13.6.06

PARAMOUNT


Bonequinha de Luxo, O Poderoso Chefão, Os Embalos de Sábado a Noite, Jornada nas Estrelas, Forrest Gump, O Resgate do Soldado Ryan e a inesquecível série Indiana Jones. Nada disso teria sido possível se o estúdio PARAMOUNT PICTURES não tivesse apostado e acreditado na magia que o cinema desperta nas pessoas.

A história
A PARAMOUNT nasceu a partir da paixão de Adolph Zukor, um faxineiro de origem húngara que trabalhava em uma loja localizada na região de East Side em Manhattan, Nova York. Tudo começou na exibição do filme francês Rainha Elizabeth (Les Amours de la Reine Élisabeth), estrelado pela lendária Sarah Bernhardt, em 12 de julho de 1912, no Lyceum Theatre. Adolph, fundador do estúdio juntamente com seus sócios Daniel Frohman e Charles Frohman, na época conhecido como FAMOUS PLAYERS FILM COMPANY, e que havia comprado os direitos de exibição do filme francês, estava “com o rosto e os olhos de um sonhador”, descreveu um jornalista que estava na poltrona de trás durante a estreia do filme. A partir desse momento, o imigrante húngaro tinha uma grande ambição: fazer filmes com os mais famosos artistas de teatro e transformar o cinema em um grande veículo de comunicação e entretenimento. Foi assim que ele inventou o conceito do Famous Players in Famous Plays (Atores Famosos em Peças Famosas), também utilizado durante anos como slogan do estúdio.


E não demorou muito para que o pequeno estúdio começasse a produzir seus próprios filmes. O primeiro filme foi The Squaw Woman, gravado em 1914. No ano de 1916, a empresa realizou uma fusão com o estúdio de Jesse L. Lasky, formando assim a Famous Players-Lasky Corporation, que se consolidou no mercado produzindo e distribuindo filmes em Hollywood, e que no ano seguinte adquiriu várias outras empresas. Neste momento o estúdio ganhou um novo nome: PARAMOUNT PICTURES CORPORATION. Passados três anos a empresa começou a adquirir salas de cinema (chegou a operar mais de 1.200). Um marco em sua história aconteceu em 1926, quando foi construído um novo estúdio na Rua Marathon em Hollywood, marcando oficialmente a presença do pequeno estúdio na cidade que se tornaria sinônimo de cinema e grandes produções. Dois anos depois conquistava seu primeiro Oscar em “Melhor Fotografia” pelo filme Wings. Com astros como Mary Pickford, Rodolfo Valentino, o caubói William S. Hart, o diretor D. W. Griffith, Gloria Swanson, Dorothy Gish, foi fácil a PARAMOUNT fazer sucesso durante o período do cinema mudo. Desde sua concepção, a PARAMOUNT ficou marcada como “o mais europeu dos estúdios americanos”, isto porque abrigou os mais importantes e talentosos cineastas vindos da Alemanha e Áustria, geralmente judeus fugidos da crescente perseguição nazista.


A empresa rapidamente cresceu e se tornou um dos grandes estúdios de Hollywood empregando estrelas famosas e produzindo sucessos de bilheteira durante as décadas de 20 e 30. No entanto, a PARAMOUNT criou uma reputação de instabilidade financeira, devia milhões de dólares, que se agravou na transição para os filmes sonoros e pela Grande Depressão Americana. A crise provocou o afastamento de Lasky e de Schulberg, responsável pela produção desde 1925, e foi declarada a sua falência em 1933 pelo tribunal de Nova York. Reorganizada dois anos mais tarde e já sob o nome de PARAMOUNT PICTURES Inc., a empresa começou a reconquistar o caminho do sucesso graças a um conjunto de comédias protagonizadas por, entre outros, Gary Cooper, Bob Hope, Bing Crosby (o maior de todos os croonies), Claudette Colbert e Carole Lombard. Mas quem viria a salvar o estúdio seria a bela Mae West, que praticamente inventou a censura (já que, por causa de suas comédias cheias de frase de duplo sentindo, criaram a autocensura dos estúdios). Foi também nesta década, que a divisão de animação do estúdio introduziu um dos maiores sucessos na história do desenho animado: o marinheiro Popeye.


Na década de 40, contrapondo-se com as comédias, saem do estúdio melodramas protagonizados por novas estrelas como Burt Lancaster e Kirk Douglas. O final desta década foi marcado pelo surgimento da televisão e pela decisão do governo em obrigar os estúdios a desfazerem-se das salas de cinema. Mesmo com essa decisão que reduziu sua lucratividade, a PARAMOUNT manteve o seu estatuto de major (como eram chamados os grandes estúdios de Hollywood), graças às comédias protagonizadas por Jerry Lewis e Dean Martin, a filmes de qualidade como O Inferno na Terra e Sabrina e aos filmes de Alfred Hitchcock, e assim conseguiu adaptar-se ao fim do chamado “studio system”. Nos anos 50, o forte do estúdio eram as produções de Hal Wallis com seus contratados estrelados, Elvis Presley, Burt Lancaster, Kirk Douglas e Shirley MacLaine. Em 1966, o estúdio foi comprado pela empresa petrolífera Gulf & Western e a qualidade dos seus filmes caiu drasticamente. Embora tenha tido alguns estrondosos sucessos de bilheteira, como por exemplo, O Bebê de Rosemary, O Poderoso Chefão (de Coppola) e Chinatown, grande parte dos seus filmes fracassaram e somente no final dos anos 70 o estúdio conseguiu mostrar sinais de recuperação. Foi também nesta época, em 1976, que a empresa fundou a divisão PARAMOUNT HOME ENTERTAINMENT (antes conhecida como Paramount Home Video) responsável pela distribuição e venda do conteúdo para o mercado doméstico.


Durante as décadas de 80 e 90, a PARAMOUNT manteve seu papel dominante na indústria de cinema graças ao lançamento de filmes como Top Gun (Ases Indomáveis), Ghost, Atração Fatal, Forrest Gump, Indiana Jones, a série Star Trek (Jornada nas Estrelas), que revelaram grandes atores, como por exemplo, Eddie Murphy em Um Tira da Pesada. Em 1989, a Gulf & Western alterou o seu nome para PARAMOUNT COMMUNICATIONS e em 1993, a empresa foi adquirida por míseros US$ 10 milhões pela gigante de comunicações Viacom, passando a fazer parte de um dos mais conglomerados de mídia do mundo. Dois anos depois foi lançado o UPN (UNITED PARAMOUNT NETWORK), mais uma tentativa do estúdio (a primeira havia ocorrido em 1949) em ter um canal de televisão próprio.


Nos próximos anos o estúdio iria experimentar um forte período de crescimento em todas as suas divisões com lançamentos de filmes de grande sucesso, parques temáticos, músicas e licenciamento de produtos. No final de 2005 a PARAMOUNT anunciou a compra do estúdio DreamWorks SKG (exceto a divisão de animação, pela qual a PARAMOUNT apenas ficou responsável pela distribuição) por US$ 1.6 bilhões adicionando a sua extensa biblioteca de filmes outros grandes sucessos de bilheteria. Ao completar 100 anos de vida em 2012, o estúdio PARAMOUNT procura incessantemente reinventar a forma de fazer cinema, a fim de enfrentar os desafios do século XXI, através do uso de novas tecnologias.


Os sucessos de bilheteria
Ao longo das décadas, a PARAMOUNT manteve sempre uma forte ligação com os realizadores que passaram pelo estúdio, dando “abrigo” a nomes como Francis Ford Coppola, Billy Wilder, Preston Sturges, Cecil B. de Mille, Alfred Hitchcock, Steven Spielberg e muitos outros que encontraram no estúdio um verdadeiro paraíso para a concretização dos seus mais variados projetos e sonhos. Hoje, 100 anos depois, a PARAMOUNT tem histórias fascinantes na frente e atrás da câmera, com grandes astros, diretores, roteiristas e obras do mundo cinematográfico, além de inúmeras estatuetas do Oscar em suas prateleiras. Sua rica biblioteca é composta por mais de 3.000 filmes, como por exemplo:
1915
Madame Butterfly
1927
Wings (vencedor do Oscar na categoria “Melhor Fotografia”)
1928
Interference (primeiro filme totalmente falado do estúdio)
1929
A Parada do Amor (The Love Parade)
1934
Cleópatra
O Conde de Monte Cristo (The Count of Monte Cristo)
1926
A princesa da Selva (The Jungle Princess)
1944
O Bom Pastor (Going My Way)
1946
Farrapo Humano (The Lost Weekend)
1953
A Guerra dos Mundo (The Wars of the Words)
1954
Sabrina
1961
Bonequinha de Luxo (Breakfast at Tiffany’s)
1967
El Dorado
1968
O Bebê de Rosemary (Rosemary’s Baby)
Romeu e Julieta
1970
Uma História de Amor (Love Story)
1972
O Poderoso Chefão (The Godfather)
1974
Chinatown
O Poderoso Chefão II (The Godfather Part II)
1976
King Kong (em parceria com a DeLaurentiis Productions)
1977
Os Embalos de Sábado a Noite (Saturday Night Fever)
1979
Apocalypse Now
Jornada nas Estrelas: O Filme (Star Trek: The Motion Picture)
1980
Gigolo Americano
Sexta-Feira 13 (Friday The 13th)
Gente como a Gente (Ordinary People)
Apertem os cintos, o piloto sumiu! (Airplane)
1981
Sexta-Feira 13 Parte 2
Os Caçadores da Arca Perdida (Raiders of the Lost Ark)
1982
48 horas 
Star Trek II: The Wrath of Khan
Sexta-Feira 13 Parte 3
1983
Flashdance
1984
Sexta-Feira 13: O Capítulo Final
Indiana Jones e o Templo da Perdição (Indiana Jones and the Temple of Doom)
Star Trek III: The Search for Spock
Um Tira da Pesada (Beverly Hills Cop)
1985
A Testemunha (Witness)
Sexta-Feira 13: Um Novo Começo
1986
Sexta-Feira 13 Parte 6: Jason Vive
Star Trek IV: The Voyage Home
Ases Indomáveis (Top Gun)
1987
Atração Fatal (Fatal Attraction)
Os Intocáveis (The Untouchables)
Um Tira da Pesada 2 (Beverly Hills Cop II)
1988
Hamlet
Sexta-Feira 13: Novo Sangue
1989
Indiana Jones e a Última Cruzada (Indiana Jones and the Last Crusade)
Jornada nas Estrelas: A Fronteira Final
Sexta-Feira 13 Parte VIII: Jason Takes Manhattan
1990
Ghost
Caçada ao Outubro Vermelho (The Hunt for Red October)
O Poderoso Chefão III (The Godfather Part III)
Dias de Trovão (Days of Thunder)
1991
A Família Addams (The Addams Family)
Star Trek VI: The Undiscovered Country
1992
Jogos Patrióticos (Patriot Games)
1993
Proposta Indecente (Indecent Proposal)
1994
Forrest Gump Lassie
1995
Congo
Sabrina (refilmagem)
Coração Valente (Braveheart)
1996
Fuga de Los Angeles (Escape From L.A.)
Missão Impossível (Mission: Impossible)
A Sombra e a Escuridão (The Ghost and the Darkness)
1997
Titanic (em parceria com a 20th Century Fox e a Lightstorm Entertainment)
1998
Impacto profundo (Deep Inpact)
O Resgate do Soldado Ryan (Saving Private Ryan)
O Show de Truman (The Truman Show)
1999
A Lenda do Cavaleiro sem Cabeça (Sleepy Hallow)
2000
Missão Impossível 2
Náufrago (Cast Away)
2001
Lara Croft: Tomb Raider
2002
Amigas para Sempre (Crossroads)
Jackass: The Movie (em parceria com a MTV Films)
Fora de Controle (Changing Lines)
2003
Como Perder um Homem em 10 Dias (How to Lose a Guy in 10 Days)
Um Golpe à Italaina (The Italian Job)
2004
Colateral (em parceria com a Dreamworks Pictures)
2005
A Guerra dos Mundos (refilmagem)
2006
Missão Impossível 3
Dreamgirls (em parceria com a Dreamworks Pictures)
A Conquista da Honra (Flags of Our Fathers)
2007
Zodiac
O Atirador (Shooter)
O Vidente (Next)
Norbit
Transformers (em parceria com a Dreamworks Pictures e a Hasbro)
2008
Homem de Ferro (Iron Man)
Indiana Jones e a Caveira de Cristal (Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull)
O Curioso Caso de Benjamim Button (The Curious Case of Benjamin Button)
2009
Atividade Paranormal (Paranormal Activity)
Transformers: A Vingança dos Derrotados (Transformers: Revenge of the Fallen)
G.I. Joe: A Origem De Cobra (G.I. Joe: The Rise of Cobra)
2010
Atividade Paranormal 2
Homem de Ferro 2 (Iron Man 2)
2011
Missão Impossível – Protocolo Fantasma (Mission: Impossible – Ghost Protocol)
Atividade Paranormal 3
Capitão América: O Primeiro Vingador (Captain America: The First Avenger)
Thor
2012
Atividade Paranormal 4
The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn
Os Vingadores (em parceria com a Marvel Studios e Walt Disney Studios)


PARAMOUNT ainda é ou foi responsável pela produção de conteúdo para televisão, que incluem as séries Californication, Gossip Girl, Barrados no Baile, OZ, Havaí 5-0, Jornada nas Estrelas, Dead Zone (O Vidente), Numbers, MacGyver, Twin Peaks, Sex and the City, Charmed, Deadwood, Frasier, The 4400 e Cheers.


O mítico estúdio
No endereço 5555 Melrose Avenue em Hollywood está localizado um ícone do cinema mundial. O tradicional portão, em formato de arco, dá boas-vindas aos estúdios da PARAMOUNT (a única das principais produtoras de cinema cujos estúdios ainda ficam em Hollywood). O tour, pago e que se inicia em um café com uma lojinha de produtos do estúdio, tem duração de horas com o visitante passeando em carrinhos (semelhantes aos dos campos de golfe) e descendo pra conhecer os stages (cada um tem o seu número e uma plaquinha na entrada que aponta os filmes mais importantes que foram filmados neles), visitar alguns cenários de seriados americanos e algumas curiosidades (por exemplo, vocês sabiam que Transfomers tem cenas aproveitadas de Pearl Harbor?). Fotos são permitidas em alguns locais, mas dentro dos estúdios, nos cenários mesmo, é proibido. É um tour bem interessante pra quem curte cinema, com a possibilidade de poder sentar em um dos bancos usados para Forrest Gump e fazer um pedido no tradicional e imponente portão da PARAMOUNT (uma superstição). E não se surpreenda se de repente encontrar uma de suas celebridades favoritas. Afinal, este é o seu local de trabalho.


A evolução visual 
O icônico logotipo da PARAMOUNT (uma montanha coroada com um círculo de estrelas, conhecida como “Montanha Majestosa”), usado desde sua fundação, é também o mais antigo em utilização na indústria do cinema. Uma lenda conta que a montanha que aparece no logotipo teria sido criada por W. W. Hodkinson durante um encontro com Adolph Zukor, fundador da empresa, e foi baseada nas memórias de infância de Hodkinson de um monte (segundo alguns, Ben Lomond) no estado de Utah. O logotipo original possuía 24 estrelas que representavam o número de grandes atores e atrizes que a PARAMOUNT tinha sob contrato. Somente em 1954, o logotipo com a montanha estilizada como conhecemos hoje estreou no mercado. Vinte anos depois, em 1974, o logotipo foi simplificado e o número de estrelas caiu para 22.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 8 de maio de 1912
● Fundador: Adolph Zukor, Daniel Frohman e Charles Frohman
● Sede mundial: Hollywood, Califórnia
● Proprietário da marca: Viacom Inc.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO & Presidente: Brad Grey
● Faturamento: US$ 1.2 bilhões (2011)
● Lucro: US$ 300 milhões (2011)
● Presença global: 140 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.000
● Segmento: Estúdios de cinema
● Principais produtos: Filmes, seriados e produtos licenciados
● Concorrentes diretos: MGM, Warner Bros., Universal Studios e 20th Century Fox 
● Ícones: A “Montanha Majestosa” de seu logotipo
● Website: www.paramount.com

A marca no Brasil
Desde 1985 a PARAMOUNT está presente no mercado brasileiro. Primeiramente pela CIC Vídeo, uma joint-venture com a Universal, para a distribuição de VHS no país. Em 2001, a joint venture foi encerrada e cada empresa montou sua própria estrutura. Foi então fundada a Paramount Home Entertainment (Brazil) Ltda. Mensalmente, grandes sucessos, em DVD, são lançados para as locadoras e mercado de varejo. Inclusive, a PARAMOUNT é uma das empresas que mais lança clássicos em DVD, já tendo colocado no mercado filmes como: Crepúsculo dos Deuses (Sunset Boulevard), Ladrão de Casaca (To Catch a Thief), A Princesa e o Plebeu (Roman Holiday), Era uma Vez no Oeste (Once Upon Time in the West), Indiana Jones (a trilogia) etc. A empresa também se preocupa com o cinema brasileiro. Uma prova disso é o lançamento da Coleção Brasil, que presenteia todos os amantes do cinema com um rico acervo de grandes filmes nacionais, como por exemplo, Dona Flor e Seus Dois Maridos, Bye Bye Brazil, Romance da Empregada, O Quatrilho, Menino do Rio, Garota Dourada, entre outros.

A marca no mundo
A PARAMOUNT distribui sua vasta linha de produtos em mais de 140 países ao redor do mundo, sendo um dos estúdios mais antigos e tradicionais de Hollywood. Além de filmes, a empresa produz e comercializa conteúdo para entretenimento doméstico (DVD/Blu Ray) e para televisão (séries e programas), e atua no setor de licenciamento de produtos. Seus 16 filmes de 2011 geraram um total de US$ 5.17 bilhões em bilheteria em todo o mundo, mais que qualquer outro estúdio americano.

Você sabia?
A PARAMOUNT é o quarto estúdio mais antigo do mundo, atrás do Universal Studios, Pathé e Gaumont Pictures.
If it’s a Paramount Picture, it’s the best show in town (Se é um filme da Paramount, é o melhor espetáculo da cidade) foi utilizado durante muitos anos como slogan do estúdio.
O fundador da PARAMOUNT, Adolph Zukor (1873-1976), ficou famoso também por sua longevidade, viveu até os 103 anos.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Época Negócios), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Mundo Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 1/11/2012

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom o texto!