11.6.06

FNAC


Suas lojas utilizam modernas tecnologias para exibição, demonstração e experimentação de produtos. Nelas, tudo está ao alcance dos clientes, utilizando o modelo totalmente baseado na “compra pela experiência” - aquele em que o cliente entra para tomar um cafezinho e, envolvido pelo ambiente, testa todos os produtos possíveis e acaba levando uma televisão de 50 polegadas para casa. Em um espaço agradável, é possível folhear revistas, ler livros, ouvir músicas e mexer nos equipamentos sem o compromisso de comprar nada. O conceito das lojas Fnac proporciona ao cliente uma experiência cultural enriquecedora. 

A história 
Tudo começou exatamente no dia 31 de julho de 1954, quando dois amigos e militantes de extrema esquerda, André Essel e Max Théret, apaixonados por fotografia e cultura, fundaram uma cooperativa de compradores no segundo andar de um apartamento alugado da Rue de Sebastopol em Paris, com o nome de Féderation Nationale d’Achat des Cadres (cuja abreviação seria conhecida como Fnac), onde os sócios conseguiram acordos com o comércio especializado que se comprometeu a oferecer preços de 10% a 20% inferiores aos valores de mercado na França. Mais de 50 lojas aderiram ao novo conceito de negócio. Porém os sócios reivindicaram uma seção dedicada a produtos para fotografia. Devido ao grande interesse foi inaugurado o departamento de material fotográfico e cinema chamado de Clube Foto-Cine. O elo de ligação dos associados com a Fnac era uma revista de informação denominada “Contact”. Somente três anos mais tarde, em 1957, foi inaugurada a primeira loja em Paris (localizada na Boulevard Sebastopol), vendendo produtos de fotografia e som apenas para membros associados. Pouco depois a loja passou a vender discos também. A empresa festejou o seu décimo aniversário em 1964, com um volume de negócios de 50 milhões de francos, empregando 95 pessoas e contando com mais de 100 mil associados. Dois anos depois, em 1966, a Fnac passou a vender seus produtos também para o público em geral, sem a necessidade de se tornar associado. Em 1969 foi inaugurada a segunda loja em Paris, próxima ao famoso Arco do Triunfo.


No ano de 1972 ocorreu a abertura da primeira loja fora de Paris, localizada na cidade de Lyon. Dois anos mais tarde foi inaugurada a terceira loja parisiense: a Fnac Montparnasse na Rua de Rennes. O ano de 1974 foi marcado por um acontecimento muito importante: livros começam a aparecer nas prateleiras das lojas e deram início àquela que viria a ser, juntamente com a venda de discos, a mais forte vertente de negócio da empresa naquela década. Ainda nos anos de 1970, a Fnac passou a vender dentro de suas lojas equipamentos de vídeo e pequenos eletrodomésticos. A década seguinte começou com a inauguração do departamento de informática. Logo depois, em 1981, ocorreu a abertura da primeira loja no exterior, localizada na cidade de Bruxelas na Bélgica. No final desta década, a Fnac já era a maior vendedora de discos da França, alcançando aproximadamente 20% de participação de mercado.


Em 1991, a Fnac Etoile se mudou da Avenue Wagram para Avenue des Ternes, tornando-se a maior loja da rede com mais de 20.000 m². Nesta década a empresa experimentou um forte período de expansão internacional com inauguração de lojas em Berlim, no ano de 1991; na cidade de Madri em 1993; em Wijnegem na Bélgica; Saint-Lazare em Paris; nas cidades espanholas de Barcelona e Valência; em Villeneuve d’Ascq perto de Lille; e a enorme loja na luxuosa Champs-Elysées em Paris, especializada em discos, vídeo, CD-Rom e telefonia; todas em 1997. Nos anos seguintes foram inauguradas lojas em Portugal (1998), duas unidades no Brasil em 1999 e uma unidade na Ásia, localizada em Taiwan. Além disso, durante esse período, a empresa foi adquirida pelo conglomerado de luxo Pinault-Printemps-Redoute (atual Kering Group) em 1994.


Com a chegada do novo milênio a Fnac continuou sua expansão inaugurando novas unidades, aumentando sua oferta de produtos, lançado marcas próprias (como periféricos, acessórios e mochilas para notebook) e seguindo sua filosofia de espalhar cultura onde quer que esteja. Além disso, mais recentemente, iniciou o desenvolvimento de formatos de lojas menores para estações de trens e aeroportos. No final de dezembro de 2011, a Fnac inaugurou sua primeira loja no sistema de franquia, localizada na cidade de Casablanca no Marrocos. Em 2013, o Kering Group tornou a Fnac uma empresa independente com capital aberto na Bolsa de Valores. Nos anos seguintes a empresa desbravou novos mercados, inaugurando lojas no Catar e Costa do Marfim.


A linha do tempo 
1957 
Início da venda de televisões, rádios, gravadores e equipamentos hi-fi em sua loja. 
1961 
Criação do departamento de discos. 
1972 
Criação do laboratório de ensaios, que testava e selecionava o material para venda. Hoje em dia, técnicos especializados e altamente capacitados testam mais de 1.500 produtos por ano. 
1974 
Juntamente com a inauguração de sua terceira loja em Paris é aberta a primeira área dedicada a discussões, eventos e encontros culturais. 
1975 
Início da venda de equipamentos de vídeo. 
Lançamento da Fnac Auto-Rádio, filial do grupo que vendia e instalava rádios, alarmes e telefones em automóveis. 
1977 
Criação do departamento de eletrodoméstico. 
1978 
Lançamento da Fnac Service, encarregada da exploração de pequenas lojas de serviços fotográficos. 
1980 
Criação do departamento de informática. 
1981 
Criação da Fnac Voyages, especializada na venda de pacotes turísticos. 
1990 
Inauguração da primeira Fnac Musique, na Place de la Bastille em Paris, unidade especializada na venda de produtos relacionados a música. 
1992 
Inauguração da primeira Fnac Micro em Paris, loja especializada em produtos de informática, entre os quais computadores, impressoras e monitores. 
1996 
Inauguração de uma loja no Principado de Mônaco. 
1997 
Lançamento da Fnac Telecom, pequenas lojas especializadas em telefonia. 
Lançamento da Fnac Junior, oferecendo uma seleção de produtos e serviços destinados a crianças de até 12 anos de idade. 
1999 
Lançamento do comércio online no mercado francês. O serviço seria lançado mundialmente no ano seguinte. 
2009 
Lançamento no mercado francês do MarketPlace, um serviço online onde são anunciados produtos novos ou usados por pessoas ou profissionais. Hoje em dia são mais de 10 milhões de produtos novos ou usados oferecidos por terceiros. 
2011 
Lançamento do FnacBox, equipamento que habilita o acesso à internet a partir de qualquer TV com entrada HDMI. 
2014 
Inauguração de uma loja dentro do GRU Airport em São Paulo, focada em produtos de conveniência como revistas, livros, CDs, DVDs, eletrônicos portáteis, acessórios para notebook e produtos de telefonia. A unidade fica localizada na área de Free Shop, portanto restrita a passageiros de voos internacionais. 
Lançamento do Fnac Jukebox, serviço pago de distribuição de música em streaming. 
2015 
Inauguração da primeira unidade da Fnac Connect, um novo formato de loja com aérea de venda entre 80 m² a 100 m², especializado na comercialização de dispositivos móveis (smartphones, tablets, notebooks), acessórios e equipamentos de conectividade. 
2016 
Expansão dos serviços de bilheteira para a internet, permitindo assim a compra de ingressos para shows, festivais e espetáculos a partir de smartphones, tablets e computadores.


O conceito 
A Fnac acredita que consultar, experimentar, comparar e avaliar produtos de perto são condições fundamentais para que o cliente faça a escolha certa. E para auxiliar nessa escolha, a empresa conta com consultores, que são grandes conhecedores da área em que atuam, e que, para manter a imparcialidade e sinalizar ao consumidor as melhores opções para suas necessidades, não recebem nenhuma comissão sobre as vendas. Além de ser uma loja de varejo, a Fnac também se destaca pelos aproximadamente 250 eventos culturais gratuitos que promove anualmente em cada uma de suas lojas ao redor do mundo. Shows, palestras, sessões de autógrafos e bate-papos movimentam o dia-a-dia das lojas. Estes eventos permitem o contato dos clientes com personalidades da vida cultural, política e econômica. Além disso, possibilitam o lançamento de novos talentos da literatura, música e demais tipos de arte. As lojas também oferecem outros serviços como vendas de ingressos para shows e espetáculos, espaços Kids com várias atividades, revelações de fotos, espaços de leitura, Galeria Fnac (espaço que permite a descoberta e a divulgação de novos valores das artes gráficas, particularmente na área de fotografia) e cafés, além de disponibilizar à compra de garantia estendida e seguro contra roubo.


Hoje em dia, a Fnac trabalha com quatro formatos de lojas: Traditional (unidades com 2.400 m² localizadas no centro ou distritos comerciais de grandes cidades), Suburban (unidades com 2.000 m² especificamente desenvolvidas para subúrbios de grandes cidades), Local (unidades com área de venda entre 300 m² e 1.000 m² desenvolvidas para cidades médias, com menos de 100 mil habitantes); e Travel (unidades com área de venda entre 60 m² e 300 m² desenvolvidas especificamente para estações de trens, rodoviárias e aeroportos, e que conta atualmente com aproximadamente 20 lojas).


O logotipo 
A tradicional identidade visual da marca Fnac pode ser aplicada de duas formas, como demonstra a imagem abaixo.


Os slogans 
On ne peut qu’adhérer. (2012) 
Agitateur de Curiosité. (2007) 
Fnac, agitateur depuis 1954. (2004)


Dados corporativos 
● Origem: França 
● Fundação: 31 de julho de 1954 
● Fundador: André Essel e Max Théret 
● Sede mundial: Ivry-sur-Seine, França 
● Proprietário da marca: Groupe Fnac S.A. 
● Capital aberto: Sim (2013) 
● Chairman & CEO: Alexandre Bompard 
● Faturamento: €3.87 bilhões (2015) 
● Lucro: €48 milhões (2015) 
● Valor de mercado: €1.47 bilhões (agosto/2016) 
● Lojas: 199 
● Presença global: 9 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: França, Espanha, Portugal e Brasil 
● Funcionários: 14.100 
● Segmento: Varejo 
● Principais produtos: Livros, DVDs, CDs, jogos, revistas e eletrônicos 
● Concorrentes diretos: Carrefour, Amazon, Livraria Cultura e Saraiva 
● Ícones: O ambiente cultural de suas lojas 
● Slogan: On ne peut qu’adhérer. 
● Website: www.fnac.com.br 

A marca no Brasil 
Em 1999 a Fnac ingressou no mercado brasileiro através da aquisição do Atica Shopping Cultural em São Paulo, abrindo simultaneamente as duas primeiras lojas do continente americano: uma no Shopping Metrô Tatuapé (que fecharia anos depois) e outra em Pinheiros (com mais de 4.500 m²). O comércio eletrônico seria lançado em 2005. Atualmente são onze lojas no Brasil: três em São Paulo (Fnac Paulista, Fnac Pinheiros e Fnac Morumbi, dentro do Morumbi Shopping) e uma unidade em cidades como Campinas, Rio de Janeiro, Curitiba, Brasília, Porto Alegre, Belo Horizonte, Goiânia e Ribeirão Preto, além de uma unidade dentro do GRU Airport (Cumbica). Em 2015 foram atendidos 1.8 milhões de clientes. Hoje o Brasil é o quarto maior mercado da Fnac no mundo.


A marca no mundo 
A Fnac é o primeiro distribuidor europeu de produtos culturais e de lazer, oferecendo aos seus milhões de clientes a mais vasta seleção em literatura, música e novas tecnologias como televisões, som e vídeo, equipamentos fotográficos, acessórios para telefonia e produtos de papelaria. A empresa possui 199 lojas espalhadas por 9 países como França (com mais de 120 unidades), Espanha (27 unidades), Portugal (22 unidades), Bélgica, Suíça, Brasil, Marrocos, Catar e Costa do Marfim. Os produtos eletrônicos respondem por 56.1% do faturamento total da empresa, seguido livros, música e vídeo (38.8%) e serviços (5.1%). Somente na França em 2015, a Fnac vendeu mais de 47 milhões de livros, 11 milhões de CDs e 11.3 milhões de filmes, além de possuir 4.2 milhões de membros (no mundo inteiro são 6.1 milhões) e atender 41.1 milhões de clientes. Suas lojas recebem anualmente mais de 209 milhões de visitantes, dos quais 64 milhões são consumidores. 

Você sabia? 
Grande parte de suas lojas conta com o serviço de venda de ingressos para shows e espetáculos, como por exemplo, concertos, peças de teatro, óperas, exposições, circos, museus, etc. 
A Fnac é a maior revendedora no Brasil da marca Apple


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico, Meio Mensagem, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 10/8/2016

5 comentários:

Anônimo disse...

A loja da Fnac é espasosa, muito bonita e com um ambiente muito agradável. Tem muitos livros e alguns que só tem em lojas especializadas. Nela podemos folhear os livros e escolher o que mais nos agrada.

Anônimo disse...

Percebo que a pessoa abaixo é muito inteligente. Desculpe a minha ignorância, mais Espasosa significa o quê ?

Anônimo disse...

Admirável o modelo da FNAC, contudo o site fnac é terrível, eficiência aquém dos sites concorrentes.

Anônimo disse...

Gosataria de saber a definição da Logomarca Fnac.

Parabéns pelo Blog, é muito construtivo!

Anônimo disse...

ô zé mané vc não leu desde o começo. FNAC é o acronimo de: Féderation Nationale d’Achat des Cadres (cuja abreviação seria conhecida como FNAC.