5.6.06

ELECTROLUX

Experimente entrar em uma cozinha e reparar na geladeira, no fogão, no forno microondas, nas lavadoras de louças ou roupa, e até mesmo no aspirador de pó guardado na dispensa. Dificilmente você não verá um logotipo com a palavra ELECTROLUX, marca sueca líder mundial na produção de eletrodomésticos que aliam funcionalidade e sofisticação, e são desenvolvidos para tornar a vida dos consumidores mais fácil e prazerosa.

A história
A empresa foi formada no dia 1 de agosto de 1919 pela fusão da Elektromekaniska (estabelecida em 1910) com a Lux (fabricante de lâmpadas de querosene que lançou em 1912 o primeiro aspirador de pó, chamado de Lux 1) na cidade de Estocolmo na Suécia. A fusão foi arquitetada pelo empresário Axel Wenner-Gren, considerado por muitos como o verdadeiro fundador da empresa. A palavra ELEKTROLUX (escrita assim na época) derivou da junção dos nomes das duas empresas. A nova empresa revolucionou o mercado com o lançamento, em 1921, do aspirador de pó Model V, extremamente fácil de usar domesticamente. Em 1925 a empresa lançou o primeiro refrigerador por absorção do mundo, conhecido como “geladeira D”, que durante anos resolveu o problema de acondicionamento de produtos perecíveis.


No ano seguinte começou a construção de fábricas de aspiradores em outros países, com a inauguração de uma unidade na Alemanha (em Berlim), seguida no ano seguinte por uma na Inglaterra (em Luton) e outra na França (em Courbevoie), as duas últimas também equipadas para a fabricação de refrigeradores. Na década de 40, a Segunda Guerra Mundial praticamente paralisou suas fábricas. Nesse período, a empresa produziu filtros de ar para as forças armadas da Suécia. Com o fim do conflito, a empresa voltou a operar normalmente e expandiu ainda mais sua linha de produtos com a fabricação de motores elétricos, aspiradores de pó, refrigeradores, processadores de alimentos, motores de popa, máquinas de lavar industriais, entre outros itens.


Na década de 50, mais precisamente em 1957, a ortografia do nome passou de ELEKTROLUX para ELECTROLUX, adotando um novo logotipo, muito semelhante ao atual, pouco depois em 1962. Em meados desta década, a empresa lançou seus aspiradores de pó no mercado britânico com tremendo sucesso, apesar da polêmica campanha publicitária que tinha como slogan “Nothing sucks like an Electrolux” (em tradução livre algo como “Nada Suga/Chupa como um Electrolux”). Em 1969 foi inaugurada a primeira subsidiária em solo americano, ingressando assim em um enorme mercado de consumo, que seria importante para o desenvolvimento da empresa nos anos por vir. Na década seguinte a ELECTROLUX ingressou em um novo segmento de mercado ao adquirir a Husqvarna, maior fabricante mundial de motosserras.


A década de 80 marcou um importante período de crescimento através de muitas aquisições: em 1984, a compra da empresa italiana Zanussi (fundada em 1916), com mais de 10 mil empregados, tornou a ELECTROLUX líder no mercado de eletrodomésticos e equipamentos para restaurantes; em 1986, com a incorporação de importantes marcas como Frigidaire, Gibson, Kelvinator e White-Westinghouse, aumentou sua participação em mercado importantes; e com novas aquisições, expandiu seus produtos para a jardinagem e reciclagem de metais. A partir dos anos 90, a ELECTROLUX foi pioneira em vários segmentos de produtos como na criação do primeiro refrigerador com tela plana na porta e conexão para internet sem fio e as lavadoras com visores digitais. Foi assim que a marca se tornou a líder mundial em eletrodomésticos, tendo seu carro-chefe os aspiradores de pó.


A linha do tempo
1930
Lançamento das primeiras geladeiras compactas, semelhantes a frigobares.
1931
Lançamento de seu primeiro ar-condicionado.
Lançamento do primeiro refrigerador a ar.
1940
Lançamento do processador de alimentos, que se tornou um dos produtos de maior sucesso da empresa nos anos seguintes.
1951
Lançamento das primeiras máquinas de lavar roupa para uso doméstico.
1956
Lançamento dos primeiros freezers horizontais e o primeiro refrigerador por compressão, na Europa.
1959
Lançamento das primeiras máquinas de lavar louça.
Lançamento do primeiro refrigerador conjugado com freezer.
1962
Lançamento dos primeiros produtos da linha profissional, voltados para restaurantes e hotéis.
1964
Lançamento do LUXOMATIC, um aspirador de pó com sacos laváveis e outras inovações como um dispositivo que avisava quando o saco estava cheio.
1993
Lançamento do 1º refrigerador do mundo livre de CFC (clorofluorcarbono).
2000
Criação do primeiro refrigerador com tela plana na porta e conexão para Internet sem fio.
2001
Lançamento da primeira lavadora eletrônica.
Lançamento do TRILOBITE, um aspirador de pó robô de alta tecnologia que trabalha sozinho e movimenta-se pelo cômodo sem precisar de ajuda. Sem fio, o robô detecta obstáculos da mesma maneira que os morcegos, usando um radar de ultra-som. Mais esperto ainda, na primeira vez em que é ligado o aparelho vai desenhando em sua memória um mapa da sala enquanto percorre – e limpa – todos os cantos.
2002
Retoma a comercialização de eletroportáteis, com o lançamento da linha ICON, composta por seis novos produtos.
Lançamento na Índia da WASHY TALKY, primeira lavadora que fala com o usuário, dando dicas sobre uma lavagem perfeita e avisando quando o processo é concluído.
2004
Lançamento do ERGORAPIDO, um aspirador de pó vertical à bateria para facilitar o seu deslocamento durante a utilização. Para a limpeza de superfícies como mesas, móveis e carros, o aparelho dispõe da praticidade do aspirador “Ergorapido Handheld” que é liberado ao pressionar os botões ao lado da haste.
2005
Lançamento de novas cores e acabamentos em toda sua linha de produtos.
2006
Lançamento de um ferro de passar com secador de condensação com função vapor, que reduz, ou mesmo elimina, a necessidade de se engomar, dependendo do tipo de tecido e da ocasião de utilização.
2007
Lançamento do aspirador de pó ULTRASILENCER GREEN, que utiliza 33% menos energia, é feito com 55% de plástico reciclável e consome 90% menos de energia para sua fabricação.
2008
Lançamento na América do Norte de sua nova linha de produtos premium (com preço mais elevado).
Lançamento da INSPIRO, uma linha de fogão equipada com a revolucionária tecnologia que possui apenas um seletor de função (para escolha do modo de cozimento) na porta, utiliza uma série de sensores para determinar automaticamente o tipo de alimento a ser preparado e, baseado em informações em um banco de dados interno, determina parâmetros como a temperatura ideal, o método de aquecimento e tempo de cozimento necessário.


Liderança e pioneirismo
A ELECTROLUX, segunda maior empresa de eletrodomésticos do mundo, sempre primou, além do prático design escandinavo, por lançar inovações nos segmentos onde atua, incluindo o Brasil. Excelência na inovação de refrigeradores a empresa é pioneira no desenvolvimento de diferenciais para o consumidor como o refrigerador com porta-latas e dispenser externo de água; e o refrigerador Ice Maker automático - faz gelo sozinho. No segmento de fogões oferece uma completa linha com produtos de 4, 5 e 6 bocas, de piso e embutir, com design moderno e com características voltadas para a facilidade de limpeza. Já a linha de fornos microondas oferece produtos inovadores, disponíveis em diversas capacidades (18, 23 e 31 litros), com funções diferenciadas e que facilitam o preparo das receitas. O segmento de lava-roupa possui uma completa linha com capacidade para lavar e secar de 6 até 15 quilos e características específicas pensadas para cada tipo de consumidor. Em relação aos aspiradores, a ELECTROLUX é líder de mercado, ditando tendências sempre com produtos inovadores. A marca ainda oferece cooktops, fornos, coifas, depuradores, lava-louças e adegas; além de uma completa linha de eletrodomésticos que inclui cafeteiras, liquidificadores, torradeiras, sanduicheiras, arrozeiras, fornos elétricos, ferros de passar.


O design do futuro
Em 2003, a empresa lançou o ELECTROLUX DESIGN LAB, um concurso anual de design global e aberto a estudantes de graduação e pós-graduação de design de produtos que são convidados a apresentar idéias inovadoras para os eletrodomésticos do futuro. O tema deste de 2011 é “Mobilidade Inteligente”, considerando como as pessoas preparam e armazenam alimentos, limpam e cuidam de sua louça, tanto dentro como fora de casa. Em especial busca um conceito de design que irá oferecer aos usuários a personalização ao mesmo tempo em que utiliza a tecnologia existente para oferecer apoio e orientação. Além disso, e em conformidade com a herança da marca, seus conceitos devem refletir os valores do design escandinavo - ser sensível ao ambiente, proporcionando facilidade de utilização intuitiva e estética.


Os slogans
Thinking of you. (2007)
Designed for the well-lived home. (2006)
From the Electrolux Group. The world’s No.1 choice. (2005)
Don’t worry. It’s Electrolux. (1992)

Simply better built.
(1984)
Stated simply, the finest vacuum cleaner in the world. (1976)

The cleaner you never have to empty! Touch no dirt! Breathe no dirt! See no dirt!
(1951)


Dados corporativos
● Origem: Suécia
● Fundação: 1 de agosto de 1919
● Fundador:
Axel Wenner-Gren
● Sede mundial:
Estocolmo, Suécia
● Proprietário da marca: Electrolux AB
● Capital aberto: Sim (1928)
● Chairman:
Marcus Wallenberg
● Presidente & CEO: Keith R. McLoughlin
● Faturamento: US$ 16.2 bilhões (2010)
● Lucro: US$ 608.6 milhões (2010)
● Valor de mercado: US$ 6.9 bilhões (junho/2011)
● Fábricas: 22 (somente na Europa)
● Presença global: 150 países
● Presença no Brasil: Sim (4 fábricas)
● Funcionários: 51.500
● Segmento: Eletrodomésticos
● Principais produtos:
Geladeiras, microondas, aspiradores de pó, fogões e freezers
● Outras marcas:
Zanussi, Frigidaire e Molteni
● Principais concorrentes: Whirlpool, GE, Bosch e Black & Decker
● Slogan: Thinking of you. (Pensando em Você)
● Website: www.electrolux.com

A marca no Brasil
A empresa chegou ao Brasil em 1926 com venda direta na cidade de São Paulo. Somente em 1950 iniciou a montagem dos primeiros aspiradores de pó e enceradeiras no país. Depois disso, a empresa não parou mais de lançar no mercado brasileiro produtos inovadores como o primeiro refrigerador livre de CFC (1997); os primeiros produtos de Aço Inox do país (1998); o primeiro refrigerador frost-free nacional (2000); estréia no segmento de lavadoras, com o inovador sistema de lavagem (2002); o forno microondas com a tecla Kids (2003); o primeiro refrigerador com dispenser externo para água produzido no Brasil (2003); a linha de fornos microondas de 21 litros (2004); a linha de fogões Revolux (2004); e a linha de lavadoras TurboFlex (2005). A empresa conta com 4 fábricas instaladas no país, sendo duas em Curitiba, uma em São Carlos e uma em Manaus. Atualmente possui sua marca estampada em refrigeradores, freezers, lavadoras de roupas, secadoras, microondas, aspiradores de pó, condicionadores de ar, dentre outros produtos.


A marca no mundo
A cada ano, consumidores em mais de 150 países compram mais de 55 milhões de produtos ELECTROLUX para uso doméstico e profissional, aproximadamente 100 unidades por minuto. Seus produtos são comercializados através de 300 diferentes marcas. Nos Estados Unidos e no Canadá, por exemplo, seus refrigeradores e freezers são comercializados com as marcas Frigidaire e White Westinghouse. Na Europa, a ELECTROLUX é uma das três marcas da Pan-Europeans, as outras são a alemã AEG e a italiana Zanussi. A empresa é líder mundial na produção e comercialização de eletrodomésticos para uso em ambientes internos, como refrigeradores, lavadoras, fogões, aspiradores, lavadoras de alta pressão e condicionadores de ar. Além disso, a marca sueca possui uma completa linha de produtos profissionais para hospitais, hotéis, restaurantes, lavanderias e cozinhas industriais. Os produtos com a marca ELECTROLUX estão presentes em mais de 400 milhões de lares em quase todos os países do mundo.

Você sabia?
Aproximadamente 84% de suas vendas são originadas pelos eletrodomésticos.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).

Última atualização em 11/7/2011

Nenhum comentário: