6.6.06

CROWNE PLAZA


Hóspedes exigentes sabem que os hotéis CROWNE PLAZA são a escolha certa para quem busca uma boa relação custo benefício. Excelência em serviços, requinte e sofisticação, a rede oferece a seus hóspedes uma experiência orientada por design, habilitada por tecnologia e culturalmente relevante para o mundo das viagens de negócios e lazer, além de ótimas opções de gastronomia, capaz de satisfazer as necessidades de diferentes viajantes. 

A história 
A história começou no início da década de 1980 quando a tradicional rede de hotéis econômicos Holiday Inn (conheça essa outra história aqui), identificou um novo nicho de mercado que estava cada vez mais ganhando força e espaço: a hospedagem de viajantes a negócios. Depois de muitas pesquisas, a rede, que possuía vasta experiência no segmento de hospedagem, inaugurou em 1983 na cidade de Rockville, estado americano de Maryland, a primeira unidade do HOLIDAY INN CROWNE PLAZA, um hotel de categoria superior que estabeleceu novos padrões sobre o que os hóspedes podiam esperar em suas viagens, especialmente de negócios. Nos anos seguintes outras unidades foram inauguradas pelos Estados Unidos, geralmente localizadas em movimentados centros urbanos ou próximas à grandes aeroportos, onde estes tipos de viajantes costumavam se hospedar. Em 1990 a rede Holiday Inn foi adquirida pela InterContinental Hotels Group, o que incluía a marca CROWNE PLAZA.
  

Somente em 1994 com a inauguração da primeira unidade CROWNE PLAZA HOTELS & RESORTS a rede de hotéis destinada a viajantes à negócios e convenções passou a ser tratada pela empresa como uma marca separada do Holiday Inn, refletindo hotéis de categorias superior que ofereciam tudo o que um viajante à negócios precisava para fazer reuniões, fechar negócios e até mesmo, onde empresas poderiam realizar convenções e congressos. Cinco anos mais tarde, em 1999, a primeira unidade europeia da rede foi inaugurada na bela Ilha da Madeira em Portugal, iniciando assim um período de forte expansão internacional. Com a chegada do novo milênio, novas unidades foram inauguradas por vários outros países e, em 2002, a marca lançou a campanha “The Place to Meet” (em português algo como “Um lugar para encontros”), posicionando a rede CROWNE PLAZA como a escolha ideal para pequenos e médios encontros de negócios.
  

A partir do mês de maio de 2004 mais de 40 mil confortáveis novas camas foram instaladas em suas unidades localizadas na América do Norte como parte do programa Sleep Advantage®, que visava proporcionar ao hóspede a melhor noite de sono possível. Nesse mesmo ano a rede inaugurou a primeira unidade no Brasil, localizada na cidade de Curitiba, oferecendo aos seus hóspedes o padrão superior de serviços do CROWNE PLAZA no mundo, como por exemplo, uma governança impecável, heliponto, wireless nas áreas sociais, Business Center, sala de eventos e quartos equipados com estação de trabalho, além de internet banda larga gratuita, telefones com duas linhas e correio de voz, ar-condicionado inteligente, frigobar e cofre digital para notebook. Essa unidade da rede no Brasil seria fechada em 2012, depois que o prédio foi desapropriado pelo Governo do Estado.
  

Pouco depois, em 2006, a rede ingressou no mercado japonês com a inauguração de suas primeiras unidades no país. Nos anos seguintes a rede CROWNE PLAZA acelerou sua expansão internacional com a inauguração do centésimo hotel na China, em 2008; e as primeiras unidades em Taiwan (2009) e na Dinamarca e Tailândia, em 2010; além da expansão em Portugal e na França. Além disso, as unidades da rede passaram por modernizações para oferecer cada vez mais conforto, privacidade e eficiência no atendimento. Afinal, a marca é especialista em ajudar hóspedes a fazer melhores negócios, combinando um fortalecido serviço entre colegas, conectividade sempre ativa, salas inovadoras e espaços de trabalho flexíveis. Tudo isso ajuda milhares de hóspedes a serem produtivos, sentirem-se energizados e construírem relacionamentos significativos com seus clientes e colegas ou companheiros de viagem.
   

Atualmente os hotéis da rede CROWNE PLAZA têm como missão ajudar todos os hóspedes a se sentirem energizados, produtivos e conectados. Por exemplo, o Worklife Room foi projetado com zonas distintas, porém flexíveis, que ajudam os viajantes a trabalhar, relaxar e recarregar, tudo no conforto de seus quartos. Já o programa Sleep Advantage® garante que todos os hóspedes tenham uma ótima noite de sono (o que inclui kits de aromaterapia, roupas de cama Premium e serviço de despertador garantido por chamada). Intuitivamente projetado, o Plaza Workspace é um conceito de design de saguão para coworking com espaços de trabalho flexíveis, áreas de descanso e The Studio, um espaço de reunião que pode ser reservado por hora. As excelentes e envolventes experiências dos hóspedes são aprimoradas ainda mais pelo estilo de serviço Dare to Connect, um novo padrão de atendimento realizado por equipes dedicadas de funcionários.
    

Algumas de suas mais notáveis unidades estão localizadas no aeroporto John Lennon em Liverpool (em um prédio da década de 1930 com arquitetura Art Deco), no aeroporto de Denver (cujo hotel possui a maior área para convenções do que qualquer outro da rede), na cidade de Copenhagen (primeiro hotel da Dinamarca em que toda a eletricidade é gerada por fontes renováveis) e na Times Square (inaugurado em 1990, está instalado em um prédio de 46 andares e oferece aproximadamente 800 quartos).
  

Com seus espaços flexíveis para trabalhar, confraternizar e relaxar, a rede CROWNE PLAZA não atrai apenas o viajante de negócios moderno, mas também um número crescente de pessoas que buscam uma combinação entre trabalho e vida pessoal, em que podem alternar sem esforço entre o trabalho e o lazer. Esses viajantes frequentes estão dispostos a pagar um preço premium por uma estadia de alta qualidade, que inclui serviço atencioso, restaurantes e bares criativos e um excelente programa de eventos.
  

A evolução visual 
A identidade visual da marca CROWNE PLAZA passou por algumas atualizações e modificações ao longo dos anos. A primeira ocorreu em 1994, quando a marca se desvinculou do Holiday Inn e apresentou uma nova identidade visual no formato oval e uma nova tipografia de letra, que apresentava abaixo do nome as palavras “Hotels e Resorts”. Uma década mais tarde, o logotipo foi completamente remodelado, que perdeu o formato oval (que só foi mantido no símbolo) e apresentou uma nova tipografia de letra mais refinada. Finalmente em 2013 a identidade visual foi simplificada, passando a usar uma única cor (uma nova tonalidade de roxo).
  

Os slogans 
We’re All Business, Mostly. (2017) 
You First. (2014) 
We’ll Help You on Your Way. (2013) 
The Place to Meet. (2002)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 1983 
● Fundador: Rede de hotéis Holiday Inn 
● Sede mundial: Windsor, Inglaterra 
● Proprietário da marca: InterContinental Hotels Group plc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Elie Maalouf 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Hotéis: 401 
● Presença global: 67 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Funcionários: 6.500 
● Segmento: Turismo 
● Principais produtos: Hotéis de categoria superior 
● Concorrentes diretos: Radisson, Hyatt, Marriot, Sofitel, Renaissance, Hilton, Sheraton, Westin e Doubletree 
● Slogan: We’re All Business, Mostly. 

A marca no mundo 
Atualmente os hotéis CROWNE PLAZA estão presentes em 67 países com 401 unidades (das quais 60 localizadas dentro de aeroportos) que oferecem mais de 110.100 quartos. Mais da metade de seus hotéis estão localizados nas Américas, especialmente nos Estados Unidos, e também na China, onde a marca é líder na categoria hotéis de luxo. A rede tem 126 hotéis em desenvolvimento para serem inaugurados nos próximos anos, totalizando mais de 32 mil quartos. 

Você sabia? 
O CROWNE PLAZA localizado no aeroporto de Changi em Cingapura foi considerado pela tradicional consultoria Skytrax como o melhor hotel dentro de aeroportos do mundo em 2023 (pelo oitavo ano consecutivo). 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 27/12/2023 

O MDM também está no Instagram.  www.instagram.com/mdm_branding/

Nenhum comentário: