20.6.06

PULLMAN


Considerada uma marca tradicional e familiar, a PULLMAN tornou-se sinônimo de pães de forma. Através da alta qualidade e respeito ao consumidor a marca também estendeu sua vasta experiência para o segmento de bolos industrializados. A proposta da marca é oferecer produtos saborosos, práticos e nutritivos para toda a família brasileira a qualquer hora do dia, quer seja no café da manhã, no lanche da tarde ou até mesmo em uma refeição leve antes de dormir.

A história
Para contar a história PULLMAN, precisamos voltar ao mês de julho de 1950, quando Manoel Correa de Souza Filho fundou a empresa “Pão Americano Ind. e Com. S/A”. A mais moderna panificadora da América Latina foi instalada inicialmente na tradicional Rua Augusta em São Paulo e empregava apenas 25 funcionários para fazer o que uma padaria comum só conseguiria com o auxílio de 250 pessoas. Além disso, a empresa foi pioneira no segmento ao conseguir a produção contínua de pães, tecnologia importada dos Estados Unidos. Com isso a produção era mais eficiente e a higiene muito maior, já que o sistema era automatizado, sem contato manual algum. Ao retornar de uma viagem aos Estados Unidos, Manoel trouxe “em sua bagagem” para o mercado brasileiro um revolucionário produto. Com o novo e revolucionário processo de panificação mecanizada, em 1953, pela primeira vez no Brasil, surgia o pão de forma tradicional: o PÃO PULLMAN. Com visão empreendedora e busca constante pela excelência dos produtos, ele fez da PULLMAN a maior empresa do segmento e líder de mercado.


Para fortalecer ainda mais sua imagem junto ao público, a empresa adotava estratégias de divulgação ousadas para a época. Na década de 1950 patrocinou e deu nome a um programa infantil de televisão, o “Pullman Júnior”, que manteve-se no ar por longos 23 anos. Foi também a primeira empresa a instalar outdoors nas laterais dos caminhões de distribuição. A inovação abriu o mercado, e em 1957 foi necessária abertura de uma filial no Rio de Janeiro, com uma fábrica para atender a região. Quatro anos depois, em 1961, a empresa de São Paulo deixava de ser uma panificadora para se transformar em uma moderna indústria.


A produção cresceu e em 1968, a empresa inaugurou sua fábrica na Rodovia Raposo Tavares em São Paulo. A evolução da empresa abriu o mercado e pouco a pouco outros produtos foram surgindo. Assim, além do BOLO PULLMAN apresentado ao consumidor em 1955 e que conquistou rapidamente o paladar nacional, em 1976 surgiu o bolinho recheado ANA MARIA que é a sensação da garotada até os dias de hoje. A novidade seguinte foi o Rocambole, lançado no mercado em 1977. E em 1983 foi a vez da famosa BISNAGUINHA, que está sempre presente no lanche da escola e de casa.


Em 1996, o grupo PULLMAN foi vendido para a Bunge Alimentos. Porém, no dia 16 de março de 2001, a Bunge concretizou a venda das marcas PULLMAN e PLUS VITA para a Bimbo, multinacional mexicana fundada em 1945 e que fatura mais de US$ 10 bilhões por ano. Sob o comando da empresa mexicana a marca PULLMAN lançou vários produtos novos, ingressando até em outras categorias de mercado, como ao introduzir biscoitos em barras recheados. Em 2008, com a aquisição do Paníficio Laura, a segunda maior fabricante de panettones do país, o Grupo Bimbo se estruturou para diversificar a produção do produto natalino e, com o aval da marca PULLMAN, estreou sua nova linha de panettones. E para completar a linha de produtos natalinos da marca, voltou com um sucesso de vendas nos últimos anos: a edição limitada da linha de Bolos Natalinos PULLMAN, nos sabores Frutas Cristalizadas e Gotas de Chocolate.


Sempre inovando e trazendo novidades deliciosas para as prateleiras, atualmente a variada linha de produtos da marca PULLMAN é composta por pães brancos (de forma, incluindo a versão baby, pão de hambúrguer e hot dog), integrais, light, bisnagas, tortilhas, bolos, mini bolos (sob a marca Ana Maria), rocamboles, biscoitos, panettones, além da linha especial Pullman Plus Vita (Integral, Mix Fibras, Fruti Cereais, Preto, Max Integral e Nutri Grano na versão Trigo & Linhaça).


A linha do tempo
2006
Lançamento do Pão de Cenoura Light com Betacaroteno, que contava em sua receita com pedacinhos de cenoura, 0% de gordura e 0% de adição de açúcares. O lançamento, que reforçava a preocupação da marca com uma alimentação saudável, inovou no segmento de pães light ao trazer como ingrediente, o betacaroteno, importante fonte de vitamina A.
Lançamento do Pão NutriGrano versão Trigo & Linhaça, trazendo em sua fórmula o grão-in-natura, ou seja, a casca, o germe e a endosperma são mantidos, não processados e nem refinados. Com isso, conservam-se mais nutrientes como vitaminas, proteínas, minerais, fibras dietéticas e antioxidantes. Esse lançamento marcou a entrada da marca Plus Vita em São Paulo, que reúne as linhas de pães lights e especiais como Preto e Integral.
2007
Lançamento do PULLMAN RAP 10, inaugurando assim um novo segmento no mercado de refeições rápidas, aliando ingredientes saudáveis e produtos versáteis. O inovador produto era uma massa semi-pronta à base de farinha de trigo, em formato de disco, que possibilitava a criação de diversas receitas rápidas, variando recheios e formas, para qualquer ocasião, podendo ser utilizado para preprar panquecas, crepes, pizzas, beirutes, sanduíches tipo wrap, entre outros. A PULLMAN disponibiliza atualmente o Rap 10 na versão normal e na light (rica em fibras e livre de gordura trans).
Lançamento de uma linha de biscoito em barras PULLMAN, composta por três versões, incluindo PULLMAN BARRITA, produto e marca já existente há alguns anos no grupo Bimbo do México e que foi adaptada ao mercado brasileiro, chegando através de uma barra de biscoito recheada nos sabores Goiaba e Morango, com até 88 kcal por unidade; PULLMAN BISCOITO em BARRA, conceito inovador que trazia a combinação perfeita de um biscoito crocante com cobertura de chocolate, no prático formato de barra e apenas 83 kcal por unidade, e ainda PULLMAN COOKIE em BARRA, delicioso biscoito tipo cookie de baunilha com gotas de chocolate e 92 kcal por unidade.
2008
Lançamento do PANETONE PULLMAN nos tradicionais sabores de Frutas Cristalizadas com Uvas Passas e Gotas de Chocolate.
Lançamento do tradicional bolinho infantil Ana Maria em versão mini-panetone sabor chocolate.
2009
Lançamento pioneiro do PULLMAN PÃO FRANCÊS PRÉ-ASSADO, permitindo ao consumidor degustar o delicioso pão francês, crocante, quentinho e fresco a qualquer hora do dia ou da noite, sem sair de casa.
2010
Reforçou sua participação e mix de produtos no segmento panificador com o lançamento de uma linha de pães nas versões Branco Multigrãos Light, Aveia Light, Integral e Branco Light.
Lançamento do PULLMAN FOFUCHO PÃO DE OVOS, desenvolvido para fortalecer o portfólio da empresa no segmento de pães.
2012
Lançamento, juntamente com o chef Olivier Anquier, de um panettone com receita exclusiva que leva pedaços de nozes e recheio cremoso com chocolate belga.
Lançamento da edição limitada para as comemorações juninas do BOLO de MILHO PULLMAN. Com uma receita exclusiva, o produto resgata a tradicional sensação do bolo de milho caseiro com textura macia e úmida, remetendo a infância e histórias de vida.


A origem do nome
Para entender porque o nome PULLMAN foi escolhido como marca para o pão de forma é preciso voltar um pouco no tempo. Em meados do século XIX, George Pullman fundou a empresa Pullman Palace Car Company (algo como “Companhia de Vagão Palácio Pullman”), produtora de vagões de trens. Nas primeiras décadas do século XX, no auge do desenvolvimento das ferrovias nos Estados Unidos, a empresa de George desenvolveu os vagões dormitórios (chamados em inglês de “sleeping car”) que foram batizados popularmente de PULLMAN. Quando o pão de forma tradicional foi lançado no mercado brasileiro em 1953, foi batizado de PULLMAN porque sua embalagem (com forma retangular e as cores azul e branco) era muito semelhante aos vagões dormitórios de trens americanos.


A evolução visual
No decorrer de sua história a marca PULLMAN passou por algumas reformulações visuais. Após dar ao logotipo um visual muito mais moderno e cheio de curvas, bem diferente ao anterior totalmente quadrado, recentemente, em 2011, a PULLMAN incorporou o tradicional Ursinho Padeiro Bimbo, especialmente nas embalagens de seus produtos, com o intuito de traduzir todo o cuidado e carinho que a marca tem no preparo de seus pães e bolos.


Os slogans
Pullman. Sabor de família reunida. (2011)
O Pão Gostoso.
Os melhores pedaços do dia.


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1953
● Criador: Manoel Correa de Souza Filho
● Sede mundial: Cidade do México, México
● Proprietário da marca: Grupo Bimbo S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● Diretor geral: Juan Pablo Malleret (Brasil)
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global: Não (presente somente no Brasil)
● Segmento: Panificação
● Principais produtos: Pães, bolos e biscoitos
● Concorrentes diretos: Wickbold, Panco, Seven Boys e Nutrella
● Ícones: O pão de forma e os mini-bolos recheados Ana Maria
● Slogan: Pullman. Sabor de família reunida.

A marca no Brasil
Atualmente a PULLMAN, que pertence ao grupo mexicano Bimbo, um dos mais importantes do mundo no segmento alimentício, é uma marca consolidada, atual líder de mercado e com a maior lembrança pelo consumidor no segmento de produtos panificados, especialmente nos estados de São Paulo, Minas Gerais e região Centro-oeste. Os produtos PULLMAN são comercializados com a marca PLUS VITA (que em latim significa “Mais Vida”) no Rio de Janeiro, Espírito Santo e Nordeste.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), revistas (Embalagem Marca), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 23/4/2013

7 comentários:

Anônimo disse...

Tenho orgulho! dessa empresa,sempre mostrando novidades.
Ao bom atendimento do canal institucional
onde eu trabalho como nutricionista da GR SA,sempre fui atendida com grande e bom atendimento pelo supervisor Flávio Farias da unidade do RJ.

Priscilla

mcleideodanhoni disse...

Olá bom dia.
Primeiro quero dizer que adoro todos os produtos.
Mas quero fazer uma reclamação.
Quando eu abro a embalagem do bolo Pullman,por estar muito apertado ele quebra.
Será que não tem outro geito de embalar.Obrigada e tenham um bom dia.

Breno disse...

Pra todo mundo ai de cima, se vocês nao perceberam ainda, esse site aqui não é o site da Pullman, é apenas um site sobre marcas, e as reclamações/pedidos devem ser feitos no site da PULLMAN! lol

Anônimo disse...

Pode não ser o site original da Pullman, mas eu queria dar os parabéns antes de tudo aos criadores do site, bem legal.

E sobre a pullman, eu queria solicitar, pelo menos durante um tempo que permitissem pão de formas e a embalagem clássica com o logo antigo por questões terapêuticas e depois vocês vão mudando aos poucos.

Por favor, falem com a Pullman para deixarem o desenho da bonequinha da Ana Maria dos bolinhos. E outra coisa: Se ainda existir manteiga claybon deveriam colocar a bonequinha do NHAC BOM novamente pois é um símbolo de uma geração.

Faz parte de um grandioso processo terapêutico para quem está sofrendo de amnésia parcial.

Obrigada,

Simone L. F. Guimarães

Anônimo disse...

já trabalhei aqui e gostaria de elogiar muita coisa, mais tambem enfatizar a falta de organização dos gestores no ramo MD....

Anônimo disse...

ola boa noite, meu nome e daniel e estamos fazendo um trabalho de faculdade e escolhemos falar da PULLMAN,por ser uma empresa preocupada com o bem estar de seus consumidores,pois bem gostariamos de saber qual a produção mensal deste produto.desde ja agradeçoa a atenção...
daniel.antonio2006@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Adoro os produtos pullmann....Mas os panetones....são os piores que ja comi...massa pesada....azeda...e as frutas todas emboladas de um lado só...Infelizmente confiante na marca comprei 3 de uma vez e tive que dar 2...e outro joguei mais de meio fora....Realmente a massa é horrível !!!!!