14.6.06

GALETO'S


O ambiente agradável, com iluminação indireta, móveis de madeira certificada e couro ecológico nos assentos das cadeiras, somados ao atendimento correto, garantem um clima acolhedor e intimista ao local. Some-se a tudo isso um cardápio variado e eclético, onde as grandes estrelas são os saborosos frangos desossados que fizeram a fama da rede de restaurantes casuais GALETO’S. 

A história 
O GALETO’S foi pioneiro na arte de desossar e preparar frango quando inaugurou seu primeiro restaurante em 1971 na Rua Dr. Vieira de Carvalho no Largo do Arouche, centro da cidade de São Paulo, proporcionando aos paulistanos uma opção rápida, mais econômica e moderna no segmento de carnes grelhadas. Fundado pelo imigrante português Adelino Gala, o sucesso dos frangos assados e carnes grelhadas com acompanhamentos tradicionais servidas no balcão, fez rapidamente o restaurante se expandir para a Rua Pedro Américo em 1973 e dois anos depois, para a Rua Timbiras, mudando os costumes de uma cidade que só contava com grandes churrascarias. Na década de 1980 a rede adotou o “Galo de Barcelos” (um ícone do folclore português) como símbolo de seu logotipo. Acompanhando o desenvolvimento de São Paulo, dois restaurantes do centro da cidade foram fechados e, em 1982, foi inaugurado o primeiro restaurante GALETO’S na Alameda Santos próximo à Alameda Campinas, no luxuoso bairro dos Jardins, com a sofisticação exigida pela região. Desde então, o GALETO’S vem se espalhando pelas melhores regiões da cidade.


Em 1984, instalou-se no Itaim Bibi, em 1986 inaugurou seus primeiros restaurantes nos shoppings de São Paulo, o Morumbi Shopping e seis anos mais tarde, no Shopping Iguatemi. No início da década de 1990, a rede começou a servir os famosos frangos de leite (frangos abatidos jovens resultando em carne com pouca gordura, muito macia e de sabor delicado) assados na brasa e servidos crocantes. Depois vieram as saladas e pouco mais tarde as massas. A primeira unidade construída especialmente para ser um restaurante GALETO’S foi inaugurada em 1995, em Alphaville, seguindo a linha de restaurante casual. Um dos fatores que possibilitou o contínuo crescimento da rede, além do grande diferencial de ser o único restaurante que possuí o galeto desossado, uma exclusividade do GALETO’S, que desenvolveu em 1994 junto à Sadia sua técnica de desossar o frango e desde então fornece frango de leite exclusivamente para a rede, foi a sua capacidade e flexibilidade de manter num único lugar o tradicional e contemporâneo confirmando-se como um grupo de restaurantes de sucesso depois de tantos anos.


Em dezembro de 2003, o tradicional GALETO’S passou, quando da inauguração da sua unidade modelo no bairro do Itaim em São Paulo, por um completo processo de reformulação, com o objetivo de garantir um ar mais contemporâneo a marca e a seus restaurantes. O resultado: um cardápio mais criativo e variado, além de restaurantes ainda mais aconchegantes e modernos. Esse novo conceito foi aplicado não somente à marca, mas também nas paredes, nos uniformes, no uso da madeira, nas texturas, como também na própria filosofia de trabalho cotidiano dos restaurantes de rede. Para traduzir esse novo conceito em ingredientes, aromas e sabores, a rede convidou a chef-consultora Ana Soares, que definiu a nova cozinha do GALETO’S como clássico-moderna. Os pratos reelaborados e novas criações exibiam o espírito da marca mantendo vivas suas tradições: boa relação custo-benefício, sabor, qualidade, beleza e leveza da comida com um toque de modernidade que caracterizava e marcava essa nova fase. O novo cardápio possuía pratos tradicionais e clássicos como: Crocantina, a pizza do GALETO’S; saladas que são verdadeiras refeições como Caesar Galeto’s; acompanhamentos como os molhos especiais para o tradicional galeto grelhado, e ainda sobremesas como a Banana da terra grelhada, e especialidade “Pudim Galeto’s”, cuja receita original é guardada a sete chaves, e foi preparada durante anos por dona Célia, esposa do fundador.


Além disso, a rede criou diferenciais totalmente desenvolvidos para trazer praticidade e benefícios exclusivos aos clientes como o Delivery (onde os saborosos pratos preparados nos restaurantes são entregues quentinhos na casa dos clientes); o programa de relacionamento Mais Galeto’s (desenvolvido em 2004), que oferece não só promoções e brindes exclusivos aos clientes da rede, bem como informações para o aprimoramento de pratos e serviços; e o Happy Hour, que inclui bebidas e petiscos deliciosos. Em 2009, a rede começou sua expansão nacional com a inauguração de seu primeiro restaurante na cidade do Rio de Janeiro, e no ano seguinte uma nova unidade em Brasília (que seria fechada anos depois).


Há mais de quatro décadas, o GALETO’S está presente no dia a dia de quem busca refeições saborosas e saudáveis, compartilhando momentos especiais em ambientes agradáveis e aconchegantes. Dos franguinhos assados, passando pelos grelhados de carnes nobres, a receita do sucesso de seu cardápio está nos muitos detalhes. Mais do que refeições, a rede oferece aos clientes uma experiência exclusiva, sempre amparada por um atendimento de excelência. O galeto – carro chefe da rede – é temperado apenas com sal grosso e, já no espeto sobre a brasa, recebe a pincelada de uma mistura de sálvia, azeite, alho em pó, conhaque, pimenta e outros temperos. Para ficar tenro, com a pele bem dourada, é preciso assá-lo por até 25 minutos.


A divertida mascote 
Tendo como objetivo principal atrair o público infantil, a rede criou uma divertida mascote chamada GALDINO, um galo verde muito esperto, que adora a natureza. Com ele, enquanto a criançada aproveita para saborear um cardápio infantil, se diverte com jogos e desenhos para colorir, além de aprender dicas super interessantes de como cuidar do meio ambiente.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas modificações ao longo dos anos. Na década de 1980, além de adotar uma nova tipografia de letra, o logotipo ganhou o “Galo de Barcelos” como símbolo. Nos anos de 1990 a identidade visual ganhou cores mais vivas e nova tipografia de letra. No final de 2003 a marca remodelou completamente sua identidade visual, assim como o ambiente de seus restaurantes. Entre as mudanças mais perceptíveis, está a do colorido galo de Barcelos do logotipo, símbolo da marca, que passou por uma modernização e apresenta agora cores limpas e neutras, além de um novo design. A linguagem moderna do novo logotipo remete a tradição portuguesa, enquanto suas cores clássicas em tom de bege e a tipografia da letra dão um ar de requinte em todo visual. Tendência essa, que se faz presente em toda a decoração das lojas, marcada pela presença de tons de areia, nas paredes e fachadas.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Fundação: 1971 
● Fundador: Adelino Gala 
● Sede mundial: São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: RGB Restaurantes Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Diretor: Artur Eduardo Alves 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Restaurantes: 12 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 700 
● Segmento: Restaurante casual 
● Principais produtos: Frangos, peixes e carnes grelhadas, saladas e massas 
● Concorrentes diretos: Dinho’s, Ráscal e Viena 
● Ícones: O Galo de Barcelos 
● Slogan: Tradicional e Contemporâneo. 
● Website: www.galetos.com.br 

A marca no Brasil 
Atualmente o GALETO’S, que emprega mais de 700 pessoas, possui 12 restaurantes localizados nos melhores endereços de São Paulo e Rio de Janeiro, atendendo à um público de 2 milhões de pessoas anualmente que consomem mais de 80 mil unidades de frango por mês. Mensalmente, a rede serve aproximadamente 170 mil saborosas refeições. Uma cozinha central elabora artesanalmente todos os itens do cardápio e garante o mesmo sabor e qualidade aos pratos em todos os restaurantes da rede. 

Você sabia? 
A rede também oferece o Galeto’s in Natura, uma linha exclusiva de produtos que facilitam o preparo de pratos no dia-a-dia ou nos churrascos de fim de semana. O cliente adquire os produtos e alimentos crus, em sua forma natural, e prepara-os como e quando quiser, seguindo ou não as dicas de preparo e opções de tempero. 
Hoje, o GALETO’S é parte da memória afetiva paulistana, ao lado de outros clássicos da era de ouro do centro antigo de São Paulo, como os restaurantes La Casserole e Almanara, além da doceria Dulca. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Exame, Isto é Dinheiro, Exame e Época Negócios), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 28/10/2015

Um comentário:

Anônimo disse...

Frequentei o restaurante Galetos nos anos 80. Meu marido Josenildo fez trabalho de paisagismo e como florista no galetos Guatemi e alameda Santos em 2003. Conhecemos a casa de Trancoso BA e São José dos Pinhais São Paulo como consultores paisagista e florista.