5.6.06

BALLANTINE'S


Ele é um legítimo e popular uísque escocês com harmonização elegante que ganha sua riqueza de caráter único por meio do equilíbrio perfeito entre maltes selecionando uísques de grãos oriundos dos quatro cantos da Escócia. Suas garrafas são imprescindíveis em qualquer bar de um bom conhecedor de uísque. O BALLANTINE’S, um deleite para os apreciadores deste ícone das Terras Altas, é criado a partir da mistura de mais de 50 maltes escoceses. O resultado é um scotch que representa a combinação perfeita de quatro temas básicos indicativos de um uísque escocês superior: aroma, gosto, corpo e contrapeso. 

A história 
A história da marca BALLANTINE’S começou em 1827 quando o filho de fazendeiro George Ballantine, então com apenas 19 anos, abriu uma pequena loja de mantimentos na cidade de Edimburgo na Escócia. Ele também fornecia uma escala seleta de uísques a uma clientela distinta. Em 1869, quando abriu um estabelecimento maior na cidade de Glasgow, George passou o comando da primeira loja a seu filho mais velho, Archibald. Ele concentrou-se no comércio de vinhos e uísques, especialmente o Old Glenlivet e Talisker Fine Malt, tendo entre seus muitos clientes a família real inglesa. Ao mesmo tempo, também começou a criar e aperfeiçoar suas próprias misturas de uísques, provenientes de diferentes grãos e destilarias, que se tornariam lendárias. Surgia assim a George Ballantine & Son Ltd., uma grande exportadora de uísque. Com preparo especial e algumas produções seletas, o uísque foi então ganhando fama e mercado por toda a Escócia. Ele se aposentou em 1881, passando o comando ao seu segundo filho George Junior, morrendo uma década depois.


O negócio continuou a prosperar sob o comando de Junior, que passou então a exportar para outros países seus vários tipos de bebidas. A marca BALLANTINE’S ganhou reconhecimento em 1895 quando a rainha Vitória concedeu às seus uísques o Certificado Real de Qualidade Suprema. Em 1910 a empresa introduziu no mercado o BALLANTINE’S FINEST (um uísque envelhecido 8 anos) com sua tradicional garrafa quadrada, que se tornaria extremamente popular no mundo inteiro. A família Ballantine capitalizou o sucesso em 1919, aceitando uma oferta de compra da empresa Barclay & McKinlay. Com a força do nome BALLANTINE’S, os novos proprietários começaram a desenvolver a marca que haviam comprado nos mercados exteriores. Em 1930 foram introduzidos os uísques BALLANTINE’S 17 YEAR OLD e BALLANTINE’S 30 YEAR OLD, este último um uísque raro e exclusivo, único em sua categoria na época.


Depois de 1933, com o fim da Lei Seca nos Estados Unidos, a marca foi introduzida no mercado americano, onde conquistou milhões de apreciadores por sua alta qualidade. A perseverança em conseguir distribuir seu produto no país criou a maior e melhor rede de distribuição da costa leste. Porém, recursos cada vez mais substanciais eram precisos para competir no crescente mercado mundial. Estes recursos vieram no ano de 1937 através da Hiram Walker Gooderham & Worts, uma grande destilaria canadense, que adquiriu parte do capital da George Ballantine & Son. Uma das primeiras ações foi a compra de uma destilaria na cidade de Miltonduff, perto de Elgin, no coração do Speyside, na Escócia. Também construiu uma nova destilaria, em Dumbarton, localizada a 24 km da cidade de Glasgow, que foi considerada a maior da Europa por muitos anos. No ano seguinte a empresa recebeu um título chamado “Grant Heraldic”, que reconhecia a marca BALLANTINE’S como nobreza escocesa. Desde então, o símbolo (um brasão) desse título aparece no rótulo de todas as garrafas de uísque da marca.


Nas décadas seguintes a marca foi disseminada pelos quatro cantos do mundo, tornando o BALLANTINE’S um dos mais populares e consumidos uísques do planeta. Na década de 1960 foi lançado o famoso BALLANTINE’S 12 YEAR OLD, um legítimo escocês envelhecido por no mínimo 12 anos que seguiria os passos de sucesso de outros uísques da marca. Em 1986 os uísques BALLANTINE’S já estavam entre os três mais consumidos do mundo. Os mais expressivos lançamentos da marca nos anos seguintes ocorreram em 1988 com a introdução no mercado do BALLANTINE’S GOLD SEAL, um puro malte de reconhecida qualidade, envelhecido por 12 anos em barris de carvalho; e em 1993 com o lançamento do BALLANTINE’S 21 YEARD OLD.


Em setembro de 1996 um fato novo iniciou uma mudança radical no mercado de uísques. A empresa Allied Domecq, então proprietária da BALLANTINE’S, lançou uma nova apresentação da marca, especialmente para o Japão e para as lojas do Duty Free em aeroportos, com a designação BALLANTINE’S PURITY MALT, um Vatted Scotch Whisky, em uma das mais lindas apresentações de uísques já apresentadas no mundo. A empresa foi comprada em 2005 pela poderosa empresa francesa Pernod Ricard, ganhando uma distribuição mundial ainda mais forte e ampla. No ano seguinte, Sandy Hyslop foi apontado como Master Blender da BALLANTINE’S (responsável pela qualidade do uísque, acompanhando todo o processo de fabricação), sendo o quinto homem em toda a história da empresa a ocupar esse importante cargo.


Em 2010 a marca lançou com exclusividade para o mercado brasileiro a garrafa BALLANTINE’S EQUALIZER. Com luz própria nas cores azul e vermelha, e utilizando tecnologia eletroluminescente, que faz com que as barras brilhem no escuro, a nova garrafa passou a iluminar e agitar ainda mais as noites dos consumidores ao trazer um equalizador de som eletrônico que mostrava as batidas da música que estavam sendo tocada no ambiente. O novo produto fazia parte da nova campanha da marca “Listen to Your Beat” (algo como “Ouça sua batida”).


Em 2014 a marca anunciou o lançamento global do BALLANTINE’S BRASIL, bebida feita com uísque escocês que passa por barris com cascas de limão brasileiro. O produto traz no rótulo a palavra spirit drink em tradução literal, bebida espirituosa ou bebida destilada. Mas pela passagem nos barris com cascas de limão ele deixa de ser um scotch whisky tradicional e passa a ser uma bebida mista que vem se tornando bastante comum nos dias de hoje. A ideia é trabalhar a bebida com coquetéis diferenciados e ganhar um novo público consumidor.


Pouco depois, em 2015, lançou o BALLANTINE’S 21 YEARS OLD SIGNATURE OAK EDITION, um uísque maturado em barril de carvalho europeu, exclusivamente para as lojas de varejo de viagem (Duty Free). Uma outra expressão adicional Signature, criada com carvalho americano, seguiu para completar o par especial de engarrafamentos, tornando as duas garrafas itens de colecionador para os entusiastas de uísque.


Uma das mais recentes novidades da marca, lançada em 2016, é o BALLANTINE’S HARD FIRED, uma expressão inovadora que introduz um processo sob medida na produção de uísque escocês e proporciona uma experiência única dentro do portfólio da marca. O perfil de sabor deste uísque foi desenvolvido através do poder transformador do fogo. A assinatura do Hard Fired provém dos barris, que abre notas de baunilha, notas de fumo e especiarias e proporciona uma suavidade distintiva, resultando em um uísque com personalidade e exclusivamente equilibrado. O processo tem início com a seleção individual dos barris de carvalho americano pela equipe de gerenciamento de madeira. Os barris são então enviados para artesãos altamente qualificados na tanoaria para chamuscá-los pela segunda vez, um processo conhecido como “hard firing”. Finalmente, o Master Blender cheira cada barril e seleciona somente os melhores para ser preenchido com um blended único para descansar. Quando carbonizado, o barril forma uma camada natural de açúcares caramelizados na madeira que reagem com o uísque e uma dupla queima intensifica este efeito. O resultado é um uísque suave, cremoso e sutilmente esfumaçado, com notas de degustação de mel, maçãs vermelhas macias e alcaçuz picante.


As preciosidades 
Atendendo a todos os gostos, os uísques que compõem a família BALLANTINE’S são: 
BALLANTINE’S FINEST – Com sabor único e marcante, é elaborado a partir de uma especial seleção composta por mais de 50 diferentes tipos de maltes. A presença marcante dos maltes Miltonduff e Glenburgie, das regiões escocesas de Speyside e Highlands, respectivamente, proporcionam ao uísque notas de chocolate, maçã e baunilha ao sabor. Esses uísque é responsável por mais de 85% das vendas globais da marca. 
BALLANTINE’S 12 ANOS – Uísque envelhecido em barris de carvalho por pelo menos 12 anos. Tem cor âmbar dourado, aroma suave e profundo, e sabor complexo com toques de turfa e madeira. É o terceiro uísque mais vendido do mercado chinês. 
BALLANTINE’S 17 ANOS - Uísque envelhecido em barris de carvalho por pelo menos 17 anos. Seu paladar tem toques especiais de mel, madeira e turfa. É um dos líderes de vendas na Coréia do Sul, Japão, China e Taiwan - principais mercados para uísques envelhecidos. 
BALLANTINE’S 21 ANOS - Legítimo uísque escocês envelhecido em barris de carvalho por pelo menos 21 anos. Sua rara seleção de maltes faz com que sua produção seja limitada. Seu sabor é marcante, com toques de turfa, alcaçuz e levemente apimentado. 
BALLANTINE’S 30 ANOS - Uísque envelhecido em barris de carvalho por no mínimo três décadas, possui uma rara e exclusiva mistura dos melhores maltes escoceses. Seu aroma é complexo, com leve doçura e toques de carvalho. Seu paladar também é complexo, além de maduro, com toques florais, de mel, fumo e levemente salinizado. Já o final é muito prolongado e elegante. Foi lançado no Brasil em 2003. É um dos poucos uísques envelhecidos 30 anos comercializado no mercado brasileiro. 
BALLANTINE’S 40 ANOS – Lançado em 2012, este excepcional uísque é extremamente raro e valioso, com somente 100 garrafas disponíveis em todo o mundo, por ano. O produto foi especialmente misturado a partir dos melhores uísques de malte e grão de toda a Escócia. Esta unicidade e preciosidade também estão refletidas na garrafa. Cada garrafa é trabalhada individualmente. O seu brasão é habilmente gravado no vidro de modo a proporcionar uma beleza delicada e elegância à garrafa. A rolha, o gargalo, o selo, o rótulo, e sua base, todos estes cinco elementos são em prata esterlina. Cada elemento é então habilmente polido e finalizado. Como toque final de exclusividade, a garrafa está gravada com um número único. Esta é meticulosamente inspecionada, e quando atinge os padrões exigentes dos artesãos, está pronta para receber o líquido sagrado. 
BALLANTINE’S LIMITED - É um uísque super premium, raro e especial, composto por mais de 40 maltes e grãos altamente selecionados. Seus ingredientes são tão raros que o master blender só pode criar um número limitado de garrafas a cada ano. Cada garrafa possui um certificado individual de autenticidade e um único número de série como garantia de sua qualidade e exclusividade.


Campanhas que fizeram história 
Rompendo com os padrões tradicionais das propagandas de uísque, Go Play (em tradução livre “Vá Curtir”), o mote da campanha da BALLANTINE’S, lançada globalmente em 2002, incentivava a espontaneidade, a busca por novas experiências, a sensação de estar vivo e em conexão com os amigos, à frente do jogo. A enorme campanha, que custou milhões de dólares, visava alcançar um público jovem (de 25 a 35 anos), formado por homens que acabaram de sair da universidade e que agora tinham menos tempo para se divertir, pois trabalham em horário integral. O conceito passado pela campanha era: quando esses homens saem para curtir a noite, BALLANTINE’S era a marca que os impulsionava a se divertir mais e melhor.


A campanha, lançada em 160 países no mundo, tinha como objetivo tirar o uísque BALLANTINE’S do mundo viril e luxuoso e colocá-lo em um ambiente de diversão. Trocando em miúdos: adeus castelos, tonéis de carvalho e senhores de “saia” passeando nas Terras Altas escocesas. A campanha promovia festas com muita música eletrônica e outros eventos direcionados ao público jovem.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. Durante muitos anos a identidade visual da marca escocesa utilizava um B estilizado dentro de um círculo amarelo e azul. Com o objetivo de tornar a marca mais sofisticada este símbolo foi retirado e a identidade visual da marca passou a contar apenas com o nome escrito na tradicional grafia.


Mais recentemente, em 2013, a marca apresentou o novo design da garrafa do BALLANTINE’S FINEST, realçando assim os atributos tradicionais da bebida como elegância, autenticidade e contemporaneidade. O selo em forma de “chevron” é um dos diferenciais e destaca as icônicas asas do rótulo, com contornos mais angulados. Em 2015 foi a vez do BALLANTINE’S 12 YEARS adotar este padrão de design.


Os slogans 
Stay true. Leave an impression. (2013) 
Leave an impression. (2007) 
Go Play. (2002) 
Ballantine’s. Play better. Play in moderation. (2002) 
It’s what’s inside that counts. (2001) 
Just fine. (2001) 
Taste the good life. (1995) 
Momentos de Inspiración. (dácada de 1990) 
The more you know about Scotch, the more you like the taste of Ballantine’s. (1984) 
Superb Scotch Whisky. (1973) 
The more you know about Scotch, the more you like Ballantine’s. (1968)


Dados corporativos 
● Origem: Escócia 
● Fundação: 1827 
● Fundador: George Ballantine 
● Sede mundial: Dumbarton, Escócia 
● Proprietário da marca: Chivas Brothers Ltd. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Pernod Ricard S.A.
● Chairman: Alexandre Ricard 
● CEO: Laurent Lacassagne 
● Faturamento: US$ 1.6 bilhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 160 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: França, Espanha, Polônia, Alemanha e Brasil 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Uísques 
● Concorrentes diretos: Johnnie Walker, Buchanan’s, Black & White, Cutty Sark, The Famous Grouse, J&B e Grant’s 
● Slogan: Stay true. Leave an impression. 
● Website: www.ballantines.com 

A marca no mundo 
O BALLANTINE’S, que ocupa posição de destaque no extenso portfólio mundial do grupo francês Pernod Ricard, é a nona maior marca de bebidas destiladas do mundo, vendendo mais de 6.5 milhões de caixas (de 9 litros) por ano, estabelecendo-se como um dos principais uísques do planeta, sendo o mais comercializado na Europa, onde em 18 países ocupa a posição de número 1 ou 2 em vendas. Dentre os principais mercados da marca (está presente em 160 países), além do Brasil, estão Espanha, França, Polônia, Alemanha, China, Itália e Portugal. É a segunda marca mais consumida de uísque do mundo, atrás apenas da Johnnie Walker

Você sabia? 
O sabor de BALLANTINE’S é dependente de 50 single malts, quatro tipos de grãos individuais e em particular pelas identificações dactiloscópicas de maltes como Miltonduff e Glenburgie. 
BALLANTINE’S FINEST foi por duas vezes consecutivas (2009 e 2010) eleito como o melhor uísque standard do mundo pela bíblia do uísque, edição anual produzida por um dos maiores especialistas do planeta, Jim Murray. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, EmbalagemMarca, Isto é Dinheiro e Exame), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 2/2/2017

Um comentário:

Anônimo disse...

Ballantines:
Senhores, não dêem ouvidos ao boicote petista e parem de pressionar a linha editorial do Programa do Jô Soares. Criticar governos NÃO É GOLPE! É direito garantido pela Constituição. Se continuarem a pressionar o Jô, seremos obrigados a boicotar seus produtos