20.6.06

ILLY CAFÉ


O aroma e o sabor que o mundo conhece como sendo o do café “espresso” perfeito consumido em residências, escritórios, bares e restaurantes, se devem em grande parte à arte e à ciência desenvolvidas ao longo das últimas nove décadas pela italiana ILLY. A combinação perfeita da tradição italiana com a mais avançada tecnologia de produção torna o gosto e o aroma do café em uma recompensa inesquecível para os sentidos. Do perfeito equilíbrio de seus blends, provenientes da América do Sul e Central, Índia e África, nasce o inconfundível sabor ILLY, sempre constante, em todas as xícaras, em qualquer parte do mundo onde seja apreciado. Entre seus ilustres consumidores conquistou, por exemplo, o paladar da rainha Sofia, dos atores Robert De Niro e Michele Pfeifer, do maestro Zubin Mehta e do cineasta Francis Ford Coppola. 

A história 
A história da marca começou quando um homem, de origem húngara, chamado Francesco Illy, chegou a Trieste, na Itália, logo após a Primeira Guerra Mundial. Formado em economia, ele se identificou com a cidade que tinha acabado de ser anexada ao Reino da Itália, e iniciou uma atividade empresarial no setor do cacau e do café para depois decidir dedicar-se exclusivamente ao café. Afinal, a cidade portuária de Trieste à beira do Adriático era um entreposto vibrante, o local mais adequado para receber café da África e da América do Sul, processá-lo e mandá-lo para as metrópoles europeias. Assim nasceu a ILLY CAFFÈ no dia 23 de julho de 1933. De início a empresa produzia café torrado sob os efeitos da crise mundial desencadeada pelo “crack” da Bolsa de Valores de Nova York. Porém, desde os primeiros anos a atividade da empresa estava ligada ao famoso consumo de café espresso.
  

A história inovadora da jovem empresa começou em 1934 quando concebeu um sistema de conservação da mistura do café através da introdução de gás inerte (nitrogênio) no interior da lata: a pressurização, que já nessa época permitiu exportar seu café a bares de toda a Itália, exaltando os aromas e preservando sua frescura. Em 1935, Francesco Illy inventou a primeira máquina automática de café, chamada ILLETA, cujo sistema patenteado de separação entre aquecimento e pressão da água substituiu as antigas máquinas de ar comprimido de funcionamento a vapor, antecessora das atuais máquinas de café espresso. Estas inovações marcam o início das “exportações” do café ILLY para fora da sua região de produção, conseguindo assim alcançar todo o território italiano.
   

No final da década, em 1939, a empresa levou a cultura do café espresso ao norte da Europa: Holanda e Suécia foram os primeiros países a descobrir o aroma e a experiência do café ILLY concentrado em uma xícara. Após a Segunda Guerra Mundial o comando da empresa passou para as mãos de Ernesto Illy, filho do fundador e licenciado em química, o que permitiu a inauguração em 1947 do laboratório de pesquisa, o qual posteriormente se tornou um viveiro de patentes e de novas criações, que resultaram na fama que a marca italiana conquistou pelo mundo afora. Ao comando de Ernesto, um talentoso cientista e pesquisador, a empresa fechou parcerias com academias, universidades e centros de pesquisa, além de desenvolver o conceito de café de qualidade no mundo e popularizar o consumo do café espresso para fora das fronteiras italianas.
  

Em 1957, a ILLY criou um departamento específico para a fabricação de embalagens, que tinha como objetivo principal controlar e garantir diretamente à conservação do aroma de seus cafés. O primeiro laboratório de química da empresa também foi estabelecido, bem como a produção inicial de café para consumo caseiro em embalagem de tamanho reduzido, comercializado em latas redondas e em grão. Na década seguinte, em 1965, a empresa iniciou a produção em escala de café para o consumo doméstico: embalagens redondas e menores, com a mescla do café ILLY moída. Em 1974, já sendo a primeira empresa do segmento no mundo, a ILLY iniciou a produção de doses individuais em sachês (Easy Serving Espresso) para o preparo de maneira mais fácil, segura e rápida, em casa ou no escritório, de um café com a mesma qualidade do que os feitos nos bares e estabelecimentos comerciais.
  

Em 1980 finalmente a ILLY ingressou no enorme e competitivo mercado americano. Era a primeira empresa de café italiana a cruzar o oceano. O café em sachê revolucionou o mercado nos Estados Unidos, conquistando os jovens e literalmente entrando nas casas dos americanos, que antes só tomavam espresso na rua. Cinco anos mais tarde, passou a vender pela primeira vez seus produtos em supermercados e grandes varejistas. Em 1988, a empresa registra a patente para a seleção digital dos grãos de café verde, que permite escolher, um a um, somente os grãos perfeitos. Além disso, nesta década, a ILLY desbravou novos mercados pelo mundo. Em 1998, a empresa fundou, em Trieste, o AromaLab, um avançado laboratório onde cada aroma que constitui o gosto do fino café é identificado, mapeado e estudado. Neste laboratório é estudado o perfil aromático do café, ou seja, os elementos químicos que o compõem, além das técnicas para valorizar a qualidade do café verde e tostado.
  

No ano de 1999, a empresa fundou a Universidade do Café, onde baristas e pessoas apaixonadas pelo assunto aprendem a arte e a cultura do café, desde a preparação á gestão do local, passando pela comunicação com o cliente, do grão à máquina. Em 2008, a ILLY comemorou 75 anos de existência. Para celebrar esta data tão importante, a empresa não poderia escolher outro local se não a cidade de Trieste, onde foram realizados diversos eventos envolvendo interlocutores internacionais. Outras atividades também foram realizadas em Berlim (Alemanha) e Veneza (Itália). A primeira celebração, realizada em Trieste, foi uma convenção internacional organizada pela empresa e intitulada “Um Horizonte Mais Amplo”. Para a ocasião, a cidade hospedou seus colaboradores que trabalhavam ao redor do mundo. Outra novidade foi a exibição nas cidades de Nova York, Milão e Trieste, da GALLERIA ILLY, um espaço temporário planejado pela empresa, que oferecia eventos dedicados à arte, à literatura e à gastronomia, assim como um curso de degustação promovido pela Università Del Caffè.
   

Em 2011, a marca italiana ingressou oficialmente no enorme mercado chinês, desenvolvendo estreito relacionamento com grandes redes de hotéis de luxo, bares e restaurantes renomados. Pouco depois, em 2014, a ILLY foi eleita a empresa que mais se destacou mundialmente por seu compromisso com a responsabilidade social e ambiental perante os países produtores de café da América Latina, África e Ásia. Uma ação que se iniciou em 2016 demonstra claramente o respeito e a conexão da marca com os seus produtores. A campanha #thanks4thecoffee pedia que os consumidores da marca mandassem mensagens, desenhos, fotografias para agradecer o trabalho dos produtores. Em 2021, a ILLY se tornou a primeira empresa italiana do setor cafeeiro a obter a certificação B-corp, que identifica empresas que atendem aos mais altos padrões de desempenho socioambiental, transparência e responsabilidade, confirmando assim sua determinação em atingir suas metas sustentáveis para criar valor durável e compartilhado.
  

Ao redor do prazer de uma xícara de café perfeita a marca construiu um universo de inteligência, experiência, gosto, ciência e arte. Isto se estende aos ILLY CAFFÈ, autênticos bares italianos, e à rede internacional de excelentes baristas que podem se orgulhar do título de Artistas do Gosto. Além disso, a empresa fundou a Università del Caffè para promover e difundir na Itália e no mundo a cultura do café de qualidade. A ILLY também dá vida a produtos inovadores: Iperespresso, coberto por cinco patentes, o café “ready to drink”, as máquinas com cápsulas para escritórios. Mas não só isto: a paixão da ILLY pela excelência envolve os produtores de café na América do Sul e Central, Índia e África, e aprimora a vida dos mesmos. Além disso, se exprime no desejo de criar valor para todos os seus acionistas, que levou a empresa, primeira no mundo, a obter da DNV (Det Norske Veritas) a certificação “Responsible Supply Chain Process”, que atesta a sustentabilidade de toda a linha.
  

A linha do tempo 
1982 
Patenteou a máquina selecionadora digital que analisava cor e forma dos grãos para assegurar a perfeição dos mesmos. 
1991 
Criação do Prêmio Ernesto Illy de Qualidade do Café para Expresso que, por meio da relação direta com os produtores, assegura a melhor qualidade na origem e que, graças à colaboração de Ernesto Illy com a filha Anna, transformaria a produção de café no Brasil. 
1995 
Lançamento da máquina automática X1, que possibilitava fazer um autêntico espresso italiano em casa e ainda hoje é um ícone de estilo e design. 
2001 
Uma nova embalagem em lata foi desenhada e imediatamente se tornou um ícone da marca italiana ao redor do mundo. 
2002 
Criação do SensoryLab, onde a química, a física e a psicologia se unem para estudar as relações entre os estímulos sensoriais e as sensações evocadas por eles, sobretudo em relação ao gosto e olfato. 
2006 
O conceito illy Art Collection estende-se também às embalagens (a lata de metal de 250 gramas) assinadas por artistas e designers. Assim, de xícara em xícara, de embalagem em embalagem, nascem e crescem relações e diálogos. Entre os artistas e a ILLY nasceu uma colaboração que muitas vezes se estende a outros lugares, como museus, exposições, livros e eventos. 
O modo de preparação de um café espresso sofre uma importante transformação com a invenção do Sistema Iperespresso (sistema de cápsulas de altíssima qualidade, desenvolvido para uso doméstico). O sistema assegura uma extração ideal de todos os aromas do café espresso, formando um creme rico, aveludado e persistente. Isto graças a uma cápsula que, no seu interior, extrai o café em duas fases, hiper-infusão e emulsão, uma dupla ação que assegura uma extração melhor de todos os aromas do café e consegue um creme rico, aveludado e persistente por mais de 15 minutos. 
2007 
● Lançamento em parceria com a destilaria de Bepi Tosolini do ILLY ESPRESSO LIQUEUR, um licor de café que continha a mistura de 120g de café 100% arábica. 
Lançamento da cafeteira ILLY MOKA, cuja proposta era melhorar as propriedades organoléticas do mítico café dos italianos. 
2008 
Lançamento do ILLY ISSIMO, uma linha de bebidas prontas à base de café para ser consumida fria ou gelada. O novo produto foi fruto da união entre a empresa italiana e a The Coca-Cola Company (conheça essa outra história aqui). De cor intensa e com um perfume forte, foi a primeira bebida pronta para beber (ready-to-drink) feita exclusivamente à base de café ILLY, sem corantes nem conservantes, apresentada em uma lata de 150 ml. Hoje em dia a linha está disponível em várias versões (latas e garrafas): café, café macchiato e latte macchiato. 
2010 
Criação da revolucionária ILLY FRANCIS FRANCIS Y1, primeira máquina da marca italiana a utilizar o sistema de cápsulas, já conhecido pelos usuários da Nespresso (conheça essa outra história aqui), permitindo assim fazer um café espresso perfeito em casa. A máquina utiliza o método IPERESPRESSO ILLY, que utiliza uma cápsula de café que possui cinco patentes internacionais. 
Lançamento do iIllycrema, novo creme gelado de café com um toque aveludado, refrescante e leve contido no expresso ILLY 100% Arábica com micro cristais de gelo. 
2013 
Lançamento da ILLY Soft Can, a primeira embalagem para o consumo doméstico em material flexível pressurizado. 
2018 
Lançamento da Arabica Selection, uma nova linha de cafés com torra personalizada e que apresentava as variantes Brasil (Caramelo), Colômbia (Frutas), Etiópia (Floral) e Guatemala (Chocolate), refletindo assim a origem dos grãos de café utilizados em cada região. 
2019 
Lançamento da nova linha de cápsulas compatíveis com as máquinas Nespresso, que oferecem o blend ILLY em três intensidades de sabor: Classico com sabor suave, disponível nas versões espresso e espresso lungo; o sabor encorpado do expresso Intenso; e Forte espresso, com seu caráter rico e forte.


Unindo um ícone á arte 
A história começou em 1992 quando o badalado designer Matteo Thun projetou e desenhou, baseada em uma ideia de Francesco Illy, a famosa xícara branca ILLY, uma síntese de beleza, funcionalidade e interpretação contemporânea da arte decorativa milenar da porcelana, que se tornaria um ícone da marca italiana.
  

Ainda em 1992, a marca resolveu transformar seu ícone em arte com o lançamento da primeira ILLY ART COLLECTION, as coleções de xícaras de café “espresso” concebidas por artistas e designers de renome internacional. Esses pequenos objetos de arte em forma de xícara, numerados e assinados, transformam o hábito de beber café espresso em uma experiência para a mente e os cinco sentidos. Desde então mais de 110 expoentes do panorama internacional da arte contemporânea criaram designs exclusivos sobre a superfície das xícaras de porcelana ícone da ILLY. Entre os quais, o cineasta Francis Ford Coppola (2000); o fotógrafo Sebastião Salgado (2003); Pedro Alomodóvar (2009); Yoko Ono (2015) e o estilista Emilio Pucci (2016).
  

As cafeterias 
As primeiras cafeterias da marca, inicialmente chamadas de ILLY BAR CONCEPT (e depois ESPRESSAMENTE ILLY), foram inauguradas no ano de 2003 na Itália. Desenvolvidas para oferecer o autêntico café espresso italiano produzido com os melhores grãos de café arábica, as unidades difundiam o conceito de “bar italiano”, procurando proporcionar uma experiência de consumo em um ambiente que provocava os cinco sentidos. Atualmente a rede, renomeada para ILLY CAFFÈ em 2015, possui lojas modernas e sofisticadas com ambientes aconchegantes onde as pessoas podem degustar um bom café ou bebidas derivadas acompanhadas de uma boa gastronomia e passar momentos agradáveis. As lojas afirmam um conceito diferenciador em degustação, onde o exclusivo espresso ILLY é acompanhado por toda a gama de produtos da marca italiana e uma seleção de especialidades da gastronomia italiana.
   

Receitas sempre frescas, centradas na qualidade das matérias-primas, com um toque italiano e ao mesmo tempo aberta às tendências internacionais. Pela manhã, a pastelaria vai desde uma oferta de café da manhã a sobremesas no prato, passando por petiscos doces. Os doces e salgados da tarde podem ser apreciados com uma xícara de chá Dammann Frères ou com chocolates Domori (ambas as marcas pertencentes à empresa italiana). Já o aperitivo é composto por uma rica seleção de coquetéis: de internacionais a especiais à base de café, com uma rica carta de vinhos e champanhes. Atualmente existem mais de 160 cafeterias espalhadas por 34 países como Itália, França, Alemanha, Japão, Catar, Espanha, Bélgica, Estados Unidos, México, Canadá, Marrocos, Arábia Saudita, Malásia, Coréia do Sul, Brasil e Reino Unido, e que estão localizadas em aeroportos, ruas principais, shoppings badalados e até em museus.
  

Inaugurada em janeiro de 2021, a primeira unidade do ILLY CAFFÈ na América Latina, situada em uma das áreas mais nobres de São Paulo, no bairro nos Jardins, em julho de 2022 se tornou também um restaurante (antes era uma mistura de cafeteria e loja). O novo illy Caffè San Paolo oferece além do espaço mais amplo para compra de produtos da marca italiana, 17 mesas para o público desfrutar de refeições tipicamente italianas, do café da manhã ao jantar, e cujo cardápio inclui sanduíches, croissants, focaccias, saladas, massas, risotos e sobremesas finas, além de uma extensa carta de vinhos e coquetéis - sem contar, é claro, o tradicional espresso ILLY, em preparações tradicionais ou através de variados drinques.
  

As universidades 
Em Nápoles, no ano de 1999 (e transferida para a cidade de Trieste em 2002), nasceu a Universidade do Café (Università Del Caffè), um centro de excelência criado pela ILLY para a promoção e difusão na Itália e no resto do mundo da cultura do café de qualidade, com atenção e cuidado a cada detalhe, do grão à xícara. A intenção da universidade é ensinar a “tirar” um café perfeito em qualquer lugar de consumo, quer seja em Xangai ou Seul, Cairo ou Amsterdã, São Paulo ou Camberra. Na universidade é ensinado aos produtores como obter o melhor da natureza, oferecendo acompanhamento no campo, atualizações nas técnicas de cultivo mais avançadas e no uso de fertilizantes que não agridem o meio-ambiente. Os produtores são orientados também em relação aos procedimentos adequados de colheita e processamento, além de serem instruídos sobre os processos econômicos e administrativos.
   

Já aos profissionais que trabalham em estabelecimentos comerciais oferece as melhores oportunidades de formação e atualização sobre o café, mas também sobre a gestão e a promoção do bar ou restaurante. Para apaixonados e interessados em geral, organiza sessões de degustação e jantares, promovendo o aprendizado sobre o sabor e os aromas do café. Atualmente existem 27 unidades (instaladas em localidades como São Paulo, Xangai, Seul, Paris, Munique, Jacarta, Londres, Nova York, Atenas, Istambul, Barcelona, Riad, Tel Aviv, Dubai, Budapeste, Cidade do México e Kuala Lumpur) que oferecem nove cursos de treinamento prático e teórico sobre todos os aspectos do café para produtores, baristas e entusiastas. Desde sua criação a Università Del Caffè já treinou e deu cursos para mais de 320 mil pessoas, incluindo mais de 10 mil produtores. Anualmente, em todo o mundo, a universidade oferece formação para mais de 12 mil pessoas.
  

Paixão transformada em pesquisa 
A paixão pela ciência e pela tecnologia sempre foi parte da história da ILLY e se traduz em inovação. Não é por acaso que a marca desenvolveu 3 das 8 inovações que revolucionaram o mundo do café no século passado. A primeira, em 1934, foi a conservação do café na embalagem. A pressurização com gás inerte retinha o aroma, fixando, enaltecendo e protegendo o café da ação do tempo. A segunda, em 1935, foi a Illetta, antepassada das atuais máquinas profissionais de café espresso, que oferecia pela primeira vez a fórmula do espresso utilizada ainda hoje: 9 níveis de pressão, 90 graus de temperatura da água, 25 mililitros de bebida extraída em 30 segundos. A terceira foi em 1974: a dose individual em sachê, que contém uma porção de café moído e prensado para preparar um café espresso excelente em qualquer lugar. Já uma das inovações mais recentes da ILLY atende pelo nome de Iperespresso: uma cápsula que extrai o café em duas fases, híperinfusão e emulsão. O resultado é um creme único, encorpado e duradouro.
  

O café é um produto que contém em torno de 1.500 componentes químicos. Estudar o café significa aproximar-se da genética, da agronomia, da botânica, da física, da matemática, da química, da bioquímica, da biologia, da engenharia, da fisiologia e da psicologia. A ILLY desenvolve todas essas pesquisas em seus quatro laboratórios: 
AROMALAB 
Onde se estuda a química e o perfil aromático do café e se avalia a qualidade do café verde e torrado. 
SENSORYLAB 
Onde química e física se encontram com a psicologia, para pesquisar as relações entre estímulo sensorial e resposta emocional e cognitiva. 
TECHLAB 
Onde os estudos do AromaLab e do SensoryLab são aplicados em tecnologias e soluções novas, que melhoram continuamente a mistura para o café espresso e os processos de produção. 
BIOLAB 
Onde os diferentes aspectos da biologia do café são estudados, desde as características da planta até sua interação com o clima e o meio-ambiente.


O gênio por trás da marca 
Filho de Francesco, fundador da empresa, Ernesto Illy nasceu em Trieste, na Itália, no dia 18 de julho de 1925, tendo obtido em 1947 a licenciatura em Química na Universidade de Bolonha. Embrenhou-se na biologia molecular. Passou anos devorando livros sobre café e percorrendo plantações ao redor do mundo. Em 1956 tornou-se co-proprietário e administrador da empresa. De 1963 a 2005 foi seu presidente e depois presidente honorário. Ernesto Illy revolucionou a cultura do café no Brasil e no mundo: procurando incansavelmente o espresso perfeito, incentivou a produção de café de excelente qualidade e o constante investimento em pesquisas. Dono de uma vitalidade surpreendente, que o acompanhou até o fim da vida, atribuída ao fato de acordar cedo e tomar seis xícaras de café por dia, ele revolucionou a indústria de café. Percorreu o planeta atrás dos melhores grãos, das melhores misturas e dos melhores fornecedores.
  

Conhecido como “Embaixador do Café”, ele promoveu o Prêmio Brasil de Qualidade do Café para Espresso (criado em 1991), a Universidade do Café no Brasil e o Clube Illy do Café. Todas estas iniciativas foram um estímulo para as instituições públicas e privadas, não somente no setor cafeicultor. Por este seu empenho, ao longo dos anos, tornou-se cidadão honorário das cidades de Monte Carmelo, Venda Nova dos Imigrantes e Araponga; em 2004 recebeu a mais alta condecoração do Estado do Espírito Santo, a Comenda Jerônimo Monteiro e, por proposta da Associação Nacional do Café da Guatemala, nesse mesmo ano tornou-se Comendador da Ordem Flor do Café. Foi ainda um dos fundadores da Association Scientifique Internationale du Café (atualmente Association for Science and Information on Coffee) e membro da Physiological Effects of Coffee, duas das mais renomadas instituições do segmento. O grande gênio do café morreu aos 82 anos no dia 3 de fevereiro de 2008. Mas, seu legado continua vivo e sendo degustado em xícaras por milhões de pessoas ao redor do mundo.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca ILLY passou por diversas remodelações ao longo dos anos. O logotipo original, apesar de já conter a tradicional combinação de cor branca e vermelha, tão associada à marca, tinha um formato circular. A primeira modificação ocorreu em 1966, quando o tradicional quadrado vermelho e uma nova tipografia foram adotados. Depois de passar por uma modificação no final da década de 1960 (quando foi adotada a cor preta), em 1985 o quadrado vermelho retornou, mas desta vez com uma nova tipografia de letra para o nome ILLY. Foi somente no ano de 1996 que a marca italiana apresentou seu atual logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist: o quadrado vermelho com as letras em branco foi mantido, mas com uma nova tipografia de letra, resultado de quatro pinceladas dinâmicas e suaves.
  

Os slogans 
Live Happ-illy. (2013) 
Some things are just better. (2005) 
The ultimate coffee experience.
La cultura del caffé. 
La bellezza ha un gusto. 
Italian Taste. Positive Energy. (Illy issimo)
  

Dados corporativos 
● Origem: Itália 
● Fundação: 23 de julho de 1933 
● Fundador: Francesco Illy 
● Sede mundial: Trieste, Itália 
● Proprietário da marca: Illycaffé S.p.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária do Gruppo Illy S.p.A.) 
● Chairman: Andrea Illy 
● CEO: Cristina Scocchia 
● Faturamento: €500 milhões (2021/2022) 
● Lucro: Não divulgado 
● Lojas: 220 
● Presença global: 140 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: Itália, Estados Unidos e Europa 
● Funcionários: 1.400 
● Segmento: Torrefação e comércio de cafés 
● Principais produtos: Cafés, máquinas automáticas, xícaras e acessórios 
● Concorrentes: Lavazza, Segafredo Zanetti, Nespresso, Saeco, Juan Valdez Café, Starbucks, Kimbo, Caffè Vergnano e Jacobs Douwe Egberts 
● Ícones: A xícara branca 
● Slogan: Live Happ-illy. 
● Website: www.illy.com 

A marca no mundo 
A mescla (café em pó, grão, sachê e cápsula) ILLY é destinada ao canal Ho.Re.Ca. (que inclui hotéis, restaurantes, cafés), ao consumo em casa e no escritório. Comercializado em mais de 140 países nos cinco continentes, o café da marca italiana é servido em mais de 110.000 espaços públicos espalhados em vários pontos do mundo, incluindo aeroportos, restaurantes, bares e hotéis. Além disso, a empresa conta com uma extensa linha de acessórios para preparação da bebida como cafeteiras, máquinas automáticas e xícaras. As exportações alcançam aproximadamente 60% das vendas totais da empresa, que no ano fiscal 2021/2022 foi de €500 milhões. A marca italiana conta com mais de 220 pontos de venda próprios (entre cafeterias e lojas). A ILLY comercializa aproximadamente 8 milhões de xícaras de café espresso por dia, consumidas nas melhores cafeterias, restaurantes, hotéis, escritórios e residências no mundo inteiro. 

Você sabia? 
A ILLY é conhecida e apreciada nos cinco continentes pela alta qualidade e o inconfundível gosto aveludado do seu café, um blend inconfundível composto por nove tipos de pura Arábica - da América do Sul, América Central, Índia e África - que diariamente delicia milhões de pessoas em casa, no escritório, nos hotéis, restaurantes e bares. Na fábrica da ILLY, os grãos passam 114 vezes pelo controle de qualidade antes de virarem pó. 
Desde janeiro de 2023, Massimo Bottura é embaixador internacional do projeto Illy Chef Ambassador, dedicado a mostrar a singularidade do blend ILLY no mundo da alta gastronomia. 
Artisti del Gusto é um conceito e um projeto exclusivo desenvolvido pela ILLY e dedicado aos baristas que queiram transformar a sua profissão em arte. A empresa oferece suporte de carreira, por meio de competências e ferramentas únicas, como a máquina profissional XP1 illy by Cimbali, belíssima e com desempenho excepcional. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), portais de Notícias (UOL), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 21/2/2023 

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7 comentários:

Anônimo disse...

Obrigado,illy caffe por nos qualificar cada vez mas, como proficional,na dedicação nos cafés perfeitos. Sucesso no 17º concurso.

Atenciosamente, joão Meirelles.
Classificador/Provador De Café.

Anônimo disse...

É extradionário provar e comprovar toda a dedicação de uma empresa no seu produto final perfeito.

Anônimo disse...

Convido-vos a visitar a JumpStock, são representantes e distribuidores ILLY.

www.jumpstock.pt

Zilma da Silva disse...

Vim conhecer o blog, adorei ja estou seguindo.

www.gattavaidosa.com

Unknown disse...

Conhecia a marca, mas nunca tinha provado um espresso com café Illy. Fiquei impressionado com o sabor e mais ainda ao saber que era uma mistura de grãos de vários continentes.
Parabéns.

Unknown disse...

Café maravilhoso!

Unknown disse...

Represento a illy desde 1994 com muito orgulho