20.6.06

CARLSBERG


A cerveja CARLSBERG é uma verdadeira instituição na Dinamarca, tanto que existe uma lenda que o povo nórdico odeia que ela seja exportada. Ainda bem que para o mundo não passa de uma lenda. O tradicional slogan “Provavelmente a melhor cerveja do mundo” reflete fielmente o orgulho que o povo dinamarquês tem de umas de suas marcas mais valiosas. 

A história 
A cervejaria CARLSBERG foi fundada em 1847 pelo jovem industrial e filantropo Jacob Christian Jacobsen, então com apenas 24 anos, na pequena cidade de Valby, localizada nos arredores de Copenhagen, capital da Dinamarca. O nome da cerveja deriva da junção do nome de um dos filhos do fundador “Carl” mais a palavra dinamarquesa “Berg” que significa “montanha” (referência à localização da cervejaria no topo da colina de Valby). O primeiro carregamento de cerveja tipo lager foi comercializado no dia 10 de novembro. Em 1868 começou a exportar sua cerveja enviando um barril para a cidade de Edimburgo na Escócia, e no ano seguinte já enviava sua cerveja para alguns países do continente asiático, como por exemplo, Cingapura e Hong Kong. Não demorou muito para os países escandinavos e a Índia começarem a receber também a cerveja dinamarquesa. Já em 1875 a cervejaria inaugurou, de forma pioneira, um laboratório para pesquisar e estudar novos métodos e técnicas para os processos de maltagem, maceração e fermentação. Em sintonia com seu espírito vanguardista, ficou determinado que toda descoberta feita pelo laboratório deveria ser compartilhada com o mundo. Hoje em dia, aproximadamente 100 cientistas continuam pesquisando para elaborar ainda mais o sabor da tradicional cerveja. Pouco depois, a cervejaria instalou a primeira máquina de refrigeração do país para permitir a fermentação a baixas temperaturas.


Em 1882 Carl Jacobsen, filho de J.C. Jacobsen, inaugurou sua própria cervejaria com o nome de Nova Carlsberg (Ny Carlsberg) e, em pouco tempo, se tornou um dos melhores mestres cervejeiros de toda a Europa. Pai e filho discordavam em muitas coisas e a Nova Carlsberg era resultado das desavenças entre eles. A partir desta data o pai muda o nome da sua cervejaria para Antiga Carlsberg (Gamle Carlsberg). Em 1883, Emil Christian Hansen, funcionário que trabalhava nos laboratórios da CARLSBERG, desenvolveu o método de obtenção da levedura pura, batizado de Saccharomyces Carlsbergensis, que revolucionou a indústria cervejeira. Afinal, todos os fermentos usados na produção de cerveja do tipo lager derivaram desta descoberta. Com a morte de Jacobsen em 1897, a Fundação Carlsberg assumiu o controle da cervejaria. Foi somente em 1902 que a cervejaria lançou a primeira cerveja sob a marca CARLSBERG, batizada de CARLSBERG LYS SKATTEFRI, atualmente conhecida como CARLSBERG 2.7, uma pilsner leve e de baixa graduação alcoólica (2.7%).


Dois anos depois, em 1904, o famoso rótulo e logotipo da CARLSBERG PILSNER em art nouveau, desenhado pelo arquiteto Thorvald Bindesboll, foi introduzido no mercado juntamente com a cerveja, que viria a ser uma das mais consumidas do mundo. Apesar do alto valor pago ao arquiteto, aproximadamente 500 kroner (moeda dinamarquesa da época), a CARLSBERG de nada se arrependeu, afinal o logotipo e rótulo da cerveja se tornaram um dos mais reconhecidos do mundo neste segmento. Pouco depois, em 1906, a Ny Carlsberg e a Gemle Carlsberg se uniram sob o nome de CARLSBERG BREWERIES. O sucesso mundial da marca cresceu tanto nos anos seguintes que, em 1939, 55% das cervejas importadas pelo Reino Unido eram da marca CARLSBERG.


Nas décadas de 1940 e 1950 a cerveja conquistou enorme popularidade na Inglaterra, fixando-se de vez no continente europeu. Para comemorar a visita do primeiro ministro inglês Winston Churchill à cidade de Copenhagen em 1950, a empresa criou a cerveja CARLSBERG SPECIAL BREW, uma lager mais forte, com sabor de conhaque (bebida preferida de Churchill) entre suas notas de degustação, que rapidamente se tornou um sucesso. Inicialmente chamada V-øllet (V-Beer), esta cerveja inaugurou a tradição dinamarquesa de lançar cervejas para comemorações ou datas especiais, como uma ocasião real ou coroação europeia. Essa cerveja foi lançada comercialmente na Dinamarca no natal de 1952. Em 1968 a empresa abriu sua primeira cervejaria internacional, em Blantyre no país africano do Malawi.


Em 1970, a CARLSBERG e sua rival doméstica Tuborg, se uniram para formar a United Breweries. Foi também nesta década, em 1973, que surgiu o famoso slogan “Probably the best beer in the world” (em português “Provavelmente a melhor cerveja do mundo”), criado pela agência publicitária Saatchi & Saatchi e sob a voz inconfundível do ator e diretor americano Orson Welles. Esta campanha de enorme sucesso durou muitos anos, foi lançada em mais de 20 países diferentes e consolidou a marca globalmente.


Em 1981, com a inauguração de uma cervejaria em Hong Kong, a CARLSBERG iniciou uma forte expansão no continente asiático, especialmente na China. Na década de 1990 a CARLSBERG iniciou novamente um forte crescimento através da aquisição de outras pequenas cervejarias, como por exemplo, a tradicional Tetley da Inglaterra, adquirida em 1992. Uma década mais tarde, em 2002, a cerveja foi lançada na Rússia com enorme sucesso e nos anos seguintes introduziu no mercado novas variações da CARLSBERG, como por exemplo, a cerveja com sabor marcante e mais forte, outra com sabor cítrico, com baixo teor de carboidratos e até uma versão orgânica. Além disso, a marca CARLSBERG foi estendida para outras categorias de produtos, como por exemplo, água mineral e soda.


A linha do tempo 
1902 
Lançamento da CARLSBERG 2.7, uma cerveja pilsner fraca, leve e de baixa graduação alcoólica. Desde seu lançamento a cerveja já adotou vários nomes como Lys Skattefri (Light Tax-free), Carlsberg Let e Carlsberg Light, antes de adotar o atual nome em 2009. 
1904 
Lançamento da CARLSBERG, uma cerveja pilsner com graduação alcoólica de 5%, que se tornaria a principal marca da empresa, sendo vendida atualmente em 140 países. 
1950 
A cervejaria cria uma cerveja especial, chamada CARLSBERG SPECIAL BREW, para comemorar a visita do então primeiro-ministro britânico Winston Churchill ao país. A cerveja, uma pilsner extremamente forte com graduação alcoólica de 9.0%, se tornou extremamente popular nos países nórdicos. A cerveja foi lançada nacionalmente em 1952 e na década de 1970 já estava disponível no mercado britânico. 
1955 
Lançamento da CARLSBERG EXPORT, uma cerveja pilsner forte desenvolvida inicialmente para a exportação, especialmente de países africanos como Gana e Nigéria. Atualmente a cerveja é posicionada como uma lager premium com graduação alcoólica de 4.8%. 
1959 
Lançamento em novembro da CARLSBERG ELEPHANT, uma cerveja pilsner extremamente forte (graduação alcoólica de 7.2%). O nome “Elefante” foi adotado, pois a cerveja era forte, tanto no sabor como na graduação alcoólica, como o animal em questão. Os elefantes do rótulo foram inspirados em um par de estátuas que se encontravam na entrada da cervejaria na época. Atualmente esta versão é vendida na Dinamarca, Suécia, França, Bélgica, Estados Unidos, Alemanha, entre outros países. 
1972 
Lançamento da CARLSBERG 47, uma cerveja tipo Bock (escura) com graduação alcoólica de 7.0%. A cerveja foi desenvolvida para comemorar os 125 anos de fundação da cervejaria, o que explica o número 47 (terminação do ano de 1847 quando a CARLSBERG foi fundada). Inicialmente a cerveja seria vendida por apenas um ano, como uma edição especial, mas a enorme popularidade de seu sabor junto aos consumidores acabou fazendo com que ela se tornasse parte permanente do portfólio da cervejaria. 
1997 
Lançamento da CARLSBERG MASTER BREW, elaborada com base em muitos ingredientes e longa maturação. A cerveja, extremamente forte (10.5% de teor alcoólico), tem uma cor dourada, aroma frutado e sabor um pouco doce. Essa cerveja havia sido lançada um ano antes como edição especial e através de uma votação entre os consumidores passou a fazer parte da linha regular da marca. 
2004 
Lançamento da CARLSBERG CHILL, uma cerveja pilsner mais forte (graduação alcoólica de 5.0%) e extremamente saborosa, desenvolvida especificamente para o mercado asiático, principalmente a China. 
2005 
Lançamento da CARLSBERG EXPORT EXTRA COLD, uma cerveja lager, tipo muito popular na Europa, que passa por um processo de envelhecimento de até seis meses antes de ser vendida. 
2006 
Lançamento da CARLSBERG EDGE, uma cerveja pilsner com sabor cítrico (lima e limão). Desenvolvida pela subsidiária da Inglaterra, a cerveja consumiu mais de três anos de pesquisas. O resultado foi uma cerveja clara, leve, refrescante, com leve sabor cítrico e ideal para ser consumida nos meses mais quentes do ano. A cerveja não fez tanto sucesso e foi retirada do mercado anos depois. 
2008 
Lançamento da CARLSBERG LITE, uma cerveja com baixos índices de carboidratos e 30% menos calorias que a versão original. 
2013 
Lançamento da CARLSBERG CITRUS, cerveja leve, refrescante e de baixa graduação alcoólica (2.8%), com leve sabor cítrico. 
2014 
Lançamento no mercado dinamarquês da CARLSBERG NORDIC, uma cerveja clara e sem álcool. É a cerveja perfeita para pessoas que amam o frescor de uma pilsner, mas não conseguem ou podem beber álcool. 
2015 
Lançamento da CARLSBERG 0.0%, a tradicional cerveja tipo lager sem álcool. 
Lançamento da CARLSBERG HOF, uma versão orgânica da sua tradicional cerveja. Esta lager light mantém o mesmo sabor da versão tradicional, mas a diferença é que mais de 95% do malte e lúpulo utilizados na receita são orgânicos. 
Lançamento da CARLSBERG NOX, uma cerveja com 6% de teor alcoólico e com características únicas já que é produzida com uma variedade de lúpulo específico, designado de Polaris, que lhe confere um sabor distinto, suave e muito refrescante. É inovadora também na embalagem, com uma elegante e distinta garrafa preta. 
2016 
Lançamento da CARLSBERG SMOOTH DRAUGHT, uma cerveja com a cremosidade e o frescor de um chope em garrafas de 580 ml. A nova cerveja foi criada pela subsidiária da Malásia. 
2017 
Lançamento da CARLSBERG ORGANIC NON ALCOHOLIC, uma cerveja extremamente leve com apenas 0.5% de teor alcoólico, feita com ingredientes orgânicos.


O marketing da bola 
Uma das partes mais importantes do marketing da marca sempre foi o patrocínio esportivo, especialmente relacionado ao futebol. Em 1970, a marca foi o primeiro patrocinador comercial da liga e dos times nacionais dinamarqueses. A marca também foi patrocinadora oficial e principal (com a marca estampada na camisa) da tradicional equipe do Liverpool (entre 1992 a 2009), mas continua como uma das parceiras da equipe, sendo desde 2010 a distribuidora da bebida dentro do estádio Anfield. Além disso, foi a patrocinadora oficial da Copa do Mundo de Futebol de 1990, Champions League de 2003 e 2004, e cerveja oficial da Premier League entre 2013 e 2016. Atualmente a CARLSBERG é patrocinadora da Eurocopa (desde 1988) e cerveja oficial da Federação Inglesa de Futebol, das equipes do Liverpool e do Tottenham. E, em 2015, o ex-goleiro dinamarquês Peter Schmeichel, um dos melhores da história do futebol, foi escolhido como primeiro embaixador global da marca.


A histórica fábrica 
Para quem estiver na bela capital dinamarquesa, uma dica imperdível, especialmente para os amantes de uma boa cerveja ou para quem quer fugir um pouco do turismo convencional, é conhecer a histórica cervejaria da CARLSBERG, inaugurada em 1847 e localizada no distrito de Valby. Os enormes elefantes brancos na entrada da fábrica são apenas o começo de um passeio fantástico. Aliás, eles surgiram em 1901 com a construção de um novo portão de entrada para cervejaria, sustentado por quatro grandes elefantes. A ideia era homenagear cada um dos seus filhos. Uma visita guiada conduz o visitante a conhecer um pouco mais da história da mítica cerveja, seu processo de elaboração, além de uma exposição permanente de máquinas, garrafas e outros objetos relacionados à marca.


Na exposição encontra-se a maior coleção de garrafas de cerveja do mundo, que incluem a CARLSBERG e outras de diferentes marcas. São mais de 20 mil garrafas. Junto a coleção, a fábrica conta com um jardim de esculturas, incluindo uma versão menor da famosa estátua da “Pequena Sereia de Copenhague”, desenhada por Carl Jacobsen (filho do fundador da cervejaria), depois de uma paixão por uma bailarina que passou por Copenhague protagonizando o Balé da Pequena Sereia. Vale ressaltar que A Pequena Sereia é o título de um conto de fadas escrito pelo famoso novelista dinamarquês Hans Cristian Andersen. Existem ainda outros atrativos na fábrica, como os estábulos, onde é possível apreciar cavalos da raça Jutland, que em sua origem eram utilizados para transportar e vender seus produtos. A visita termina no restaurante Bar Jacobsen Brewhouse, onde é possível provar uma deliciosa e autêntica cerveja CARLSBERG e saborear sopas, vários sanduíches e até pratos típicos dinamarqueses. Além disso, ali, destaca-se a Sala dos Aromas, na qual o visitante é convidado a sentir os mais diversos aromas possíveis numa cerveja.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por pequenas remodelações ao longo dos anos. O logotipo original da marca foi criado em 1904 pelo arquiteto Thorvald Bindesboll. Durante muito tempo o logotipo conteve a tradicional coroa real em vermelho e depois a palavra “beer”. Atualmente o logotipo é simplificado, utilizando apenas o nome da marca em sua característica tipografia de letra.


O rótulo da cerveja dinamarquesa evoluiu muito através dos anos. O tradicional rótulo verde surgiu apenas em 1904 e transformou a cerveja conhecida no mundo inteiro. De lá para cá o rótulo sofreu várias modernizações. Uma curiosidade: de 1931 a 1991, o apelido da cerveja HOF (que significa “Corte Real”), era impresso no rótulo das cervejas para o mercado dinamarquês.


Há alguns anos atrás o tradicional rótulo da marca passou a ser impresso diretamente no vidro da garrafa, que ganhou um novo design muito mais moderno. A atual garrafa da CARLSBERG foi apresentada e adotada no ano de 2011.


Os slogans 
That calls for a Carlsberg. (2011) 
That Deserves a Carlsberg. (2010, Canadá) 
Probably the best beer in the world. (1973) 
Worth waiting for. (Reino Unido)


Dados corporativos 
● Origem: Dinamarca 
● Fundação: 1847 (empresa) e 1904 (marca) 
● Fundador: Jacob Christian Jacobsen 
● Sede mundial: Copenhagen, Dinamarca 
● Proprietário da marca: Carlsberg Breweries A/S 
● Capital aberto: Não 
● Chairman: Flemming Besenbacher 
● CEO & Presidente: Cees't Hart 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 140 países 
● Presença no Brasil: Não 
● Segmento: Cervejaria 
● Principais produtos: Cervejas 
● Concorrentes diretos: Heineken, Stella Artois, Amstel, Beck’s, Pilsner Urquell, Löwenbräu, Budweiser, Faxe e Grolsch 
● Slogan: Probably the best beer in the world. 
● Website: www.carlsberg.com 

A marca no mundo 
A CARLSBERG, marca mais importante da terceira maior cervejaria do mundo, é comercializada em 140 países, possuindo engarrafadoras em 40 deles. Com forte presença no mercado europeu, especialmente na Inglaterra, aproximadamente 90% de sua produção é consumida fora da Dinamarca. A CARLSBERG é líder absoluta de mercado nos países escandinavos como Dinamarca, Noruega, Suécia e Finlândia, além possuir forte presença no Reino Unido, seu mais importante mercado, responsável por aproximadamente 40% de suas vendas. A cervejaria conta ainda com uma divisão de exportação, licença e Duty Free, responsável pela venda e marketing da marca CARLSBERG onde não exista subsidiárias ou fábricas da empresa. Essa divisão atua em 95 mercados ao redor do mundo.  
Você sabia? 
A cerveja CARLSBERG chegou a ser fabricada no Brasil pela Skol nos anos de 1990 por um breve período. 
O Grupo CARLSBERG é proprietário de mais de 500 rótulos diferentes de 140 marcas de cervejas, entre as quais Holsten, Kronenbourg, Tuborg, Tetley’s e Baltika. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 30/9/2017

12 comentários:

Anônimo disse...

é acho que deveria ser resumido a história de cada marca.

Anônimo disse...

entra no meu flog e deixa um coments...

Anônimo disse...

Essa cerveja é tudo de bom! Quando vem para o Brasil?

Juliano disse...

Graças a Deus eu moro perto do Paraguay e sempre que vou lá trago logo umas caixinhas pra casa. Não me cabe aqui fazer um review sobre a cerveja em sí mas deixo claro o recado aos apreciadores de uma boa cerveja está cerveja e exelente e o logo possivelmente a melhor cerveja do mundo deveria ser admitido como verdade mundial! Um brinde a todos!

Unknown disse...

A cerveja é ótima. O local da fábrica é lindíssimo. O bar é encantador e a cerveja que servem é provavelmente a melhor cerveja do mundo.

Unknown disse...

A Cervejaria Carlsberg é atração imperdível para quem vai a Copenhagen bem como a Pequena Sereia e o Palacio Real.
O atendimento no bar da Carlsberg é
refinadissimo e a cerveja que servem é provavelmente a melhor cerveja do mundo.

Unknown disse...

Espero q já esteja no Brasil!!!

mila disse...

Eu posso saborear pois moro sem zona freeshoping e recomendo é ótimaaa

mila disse...

Ótima....adorooo

Unknown disse...

A melhor cerveja em minha opinião é a Jacobsen dark lager

Unknown disse...

Essa cerveja já foi comercializada no Brasil nos anos 70, se bem me lembro 1970 e 1971. Havia uma propaganda onde uma caixa chegava flutuando à praia, como a “novidade” que vinha dos países nórdicos.

Anônimo disse...

Espero que volte a produzir aqui no Brasil.