13.6.06

PRITT


Um aplicador em forma de bastão, que provou ser conveniente e prático para colar, e uma agressiva estratégia de marketing, principalmente junto ao público infantil, fizeram das colas PRITT, e toda sua gama de produtos, a número um no mercado mundial. Portanto, não importa o que você deseja colar, a marca alemã sempre oferece um produto ideal e seguro para suas necessidades. 

A história 
Tudo começou na Alemanha, em 1967, durante uma reunião da Henkel (conheça essa outra história aqui), empresa alemã fundada por Fritz Henkel em 1876, que fabricava entre outras coisas cola, quando um participante perguntou: “Será que poderíamos lançar uma cola sólida?”. Todos foram para casa com a dúvida na cabeça. Pouco depois, um dos executivos da empresa esperava sua mulher se vestir para irem ao teatro. Quando ela falou “só falta passar o batom”, ele teve um lampejo. Era possível oferecer uma cola na forma sólida usando o mesmo sistema de um batom. E seria uma grande inovação. Afinal, naquela época as colas usadas eram líquidas, demandavam habilidade motora, então, uma criança de 3 anos com líquido na mão não era muito funcional. Uma equipe de pesquisa da Henkel, comandada pelo engenheiro Dr. Wolfgang Dierichs, após estudar a conveniência dos batons, batizou o novo produto com o nome PRITT STICK em novembro de 1968 e introduziu no mercado no dia 17 de setembro de 1969 o primeiro bastão de cola baseado em um revolucionário tubinho, que continha nove gramas. A campanha de lançamento do novo produto tinha o slogan “The non-sticky, sticky stuff”, que durante anos ficou na cabeça de milhões de consumidores.
  

O princípio do novo produto era elementar: uma cola, cuja embalagem e aplicador eram uma única unidade. Simples demais, só que ninguém pensou antes. A partir de então, o segmento das colas nunca mais foi o mesmo - os consumidores finalmente tiveram um método limpo e conveniente para efetuar colagens, que imitava a fácil aplicação e comodidade de um batom. O produto era composto à base de água, açúcar e sem solvente, fazendo com que o produto fosse extremamente seguro para crianças. Além disso, a cola podia ser aplicada de maneira fácil e uniforme, dando tempo suficiente para que se pudesse mudar o objeto de posição antes de secar. Rapidamente PRITT fez sucesso, e devido à enorme popularidade conquistada nos lares, escritórios e escolas para colar papel, papelão e fotos de forma limpa, rápida e precisa, a marca introduziu mais dois tamanhos (18 e 36 gramas).
   

Já em 1971, o bastão de cola PRITT estava disponível em 38 países ao redor do mundo. O produto foi introduzido no mercado inglês em 1973 e chegou ao Brasil somente em 1979. Na década de 1990, com a liderança de segmento assegurada e sendo comercializada em mais de 80 países, a PRITT expandiu seus negócios de colas em bastão (roller) para um novo design, compacto e ergonômico, além de lançar novos produtos, como por exemplo, os corretivos, que permitiam correções limpas, precisas e imediatas. Nesta época, em 1994, os antigos tamanhos das colas foram substituídos por bastões de 10, 20 e 40 gramas. Pouco depois, em 1999, a empresa trouxe ao mercado os marcadores secos, uma grande novidade na linha de rollers. Esse marcador era ao mesmo tempo seco e poderia ser apagado. Além disso, a marca ingressou no segmento de fitas com a invenção de uma fita colante.
   

Enquanto algumas marcas entraram no novo milênio de uma forma grandiosa, a PRITT iniciou o ano de 2000 lançando a menor caneta corretiva do mundo, para corrigir letras individuais. A partir de então, até os pequenos deslizes podiam ser corrigidos rapidamente, com um só traço. Ainda em 2000, a marca alcançou um marco histórico e revolucionário, ao lançar no mercado a primeira geração de olas em bastão PRITT sem solventes que atendeu às modernas demandas de segurança e sustentabilidade da época.
   

Em março de 2001, a marca PRITT foi literalmente lançada universalmente. Isto porque no dia 17 de março, às 9h23, o foguete Soyuz partiu de Baikonur Cosmodome, no Cazaquistão, com produtos da linha PRITT tendo como destino a Estação Espacial Internacional (International Space Station - ISS). A bordo, o astronauta russo Yury Usachev, comandante da ISS, testou pessoalmente os produtos PRITT. Depois de uso intenso durante o dia, abaixo de gravidade zero e sob condições extremas no espaço, a linha PRITT recebeu oficialmente o selo exclusivo de Qualidade Espacial (Space Proof Quality). Uma acertada estratégia e enorme exposição e publicidade para a marca.
  

Nos anos seguintes a Henkel lançou produtos inovadores: POWER PRITT, que combinava uma cola multiuso (podia ser utilizada para colar madeira, couro, metais e alguns plásticos) com a conveniência de ser em bastão; NO MORE SCISSORS, uma fita adesiva com bordas que podiam ser cortadas com a mão, dispensando o auxílio da tesoura; PRITT MULTI TACK, quadradinhos adesivos versáteis, fácil de tirar e reutilizar, sendo alternativa ideal para as populares tachinhas ou para as fitas adesivas, já que não era permanente e garantia uma fixação fácil; e finalmente os refis (colas e corretivos), que continham 17% mais de fita.
   

Já no Brasil, a marca lançou promoções lúdicas como “Cole na turma do Mr. Pritt”, em 2005, e “Liga dos Super-heróis Mr Pritt”, em 2006, que selecionaram crianças que viraram personagens de uma história em quadrinhos, além de ganharem um ano de escola pago, um computador com impressora e um ano de assinatura da Revista Recreio. Para concorrer, era necessário o envio de dados pessoais e mais o código de barras de qualquer produto PRITT. Outra novidade da marca foi o lançamento do Kit Pritt de Artesanato Infantil, que diferente dos brinquedos que já vêm prontos estimula a criatividade da criança, permitindo que ela crie seu próprio mundo em papel. Disponíveis em temas como Princesas e Piratas, os kits desenvolvidos junto aos pedagogos da Wummelkiste, empresa alemã referência em atividades manuais educativas, continha todos os itens e instruções necessárias para a colagem dos brinquedos.
  

Em 2021, a marca relançou seu famoso bastão de cola. A nova geração oferece aos consumidores uma solução ainda mais natural e de alto desempenho combinada com maior sustentabilidade. A formulação ainda mais otimizada contém 97% de ingredientes naturais (incluindo água), enquanto o bastão agora consiste em até 65% de plásticos reciclados pós-industriais. Os produtos totalmente recicláveis oferecem às crianças e seus pais uma solução segura e resistente para trabalhos manuais em papel na escola ou em casa.
   

Em alguns mercados mundiais, a marca lançou produtos em outras categorias, como por exemplo, lápis de cor, lápis de cera, canetas coloridas e até massas de modelar. Em mais de 50 anos, desde que o primeiro tubo de cola chegou ao mercado, a Henkel vendeu mais de 3.2 bilhões de bastões de cola em 125 países, identificando a PRITT como uma marca mundial. Além disso, a tradicional marca apresenta grande versatilidade em seus produtos, mostrando que, além de referência no mercado de colas, dispõe de produtos destinados ao artesanato e à decoração.
  

A linha do tempo 
2003 
Lançamento da POWER PRITT, que combinava uma cola multiuso de alto poder com a conveniência da embalagem em bastão. 
Lançamento da NO MORE SCISSORS, uma fita adesiva transparente com bordas que podiam ser cortadas facilmente com a mão, dispensando assim o uso da tesoura. 
Lançamento da KidsArt, uma linha completa de colas para trabalhos manuais especialmente voltada para crianças, que incluía versões com purpurina. 
Lançamento dos refis (colas e corretivos), melhores e que continham 17% mais de fita. 
2004 
Lançamento da POWER PRITT GEL. Esse inovador produto sustentava o bastão de Power Pritt: disponível em uma embalagem prática era ideal para aplicar em grandes áreas ou para aplicação precisa. Graças a sua inovadora consistência em gel, e embalagem ergonômica, uma impressionante diversidade de materiais poderiam ser colados. Esse incrível produto foi premiado na Alemanha, baseado em critérios como estética, inovação, funcionalidade e usabilidade. 
Lançamento dos corretores PRITT ROLLI POP, que traziam cor e diversão em quatro diferentes tons para colecionar. Com a alta qualidade da marca, sua fita corretiva ultrafina permitia uma aplicação suave do começo ao fim. 
2005 
Lançamento do corretivo ROLLER COMFORT PRITT, que permitia ao consumidor fazer a correção de lado. 
2006 
Com o lançamento de sua linha nova, a PRITT resolveu problemas nas suas fitas, como a procura pelo começo e a dificuldade para colocar o refil. A linha de fitas da PRITT traz soluções inteligentes, aplicações versáteis, além das qualidades superiores de sua cola. 
Lançamento da edição limitada MAGIC BAR, a tradicional cola em bastão da marca que ao ser aplicada se tornava azul e transparente quando seca. 
2007 
Lançamento da nova Caneta Pritt Corretiva de Bolso, que recebeu o prêmio IF de design de produto Award por sua excelência em design. 
2009 
Lançamento de uma linha de colas líquidas multiuso, disponível em frascos de 35 g, 110 g, 225 g, 500 g e 1 kg. As formas exclusivas dos frascos permitiam um manejo fácil e preciso para todo o tipo de tarefas e trabalhos manuais. Sua forma ergonômica e sua fórmula livre de solventes faziam com que a cola fosse ideal para as crianças. 
2010 
Lançamento do ROLLER CORRECTOR ECOmfort, cuja estrutura era fabricada com 89% de materiais recicláveis. 
Apresentação de sua nova gama de refis com aplicação tradicional e lateral, fabricados com 50% de materiais reciclados. 
2011 
Lançamento de uma nova fórmula que tornou o bastão mais deslizante e limpo. Graças à sua nova fórmula 90% de ingredientes naturais, é mais segura para as crianças e ainda por cima mais forte, mais suave e mais limpa do que antes. 
2012 
Lançamento da PRITT HOBBY, cola multiuso transparente, garantindo acabamento perfeito nas atividades manuais. Essa cola oferecia aderência a diversos materiais como isopor, papelão, tecidos, cortiças e madeiras leves, além de ser feita com elementos da cana de açúcar (matéria prima de fonte renovável). 
2014 
Relançamento das PRITT COLORIDAS, colas que permanecem coloridas durante a colagem e após a secagem, disponíveis nas cores verde, azul, vermelho e amarelo. 
2015 
Lançamento da Cola Pritt líquida escolar multiuso, que proporciona um acabamento perfeito sem enrugar o papel, sendo ideal para colagens de papel, papelão, tecidos, cortiça, madeira leve, EVA, entre outros materiais escolares. 
2016 
Lançamento da PRITT GLITTER GLUE STICK, cola em bastão nas cores vermelho e amarelo com pequenas partículas de glitter. 
2017 
Lançamento da PRITT MICRO ROLLY, novos corretivos em fita nas cores rosa, azul e verde. Seu design compacto é perfeito para levar à escola em qualquer estojo. Além disso, sua aplicação suave e flexível corrige os erros com perfeição e instantaneamente. 
2023 
Lançamento no Brasil da linha PRITT FUN COLORS, colas coloridas que cumprem a sua função de fixação e, ao mesmo tempo, possibilitam desenhar e fazer pinturas. Disponível nas cores verde, laranja, azul e roxo, o novo adesivo mantém o seu poder de colagem, seca em pouco tempo e possibilita fazer desenhos coloridos.
     

A carismática mascote 
Na década de 1980 a marca resolveu divulgar seus produtos junto aos consumidores, cujo maior público era infantil, através de um simpático bastão de cola animado e batizado de Mr. Pritt. O personagem foi criado em 1987 pelo Sr. Arnold Sindle em Manchester, na Inglaterra. Rapidamente Mr. Pritt caiu no gosto das crianças e passou a ser presença constante em eventos para divulgar a marca, além de protagonizar inúmeras campanhas publicitárias. Em 2003, o personagem ganhou músculos quando a marca apresentou seu mais novo produto, a POWER PRITT, cola em bastão com alto poder colante.
   

O personagem fez tanto sucesso com a criançada que ganhou uma turma de amigos em 2005. Finalmente no ano de 2007, em alguns mercados mundiais, o personagem foi colocado nas embalagens da cola em bastão PRITT pela primeira vez. Além disso, Mr. Pritt se tornou uma importante ferramenta de comunicação e marketing nas campanhas de volta as aulas da marca alemã, sendo caracterizado de acordo com o tema de cada ano; ou em datas comemorativas com Natal e Dia das Bruxas.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações no decorrer dos anos. O logotipo original da PRITT era composto pelo nome da marca (em vermelho) e a palavra “Stick” (em preto), escrito na horizontal. A primeira remodelação ocorreu em 1985 quando o nome da marca passou a ser escrito na vertical, ganhou uma nova tipografia de letra e uma moldura estilizada.
  

Depois eliminou a palavra “stick” (bastão) em 2002, adotou uma nova tipografia de letra e por último ganhou formas. Na mais recente modernização de sua identidade visual, ocorrida em 2011, o logotipo ganhou uma inclinação e formas arredondadas.
  

O tradicional bastão das colas PRITT evolui em termos de design e imagem (rótulos) ao longo dos anos, como mostra a imagem abaixo. A última remodelação ocorreu em 2019. Vale ressaltar que os bastões de cola da PRITT são recicláveis.
  

Os slogans 
Everything you can imagine. (2012) 
Tudo que você imaginar. (2012) 
Paper loves Pritt. (1999) 
Com Pritt, colou tá limpo. (1989) 
Simply glue. Simply Pritt. (1985) 
A neat glue for neat people. (1974) 
The non-sticky, sticky stuff. (1969)
  

Dados corporativos 
● Origem: Alemanha 
● Lançamento: 17 de setembro de 1969 
● Criador: Dr. Wolfgang Dierichs 
● Sede mundial: Düsseldorf, Alemanha 
● Proprietário da marca: Henkel AG Co. KGaA 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Carsten Knobel 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 125 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Papelaria 
● Principais produtos: Cola em bastão, corretores e adesivos 
● Concorrentes diretos: Elmers, Bic, Faber-Castell, Crayola, Scotch, Kores e Liquid Paper 
● Mascote: Mr. Pritt 
● Slogan: Tudo que você imaginar. 
● Website: www.prittworld.com.br 

A marca no mundo 
A marca PRITT está presente em 125 países ao redor do mundo, vendendo anualmente mais de 120 milhões de unidades e sendo a cola em bastão número 1 do mercado mundial. A marca tem muita força e importante participação de mercado no Japão, México, África do Sul, Brasil e também em alguns países da Europa, como Itália, Inglaterra, Turquia e Alemanha. Atualmente, a marca PRITT oferece uma completa gama de produtos, composta além das tradicionais colas em bastão, encontradas em três tamanhos diferentes (10, 20 e 40 gramas), por corretivos em fitas, massinhas adesivas, colas líquidas e multiuso e até uma linha de lápis de cor (essa última em mercados restritos). 

Você sabia? 
A cola em bastão PRITT tem a base de sua fórmula feita de amido de batata, um material atóxico para a criança. Além disso, PRITT é livre de solventes e PVC, e certificada de acordo com a rigorosa legislação de segurança para crianças da Comunidade Europeia. 
No Brasil, em 2010, a empresa resolveu utilizar a força da marca para colas brancas (PRITT TENAZ), indispensáveis para realizar trabalhos manuais tanto em casa como na escola. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Exame, Isto é Dinheiro e Embalagem Marca), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand), programas (Mundo SA) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 27/3/2023 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

Nenhum comentário: