13.6.06

RAYOVAC


A RAYOVAC possui mais de 110 anos de experiência e conquistou ao longo deste tempo a confiança de milhões de consumidores no mundo inteiro, utilizando tecnologia de ponta e oferecendo sempre alta qualidade e máxima durabilidade. A marca desenvolve produtos que levam mais energia para a sua vida, sempre buscando soluções inovadoras, tecnológicas e que você pode confiar. Por todas essas razões, a RAYOVAC pode afirmar que nenhuma outra pilha ou lanterna dura mais. 

A história 
As origens da tradicional marca datam do dia 17 de janeiro de 1906, quando com o nome de French Battery Company, na cidade de Madison, estado americano do Wisconsin, foi fundada uma empresa por James B. Ramsay, P.W. Strong e Alfred Landau, que tinha como principal função produzir pilhas e baterias de alta qualidade com a marca RAY-O-LITE. Seu primeiro produto era uma pequena pilha, vendida a 10 centavos de dólar, utilizada pelas operadoras em seus telefones. Em seu primeiro ano de operação a empresa vendeu 37 mil pilhas. No ano seguinte a empresa começou a formar uma equipe de vendedores e o negócio teve um grande crescimento. Em 1910 lançou no mercado suas primeiras pilhas para lanternas portáteis. Pouco tempos depois, em 1914, a empresa deu início à diversificação de sua linha de produtos com o lançamento de lanternas portáteis sob o marca FRENCH FLASHER.


Inovação sempre foi a palavra de ordem na empresa, tanto no desenvolvimento de novos produtos como na disposição deles nos pontos de venda. E foi com esse pensamento que a empresa introduziu, em 1919, o primeiro display (na verdade um gabinete) para melhor exposição de seus produtos nos estabelecimentos comerciais. Dois anos mais tarde, o nome RAY-O-VAC foi utilizado pela primeira vez em uma linha de pilhas para rádios. Nos anos seguintes diversificou sua linha de produtos com a introdução da marca Ray-O-Spark (baterias de ignição).


A empresa ganhou enorme visibilidade no mercado americano quando Charles Lindbergh cruzou no dia 20 de maio de 1927 o Oceano Atlântico levando como equipamentos de segurança duas lanternas Ray-O-Lite. Era a publicidade que a marca precisava para seus produtos. A década de 1930 foi de vital importância para a empresa. Primeiro, em 1933, Arthur Wenge, chefe do departamento eletrônico, patenteou o primeiro rádio portátil com grande fidelidade de recepção, e cuja patente foi oferecida aos fabricantes da indústria de forma gratuita, para promover o uso de pilhas e baterias. E depois, em 1937, o próprio Arthur Wengel também patenteou o primeiro aparelho auditivo de tubo a vácuo, e cuja patente também foi oferecida para a indústria para promover as vendas de baterias. E por último, porque em 1939 a RAYOVAC lançou a primeira pilha selada de aço e à prova de vazamento do mundo, que ganharam as tradicionais cores amarela e azul.


Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa construiu sete novas fábricas, aumentou em mais de 1.000% seu quadro de funcionário e foi a principal fornecedora de pilhas e baterias para o exército americano. Suas pilhas eram usadas nos campos de batalha em lanternas, rádios, walkie-talkies, detectores de minas, sinalizadores e até em bazucas. A empresa forneceu aos militares aproximadamente 500 milhões de pilhas e baterias. No final da década, a RAYOVAC lançaria suas primeiras baterias especialmente desenvolvidas para aparelhos de surdez, segmento que a empresa se tornaria líder nos anos seguintes. No início da década de 1950, a RAYOVAC desembarcou oficialmente no Brasil. No ano de 1971 a empresa patenteou a baterias redondas prateadas e oxidadas, em mais uma amostra de sua capacidade criativa.


Em 1985, foi iniciado um estudo para a redução do mercúrio nas pilhas alcalinas. Este componente foi retirado do processo de fabricação das pilhas alcalinas definitivamente em 1996. Foi nesta década que a RAYOVAC começou a utilizar grandes celebridades esportivas para divulgar seus produtos. Começou em 1992 com o golfista Arnold Palmer, e prosseguiu, em 1995, com o astro do basquete, Michael Jordan, que passou a ser o porta-voz e garoto-propaganda da marca RAYOVAC. Em 1996 a empresa foi adquirida pela Thomas H. Lee Company. No início do novo milênio a RAYOVAC começou uma onda de aquisições que a transformaram em uma empresa verdadeiramente global. Começou em 2002 com a compra da Varta, tradicional empresa alemã fabricante de pilhas e baterias; e prosseguiu com as aquisições dois anos mais tarde da Ningbo Baowang na China e da Microlite no Brasil. Ainda em 2004 passou a ser fabricante das pilhas Enercell, vendidas exclusivamente dentro da rede de lojas de produtos eletrônicos RadioShack.


Em 2005, a corporação já havia crescido a ponto de tornar-se uma companhia global de produtos de consumo em massa. Várias aquisições já haviam sido realizadas: 15 marcas que compreendiam negócios como aparelhos para cuidados pessoais, produtos de controle de insetos e de cuidados com jardins e acessórios para animais de estimação. Devido à amplitude do negócio, a empresa entendeu que Rayovac Company era um nome restrito ao universo de pilhas e optou por adotar um mais amplo. Surgiu assim a SPECTRUM BRANDS. A partir deste momento a RAYOVAC se tornou apenas uma marca dentro do portfólio da nova empresa. O plano era avançar globalmente a partir da impressionante força de distribuição da empresa, que sempre conseguiu colocar suas pilhas em qualquer ponto de venda, fosse em uma refinada tabacaria da Quinta Avenida, em Nova York, fosse em um botequim de beira de estrada no interior do Brasil.


Apesar da força da marca RAYOVAC, a empresa não conseguiu se tornar lucrativa, e, em fevereiro de 2009, pediu concordata para reorganizar suas finanças e passar por uma enorme reestruturação. Apesar das dificuldades a empresa conseguiu se recuperar e voltou com força para continuar fazendo da marca RAYOVAC um sinônimo de pilhas e baterias de longa duração. Em 2010 a marca iniciou seu programa de sustentabilidade em parceria com a CONAMA 401/08. O programa promoveu o recolhimento de pilhas usadas para evitar a poluição do meio ambiente.


Além de suas pilhas e baterias, a RAYOVAC é extremamente popular por suas lanternas, cuja linha oferece diversos modelos para atender a todas as situações e necessidades, para o meio urbano e rural, divididos em quatro categorias (Ar Livre, Interiores, Interiores/Conveniência e Profissional). E um dos grandes destaques da marca nesse segmento é a famosa Lanterna Indestrutível, utilizada pela polícia norte-americana. Essa lanterna possui design ergonômico e foi desenvolvida para oferecer máxima durabilidade e praticidade, resistindo a quedas de até 10 metros de altura. Além disso, conta com amortecedores de borracha nas extremidades, liga de alumínio com titânio, interruptor tático que auxilia na utilização da lanterna, LED de alto rendimento e duas intensidades de luz.


A linha do tempo 
1949 
Lançamento da bateria alcalina de coroa para aparelhos de surdez. 
Lançamento da lanterna de aço para uso esportivo e ao ar livre com o nome SPORTSMAN
1971 
É concedida à RAYOVAC a patente das pilhas de botão de óxido de prata. 
1972 
Lançamento da pilha que utilizava cloreto de zinco, proporcionando assim o dobro de vida útil em relação às pilhas comuns de zinco-carvão. Era a escolha certa para equipamentos que requeriam descargas de energia leves e contínuas, como controles remotos, relógios de parede, rádios portáteis e brinquedos. 
Lançamento da linha HEAVY DUTY, com o dobro de vida das pilhas originais. 
1980 
Lançamento das pilhas para aparelhos auditivos AIR 2000
1984 
Lançamento das famosas lanternas WORKHORSE PREMIUM, introduzidas no mercado com sua tradicional garantia vitalícia. Uma versão mais luminosa e fluorescente da lanterna foi lançada em 1992. 
1988 
Lançamento de uma nova bateria para alimentar os relógios de computadores pessoais. 
1990 
Lançamento de uma completa linha de lanternas industriais. 
1993 
Lançamento da RENEWAL, uma pilha alcalina recarregável de longa duração. 
1996 
Lançamento da SWIVEL LIGHT, uma lanterna do tipo “mãos livres”. 
Lançamento da linha RAYOVAC SPECIALITY BATTERY, composta por baterias e pilhas para usos específicos como relógios, câmeras fotográficas e outros equipamentos que precisam de formatos específicos. 
1997 
Lançamento da embalagem com 12 baterias para aparelhos auditivos. 
1998 
Lançamento da embalagem com 36 baterias para aparelhos auditivos. 
2001 
Lançamento dos carregadores de 1 hora e das pilhas que utilizavam a tecnologia níquel hidreto metálico. Essa tecnologia permitia que cada pilha fosse recarregada até 1.000 vezes. 
2002 
Lançamento das pilhas alcalinas de alto desempenho RAYOVAC MAXIMUN PLUS
Lançamento no mercado brasileiro das pilhas de zinco – conhecidas como “As Amarelinhas” - sem mercúrio e cádmio, sendo a primeira empresa do país no setor a fabricar toda a linha de pilhas eliminando estes metais da composição, já que as alcalinas da empresa não trazem mercúrio e cádmio desde 1996. Após o uso, as pilhas podem ser descartadas em lixo doméstico. As pilhas com a nova composição podiam ser identificadas nos pontos de venda pelas embalagens com o selo verde e a inscrição “Fórmula sem Mercúrio e Cádmio”. 
2003 
Lançamento das pilhas de níquel hidreto com a tecnologia I-C3, junto com o novo carregador que completa a carga deste tipo de pilha em apenas 15 minutos. 
2006 
Lançamento da RAYOVAC COCHLEAR, uma linha de baterias para implante coclear, um dispositivo eletrônico designado a ajudar pessoas com deficiência auditiva severa à profunda que não obtém um benefício significativo com os aparelhos auditivos. 
Lançamento das pilhas recarregáveis com tecnologia NiMH (Nickel Metal Hydride), que ao contrário das pilhas recarregáveis comuns, já vinham carregadas e prontas para um uso imediato. Além disso, foram desenvolvidas com a nova tecnologia de retenção de elétrons, mantendo sua carga por até 4 vezes mais tempo que as recarregáveis comuns. 
2007 
Lançamento da linha de pilhas alcalina RAYOVAC ULTRA PRO, com uma duração extremamente longa e maior que suas principais concorrentes. 
Revolucionou o mercado com o início da venda de lanternas com lâmpadas de LED. 
2008 
Lançamento da linha de pilhas auditivas sem mercúrio, menos nociva ao meio ambiente. 
2011 
Lançamento da linha de lanternas recarregáveis, mais sustentáveis e práticas. 
2012 
Lançamento da linha de Lâmpadas Fluorescentes Compactas (CFL) com garantia de 3 anos e consumo 80% menor do que as lâmpadas incandescentes. No mesmo ano também foram lançadas a Pilha Recarregável Platinum (com durabilidade e desempenho superior) e a Lanterna Indestrutível (com luz de longo alcance, resistente à água e a fortes impactos). 
2013 
Lançamento da linha de Lâmpadas LED, com até 22 anos de duração e economia de 85% em relação às lâmpadas incandescentes. 
2015 
Lançamento da RAYOVAC FUSION, sua bateria alcalina de mais alto desempenho até o momento. Esta poderosa bateria apresenta desempenho 35% maior do que a concorrente Energizer Max. 
2016 
Lançamento da Lanterna Super Led Mini, que com um único superled ilumina até 100m de distância (equivale a 9 LEDs comuns juntos).


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Quando foi apresentado seu primeiro logotipo, a marca se chamava RAY-O-LITE e tinha como símbolo um personagem animado que representava um raio (Mr. Ray-O-Lite). A imagem abaixo mostra o personagem em detalhe.


O nome RAY-O-VAC (inicialmente escrito assim) foi adotado em 1921 com a apresentação de uma nova identidade visual, que utilizava a cor vermelha. Somente em 1988 a palavra RAYOVAC, até então com dois hífens, passou a ser escrita da forma atual. Além disso, o logotipo ganhou um raio estilizado dentro da letra O. No ano de 2002 a marca apresentou um novo logotipo, sem o fundo preto. A atual identidade visual da marca foi adotada em 2016 e ganhou uma nova tipografia de letra mais fina.


Os slogans 
Lasts as Long. Costs Less. (2012) 
More power of your money. (2007) 
Batteries that turn people on. (1988) 
We give you the power. 
RAYOVAC. Agita seu mundo. (Brasil) 
É muito mais força. É muito mais pilha. (Brasil) 
As Amarelinhas. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 17 de janeiro de 1906 
● Fundador: James B. Ramsay, P.W. Strong e Alfred Landau 
● Sede mundial: Middleton, Wisconsin, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Spectrum Brands Holdings Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Andreas Rouvé 
● Faturamento: US$ 1 bilhão (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 120 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Equipamentos elétricos 
● Principais produtos: Baterias, pilhas, carregadores portáteis e lanternas 
● Concorrentes diretos: Duracell, Energizer, Sanyo, Philips, Sony, BIC e Panasonic 
● Ícones: As pilhas “Amarelinhas” 
● Slogan: Lasts as Long. Costs Less. 
● Website: www.rayovac.com.br 

A marca no Brasil 
A RAYOVAC chegou oficialmente ao Brasil em 1954, através de uma joint-venture entre a empresa americana e a Microlite que adquiriu a licença para uso da marca no país. Era o surgimento das pilhas que ficariam conhecidas pelo slogan “As Amarelinhas”, que associava imediatamente o produto a seleção brasileira de futebol. Pelé, inclusive, foi um de seus garotos-propaganda mais famosos. Nos anos seguintes a marca inovou no mercado brasileiro com o lançamento de vários produtos, como por exemplo, as pilhas alcalinas (1978), pilhas com a tecnologia Zinc Chloride (1995) e pilhas com fórmula sem adição de Mercúrio e Cádmio (2002).


Ao longo dos anos, a marca conquistou a liderança de mercado respeitando o consumidor e investindo constantemente em pesquisas e tecnologia para oferecer sempre o melhor. Cada pilha produzida é testada por um software especial. O laboratório de desenvolvimento e testes da RAYOVAC é o único do gênero da América Latina. Em 2004, a Microlite foi definitivamente adquirida pela RAYOVAC, que ganhou ainda mais força no mercado nacional. Em termos mercadológicos, a empresa decidiu modernizar seu portfólio de produtos repaginando as embalagens e o logotipo. A marca pioneira na fabricação de pilhas no Brasil continua a oferecer uma linha completa: além das famosas Amarelinhas (pilhas de zinco), o portfólio atual conta com pilhas alcalinas, recarregáveis, eletrônicas e auditivas, assim como as linhas de lanternas e lâmpadas. Por tudo isso, RAYOVAC é líder no mercado brasileiro de pilhas Zinco Carvão com 57% de participação.


A marca no mundo 
A RAYOVAC é a terceira maior produtora de baterias e pilhas dos Estados Unidos e está presente em mais de 120 países ao redor do mundo. Além disso, a marca comercializa uma completa linha de lanternas e carregadores, além de lâmpadas. A RAYOVAC pertence à Spectrum Brands, que detém em seu portfólio marcas de peso como George Foreman, Remington, Russell Hobbs, Tetra, STP e Black & Decker

Você sabia? 
Atualmente, “As amarelinhas” lideram o mercado brasileiro e latino-americano da categoria de pilhas zinco carvão e ocupam segundo e terceiro lugares entre os europeus e americanos, respectivamente. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico, Meio Mensagem e Folha), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 23/5/2017

2 comentários:

Anônimo disse...

É isso mesmo "As Amarelinhas"vieram pra ficar!Muito boas mesmo!

pRoHiBiToRvM disse...

ajudou no meu trabalho!!