13.6.06

MAKRO


De profissional para profissional. Foi desta maneira que o atacadista MAKRO fez enorme sucesso, operando em um sistema de distribuição auto-serviço, com lojas amplas e estrategicamente localizadas, onde os clientes profissionais podem suprir todas as necessidades dos seus negócios ou de sua casa em uma única parada. Com o lema “Paixão por Servir”, o MAKRO sempre trabalhou com dedicação na preservação da competitividade do pequeno e médio comerciante e do comércio local, sendo especialista em descontos e ofertas dos mais diversos produtos. 

A história 
A história começou na década de 1960 quando o tradicional grupo holandês SHV, sigla para Steenkolen Handeis Vareeniging, formado em 1896 a partir da união de um grande número de companhias de comercialização de carvão, decidiu ingressar em novos segmentos de mercado em virtude do declínio do carvão como fonte primária de geração de energia. Um desses novos negócios foi inaugurado na cidade de Amsterdã no dia 31 de março de 1968, quando a empresa abriu a primeira unidade do MAKRO, um supermercado atacadista de auto-serviço (no estilo cash and carry) que oferecia um sortimento completo de produtos para o negócio de clientes profissionais como varejistas, restaurantes, cafés, hotéis e pequenos comerciantes, resolvendo todos os problemas de abastecimento em uma única visita.


Não demorou muito para que outras lojas do MAKRO, sempre amplas e convenientes e que não estavam abertas ao público em geral, apenas a empresas e consumidores registrados como membros, fossem inauguradas pelo país. Sua rápida expansão internacional começou em 1970 com a inauguração de uma loja na Bélgica e no ano seguinte com outra na cidade de Manchester, na Inglaterra; ingressando também em mercados chaves como França, Áustria e Dinamarca, além da África do Sul. A empresa iniciou suas atividades no Brasil em 1972 com a inauguração de sua primeira loja na cidade de São Paulo. Nos primeiros anos de atividade, o MAKRO cresceu em um ritmo lento, inaugurando lojas nos principais pólos econômicos brasileiros, concentrando suas atividades na região sudeste. A partir do começo dos anos de 1990, a rede passou a investir pesadamente na inauguração de lojas em todo o território, alinhado com o crescimento das demais regiões, principalmente nas regiões sul e nordeste.


Mundialmente, nos anos seguintes e na década de 1980, a rede estendeu as suas atividades para a América do Sul e Ásia, inaugurando várias unidades nessas regiões, estreando em 1988 na Argentina, em 1989 na Tailândia, em 1992 na Indonésia e na Venezuela, Malásia (1993), China e Filipinas (1996). Contudo a rede viria a vender suas lojas nos Estados Unidos para a varejista Kmart, devido à feroz competitividade do mercado. As lojas europeias do MAKRO foram adquiridas em 1998 pela empresa alemã METRO, fundada em 1964 e uma das maiores varejistas do mundo. As lojas não europeias continuaram sob o comando da empresa holandesa, exceto as sul-africanas e as do Zimbábue, que foram nacionalizadas. Em 2013, a SHV vendeu suas operações da MAKRO na Tailândia e passou a focar somente seus negócios na América do Sul.


Atualmente o MAKRO comercializa e distribui uma enorme variedade de produtos, sendo mais de 12.000 itens em alimentos (padaria, vinhos, carnes, peixes, frescos, congelados, laticínios, entre outros), higiene e limpeza e não-alimentos (que inclui bricolagem, eletrodomésticos, eletrônicos, informática, artigos para jardim e outros itens sazonais), além de marcas próprias como ARO (desenvolvida em 1981 para atender clientes como hotéis, restaurantes, cafeterias, padarias, bares, entre outros, com produtos de qualidade oferecidos em embalagens institucionais e práticas), M&K (desenvolvida para atender clientes varejistas proporcionando maior rentabilidade para seu negócio com preços imbatíveis) e Clubber (rações para cachorros), a preços ainda mais reduzidos, possibilitando maior lucratividade aos clientes devidamente cadastrados com o “Passaporte Makro” (porta de entrada para um mundo de soluções para o negócio, como ofertas especiais e convites para cursos e eventos de capacitação). As lojas brasileiras da rede possuem cafeteria, restaurante, loja de conveniência e posto de combustíveis. O MAKRO ainda conta com os canais de televendas, delivery e o Makro Food Service que atende o cliente profissional, com prazos e formas de pagamento diferenciados.


A evolução visual 
Como a marca MAKRO no mundo é de propriedade de duas empresas diferentes, SHV (América do Sul) e METRO AG (Europa), ela possui identidades visuais distintas.


A identidade visual da marca no Brasil passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Além de adotar a cor vermelha (em substituição a tradicional laranja), a tipografia de letra foi levemente encorpada.


Os slogans 
Faz mais pelo seu negócio. Faz mais por você. 
Faz parte do seu negócio. 
O supermercado do atacadista. 
Abastece su negocio. (Peru) 
Tu Mejor Negocio. (Argentina) 
Siempre da más. (Venezuela)


Dados corporativos 
● Origem: Holanda 
● Fundação: 31 de março de 1968 
● Fundador: Grupo SHV 
● Sede mundial: Utrecht, Holanda 
● Proprietário da marca: SHV Holdings N.V. e Metro AG 
● Capital aberto: Não (subsidiária) 
● CEO: Roger Laughlin (Brasil) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 160
● Presença global: 5 países* 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 9.400 (Brasil) 
● Segmento: Atacadista 
● Principais produtos: Alimentos, bebidas, eletrônicos e informática 
● Concorrentes diretos: Sam’s Club, Carrefour e Assaí (Brasil) 
● Slogan: Faz mais pelo seu negócio. Faz mais por você. 
● Website: www.makro.com.br 
* Dados referentes somente as lojas do MAKRO pertencente ao grupo SHV. 

A marca no mundo 
Atualmente, o MAKRO é uma das maiores redes mundiais a operar pelo sistema cash-and-carry com vendas exclusivamente a clientes cadastrados. Enquanto na Europa a MAKRO possui mais de 120 lojas em 6 países; na América do Sul a empresa possui 160 unidades em 5 países como Venezuela, Colômbia, Argentina, Peru e Brasil, onde está presente em 24 estados e no Distrito Federal com um total de 74 lojas, sendo líder no segmento de atacado com R$ 7.74 bilhões de faturamento em 2015. 

Você sabia? 
As lojas brasileiras têm o espaço Makro Speciale, onde é possível encontrar uma grande variedade de vinhos, espumantes e bebidas destiladas (nacionais e importadas) com rótulos exclusivos. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Meio Mensagem, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel, Interbrand e Mundo do Marketing), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 10/11/2016

27 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de saber se ha vagas para reprsentante na area da zona da mata mineira.Trabalho numa empresa atacadista na qual nao temos estes produtos em nosso mix de produtos.
Se precisar envio meu curriculum

Unknown disse...

gostaria de saber se este,eo supermercado que tem na dutra e que vende sereais ,produtos de higiene e limpesa porque estou prestes a abrir um mine mercado aqui na minha cidade (macae RJ).
por favor mande-me um email novodotiagofelipe@hotmail.com estou
aquardando anciosamente

Unknown disse...

Gostaria de saber se h� vaga para defici�nte f�sico por favor me mande um e-mail vanessaoli@itelefonica.com.br

Vera Kapety disse...

oi sou vera de paranaguá

Anônimo disse...

Olá sou a gisele de (ES) serra sede.
gostaria de saber como que faço p/averiguar o cartões Makro, que está em nome de uma pessoa que ja faleceu, se possui créditos ou conteúdo passara p/ dependentes ou seja filhos, esposa, atenciosamente aguadano resposta gisele c duarte e-mail.

Anônimo disse...

EU QUERO SABER O VALOR DO LEITE EM CAIXA

Unknown disse...

gostaria de saber oque tenho que fazer para adiquirir o cartão de credito do hipermercado macro

Anônimo disse...

Recebi uma ligação do telemarketing do Makro , me "comunicando" que em 1 semana eu receberia um cartão do makro e poderia parcelar minhas compras , pagando uma taxa de 5 reais por parcelamento . Qdo eu disse q. nâo tinha interesse , a moça simplesmente desligou o telefone na minha cara!!!Falta de educação geral !! e ppte de educação profissional !!! Selecionem melhor seus operadores !!!!!!!!

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar vocês que organizam a rede de supermecados makro por se instalarem aqui na cidade de campina grande paraiba.

Anônimo disse...

Parabenizo a todos que fazem a rede de supermercados makro por nesse ano de 2008 estarem compretando 40 anos da sua fundação e por esta se instalando aqui na cidade de Campina Grande no estado da Paraiba.
Alexandre Vagner

Anônimo disse...

por favor, gostaria de saber quanto custa uma caixa de ADES sabor de frutas, resposta para e-mail; elianeoculos@hotmail.com

O GRANDE BLOG DO ED disse...

Bom...
todas as dúvidas, sugestões e reclamações, de vocês clientes e futuros clientes, podem ser esclarecidas no próprio SITE do Makro, no link FALE CONOSCO...

rozier cerqueira disse...

Gostaria de saber o e-mail do makro para enviar o meu currículo e me candidatar a uma vaga de caixa, segue o meu e-mail:
rozier.cerqueira@hotmail.com
Se não for esse o procedimento, favor me informar como devo me candidatar.
Antecipadamente, agradeço.
Rozier

Anônimo disse...

EBSON MAIA

GOSTARIA DE SABER COMO FAÇO PARA ENVIAR MEU CURRÍCULO, PARA A NOVA LOJA DO GRUPO EM CAMPOS DOS GOYTACAZES RJ QUE SERA INAUGURADA EM DEZEMBRO DE 2008.

CONTATO. 22 2724-8257 * 9971-3288 e-mail. ebsonoliveira@ig.com.br

Anônimo disse...

gostaria de saber como faço para mandar um curriculum para uma vaga de trabalho no grupo makro na loja que será inaugurada nos proximos meses em campos dos goytacazes por favor me mande um e-mail respondendo para
WWW.FABRICIOPICANCO@YAHOO.COM.BR
desde já agradeço pela atenção e aguardo pela resposta.OBRIGADO!

MÁRCIO FABRÍCIO CORDEIRO PICANÇO

Anônimo disse...

ola meu nome é vinicio moro em campos dos goytacazes e quero saber como eu fasso para mandar um curriculum para voces sou ex funcionario ambev e estou a procura de uma nova chance para atuar na area de vendas . adoro desafios pois me motiva . obrigado... e-mail: vinichagas@ig.com.br

Anônimo disse...

Acho a maior falta de respeito o tempo que os clientes do Makro em Porto Velho-RO, perdem nas filas para adquirirem os produtos oferecidos por essa tão conceituada rede, Para pedir alguma informação, não encontramos com facilidade funcionários que nos auxiliem. Acho que precisa contratar mais funcionários, principalmente caixas, outra observação é que não existe nenhuma lixeira nas entradas, ficando pontas de cigarros e outros detritos jogados no pátio. Hoje estive nomercado e DESISTÍ, ninguém tá ganhando nada, mesmo que alguns produtos estejam em ofertas, ou se paga em dinheiro, ou em cheque com o passaporte ou aguardar uma vez na fila kilométrica para se fazer um cadastro, tenham dó. Revejam as situações auqi apontadase nos concedam conforto e comodidade.

Unknown disse...

olaaaaaaaaa, gostaria de saber se vcs tem champagne a log nek pra vender na loja de campina grande paraiba e qual op preço da mesma, e ate quanto vcs dividem

Anônimo disse...

gostaria de saber o que e preciso para adquiri o cartao makro.aguardo resposta cnascimentovieira@uol.com.br obrigada claudia macae rj

Anônimo disse...

Na verdade, gostaria de saber sobre horário e dias de funcionamento do Makro (super loja atacadista)

Anônimo disse...

gostaria de saber como faço p enviar um curriculum para vcs.

Anônimo disse...

Boa Noite,Meu Nome é Raquel e gostaria de saber como enviar o meu curricullun,ja que moro na Cidade de Campos dos Goytacazes,onde voçês irão abrir uma nova loja.
Segue meu e-mail:queldecastro2008@hotmail.com

Desde ja gradeço;

primo disse...

meu nome e ROSIMAR J. BARBOSA, sou de CAMPOS DOS GOYTACAZES onde esta acontecendo a inauguraçao de mai uma loja de voce, por isso eu gastaria de saber como fazer para adquirir um cartao makro.
obrigado pela atençao
feliz ano novo a todos e socesso no mais recente investimento em nossa cidade.

Anônimo disse...

olá, gostaria de mais informações de como posso fazer para enviar o meu curriculo, para loja da makro que foi inaugurada em campos dos goytacazes.
aguardo resposta, se possivel no email abaixo:
dani_dani_ane@hotmail.com

ATC;
Daniane de Azevedo

Anônimo disse...

Gostaria de saber se na cidade de Marilia-sp abrirá uma filial e como enviar curriculum. Aguardo resposta pelo email:
cidinha_oliveirasantos@hotmail.com
obrigado

amanda Oliveira disse...

Bom dia! gostaria de saber como faço para concorrer a uma vaga para operadora de caixa na nova loja de Marilia/SP

Anônimo disse...

Gostaria de parabenizar a equipe do Makro pela estrutura que esta sendo montada na cidade de Marília,SP, com certeza vai ser um empreendimento de sucesso, espero ser convidada para a inauguração! Sucesso!!!