14.6.06

BAUSCH & LOMB


A principal missão da Bausch+Lomb é ajudar as pessoas a verem e se sentirem melhor a partir de produtos de qualidade e tecnologia inovadora. Quando o assunto é saúde ocular nenhuma outra empresa possui tanta experiência e confiabilidade quanto a Bausch+Lomb. Entre as suas invenções mais importantes estão os microscópios portáteis e os binóculos, além de trazer avanços consideráveis quanto à produção de lentes para óculos e lentes de contato até o seu ápice, com a criação dos famosos óculos Ray-Ban

A história 
A Bausch+Lomb, primeira empresa ótica americana, foi fundada pelo imigrante alemão John Jacob Bausch, que abriu uma pequena loja de produtos óticos no dia 3 de novembro de 1853 na cidade de Rochester, estado de Nova York. Inicialmente a modesta ótica vendia óculos (de descanso, para assistir ópera), termômetros, microscópios e outros produtos óticos importados da Europa, especialmente da Alemanha. Quando precisou de dinheiro para ampliar o negócio o imigrante alemão foi pedir US$ 60 mil emprestados ao seu grande amigo Henry Lomb. Prometeu que se o negócio fosse adiante ele se tornaria sócio. O pequeno negócio foi muito bem e a sociedade prometida foi formalmente estabelecida pouco tempo depois. Em 1861, começou a produzir as primeiras armações de óculos feitas com borracha vulcanizada, uma grande inovação para a época. Depois de prontas essas armações recebiam lentes importadas da Europa que eram colocadas por John Jacob na pequena ótica. Gradualmente foram aumentando sua linha de produtos, incluindo óculos para leitura, lupas e microscópios de bolso.


Em 1874 eles produziram o primeiro microscópio compacto. Foi nesta época que a empresa passou a se chamar BAUSCH & LOMB OPTICAL COMPANY e inaugurou seu primeiro escritório de vendas na cidade de Nova York. Na década seguinte, a Bausch+Lomb, que na época havia estabelecido uma grande reputação no segmento, começou a fabricar outros produtos como lentes fotográficas (1883). Em 1912, William Bausch, um dos filhos do fundador da empresa, iniciou um laboratório para desenvolver e pesquisar métodos para a produção de óculos de alta qualidade. Cinco anos depois a empresa já produzia uma quantidade suficiente de óculos capaz de suprir as forças armadas americanas durante a Primeira Guerra Mundial. Além dos óculos, a Bausch+Lomb também produziu para o exército americano, boa parte dos binóculos, miras de rifles, periscópios e telescópios.


A história da empresa começou a mudar em 1920 quando a Força Aérea dos Estados Unidos fez uma encomenda: desenvolver uma proteção ocular para os pilotos de caça, que enfrentavam sérios problemas de visibilidade em virtude dos intensos raios solares, garantindo assim um campo claro de visão, mas também que lhes proporcionassem uma boa aparência para manter o status de poder dos militares da época. A empresa então criou os óculos Anti-Glare Aviator, munidos de lentes verdes de cristal mineral especial com armações de metal, banhado com ouro, que pesavam apenas 150 gramas, e que refletiam e bloqueavam um alto percentual da luz visível e também dos raios ultravioleta e infravermelho. Após registrar patente no dia 7 de maio de 1937, a Bausch+Lomb percebeu uma ótima oportunidade de mercado, criar modelos de óculos específicos para a aviação, e lançou o RAY-BAN AVIATOR. O nome da marca foi baseado na mistura do termo em inglês raio (Ray) e as letras do verbo banir ou evitar (Ban), pois os óculos reduziam ou eliminavam a incidência de raios UV nos olhos. O sucesso foi imediato, e logo, não somente os pilotos da Força Aérea Americana (United States Army Air Force), como milhares de consumidores, passaram a usar o modelo.


Em 1938 a Bausch+Lomb era a única empresa a manter uma fábrica voltada exclusivamente para a produção de lentes óticas na América do Norte. A empresa iniciou suas atividades no Brasil em 1939 com a fabricação de lentes oftalmológicas e montagem dos óculos Ray-Ban. Depois da Segunda Guerra Mundial, as divisões de produção de óculos e lentes fotográficas foi completamente reestruturada, resultando na abertura de fábricas no Canadá, Brasil e Argentina. Nesta época, com a televisão ganhando popularidade e o cinema em queda, a Bausch+Lomb direcionou seus esforços para as lentes CinemaScope, que pela primeira vez permitia o efeito Wide Screen nas telas de cinema. Depois de abrir capital na Bolsa de Valores no final da década de 1950, a empresa atingiu a marca de US$ 100 milhões em faturamento no ano de 1966. Depois de diversas inovações durante mais de um século a empresa voltou a focar suas atenções na indústria oftalmológica e apresentou em 1971 as primeiras lentes de contato macias e, hoje em dia, segue sendo o maior fornecedor de produtos para o cuidado dos olhos. As novas lentes em comparação com as produzidas até então, feitas de vidro ou acrílico, eram muito mais macias e confortáveis de usar, e rapidamente fizeram grande sucesso. Em seguida a marca também lançou no mercado uma gama de opções para usuários de lentes de contato. Lentes quinzenais, lentes para astigmatismo, lentes para hipersensibilidade ocular e lentes de uso contínuo de 30 dias são alguns dos exemplos. Depois de uma enorme reestruturação na década de 1980, no ano de 1997, resultado de uma série de aquisições, foi criada a divisão de equipamentos e produtos cirúrgicos (como por exemplo, laser para correções oculares e produtos para cirurgia de catarata e retina).


Pouco depois, em 1999, a empresa resolveu vender sua marca de óculos solares Ray-Ban para o grupo italiano Luxottica. Foi a partir desse momento que a Bausch+Lomb se tornou uma empresa exclusivamente voltada para os cuidados e saúde dos olhos. Em 2007 a empresa foi adquirida por um fundo de investimento, que pagou US$ 4.5 bilhões. No mês de agosto de 2013, a canadense Valeant Pharmaceuticals, que desenvolve e comercializa medicamentos genéricos, de uso sob prescrição médica e produtos farmacêuticos OTC, adquiriu a Bausch+Lomb em uma negociação de US$ 8.7 bilhões. Mais recentemente, em 2018, a Valeant Pharmaceuticals passou a se chamar Bausch Health Companies, e a Bausch+Lomb se tornou apenas uma marca no portfólio dessa empresa.


Atualmente a Bausch+Lomb atua com três linhas de produtos oftálmicos: Vision Care (lentes de contato esféricas, multifocais, tóricas, rígidas e coloridas e soluções de limpeza e assepsia para uma visão mais nítida, com conforto para os olhos), Produtos Farmacêuticos (soluções, suspensões e géis, utilizados no tratamento de diferentes problemas oculares desde inflamações, alergias, infecções, olho seco até conjuntivite) e Produtos Cirúrgicos (voltados para a cirurgia de catarata e retina, os produtos agregam o que existe de mais moderno em tecnologia e segurança, como lentes intraoculares, equipamentos e instrumentais cirúrgicos de última geração).


A linha do tempo 
1870 
Início da produção em pequena escala de lentes de óculos. A empresa desenvolveu o próprio maquinário que gradualmente foi sendo melhorado, resultando em lentes de excelente qualidade. A produção em larga escala teria início em 1889. 
1893 
Início da produção de binóculos e telescópios. 
1903 
Início da produção de microscópios. 
1971 
Lançamento da SOFLENS, primeira lente de contato macia do mercado. 
1982 
Lançamento da SENSITIVE EYES SALINE, uma solução para limpar lentes de contato que diminuía a irritação dos olhos para quem as utilizava. 
1986 
A empresa ingressa no mercado de produtos farmacêuticos para os olhos. 
1987 
Lançamento do RENU, uma poderosa solução para limpar e higienizar lentes de contato. Uma nova versão da solução, chamada Renu MultiPlus com enzimas, seria introduzida em 1998. 
1989 
Assina um contrato de parceria com a tradicional LEVI’S para desenvolver e produzir uma linha de óculos escuros para a marca. 
1998 
Lançamento da SofLens66Toric, lente de contato para pessoas com astigmatismo. 
Lançamento do LOTEMAX, colírio para tratamento de inflamações oculares; e do ALREX, colírio para o tratamento de conjuntivite. 
1999 
Lançamento da PureVision, uma linha de lentes de contato para uso contínuo de uma semana. 
2002 
Lançamento da SofLens Multi-Focal, lentes de contato multifocais para pessoas com presbiopia - necessidade de óculos para ler. Estas lentes de contato eram uma alternativa aos óculos bifocais ou óculos de leitura, para pessoas com presbiopia. 
2005 
Lançamento da PureVision Toric, lente tórica para pessoas com astigmatismo. 
2006 
Lançamento da SOFLENS DAILY DISPOSABLE, uma versão mais recente da antiga Soflens One Day (lentes de contato descartáveis para uso de apenas um dia). 
2008 
Lançamento da CRYSTALENS HD, lente intraocular acomodativa disponível para o tratamento de catarata. O produto teve como inspiração a lente natural do olho, o cristalino. A lente imita o movimento natural do cristalino para focar imagens em qualquer distância e pode, após a cirurgia, reduzir ou até eliminar o uso de óculos para leitura. 
2010 
Lançamento do BIO TRUE, uma solução para cuidados com as lentes, que procurou inspiração no lugar mais natural possível: os olhos. A solução possuía o mesmo pH de lágrimas saudáveis, mantendo a condição natural para o conforto dos olhos. Também era utilizado um lubrificante encontrado nos olhos, hidratando as lentes de contato de uma forma que os olhos permanecessem hidratados naturalmente. E, por último, a solução retinha proteínas das lágrimas ativas para manter a atividade antimicrobial. 
2011 
Lançamento da PureVision 2, uma nova geração de lentes de silicone hidrogel que possuía um dos designs mais finos do mercado, proporcionando um conforto excepcional ao usuário. Com a exclusiva tecnologia de alta definição “High Definition Optics”, a inovação reduzia as imperfeições oculares e proporcionava uma visão mais clara e nítida, mesmo em ambientes com pouca luz. A nova lente era indicada para a correção de miopia e hipermetropia, e ainda proporcionava um alto nível de transmissibilidade de oxigênio, o que resultava em uma melhor aceitação do usuário, que passava a não reclamar mais da sensação de areia nos olhos. 
2016 
Lançamento da ULTRA®, uma lente de contato pensada para pessoas que passam muito tempo em frente ao computador. Essa lente traz a nova tecnologia MoistureSeal®, que permite uma hidratação nunca vista. A marca desenvolveu essa lente de contato com a incrível capacidade de reter água, proporcionando hidratação única para o usuário passar o dia todo com a impressão de que nem está usando.


Especialista em olhos 
Ao longo dos anos a Bausch+Lomb se tornou sinônimo de lentes de contato. Desde a introdução da primeira lente de contato macia em 1971, a marca lançou no mercado uma enorme variedade de lentes como: lentes para serem trocadas a cada duas semanas, lentes para pessoas com astigmatismo, lentes para pessoas com hipersensibilidade ocular e lentes para uso contínuo de 30 dias. Atualmente a linha de lentes de contato da marca é composta por produtos como: 
Soflens® Daily Disposable - lentes descartáveis diárias. São confortáveis e convenientes, pois não necessitam de manutenção ou acondicionamento. São ideais também para pessoas com alergias, porque essas lentes descartáveis diárias reduzem a acumulação de pós e outras substâncias. 
Soflens® Multifocal - lentes de contato progressivas de hidrogel com desenho Centro-Perto que proporciona uma visão nítida em todas as distâncias. Ideal para usuários que não se adaptam ao silicone hidrogel. 
PureVision® Toric - lentes de contato de silicone hidrogel para correção do astigmatismo, com desenho asférico, reduzindo a aberração esférica e proporcionando uma visão de alta qualidade. 
PureVision® - lentes de contato que podem ser usadas durante 24 horas, 30 dias e 30 noites - mesmo para dormir. 
Purevision® Multifocal - lentes de contato de silicone hidrogel com visão nítida em qualquer distância e correção de aberração esférica. 
SofLens StarColors II™ - lentes de contato coloridas de descarte mensal com um desenho que imita os traços da íris com maior perfeição, oferecendo um olhar naturalmente irresistível e permitindo a troca de cores com mais frequência. 
Optima™ 38 - reconhecida mundialmente por médicos e pacientes, essa lente corrige miopias e hipermetropias com alto nível de aceitação e a conveniência do descarte anual. Ela tem ainda facilidade de manuseio, resistência à depósitos e longa vida útil. 
Optima™ Natural Look - lentes de contato com dez opções de cores, que possui maior fidelidade na reprodução dos traços da íris, oferecendo um olhar naturalmente irresistível, incorporando nova cor à sua personalidade. 
Renu® - lentes de contato de silicone hidrogel para correção de miopia ou hipermetropia, com alta transmissibilidade de oxigênio, bordas finas e arredondadas que proporcionam mais conforto e desenho esférico que reduz a aberração esférica.


A evolução visual 
Ao longo dos anos a identidade visual da Bausch+Lomb passou por modificações bastante radicais, mas nunca deixou de refletir uma imagem moderna e dinâmica de uma marca centenária que se tornou sinônimo de qualidade praticamente insuperável em seu segmento.


O penúltimo logotipo da marca, introduzido em 2004, era uma representação abstrata de refração de luz, o que posicionava bem a empresa naquela época. Em janeiro de 2010, a Bausch+Lomb divulgou sua nova identidade visual, que apesar de manter as tradicionais cores, verde e azul, em tons mais claros, substituiu o símbolo & pelo +, representando o total comprometimento da marca com inovações. O símbolo de + lembra a cruz (ícone da medicina), transmite um sinal de “mais médicos” e ainda é usada uma transparência misturando as duas cores, sugerindo visão limpa e transparente. A tipografia era mais contemporânea em um cenário corporativo, o que a fazia chamar mais a atenção do público. Além disso, a abreviação B+L também ganhou mais dinâmica e flexibilidade nos meios digitais.


Os slogans 
Life Life Wrinkle Free. (2017, Índia) 
See better. Live better. (2010) 
Perfecting Vision. Enhancing Life. (2003)


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 3 de novembro de 1853 
● Fundador: John Jacob Bausch e Henry Lomb 
● Sede mundial: Bridgewater, New Jersey, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Bausch & Lomb Incorporated 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Bausch Health Companies Inc.) 
● Chairman & CEO: Joseph C. Papa 
● Presidente: Thomas Appio 
● Faturamento: US$ 4.8 bilhões (2017) 
● Lucro: US$ 200 milhões (2017) 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 12.000 
● Segmento: Ótico  
● Principais produtos: Lentes de contato e produtos para o cuidado com os olhos 
● Concorrentes diretos: Acuvue, Varilux, Transition, Ciba Vision, Cooper Vision, Allergan e Alcon 
● Ícones: As lentes de contato 
● Slogan: See better. Live better. 
● Website: www.bausch.com.br 

A marca no mundo 
A empresa, que oferece um portfólio completo de produtos e medicamentos para a saúde ocular e possui uma das marcas mais antigas, conhecidas e respeitadas nos cuidados com a saúde, vende seus produtos em mais de 100 países ao redor do mundo, possui 21 fábricas, emprega aproximadamente 12 mil pessoas e fatura anualmente US$ 4.8 bilhões (dados de 2017). A empresa tem uma fábrica em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, que produz anualmente milhões de lentes rígidas, gelatinosas e blanks (produto semiacabado). Por meio de alta tecnologia nas linhas de produção, essa fábrica abastece os mercados de lentes de contato coloridas ao redor do mundo, exportando produtos para mais de 20 países, incluindo a China. 

Você sabia? 
Foi a Bausch+Lomb que produziu as lentes das câmeras que capturaram as primeiras imagens de satélite da Lua. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Exame e Isto é Dinheiro), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 13/11/2018

Um comentário:

Anônimo disse...

Cadê a Hasselblad e a Havaianas?