20.6.06

SUKITA


Para muitos brasileiros, o verdadeiro refrigerante sabor de laranja, atende por um nome, ou melhor, marca: SUKITA. A perfeita mistura entre água gaseificada e suco natural, resulta em um refrigerante de laranja refrescante e muito saboroso ao paladar, que conquistou fiéis consumidores por todo o Brasil. Afinal, beber SUKITA é tão irreverente e animado quanto saboroso. 

A história 
A história teve início no ano de 1972 quando ao comprar à Fratelli Vita, tradicional e antiga empresa baiana produtora de refrigerantes que havia encerrado as atividades em 1962, a Companhia Cervejaria Brahma passou a contar com importantes produtos em seu portfólio, entre os quais a marca SUKITA, que foi totalmente reformulada e relançada oficialmente no mercado em 1976, para satisfazer as preferências do público infanto-juvenil, apreciador de bebidas com coloração forte e sabor mais adocicado. Inicialmente o novo produto era encontrado apenas em embalagens retornáveis de 290 ml. Em meados da década de 1980, a SUKITA já queria chamar a atenção e conquistar o público jovem ao lançar uma campanha estrelada pela Turma do Balão Mágico, com direito a Jairzinho e Simony. Em acelerado ritmo de crescimento, no ano de 1988 foi lançada a embalagem descartável de 250 ml e introduzidas as tampas de rosquinha em suas garrafas e, no ano seguinte, a embalagem plástica descartável PET de 1 litro.
   

Sempre pensando em atender às expectativas dos consumidores, em 1996, a lata de SUKITA teve seu visual modificado e foi lançada também a embalagem PET 2 litros. Em 1999, a marca chegou ao mercado nacional de roupa nova, com um visual diferenciado e moderno direcionado ao público mais jovem. O novo layout fazia parte da estratégia global da AmBev no reposicionamento da marca SUKITA no mercado. A marca voltou à mídia, apostando no bom humor, com a campanha do “Tio” e o slogan “Quem bebe Sukita não engole qualquer coisa”, que se tornou extremamente popular entre os brasileiros. Neste mesmo ano foi lançada a versão light do refrigerante com o slogan “O melhor da laranja para quem não engole qualquer light”. A marca iniciou o ano de 2000 comemorando o sucesso publicitário alcançado no ano anterior e invadiu as praias do litoral paulista com promoções diferenciadas. Durante todo o verão, uma equipe de promotores, uniformizados com o logotipo da SUKITA e em carro personalizado, realizou blitz nos pontos mais badalados da cidade, abordando o público, ao vivo, pelas rádios locais participantes da promoção.
  

Em maio, a marca voltou à cena com um novo filme publicitário muito divertido, estrelado pelo casal mais popular da publicidade na época: o “tio” (Roberto Arduim) e sua vizinha adolescente (Michelly Machri). Mais uma vez um enorme sucesso. Em 2006, a embalagem da SUKITA ganhou novo design e as latas de 350 ml chegaram ao mercado com mais laranjas do que nunca, com logotipo nas cores verde e branco e uma laranja estilizada. No ano seguinte, em abril, foi lançada a Sukita Zero Açúcar, bebida sem adição de açúcar com um sabor muito próximo da versão original, que estreou com o slogan “Turbilhão de sabor”. Pouco depois, em junho, a marca SUKITA foi relançada no mercado com novo sabor e nova campanha publicitária, dessa vez com um garoto-propaganda representado por um divertido japonês ruivo, que propunha diversos desafios para provar o novo sabor do refrigerante.
   

Em 2008, a marca introduziu mais uma deliciosa novidade no mercado, SUKITA SABOR UVA, que chegava para concorrer com a rival Fanta Uva. Pouco depois, em 2009, a marca ampliou ainda mais sua linha de produto com o lançamento da edição limitada SUKITA VITAMINADA, um novo sabor, inédito no mundo, que possuía como diferencial um mix de sabores de maçã, mamão e laranja, além de ser enriquecida com vitaminas B3, B5, B6 e B9. Com a novidade, a linha SUKITA passou a ser uma das principais do portfólio da AmBev.
   

Com DNA de inovação, nos anos seguintes a marca lançou novos sabores, como por exemplo, SUKITA GRAPEFRUIT (2010), que não fez tanto sucesso; SUKITA LIMÃO (2020); SUKITA TUBAÍNA (2020), edição com sabor de tutti-fruti; e SUKITA GUARANÁ. Além dessas novidades, em 2018, um dos refrigerantes de laranja mais famosos do Brasil passou a estar disponível em cápsula (para as máquinas B.Blend by Brastemp): com aquela cor marcante e aquele gostinho que refresca, na hora e com o gás do jeito que você gosta. Hoje em dia, SUKITA é a mistura ideal entre suco de fruta e água gaseificada. Ideal pra acompanhar os melhores momentos, com muito sabor e refrescância.
  

Campanhas que fizeram história 
O popular “Tio da Sukita” virou febre nacional em abril de 1999 através de uma campanha publicitária do refrigerante que, devido ao enorme sucesso, daria origem a uma série de propagandas com forte dose de bom humor. Nos comerciais, um homem de meia-idade (50 e tantos anos) tenta flertar com uma adolescente de jeito meigo que usa da sua inocência e bons modos para dar um fora no coroa que se insinuava para ela nas mais inesperadas situações cotidianas. A garota sempre bebendo uma SUKITA então o chama de tio. O lema da campanha era: ”Quem bebe Sukita, não engole qualquer coisa”. Nem mesmo uma cantada de um tiozão.
   

A identificação do público com a campanha foi imediata. E os bordões do comercial como o “a-hã” ou “tio” passaram a ser repetidos entre os jovens nas ruas. Para rever alguns desses comerciais, clique no ícone abaixo.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por inúmeras modificações ao longo dos anos. Sempre utilizando a cor laranja, a primeira remodelação mais radical aconteceu em 1999, quando uma laranja estilizada foi incorporada ao logotipo, que também apresentou uma nova tipografia de letra e mais uma cor, a verde. Depois de remodelar mais uma vez seu logotipo em 2006, quando a laranja ganhou um design mais próximo da fruta real, a marca apresentou uma nova identidade visual que ganhou nova tipografia de letra, um fundo na cor laranja e um novo símbolo (a fruta inteira foi substituída por um gomo). Mais recentemente, em 2021, SUKITA apresentou ao público um novo logotipo com novas cores, um novo design para o gomo da laranja e um degrade de verde no nome.
  

A nova identidade visual foi aplicada em todos os sabores da marca, como mostra a imagem abaixo.
  

Os slogans 
Desafio é ficar sem beber. (2010) 
O melhor da laranja. 
Quem bebe Sukita não engole qualquer coisa. (1999) 
Quem agita bebe Sukita. (1982) 
Sukita. A laranja da Brahma. (anos de 1980)
  

Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1976 
● Criador: Fratelli Vita e Companhia Cervejaria Brahma 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: AmBev S.A. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Jean Jereissati 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Segmento: Refrigerantes 
● Principais produtos: Refrigerantes a base de laranja, uva e limão 
● Concorrentes diretos: Fanta, Dolly, Itubaína, Kuat, Sprite, H2OH!, Convenção e Viva Schin 
● Ícones: O famoso “Tio da Sukita” 
● Slogan: Desafio é ficar sem beber. 
● Website: www.sukita.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente a SUKITA está disponível em cinco sabores, em embalagens PET (2 litros, 1 litro, 600 ml e 200 ml) e lata (350 ml), possui forte presença nas regiões sul e sudeste do país, sendo a principal concorrente da marca Fanta (conheça essa outra história aqui). 

Você sabia? 
SUKITA foi o primeiro refrigerante do Brasil a ter em sua fórmula 10% de suco natural de laranja. Atualmente refrigerante é produzido com água gaseificada e suco natural de laranja. 
Em 2001, a marca lançou as versões SUKITA LIMÃO e SUKITA POMELO (uma fruta cítrica) somente na Argentina. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Época Negócios, Embalagem Marca e Isto é Dinheiro), jornais (Valor Econômico, Estadão e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 27/1/2022 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

6 comentários:

Anônimo disse...

Sukita está muitoooooooooooooooooooooo saborosa, bem melhor que outros refrigerantes sabor laranja.

Anônimo disse...

Eu tb adoro Sukita!!!

Matematicando disse...

Não adianta inventar moda..... igual a Fanta Laranja, não tem igual.

Pedro felipe disse...

melhor que fanta... com certeza!

Anônimo disse...

Sukita é o melhor refrigerante de laranja.A Fanta não chega aos pés da Sukita.

Unknown disse...

Sukita uva não tem mais nada a ver com o sabor antigo, tá muito ruim com gosto de maçã verde,vlbpara quem gosta tudo bem, mas eu quero gosto de uva, por isso estou mudando para o grapette