTE está dividida em várias seções que abordam assuntos específicos:
Desabafa - Seção de cartas dos leitores;
Agora Escuta - Editorial da revista, sempre escrito pelo Redator-Chefe;
Colaboradores - Amostra de alguns dos profissionais que ajudaram na corrente edição da revista. Trata-se das fotos dos colaboradores em questão, os seus respectivos nomes e funções na revista e uma descrição da colaboração prestada na edição;
SuperPapo - Conversas com pessoas diferenciadas relacionadas com a ciência. É uma entrevista de entrada, quase numa cópia de outras revistas, mas com muito mais conteúdo;
Essencial - São matérias com pouco visual, sem grande preocupação com design, para ler em pouco tempo;
Supernovas (antigamente conhecida como Notícias Superinteressantes ou Supernotícias) - Notícias mais novas da ciência. A coluna Ciência Maluca traz hilárias descobertas inúteis, SuperPôster traz um pôster com fatos e pessoas interligados (como os ETs da ficção e os personagens dos Simpsons). Já Conexões liga dois assuntos diferentes em 5 partes;
Superrespostas (antigamente conhecida como Superintrigante ou Perguntas Superintrigantes) - Respostas a perguntas geralmente enviadas por leitores. Inclui seções como Quem Foi...?, que conta a história de alguém geralmente pouco lembrado; a coluna Surreal (antes conhecida Superfantástico), que cria hipóteses perguntando “E se...”;
Os mais do Mês - Novidades de cultura como livros, filmes e sites;
Tech (chamada antigamente de Tecnologia ou Supertech) - Equipamentos novos e interessantes;
Manual – Uma espécie de “Guia do Sobrevivente”. Criada em junho de 2005, ensina como sobreviver em situações como “o pára-quedas não abre” e “escapar de feras”;
Zoom - Coleção de imagens de um tema só, geralmente misturando arte com ciência.
-
-
Em toda sua história a revista teve apenas 3 extras: Livro dos ETS (2005) - Revista que fala sobre como reconhecer um ET, o Caso Varginha, o Caso Roswell, as abduções,etc -; Os 30 Maiores Mistérios da Ciência (2007) - Revista que fala sobre grandes mistérios da ciência - ; e As Sociedades Secretas Mais Intrigantes da História (2008) - Revista que fala sobre as sociedades mais secretas que existem ou já existiram.
-
-
Recordes
Os exemplares mais vendidos discorriam sobre o tema religião: “A verdadeira história de Jesus” (dezembro/2002), 185 mil exemplares vendidos; “Bíblia – o que é verdade o que é lenda” (juho/2002), 132.900 exemplares. “Dalai Lama” (agosto/2002), 129.500 exemplares; “Quem matou Jesus” (abril/2004), 126 mil exemplares. As outras revistas que atingiram recorde de vendagem na história da SUPERINTERESSANTE também pertenciam ao campo das ciências humanas e sociais: “Matrix – a realidade é uma ilusão?” (maio/2003), 129.900 exemplares; “O fim do câncer” (janeiro/2001), 127.800 exemplares; “Hitler – como ele pôde acontecer?” (novembro/2003), 123.900 exemplares.
-
-
Os slogans
Enxergue super.
Quem lê é.
-
-
Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento:
1987
● Criador: Editora Abril
● Sede mundial:
São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca:
Editora Abril
● Capital aberto:
Não
● Presidente executivo: Jairo Mendes Leal
● Redator-chefe:
Sérgio Gwercman
● Faturamento:
Não divulgado
● Lucro:
Não divulgado
● Circulação: 430.000 exemplares mensais
● Presença global: Não (somente no Brasil)
● Funcionários:
150
● Segmento: Comunicação
● Principais produtos:
Revistas
● Ícones:
Os infográficos
● Slogan:
Enxergue super.
● Website:
www.superinteressante.com.br
-
A marca no Brasil
A revista SUPERINTERESSANTE, QUE POSSUI Periodicidade mensal e circulação em todo o território nacional, caracteriza-se por ser moderna, com layout e editorial variados e arrojados. Tem um projeto gráfico diferenciado e apresenta assuntos que atendem aos mais diversos interesses. O leitor típico da revista tem entre 18 e 39 anos (57%), é predominantemente do sexo masculino (54%, enquanto as mulheres representam 46%) e da Classe B (49%). A revista tem tiragem superior a 430.000 exemplares e conta com mais de 220.000 assinantes, além de já possuir mais de 260 edições lançadas no mercado.
-
Você sabia?
A revista SUPERINTERESSANTE exporta suas sensacionais matérias para filiais estrangeiras.
-
As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto É, Veja e Exame), sites especializados em Marketing e Branding, e Wikipedia (informações devidamente checadas).
-
Última atualização em 9/5/2009

Nenhum comentário: