14.6.06

RAMADA


O nome RAMADA é sinônimo de hospitalidade e bons serviços em qualquer lugar do mundo. Satisfazendo as totais necessidades dos hóspedes, cada unidade da rede oferece serviços eficazes e amenidades como acesso sem fio a internet, camas extremamente confortáveis, quartos espaçosos e delicioso café da manhã, que atendam desde famílias em férias até pessoas em viagens de negócios. 

A história 
A história de umas redes de hotéis mais famosas dos Estados Unidos começou em 1954 quando Marion William Isbell, um experiente empresário do ramo de restaurante da cidade de Chicago, juntamente com seu cunhado, Bill Helsing, e um grupo de investidores, que incluía Michael Robinson, responsável mais tarde por fundar a rede de hotéis econômicos Rodeway Inns, Del Webb, então proprietário da equipe de beisebol do New York Yankees, Ezra Ressman, Mort Levin, Frank Lichtenstein e Robert Rosow, inauguraram a primeira unidade, com apenas 60 quartos em estilo motor inn, no número 66 da U.S. Route na cidade de Flagstaff, estado americano do Arizona. No mesmo ano a empresa vendeu sua primeira franquia. A localização privilegiada deu aos viajantes a oportunidade perfeita para um merecido descanso depois um longo dia dirigindo. Nos dois anos seguintes, mais duas unidades foram inauguradas: na cidade de Phoenix, e um hotel maior, (com aproximadamente 300 quartos).


Rapidamente, Isbell percebeu, em suas viagens de férias com a família, que os chamados motéis na beira de grandes estradas e rodovias americanas, eram poucos e ineficientes, e começou a inaugurar unidades com serviços diferenciados como televisão, ar-condicionado, piscinas, café da manhã e serviço de restaurantes. Somente cinco anos mais tarde a rede adotou oficialmente o nome RAMADA, derivado da palavra espanhola “Rama”, estruturas ao ar livre onde os agricultores se abrigavam do sol intenso nas épocas de colheitas, comuns nas áreas rurais do estado do Arizona. A palavra “Ramada” refletia o conceito da rede de hotéis: “Um lugar de descanso na sombra” (em inglês, “A Shaded Resting Place”). Nesta época, os hotéis da rede eram construídos em arquitetura colonial (estilo Williamsburg) e padronizados, igualmente outras famosas cadeias de hotéis da época, como por exemplo, Holiday Inn e Howard Johnson.


Em 1970, William M. Isbell, filho do fundador da rede, assumiu o comando da empresa. Ao longo dos anos a rede foi se expandindo, tornando-se um ícone no estilo de vida americano, conquistando o reconhecimento e fidelidade de milhões de consumidores. Neste tempo, desenvolveu uma rede de restaurantes, sob vários nomes como Uncle Ben’s Kitchen, Ramada Pancake Cottage e Chez Bon, localizada dentro de seus hotéis. O ramo de restaurante seria abandonado no início da década de 1990, apesar dos hotéis continuarem a incluir instalações gastronômicas. Ao final da década de 1970, RAMADA já era a segunda maior rede de hotéis nos Estados Unidos, atrás somente do Holiday Inn.


Na década de 1980 a empresa ingressou no segmento de cassinos e hotéis de luxo, que mais tarde seriam vendidos. Em 1990, a rede RAMADA INN, como se chamava a empresa, foi comprada pela Cendant Corporation, iniciando o desenvolvimento do sistema de franquia, além de sua expansão internacional, através da divisão conhecida como RAMADA INTERNATIONAL, sob o sistema de concessão. Em 2004, as unidades localizadas internacionalmente, antes administradas pela rival Marriott International, foram adquiridas pela Cendant Corporation, concedendo assim todos os direitos mundiais sob a marca RAMADA. Dois anos depois, a empresa transformou sua divisão de hotéis em uma companhia independente chamada Wyndham Worldwide, que atualmente é proprietária da rede RAMADA.


Atualmente a rede oferece seis categorias de hotéis, que atendem aos segmentos econômicos, intermediário e superior do mercado de hotelaria: RAMADA (unidades mais luxuosas e confortáveis, com serviços e amenidades como piscina, internet sem fio, café da manhã e restaurante a La Carte), RAMADA LIMITED (unidades econômicas, sem restaurante no local, mas com piscina e café da manhã como padrão), RAMADA PLAZA (unidades modernas e flexíveis com decorações contemporâneas e confortáveis, que oferecem restaurantes e centros de negócios), RAMADA RESORT (unidades para estadias mais prolongadas localizadas em destinos turísticos pelo mundo, oferecendo SPA, piscinas, academia de ginástica e restaurantes), RAMADA HOTEL & SUITES (unidades localizadas em grandes cidades que oferecem acomodações luxuosas, piscinas, saunas, campos de golfe, quadras de tênis e restaurantes) e RAMADA ENCORE (unidades econômicas com design moderno que oferecem serviços de qualidade a preços acessíveis, sendo ideal para viajantes de negócios conectados que buscam conforto, estilo, inovação e um ambiente jovem).


A evolução visual 
A identidade da marca passou por algumas alterações ao longo dos anos. Em 2005 padronizou sua identidade visual ao apresentar um logotipo corporativo único para designar sua marca. Uma nova tipografia de letra e a palavra “Worldwide” (abaixo do nome) foram as grandes novidades.


Cada uma de suas categorias de hotéis (consideradas marcas) possuem identidade visual diferenciada e com personalidade própria (imagem abaixo).


Os slogans 
You Do Your Thing. Leave the Rest to Us. 
A Very Good Place To Be. 
Everything except excess. 
Simply fresh, simply modern, simply bright ….simply better. (Ramada Encore) 
Arrive. Relax. (Europa) 
Deixe o resto por nossa conta. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1954 
● Fundador: Marion W. Isbell e um grupo de investidores 
● Sede mundial: Parsippany, New Jersey, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Ramada Worldwide, Inc. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Wyndham Worldwide Corporation) 
● CEO: Stephen Holmes 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Hotéis: 900 
● Presença global: 63 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 18.000 
● Segmento: Turismo 
● Principais produtos: Hotéis de várias categorias 
● Concorrentes diretos: Holiday Inn, Best Western, Mercure, Novotel, Marriott, Radisson e Crowne Plaza 
● Slogan: You Do Your Thing. Leave the Rest to Us. 
● Website: www.ramada.com 

A marca no mundo 
Atualmente a rede de hotel RAMADA possuí mais de 900 unidades, de várias categorias, espalhadas de costa à costa pelos Estados Unidos e por mais 60 países ao redor do mundo. No Brasil são quatro unidades localizadas nas cidades do Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Lagoa Santa e Americana. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 27/4/2015

2 comentários:

@anamariabalona disse...

Ramada Encore Virgínia Luxemburgo_ such a lovely place in Belo Horizonte_MG Brazil💗

Anônimo disse...

Ramada Encore Virgínia Luxemburgo_such a lovely place! Belo Horizonte_MG Brazil