20.6.06

ANTARCTICA

Como toda típica cerveja do tipo pilsen, ANTARCTICA é clara e tem baixa fermentação. Tem aroma, sabor e amargor suaves. É uma clássica cerveja pilsen que combina tradição e qualidade há mais de um século. A cada dia que passa, a marca conquista cada vez mais consumidores, e, é hoje conhecida como a cerveja BOA de verdade.

A história
A história da empresa tem suas origens no ano de 1885 e inicialmente era um abatedouro de suínos, de propriedade de Joaquim Salles junto com outros sócios, localizada no bairro no bairro da Água Branca, na cidade de São Paulo. A empresa possuía uma fábrica de gelo com capacidade ociosa e isso despertou o interesse do cervejeiro alemão Louis Bücher, que desde 1868 possuía uma pequena cervejaria. Os dois empresários se associaram, e em 1888 criou-se a primeira fábrica de cerveja do país com tecnologia de baixa fermentação, com uma capacidade de produção de 6 mil litros diários. As primeiras cervejas lançadas no mercado com a marca ANTARCTICA PILSEN. O fato de darem um nome a cerveja foi de enorme importância, já que na época, as fábricas não produziam cerveja com marca alguma, já que esta era vendida em barris e, nos poucos casos em que era engarrafada, não possuía um rótulo próprio.


A ANTARCTICA teve seu primeiro anúncio publicado no então jornal “A Província de São Paulo”, atual Estado de São Paulo, em 13 de março de 1889: “Cerveja Antarctica em garrafa e em barril - encontra-se à venda no depósito da fábrica à Rua Boa Vista, 50”. Sob a perspectiva do contexto histórico, o Brasil passou da fase colonial para a República, em 1889. Nesta época o Brasil efetivamente iniciava seu processo de industrialização. O decreto n. 164 de 17 de janeiro de 1890 regulamentou e deu novas liberdades à existência das Sociedades Anônimas. Então no dia 9 de fevereiro de 1891 foi oficialmente fundada a “Companhia Antarctica Paulista” como sociedade anônima e com 61 acionistas. Entre os acionistas estavam o alemão João Carlos Antonio Zerrenner e o dinamarquês Adam Ditrik Von Bülow, ambos naturalizados brasileiros e proprietários da empresa Zerrenner, Bülow e Cia., exportadora e corretora de café. Eles importaram equipamentos da Alemanha para modernizar a produção de cerveja e os financiaram para a ANTARCTICA.


Inicialmente a empresa não tinha um foco muito claro de negócios, atuando na fabricação de cerveja e refrigerantes, assim como na produção de banhas e presuntos, fábrica de gelo e manutenção de câmaras frias para estocagem de alimentos. Em 1893 houve uma desvalorização da moeda e a ANTARCTICA esteve por decretar falência, foi quando Zerrenner e Bülow decidiram trocar seu crédito por um aumento de participação na empresa, tornando-se desta forma acionistas majoritários e assumindo o controle da ANTARCTICA. Sob a direção da Zerrener a empresa foi reorganizada e se concentrou na fabricação de cervejas e refrigerantes. A partir de então se recuperou e passou a crescer rapidamente no mercado, adquirindo em 1904 o controle acionário da Cervejaria Bavaria, localizada no bairro na Móoca, que pertencia à Henrique Stupakoff & Cia. Neste local em 1920 passou a se situar a sede do Grupo Antarctica.


Os negócios da empresa expandiram rapidamente, e, em 15 de agosto de 1911 foi fundada a primeira filial, na cidade de Ribeirão Preto. Foi nesta época, em 1912, que ocorreu o lançamento da Soda Limonada Antarctica. Em 1920 a ANTARCTICA vendeu a preço baixo o terreno de 150 mil metros quadrados onde hoje está localizado o Esporte Clube Palmeiras (por isso o nome de Parque Antarctica), em troca de um contrato perpétuo de venda dos produtos da companhia. No ano seguinte surgiria no mercado um dos maiores símbolos da marca: o Guaraná Antarctica.


A partir de 1930, ANTARCTICA e Brahma passaram a eliminar quase todas as concorrentes e dividiam a liderança da produção de cervejas no Brasil, dominando esse segmento por algumas décadas. A partir de 1944, a ANTARCTICA começou uma nova fase: investiu na atualização tecnológica e no aumento de sua produção. A empresa iniciou uma onda de aquisições a partir da década de 60: em 1961 a ANTARCTICA comprou a cervejaria Bohemia, a mais antiga do Brasil; em 1972, a Polar e a Cervejaria de Manaus também foram adquiridas pela empresa. As primeiras exportações começaram em 1979 para os Estados Unidos, seguidas da Europa e Ásia. No ano seguinte, além da empresa atingir 16.4 milhões de hectolitros/ano, adquiriu o controle da tradicional Cervejaria Serramalte.


A década de 90 foi marcada por uma grande expansão em seu portfólio com o lançamento de outros tipos de cerveja (sem álcool, tipo Bock, entre outros) e novas opções de embalagens. Em 1994, adquiriu a Cervecera Nacional, na Venezuela, expandindo suas operações no exterior. Finalmente, no ano de 2000 a ANTARCTICA fundiu-se com a Brahma, formando a AmBev, que se tornou, na época, a quinta maior cervejaria do mundo. A partir deste momento a cerveja ANTARCTICA ganhou ainda mais força no mercado, e, em meio a uma infinidade de concorrentes, se tornou uma das cervejas mais consumidas do país.


A linha do tempo
1935
Lançamento da ANTARCTICA MALZIBIER, cerveja de aroma e sabor adocicados e amargor suave, que possui um processo de fabricação diferente das cervejas tipo pilsen. Durante o seu processo de fabricação é adicionado caramelo em calda que garante o sabor, a cor e o aroma diferenciado do produto.
1991
Lançamento da ANTARCTICA KRONENBIER, primeira cerveja sem álcool do Brasil.
Lançamento das cervejas ANTARCTICA PILSEN EXTRA (uma cerveja de cor clara e baixa fermentação, mais forte e com sabor marcante), e ANTARCTICA PILSEN EXTRA CRISTAL (primeira cerveja vendida em garrafa transparente no Brasil, com teor alcoólico e aroma mais acentuado).
1994
Lançamento da ANTARCTICA BOCK (uma cerveja escura e bastante encorpada) e do CHOPP ANTARCTICA como conhecemos hoje.
Lançamento de duas novas embalagens: garrafa long neck e Six Pack (pacote com seis unidades) para a cerveja ANTARCTICA PILSEN.
1995
Lançamento da embalagem long neck para a ANTARCTICA PILSEN EXTRA, ANTARCTICA PILSEN EXTRA CRISTAL E KRONENBIER.
2009
Lançamento da ANTARCTICA SUB ZERO, uma cerveja pilsner elaborada para ser mais suave e refrescante. Para ser produzida, esta cerveja passa por um sistema de dupla filtragem a frio, realizada a uma temperatura de -2° C. Durante o procedimento, a linha de produção fica coberta por uma fina camada de gelo e a cerveja chega quase a congelar.
Lançamento apenas no mercado carioca da embalagem retornável de 1 litro da cerveja ANTARCTICA. A embalagem foi batizada de “Boazona”.
2010
Lançamento da ANTARCTICA ORIGINAL na clássica embalagem de 300 ml. A utilização da garrafa de vidro âmbar com 300 ml tinha como objetivo preservar os clássicos e oferecer aos consumidores a oportunidade de reviver a história da cerveja no Brasil. Conhecida como “meinha”, a embalagem de 300 ml permitiu o consumo individual do líquido em uma época em que as populares latas ainda não eram comercializadas.


A original
A história da cerveja ORIGINAL teve início em 1906 quando o jovem Henrique Thielen, recém-chegado da Alemanha, fundou a Cervejaria Adriática, em Ponta Grossa, no Paraná, com equipamentos trazidos de seu país natal. Ele deu o nome de ORIGINAL à sua cerveja pilsen. Em 1943, a família Thielen vendeu a Cervejaria Adriática para a Cia. Antarctica Paulista. Foi aí que ela ganhou o nome que tem até hoje: ANTARCTICA ORIGINAL. O rótulo ainda mantém alguns elementos originais, como o fundo amarelo, a tipologia e o losango azul com a inscrição “pilsen”, e herdou da ANTARCTICA os pingüins e a faixa azul (que hoje desapareceu da “marca mãe”). E como tudo que é especial, a ORIGINAL é produzida em pequenos lotes destinados apenas a quem sabe apreciar e valorizar uma cerveja tradicional e de qualidade superior. Reza a lenda, que ainda hoje ela conserva sua fórmula e rótulo em papel monolúcido originais.


Campanhas que fizeram sucesso
Desde o mês de novembro de 2003, ANATARCTICA lançou, com muito sucesso, a irreverente campanha da “BOA”, comandada na época pelo já falecido humorista Bussunda, e, hoje pela bela atriz Juliana Paes, que consolidou sua posição no mercado brasileiro. Quando a campanha foi lançada, a marca ANTARCTICA tinha 8.7% do mercado de cervejas. Em doze meses a marca teve um crescimento de 20%, a maior evolução do setor no ano. Além da campanha, parte da estratégia foi patrocinar ações que estivessem de acordo com o mote adotado pela marca. Desta forma, a cerveja patrocinou o carnaval de Recife e Olinda 2004, festas de São João do Brasil (Caruaru e Campina Grande), o Ceará Music, festival de música do Nordeste, a Fenacer (Festa Nacional da Cerveja, em Divinópolis, MG) entre outros eventos.


No início de 2004, a cerveja reformulou seu site e promoveu concursos culturais. Criou também o Clube B.O.A. (Bebedores Oficiais de Antarctica), que reuniu cerca de 40 mil consumidores em um único site. O clube da BOA conta com uma grande legião de associados, verdadeiros apreciadores de uma cerveja de qualidade. Afinal, BOA, só se for Antarctica.


A evolução visual
O primeiro logotipo da marca ANTARCTICA foi criado em 1895: uma estrela de seis pontas com a letra “A” no centro. Somente em 1935 os famosos pingüins da ANTARCTICA passaram a integrar o seu rótulo e logotipo, acompanhados de uma estrela dourada. Era o início do surgimento do maior símbolo de associação da marca com seus consumidores. Mas o que causa discussões até hoje entre os fãs da cerveja é o motivo da presença dessas aves. Alguns dizem que é uma referência ao continente gelado, terra dos pingüins, que originou o nome da marca. Outros afirmam que é um lembrete para que a cerveja seja sempre servida gelada e degustada acompanhada, por isso a dupla de aves. Mas a imaginação não pára por aí: muitos bebedores garantem que é uma homenagem aos garçons, já que sem eles a cerveja não chega às mesas dos bares. Em 2001, a ANTARCTICA mudou toda sua programação visual, nova cor, novo rótulo e nova campanha de comunicação cujo slogan era: “Mudou ou não mudou?”. O rótulo retangular atravessado por uma faixa azul - que lhe rendeu este apelido - mudou com a introdução do novo logotipo, mas sempre mantendo seu símbolo maior, os pingüins.


Acompanhe abaixo a evolução visual dos rótulos da garrafa da cerveja ANTARCTICA.


Os slogans
Boa é Antarctica. (2010)
Boa! Só se for Antarctica. (2003)
Antarctica, a cerveja da Boa.
Com Antarctica é mais gostoso.
(2001)
Paixão Nacional. (1995)
Antarctica, a cerveja nossa. (anos 70)


Dados corporativos
● Origem: Brasil
● Lançamento: 1888
● Criador:
Joaquim Salles e Louis Bücher
● Sede mundial:
São Paulo, Brasil
● Proprietário da marca: Ambev
● Capital aberto: Não
● Presidente: João Castro Neves
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Presença global:
+ 10 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 23.000 (AmBev)
● Segmento: Cervejarias
● Principais produtos: Cervejas
● Ícones: Os pingüins de seu logotipo
● Slogan: Boa é Antarctica.
● Website: www.antarctica.com.br

A marca no mundo
A cerveja Antarctica é atualmente a terceira mais consumida do país (atrás somente da Skol e da Brahma), estando presente em alguns outros países da América do Sul. Atualmente os produtos da marca (Antarctica Pilsen, Antarctica Pilsen Extra, Antarctica Cristal, Antarctica Malzbier, Antarctica Original e Chopp Antarctica, nas versões claro e escuro) podem ser encontrados em três tipos de embalagens: garrafa 600 ml, lata 350 ml e long neck 355 ml.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Veja), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing), e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 15/8/2011

4 comentários:

Anônimo disse...

Porque tem um Q na tampinha da cerveja antartica?

Anônimo disse...

uma lata de 475 ml e uma garrafa de 1 litro

Anônimo disse...

uma lata de 475 ml e uma garrafa de 1 litro

Anônimo disse...

Porque näo voltam a comercializar a antarctica tradicional aqui em pernambuco näo aguento mais essa schin ; facam uma campanha com üm slogan forte pedindo a ajuda de todos os pernambucanos que sao faš da cerveja elogiando o seu sabor que e uma.delicia.