14.6.06

PYREX


Eles são versáteis, duráveis, fáceis de limpar, vão ao forno ou podem armazenar alimentos no freezer ou geladeira. Praticamente todo mundo tem ou já teve em casa um utensílio de cozinha PYREX. Mas, o que muitos não sabem, é que PYREX é uma marca registrada que acabou se tornando sinônimo de uma categoria de produto: utensílios para cozinha de vidro refratário. E mesmo após cem anos, a marca continua baseando seus produtos na eficiência, ajudando milhões de cozinheiros a simplificar os processos no preparo de alimentos com resultados confiáveis. 

A história 
Tudo começou quando a fábrica de vidros Corning Glass Works, empresa fundada em 1851, iniciou a utilização do vidro borossilicato em lanternas para serem usadas em ferrovias. Tudo para resolver um problema específico: o calor das lanternas juntamente com o frio do vento gelado de inverno fazia com que vidro comum quebrasse. Em 1913 o doutor Jesse Littleton, físico da Corning Glass Works, começou a procurar novos usos para o produto. Foi então que ele serrou o fundo de uma jarra de vidro em forma de travessa e pediu que sua esposa Bessie cozinhasse um bolo nela ao invés de utilizar as assadeiras normais, que constantemente queimavam as tortas e bolos ou quebravam facilmente. Bessie ficou impressionada com a praticidade e resistência do recipiente, que permitiu não apenas cozinhar a sobremesa em um tempo menor que nas formas de metal ou cerâmica disponíveis na época, como também verificar se o quitute estava bem assado em todos os lados. O vidro refratário de borossilicato resistente a choques térmicos, suportando tanto altas quanto baixas temperaturas, desenvolvido na Alemanha pelo químico Otto Schott no fim do século XIX, já tinha vários usos industriais, mas ninguém tinha pensado em assar alimentos nele. Inspirado nisso, a Corning firmou um acordo tecnológico com a empresa alemã e seus pesquisadores, Eugene Sullivan e William Taylor, começaram a desenvolver uma linha de utensílios de cozinha com uma nova fórmula desse vidro.


A empresa lançou a primeira linha de utensílios para forno com a marca PYREX em 1915. O primeiro produto desta linha era uma fôrma para torta, vendida na época por 69 centavos de dólar. O primeiro carregamento com os produtos da nova marca foi entregue exatamente no dia 18 de maio para a loja de departamento Jordan Marsh na cidade de Boston, estado americano de Massachusetts. Inicialmente houve certa resistência por parte das donas de casa, que achava estranha a ideia de cozinhar com vidro. Além disso, o preço inicial era um tanto elevado e fazia com que o produto fosse um objeto de luxo.


Para resolver estes problemas iniciais, a empresa alterou um pouco o processo de fabricação para aumentar a eficiência da produção e baratear o custo e contratou Sarah Tyson Rover, editora e colunista de duas importantes revistas femininas, para promover os novos produtos da marca. Ela demonstrava os produtos PYREX em lojas de departamento através dos Estados Unidos. Esta ação foi fundamental para a popularidade inicial da marca PYREX. Isto porque, muitas consumidoras não acreditavam ser possível cozinhar em utensílios de vidro, e através dessas demonstrações, a marca conseguia mostrar as principais características dos produtos e convencer as donas de casa a comprá-los. Afinal, os produtos PYREX ofereciam uma distribuição de calor mais rápida e eficiente, além da vantagem de poder ver o que estava sendo cozinhado ou assado.


Durável e atraente, a nova louça de vidro PYREX foi produzida em muitas formas (fôrma para assar retangular, saladeira lisa e potes para petiscos e doces), com diversos usos e tornou-se tão popular que em 1919 mais de 4.5 milhões de peças já haviam sido vendidas. O grande sucesso da marca foi transformar uma espécie particular de vidro em objetos de uso e utilizar o design como ferramenta para tal. Com a derrota dos alemães na Primeira Guerra Mundial, os americanos “confiscaram essa receita” como parte da reparação do conflito e assim cada vez mais a marca PYREX se alastrou como sinônimo de utensílios de vidros refratários pelos Estados Unidos e seus parceiros econômicos, dentre os quais o Brasil, onde PYREX se tornou também muito conhecido e amplamente usado na cozinha pelas donas de casa. Com isso, as vendas dispararam atingindo 30 milhões de unidades em 1927.


Ainda nos anos de 1920 a empresa desenvolveu o vidro leitoso (conhecido como WHITE PYREX) e com isso além de aumentar as novas formas e usos, os antigos modelos podiam ser fabricados sem a tradicional transparência dos primeiros produtos. Esse vidro especial tinha aparência muito próxima a da cerâmica e possibilitava o uso de cores e estampas. Os produtos PYREX se tornaram ainda mais populares, especialmente no período da Grande Depressão Americana, muito em virtude de sua durabilidade e da economia de tempo e energia ao preparar alimentos.


Entretanto, o sucesso não ofuscou a visão empreendedora da empresa. Em 1931, Lucy Maltby, uma professora de economia doméstica que havia sido contratada pela Corning dois anos antes, decidiu construir uma cozinha de teste que utilizava o feedback dos consumidores para desenvolver novos itens. Lucy foi responsável por algumas mudanças essenciais para os produtos, como adicionar alças às formas de bolo, para que fossem mais fáceis de manusear, e modificar alguns recipientes para que eles coubessem melhor nos fornos da época. Por mais de uma década, os técnicos fizeram experiências e acabaram alterando a composição do material. Depois de muitos meses de testes, nos quais ferveram e fritaram mais de 8 mil quilos de batatas nos recipientes de vidro, finalmente, em 1936, a empresa anunciou uma linha PYREX resistente à chama. Eram peças para fazer café e chá, panelas e caçarolas, além de pratos e travessas que iam ao forno e depois usadas diretamente na mesa.
 

A primeira linha PYREX se manteve em forma e função, mas com sutis diferenças nas tampas de plástico de alguns dos recipientes. Mas a marca não parou por aí e a cada ano lançava sempre um objeto de uso novo e de acordo com os conceitos formais da época. Os produtos da PYREX coloridos foram introduzidos em 1947. Tudo para agradar as consumidoras que adoravam o produto, mas queriam mais cores na cozinha, pois estavam enjoadas do vidro transparente e sem graça. No ano seguinte um Departamento de Design interno foi criado e liderado por John B. Ward. Ele redesenhou as linhas da marca existentes e lançou uma linha mais refinada. Ao longo dos próximos anos, designers como Penny Sparke e Baugh Betty, entre outros nomes, contribuíram com a marca criando novas linhas e formas para seus produtos. Como em 1949 quando a PYREX lançou uma linha de produtos que podiam ir para geladeira.


Com a explosão de modelos em formas de usos variados, os produtos PYREX se tornaram populares em milhões de cozinhas no mundo inteiro. As linhas de modelos com estampas começaram a se tornar comuns a partir dos anos de 1960, principalmente aquelas adornadas com desenhos florais. Em 1998, a Corning Glass Works separou sua divisão de produtos de consumo, que subsequentemente adotou o nome World Kitchen. Apesar da nova divisão, a Corning continuou proprietária da marca PYREX, que passou a ser utilizada sob licença. Em 2006, a empresa francesa Arc International adquiriu os direitos de fabricação dos produtos da marca PYREX para a Europa, África e Oriente Médio (que hoje é de propriedade da International Cookware). Nos anos seguintes a PYREX expandiu sua linha de produtos com o lançamento de panelas, frigideiras, fôrmas em silicone e inúmeros utensílios para cozinha.


Em 2015, a marca PYREX comemorou 100 anos e seus produtos mantém as características originais: são fáceis de limpar, seguros para uso no fogão ou forno, não absorvem manchas ou odores e assam de maneira uniforme. Mesmo após um século, PYREX ainda consegue achar lugar na cozinha de muitas pessoas no mundo inteiro.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por inúmeras alterações ao longo dos anos.


Atualmente, como os produtos da marca PYREX são fabricados sob licença por duas empresas diferentes, International Cookware (Europa, África e Oriente Médio) e World Kitchen (América do Norte, América do Sul e Ásia), existem dois logotipos distintos. O logotipo a esquerda é utilizado pela World Kitchen e o da direita pela International Cookware.


Os slogans 
100 years and still in the kitchen! (2015) 
Great times are homemade. 
Cooking Solved. (2009) 
Clever cooking. (2009) 
Smart Cooking. (2008) 
Perform Better in the Kitchen. (2007) 
At the heart of every kitchen. (2005) 
Non-stick bakeware. (1998) 
There’s only one PYREX ware.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1915 
● Criador: Corning Glass Works 
● Sede mundial: Corning, New York, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Corning Incorporated 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Wendell Weeks (Corning Incorporated) 
● Presidente: Carl Warschausky (World Kitchen LLC) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Utensílios domésticos 
● Principais produtos: Utensílios de cozinha de vidro refratário 
● Concorrentes diretos: Tupperware, Ziploc, Tefal, Tramontina e Marinex 
● Ícones: A marca PYREX virou sinônimo de uma categoria de produto 
● Slogan: Great times are homemade. 
● Website: www.pyrex.com 

A marca no mundo 
A vasta linha de produtos da PYREX, que inclui travessas, fôrmas, potes, copos medidores de quantidades de ingredientes, panelas, caçarolas e utensílios de cozinha, é atualmente comercializada em mais de 100 países ao redor do mundo. 

Você sabia? 
Hoje em dia aproximadamente 75% dos lares americanos possuem ao menos um produto da marca PYREX em suas cozinhas. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 11/1/2016

Um comentário:

Antonio Lucio disse...

Gostei de conhecer a história da Pyrex e sua longevidade no mercado em função das permanentes inovações.