20.6.06

KRAFT FOODS


Você sabe o que os saborosos queijos cream cheese Philadelphia; os aromáticos cafés Maxwell House; os refrescos Kool-Aid; os crocantes amendoins Planters; e a cremosa maionese Kraft tem em comum? São todos fabricados pela KRAFT FOODS, uma das mais renomadas empresas alimentícias do mundo. Seja ao se preparar um almoço para uma comemoração, um lanche fora de casa ou um jantar em família, a KRAFT FOODS trabalha na criação de alimentos deliciosos para você aproveitar ao máximo qualquer um desses momentos. 

A história 
A história da empresa teve início em 1903 quando o canadense de origem alemã James Lewis Kraft começou vender queijo no mercado por atacado para os comerciantes na cidade de Chicago, estado americano de Illinois. Com apenas US$ 65 de capital inicial e uma carroça alugada, puxada por um cavalo chamado Paddy, ele dava os primeiros passos para transformar um sonho em uma empresa centenária de sucesso. Porém, o primeiro ano da empresa não foi nada animador: prejuízo de US$ 3.000 e um cavalo morto. Em um curto período de tempo, quatro de seus irmãos - Charles, John, Fred e Norman - passaram a integrar o negócio e, em 1909, eles fundaram a J. L. Kraft & Bros CO. Mais de uma década se passou quando, em 1914, a empresa inaugurou sua primeira fábrica de queijo na pequena cidade de Stockton, também no estado de Illinois, passando assim a produzir seus próprios queijos. Nesta época a empresa comercializava 31 variedades diferentes de queijos.


Em um ano começaram a fabricar queijo em lata e inventaram o método da pasteurização, que conservava o queijo por muito mais tempo sem a necessidade de refrigeração. O método usado em 1915 para fabricar queijos enlatados era tão revolucionário que, no ano seguinte, a empresa patenteou-o e, em 1917, começou a fornecer queijos enlatados para o governo americano e para as forças armadas. Pouco depois, em 1919, a empresa se tornou a primeira produtora de queijo a anunciar em revistas. No ano seguinte adquiriu uma produtora de queijo canadense, MacLaren Imperial Cheese, iniciando um tímido processo de internacionalização, que ganharia força em 1927 quando a empresa abriu seu primeiro escritório de vendas na Europa, localizado na cidade de Londres, e pouco depois em Hamburgo na Alemanha.


Quase no final da década, em 1928 a empresa introduziu o queijo VELVEETA (tipo cheddar), que viria a se tornar um dos mais populares do mercado americano. Ainda nesse mesmo ano adquiriu a Phenix Cheese Corporation, produtora do famoso PHILADELPHIA BRAND CREAM CHEESE (introduzido no mercado em 1880). A década seguinte foi marcada por lançamentos importantes, como por exemplo, em 1933, quando em uma tradicional feira de alimentos na cidade de Chicago, apresentou o molho para saladas MIRACLE WHIP; e, em 1937 com a introdução da linha de macarrão com queijo (já misturados) KRAFT MACARONI AND CHEESE DINNER, lançada no mercado com o slogan “Make a meal for 4 in minutes” (algo como “Prepare uma refeição para 4 em minutos”). Depois da Segunda Guerra Mundial, período em que boa parte de sua produção foi voltada para abastecer as forças armadas americanas, a empresa iniciou uma ampla diversificação em sua linha de produtos como o lançamento do arroz semi-pronto MINUTE RICE em 1946.


O KRAFT DELUXE, queijo em fatia, foi introduzido no mercado americano em 1950, se tornando uma ótima opção para o preparo de lanches, especialmente das crianças. Pouco depois, em 1952 foi a vez de colocar no mercado o queijo pasteurizado CHEEZ WHIZ. Nesta época, mais de 200 produtos carregavam a marca KRAFT. A década de 1960 ficou marcada pela introdução da famosa manteiga de amendoim KRAFT PEANUT BUTTER no mercado canadense, além de vários outros produtos em categorias diversas. Foi nesta década que a empresa começou a ingressar em diversos mercados ao redor do mundo, iniciando seu processo de internacionalização. Em 1976, a empresa passou a se chamar oficialmente Kraft, Inc., se fundindo depois com a Dart Industries (empresa fabricante das pilhas Duracell, dos recipientes de plástico Tupperware e dos eletrodomésticos da marca West Bend) adotando o nome de Dart & Kraft. Na década de 1980, com a queda das vendas da Tupperware, a empresa decidiu deixar o segmento não alimentar (mantendo apenas a marca Duracell, que seria vendida em 1988), voltando a se chamar Kraft, Inc. No ano de 1983 introduziu no mercado o Light N’Lively Lowfat Yogurt, primeiro iogurte do mercado americano a ser vendido em embalagens de 6 unidades (conhecidas como six-pack).


Em 1986 o Ketchup da KRAFT foi introduzido na Itália com o nome de Mato Mato. Dois anos mais tarde a empresa foi comprada pela Philip Morris, tradicional produtora de cigarros. Em 1989, a divisão de alimentos da Philip Morris, composta por KRAFT e General Foods, foi unificada dando origem a KRAFT GENERAL FOODS. A nova empresa era proprietária de marcas famosas como os sucos em pó TANG (lançado em 1957); os embutidos e salsichas OSCAR MAYER, o café MAXWELL HOUSE, a gelatina JELL-O, o refresco KOOL-AID (lançado em 1927) e a cobertura cremosa COOL WHIP (lançado em 1966), produtos que passaram a compor o portfólio da KRAFT. No ano de 1990 a KRAFT comprou a Jacobs Suchard, empresa europeia produtora de cafés e chocolates fundada em 1825, e proprietária da marca de café Jacob’s e dos chocolates Suchard, Milka, Toblerone e Cote D’Or. Pouco depois, em 1992, adquiriu a Splendid, segunda maior produtora de café italiana, e a El Caserio, empresa líder no mercado de queijo na Espanha.


Somente em 1995, ano em que vendeu para a Heinz sua divisão de produtos congelados, a empresa adotou oficialmente o nome KRAFT FOODS. As aquisições não pararam nos anos seguintes e atingiram o Brasil, onde a KRAFT FOODS comprou em 1996 a tradicional LACTA, proprietária de marcas famosas como os bombons Sonho de Valsa, o chocolate Diamante Negro e os coloridos confeitos Confetti. No começo do novo milênio, precisamente em julho de 2000, a empresa realizou mais uma aquisição de peso ao comprar a tradicional NABISCO, líder mundial na produção de bolachas e snacks, proprietária de marcas como OREO (biscoito introduzida em 1912) e RITZ CRACKERS (bolachas salgadas lançadas em 1934). Com essa aquisição a KRAFT se tornou a segunda maior empresa de alimentos do mundo e a primeira em lucratividade.


No início de 2010, por aproximadamente £11.9 bilhões, a KRAFT FOODS efetivou a compra da tradicional empresa britânica Cadbury, fundada em 1824 por George e Richard Cadbury e proprietária de marcas famosas de chocolates como Dairy Milk, além de marcas globais como Trident, Halls, Chiclets e Bubbaloo. Além disso, a empresa americana vendeu sua divisão de pizzas congeladas, que englobava as marcas DiGiorno, Tombstone e Jack’s, para a suíça Nestlé.


A partir do mês de outubro de 2012, a KRAFT se dividiu em duas empresas independentes: Kraft Foods Group (responsável por produzir exclusivamente massas, molhos e queijos, entre outros alimentos, que fazem parte do portfólio na América do Norte) e Mondelēz International (responsável por todas as marcas de chocolate, biscoito, goma de mascar, doces, cafés e bebidas em pó, no mundo inteiro). Enquanto a Mondelēz (lê-se Mondelis), cujo nome significa “mundo delicioso”, está presente em mais de 80 países com marcas como Tang, Trident, Halls, Milka, Toblerone, Nabisco e Lacta; a nova KRAFT FOODS tem presença apenas na América do Norte com marcas como Kraft, Oscar Mayer, Velveeta, Planters e Philadelphia Cream Cheese (apenas nos Estados Unidos e Canadá).


As principais marcas 
Atualmente a KRAFT FOODS trabalha com cinco linhas de negócio: aperitivos, bebidas em pó, queijos, mercearia e refeições rápidas. As principais marcas da empresa são: 
A1 Steak Sauce – Molhos. 
Athenos – Queijos e derivados preparados com tradicionais receitas gregas. 
CapriSun – Sucos com misturas de frutas. 
Cheez Whiz – Molho de queijo fundido espesso. 
Claussen – Picles em conserva. 
Cool Whip – Coberturas cremosas (uma espécie de Chantilly). 
Crystal Light – Sucos em pó sem açúcar e de baixa caloria. 
Gevalia – Cafés e chás. 
Jell-O – Gelatinas. 
Kool-Aid – Sucos em pó. 
Kraft Dressing – Molhos para saladas. 
Kraft Jet-Puffed – Marshmallows. 
Kraft Macaroni and Cheese – Linha de macarrão com queijo pronta para consumo. 
Kraft Mayo – Maioneses. 
Kraft Singles – Queijos embalados individualmente em fatias. 
Lunchables – Lanches prontos para o consumo (sanduíches e pizzas acompanhados de suco). 
Maxwell House – Cafés. 
Miracle Whip – Molhos para saladas e sanduíches. 
Oscar Mayer – Embutidos, bacons e salsichas. 
Philadelphia Cream Cheese – Queijo cremoso. 
Planters – Amendoins, amêndoas, castanhas e creme de amendoim. 
Polly-O – Ricotas e mussarelas. 
Tassimo – Sistema para o preparo de bebidas como café espresso, cappuccino, chocolate e chás. 
Velveeta – Queijo tipo cheddar.


Entre as marcas mais antigas adquiridas ao longo dos anos pela KRAFT FOODS, estão: Grey Poupon, uma mostarda do tipo Dijon criada por dois franceses em 1777; A1 Steak Sauce, molho criado em 1862; os deliciosos queijos cremosos da Philadelphia Cream Cheese, introduzidos em 1880; os embutidos e salsichas Oscar Mayer, lançados em 1883; os cafés Maxwell House, lançados no mercado em 1892; a gelatina Jell-O, criada em 1897; e a própria marca de queijos KRAFT, que surgiu em 1903.


A evolução visual 
A KRAFT FOODS modificou poucas vezes sua identidade visual no decorrer de seu primeiro século de vida. O primeiro logotipo era formado por uma enorme letra K dentro de um hexágono. A partir de 1960 adotou um logotipo conhecido do “racetrack”, com o nome Kraft em preto. Em 1976 esse logotipo sofreu pequenas modificações, entre as quais o nome KRAFT em azul. Esse logotipo é utilizado atualmente em todas as linhas de produtos que levam o nome KRAFT.


Em fevereiro de 2009, a KRAFT FOODS revelou um novo logotipo corporativo. Seguindo a tendência de “empresa amiga do consumidor”, o logotipo possuía alusão a um leve sorriso que denota intimidade, proximidade e relacionamento da empresa com o consumidor além do ato da compra. O logotipo era acompanhado pela frase “Make today delicious” (Faça o hoje delicioso). A nova comunicação visual era restrita a materiais e ações corporativas e no site da empresa, não atingindo as embalagens dos produtos, que mantiveram o famoso logotipo com a borda vermelha. Porém, cinco meses depois, a empresa remodelou novamente seu logotipo corporativo, depois de pesadas críticas de profissionais e consumidores.


Em outubro de 2012, com a separação da antiga KRAFT FOODS em duas empresas independentes, ocorreu mais uma modificação, que foi adotada somente a partir de 2014. A nova empresa, que adotou o nome KRAFT FOODS GROUP, adotou um logotipo corporativo baseado na tradicional identidade visual da empresa: o famoso “racetrack” ganhou uma pequena modificação, como o nome Kraft sendo escrito em letras minúsculas. Já a outra empresa criada, batizada de Mondelēz International, apresentou uma identidade visual própria.


Os slogans 
Make today delicious. (2009) 
Faça seu dia delicioso. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1903 
● Fundador: James L. Kraft 
● Sede mundial: Northfield, Illinois 
● Proprietário da marca: Kraft Foods Group, Inc. 
● Capital aberto: Sim (2012) 
● Chairman: John Cahill 
● CEO: Anthony Vernon 
● Faturamento: US$ 18.2 bilhões (2013) 
● Lucro: US$ 2.71 bilhões (2013) 
● Valor de mercado: US$ 33 bilhões (março/2014) 
● Fábricas: 39 
● Presença global: 2 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 23.000 
● Segmento: Alimentos 
● Principais produtos: Queijos, embutidos, cafés, molhos e sucos em pó 
● Concorrentes diretos: Nestlé, Sara Lee, ConAgra Foods, The Hillshire Brands e Unilever 
● Slogan: Make today delicious. 
● Website: www.kraftfoodsgroup.com 

A marca no Brasil 
No Brasil, a KRAFT FODS estava presente desde 1993, ano em que adquiriu a Q-Refresko S.A., empresa líder em bebidas em pó em todo o país. Três anos depois assumiu o controle total da Indústria de Chocolates Lacta, também líder em confeitos de chocolate e proprietária de marcas tradicionais como os bombons Sonho de Valsa e os deliciosos Bis. Neste mesmo ano a empresa lançou o famoso chocolate Milka e o Clight, a primeira bebida em pó com baixas calorias do mercado brasileiro. Em 2000, com a aquisição mundial da Nabisco, a KRAFT FOODS passou a ser proprietária de marcas tradicionais de bolachas do mercado brasileiro como Bon Gouter, Trakinas e Club Social. Pouco depois, em 2003, a empresa americana ingressou na categoria de queijos no Brasil lançando o Philadelphia Cream Cheese.


Dois anos mais tarde, ocorreu a inauguração do primeiro Centro de Tecnologia da empresa na América Latina, situado dentro Complexo Industrial de Curitiba. Com a aquisição do controle da britânica Cadbury a KRAFT FOODS passou a contar em seu portfólio com marcas tradicionais como Trident, Halls, Chiclets e Bubbaloo. Em outubro de 2012, com a separação da antiga KRAFT FOODS em duas empresas independentes, a operação brasileira adotou o nome de Mondelēz International, fabricante nº 1 de chocolates no mercado nacional, cujas principais marcas são Trakinas, Lacta, Trident, Halls, Royal, Toblerone, Sonho de Valsa, Bis e Club Social. Isto representou a saída da Kraft Foods do mercado brasileiro.


A marca no mundo 
A KRAFT FOODS, uma das mais tradicionais empresas de alimentos do mundo, está presente fortemente presente na América do Norte (Estados Unidos e Canadá), empregando mais de 23.000 pessoas em 39 fábricas e três centros de Desenvolvimento e Pesquisa. Com faturamento superior a US$ 18 bilhões em 2013, a empresa possui 27 marcas com vendas anuais superiores a US$ 100 milhões. Dessas, 10 alcançam vendas superiores a US$ 500 milhões, como por exemplo, as gelatinas Jell-O, os macarrões Macaroni & Cheese, os lanches Lunchables, os queijos Philadelphia Cream Cheese, os amendoins Planters e os queijos cheddar Velveeta, além da Oscar Mayer, cujo faturamento é superior a US$ 1 bilhão. 

Você sabia? 
Os produtos da KRAFT FOODS estão presentes em 98% dos lares americanos e 99% das casas canadenses. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 1/3/2014

8 comentários:

Anônimo disse...

Gostaria de sugerir à KRAFT, que fizesse embalagens sachês de fermento biologico, assim como há os de fermento instântaneo, pois acredito que assim como eu, há muitas pessoas que acabam perdendo latinhas e mais latinhas de fermento, pois não tenho tempo para fazer uso de todo conteudo da latinha, e qdo tenho o fermento já venceu!Obrigada.

Anônimo disse...

povo burro...sugestão pra kraft é no site deles, no SAC deles....aqui é só um blog com informacao...

Anônimo disse...

Esse blog me ajudou muito pois eu tinha que fazer uma pesquiza sobra essa empresa , no qual ta explicando tudo no decorer do blog.
obrigado!

maria isabel disse...

quando estara no brasil , a manteiga de amendoim? pq. ainda não a temos aqui?

fuchsedson@bol.com.br disse...

E agora que a empresa passou por uma transformação para Mondelez Internacional, quais foram as alterações alguém sabe??

Abraços e por favor tira o primeiro post sem noção!!!

Anônimo disse...

Parabéns pelo EXCELENTE post!!!!!

Helton disse...

Vcs precisam urgente trazer a linha de molhos e o queijo American cheese

Unknown disse...

Boa noite....gostaria que fosse repensado a embalagem do fermento em pó Royal, porque se ela fosse transparente seria muito mais reaproveitada. Obrigada