30.5.06

UMBRO


Se o consumidor é fã de esportes, principalmente de futebol, joga bola pessoalmente ou virtualmente, tem um time do coração para o qual torce nas arquibancadas ou pela TV, ele está no alvo da UMBRO. A marca surgiu na Inglaterra, terra onde foi inventado o futebol. E não é de se estranhar, que a sua história se confunda com a própria história do futebol, estando intimamente ligada a grandes clubes e tradicionais seleções nacionais como a inglesa e a brasileira, que subiu ao lugar mais alto do pódio por quatro vezes ostentando o logotipo da marca inglesa em seus uniformes. A tradicional marca tem posicionamento único e autêntico no mercado: Autoridade em Futebol. E não há nem um exagero nessa afirmação. 

A história 
Tudo começou em 1915 com Harold Charles Humphreys, um garoto inquieto que abandonou a escola aos 13 anos de idade para trabalhar em seu primeiro emprego em uma empresa têxtil na cidade inglesa de Manchester. Extremamente perseverante, ele foi promovido rapidamente, transformando rolos de tecido em refinadas luvas e trabalhando até chegar ao departamento de camisaria. Ali, desenvolveu apreço pelos detalhes, qualidade e habilidade que a boa costura exige. No entanto, quando uma depressão assolou a Grã-Bretanha, ele ficou sem trabalho por aproximadamente uma semana. Esse curto período de desemprego o impressionou tanto que ele jurou “nunca mais ficar sem trabalho”. Logo acabou empregado em uma pequena empresa produtora de roupas esportivas, chamada “Messrs. Bucks”, que mais tarde se tornaria seu principal concorrente. Inicialmente trabalhando como vendedor ambulante, ele logo se cansou dessa vida. Não vendo oportunidade de progredir, decidiu, em 1920, começar um pequeno negócio próprio de comércio de roupas esportivas. Isto porque, Harold sempre se interessou por esportes e negócios, desde a época em que ganhava uns trocados como caddy (carregadores de tacos) de golfe, e assim foi uma extensão natural ingressar no segmento de roupas esportivas. Nesse período, seus pais administravam o “Bull’s Head Hotel” em Mobberley, e assim sua mãe lhe deu um pequeno armário no qual poderia guardar o estoque. Inicialmente a pequena empresa possuía um par de máquinas de costura, uma motocicleta para fazer entregas e pouco mais de US$ 50 em caixa.


Nessa época de pós-guerra, a Grã-Bretanha passava por um período difícil e triste, sofrendo com a depressão econômica e greves gerais. Entretanto, o esporte estava crescendo, tornando-se um entretenimento popular através do qual as pessoas poderiam se divertir e esquecer suas preocupações. E assim havia uma demanda constante por roupas esportivas, fazendo com que a pequena empresa de Harold crescesse. No dia 23 de maio de 1924, aos 22 anos, o jovem alfaiate decidiu que deveria ingressar no mercado atacadista e se juntou com seu irmão, Wallace, registrando a companhia sob o nome HUMPHREYS BROTHERS CLOTHING. As roupas que produziam eram etiquetadas sob a marca UMBRO, abreviação de Humphreys Brothers. Nessa época, como o armário no hotel de seus pais já não era suficiente para armazenar o estoque, os irmãos alugaram uma velha lavanderia de quase 6m² ao lado de uma sapataria na pequena cidade de Wilmslow. No começo os uniformes para a prática do futebol eram feitos por alfaiates. As primeiras entregas eram realizadas com um simples carrinho de mão.


Em 1925, a empresa investiu em seu primeiro carro, um temperamental Austin Seven, permitindo que os vendedores viajassem a outras localidades para exibir seus produtos. Pouco tempo depois, os produtos já eram vendidos nas Ilhas Britânicas. Em 1928, apenas quatro anos depois de ser fundada, a UMBRO passou a produzir peças em quantidade suficiente para abastecer 5.000 equipes. Feito inédito, a empresa passou a oferecer serviços de entrega de 24 a 48 horas para conseguir atender à demanda. Em 1934, a UMBRO inovou com as camisas Tangeru, usadas pela primeira vez na Copa da Inglaterra, torneio de maior prestígio do país na época, pelo tradicional Manchester City, primeiro clube de futebol a utilizar uniformes produzidos pela empresa. Se a equipe do Manchester City levou para casa o troféu, foi a engenhosidade do uniforme que prendeu a atenção de todos. Afinal, as camisas foram produzidas com pima cotton peruano, um inovador tecido macio logo adotado em todo o mundo do futebol. Rapidamente a UMBRO ganhou destaque devido a sua grande exposição na Inglaterra através dos clubes de futebol profissional, como por exemplo, com o Sheffield Wednesday, vencedor do FA Cup em 1935, ano em que a marca apresentou uma grande inovação: os shorts “Fricshunfree”, que ofereciam suporte inigualável e melhores movimentos, sendo considerados a maior inovação de design dos esportes.


Na década de 1940, durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa passou a produzir uniformes para as forças armadas britânicas, máscaras de gás e, até mesmo, acessórios para o bombardeiro Lancaster, deixando os artigos esportivos em segundo plano. Acabado o conflito a empresa voltou todas as suas forças para o futebol, aumentando sua associação com seleções nacionais e clubes profissionais, se beneficiando com o aumento mundial da popularidade do esporte. Em 1959, décadas antes das réplicas de camisas se tornarem moda, a UMBRO introduziu versões de tamanho infantil dos uniformes dos clubes que pudessem ser adquiridas, permitindo pela primeira vez que as crianças se vestissem tal como seus heróis. Eram os chamados Junior Boys Kits, um conjunto com camisa, bermuda e meias. Ainda em 1959, A UMBRO trabalhou em colaboração com o gerente do Manchester United, Matt Busby, para desenhar os novos uniformes de inverno, a partir de seus conhecimentos sobre os jogos a fim de desenvolver o design. Uma das primeiras colaborações no futebol foi o início da coleção “Choice of Champions” (Escolha dos campeões) da marca.


Humphreys - “O Dior do mundo do futebol”. Essa citação foi publicada no jornal Daily Express da terça-feira, dia 22 de outubro de 1963, em um artigo que tratava da evolução dos uniformes de futebol nos últimos 100 anos, em que a UMBRO foi pioneira. Sua tradição indiscutível foi construída também com o patrocínio de grandes atletas como Pelé, Maradona, Denis Law, Bobby Moore e George Best. O sucesso da marca chegou ao auge na década de 1960, quando na Copa do Mundo de 1966, 15 das 16 seleções nacionais participantes vestiam uniformes produzidos pela empresa, incluindo a campeã mundial Inglaterra. Para a competição, a marca criou 5.000 diferentes peças para assegurar que os jogadores tivessem o equipamento certo para trabalhar, descansar e jogar durante o torneio de três semanas. Além disso, nessa época 85% de todos os clubes britânicos usavam uniformes confeccionados pela UMBRO, conhecida então como a marca do futebol. Em 1970, as camisetas Aztec, leves e de fácil respiração, ajudaram a vencer o calor na Copa do Mundo no verão, realizada no México, em que a Inglaterra e o Brasil se enfrentaram em um famoso jogo de chave. Nas quartas de final a Inglaterra foi eliminada do torneio e o Brasil conquistou outra taça, com uma equipe considerada por muitos como a melhor de todos os tempos. Em 1974, uma notícia triste: o falecimento do fundador Harold Humphreys. Seus filhos, John e Stuart, assumiram a administração da empresa. Apesar da tristeza, Harold havia deixado um legado: a UMBRO era uma marca dominante no futebol e também no rugbi.


Em 1976 a empresa ingressou no mercado americano, e desde essa época, já apostava na evolução do futebol, esporte até então pouco praticado no país. Somente no ano de 1986 foi introduzida no Brasil a primeira chuteira da marca, passando a ser produzida nacionalmente dois anos mais tarde. No ano de 1987, em dois dos passos mais ousados fora do futebol, a UMBRO passou a fornecer uniformes para a equipe Williams, de Fórmula 1, e para o grupo de balonismo Virgin Atlantic. No início da década de 1990, a marca lançou grandes novidades como a First Speciali (uma chuteira extremamente leve que rapidamente foi adotada por muito jogadores profissionais) e uma completa linha para a prática do futebol de areia (conhecido como Beach Soccer). Foi nesta década que a UMBRO viu seu domínio no futebol ser seriamente ameaçado, com tradicionais clubes, outrora patrocinados pela empresa, migrarem para concorrentes de peso como Adidas, Nike, Reebok e Fila, além de assistir ao avanço da marca alemã Puma neste segmento.


Foi então que a empresa redirecionou totalmente seu foco novamente para o futebol introduzindo a famosa campanha “Only Football”. Novos investidores assumiram o controle da operação mundial em 1999 e uma de suas primeiras medidas foi comprar 60% de participação da Liga de Futebol dos Estados Unidos (USL). Nos anos seguintes a marca introduziu no mercado várias novidades como o revolucionário material Sportswool (que permite uma melhor ventilação durante a transpiração), cuja estréia se deu através das camisas do tradicional Manchester United em 2000; a chuteira XAI, produzida com alta tecnologia a preço razoável; a camisa Dupla Face, utilizada pela primeira vez pela seleção de futebol da Inglaterra em 2002; uma linha de roupas casuais assinadas pelo designer inglês Kim Jones em 2006; a chuteira SX Boot, que utiliza tecnologia da tradicional produtora de pneus Michelin, proporcionando um aumento de 90% no controle de bola; a Ultra SX, as primeiras chuteiras impermeáveis, introduzidas em 2007; e nos últimos anos a chuteira SX Valor II Ultra, com cabedal de couro de canguru e Armortex, material desenvolvido em parceria com a DuPont que possui excelente resistência à abrasão e mantém a leveza mesmo debaixo de chuva, pois não absorve água; a luva profissional com tecnologia Hyper Hesion, feita com látex alemão Super Soft que garante propriedades de alta performance na aderência, além de possuir excelente poder de absorção de impacto devido a uma camada especial; e o FST Trick, um tênis feito especialmente para a prática do futebol Freestyle.


No dia 23 de outubro de 2007 a empresa, então atolada em dívidas, apesar do sucesso da marca UMBRO, foi adquirida pela potência americana no mercado de acessórios esportivos Nike por US$ 580 milhões. Com isso, a UMBRO passou a revitalizar a marca explorando suas origens em moldar o futebol inglês e a cultura do esporte. Primeiro sinal disso foi o simples e revolucionário design da camisa principal da seleção inglesa de 2009, com a inscrição “Tailored by Umbro” (algo como “desenhada pela Umbro”) e parte de uma grande campanha publicitária para absorver todos os aspectos da cultura inglesa e como se conectar com a seleção nacional de futebol. A campanha mundial “Tailored by England”, que em português significa “feito sob medida pela Inglaterra”, coincidiu justamente com o lançamento e apresentação oficial do novo uniforme da seleção inglesa, feito com a colaboração do alfaiate Charlie Allen, que foi inspirado nos velhos tempos de glória do “esquadrão britânico”. Em 2010, relembrando as simbólicas propagandas da marca na década de 1960, a UMBRO homenageou as sete nações que sentiram o gostinho da glória na maior competição de futebol do planeta, realizada na África do Sul, com a coleção World Champions. Esposas e namoradas dos maiores jogadores de cada seleção foram fotografadas pelo fotógrafo Rankin. As camisetas dessa coleção traziam um novo e estiloso brasão de cada uma das sete seleções envolvidas, projetadas por proeminentes artistas de cada país.


No início de 2013, a UMBRO foi adquirida por US$ 225 milhões pelo grupo Iconix Brand Group, empresa americana que detém diversas marcas famosas como Peanuts, Rocawear e Starter. Nessa transição a Nike acabou ficando com os principais contratos que a marca inglesa detinha. Com maior destaque para a seleção inglesa e a equipe do Manchester City. Mas os novos proprietários trataram de colocar a UMBRO em foco e de volta aos gramados no mundo todo. Afinal, a aquisição marcava uma nova e promissora era de desenvolvimento enquanto a UMBRO se aproximava do seu aniversário de 90 anos. E um aniversário muito especial para todos, mas especialmente para a marca de futebol que fez 90 anos no dia 23 de maio de 2014. De uma pequena loja localizada em cima de um pub para uma marca mundialmente prestigiada, a UMBRO sempre foi o coração e a alma do futebol por esses 90 anos. E continua a inovar com a nova chuteira UX-1, a primeira de muitas novidades marcantes que trouxe aos gramados; além da Velocita (que significa velocidade em italiano), nova chuteira leve (pesa apenas 165 gramas) e de velocidade, cujo lançamento em 2015 contou o slogan “Glory for All” (glória para todos).


Hoje em dia, a marca combina sua herança em alfaiataria esportiva com a moderna cultura futebolística para criar vestuários, calçados e equipamentos inovadores e icônicos que combinam desempenho e estilo. Mesmo depois de décadas, o logotipo distintivo do diamante duplo permanece uma constante. Onde quer que seja encontrado, chuteiras, agasalhos ou roupas de times, sempre garante qualidade e autenticidade. Afinal, o vínculo da UMBRO com o futebol é mais profundo do que qualquer outro, passando pelas alegrias de vitórias em Copas do Mundo até as humilhações de perder pênaltis.


Um ícone 
Lançada oficialmente em 1992, a chuteira Speciali é a mais conhecida da marca inglesa em todos os tempos. Seu “pai” foi um sapateiro italiano. Sua “mãe” foi uma designer inglesa. Abençoada com um design clássico e um ar de confiança, seu calçar era como uma “luva de veludo”, com a firmeza e ajuste de um punho de ferro. A chuteira esteve presente em grandes momentos do futebol como no gol de falta de Roberto Carlos contra a seleção francesa no Torneio da França de 1997, em que a bola ultrapassou os 100 km/h e fez uma curva espetacular por fora da barreira antes de chegar ao fundo da rede; e no gol do inglês Michael Owen contra a Argentina na Copa do Mundo na França, quando ele driblou vários defensores vindo com a bola do meio do campo. Outras estrelas fizeram história calçando Speciali, como o colombiano Valderrama, o norueguês Tore Andre Flo e o inglês Alan Shearer, que fez a maioria de seus 313 gols na carreira calçando a icônica chuteira da marca UMBRO. Além disso, foi usada por seis vencedores da bola de ouro da Inglaterra, ajudou a marcar três gols em um só jogo em 30 ocasiões e 775 “gols mais bonitos” na Inglaterra.


Cobiçada por jogadores do mundo todo por sua leveza, estilo e por seu histórico de trazer sorte a quem a usa, a Speciali introduziu inúmeras versões, como por exemplo, a que permite que o solado seja virtualmente customizado. Além disso, essa versão é feita em couro de canguru, possui solado em TPU Pontex que garante leveza, palmilha de montagem que traz estabilidade aos pés, puxador para facilitar o calce, proteção para o tendão de Aquiles e calcanhar, cravos com estrutura de alumínio para maior durabilidade e palmilha interna que proporciona conforto nas áreas de maior pressão e impacto. Em 2015 foi lançado o mais recente modelo, batizado de Speciali Eternal, que tem como garoto-propaganda o brasileiro naturalizado português Pepe e o slogan “style changes, class remains”, que significa “estilo muda, a classe continua” em tradução livre. Em sua nova versão, a Speciali Eternal mantém o visual absolutamente tradicional com cabedal feito em couro de canguru super macio e integra as mais novas tecnologias para oferecer o mesmo desempenho dos mais modernos modelos de chuteiras disponíveis no mercado. Ela está disponível nas cores preta e branca, ambas com sola branca e travas pretas e um pequeno detalhe em azul no calcanhar.


Os patrocínios 
Os garotos do Brasil em 1958. O time bi-campeão do Tottenham Hotspur em 1960/61. Os heróis ingleses e 14 de seus oponentes na Copa do Mundo de 1966. A duradoura dinastia europeia do Liverpool nos anos setenta e oitenta. Os tri-campeões do Manchester United de 1999. As melhores equipes. Os jogos mais memoráveis. Todos com uma coisa em comum. Usavam UMBRO. Como qualquer empresa de material esportivo, a UMBRO direciona grande parte de sua verba de comunicação para o patrocínio de clubes e seleções. Internacionalmente, a marca estampa os uniformes e fornece todo material esportivo para as seleções da Sérvia, Peru, Irlanda e Canadá.


Grandes clubes europeus, asiáticos e das Américas também estão entre os patrocinados pela marca: Lens e Nantes (França); Everton, West Ham e Hull City (Inglaterra); PSV (Holanda); Gamba Osaka (Japão); Universidad Católica (Chile); Vélez Sarsfield (Argentina); entre outros. Com o patrocínio de atletas, a empresa tem muito mais que um time completo de estrelas: Mauricio Pinilla (seleção chilena), Pepe (Real Madrid) e o craque de Futsal Falcão (Brasil), que recentemente renovou seu contrato com a marca por mais 4 anos. O envolvimento da marca UMBRO com o futebol brasileiro pode ser visto por meio de parcerias com grandes e tradicionais clubes como Grêmio, Vasco, Atlético Paranaense (desde 1997), Náutico e Chapecoense. A marca UMBRO ainda é patrocinadora oficial da FA CUP (Copa da Inglaterra) e do novo estádio de Wembley. Atualmente a UMBRO patrocina aproximadamente 100 clubes ao redor do mundo.


A evolução visual 
O tradicional logotipo da marca inglesa, introduzido oficialmente em 1924, até 1960 contava com o nome UMBRO dentro do diamante (batizado assim devido ao seu formato). Somente em 1960, o chamado “Double Diamond” (Diamante Duplo) foi adotado como logotipo, sem o nome da marca. Era chamado assim, pois continha outro diamante menor e vermelho dentro do maior, em preto. Depois de passar por várias modificações nos anos seguintes, em 2000 o reconhecimento da marca UMBRO era tanto que o nome da marca foi retirado do logotipo. Mas recentemente a marca voltou a adotar o logotipo com o nome UMBRO escrito abaixo do tradicional símbolo.


Os slogans 
Heart and Soul of Football. (2014) 
Bring it on. (2008) 
One love. (2007) 
Football evolved. (2004) 
Go Out There. 
Only Football.


Dados corporativos 
● Origem: Inglaterra 
● Fundação: 23 de maio de 1924 
● Fundador: Harold e Wallace Humphreys 
● Sede mundial: Manchester, Inglaterra 
● Proprietário da marca: Umbro International Limited 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Iconix Brand Group) 
● CEO: Seth Horowitz 
● Faturamento: US$ 500 milhões (estimado) 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 2.500 
● Segmento: Equipamentos esportivos 
● Principais produtos: Vestuário, materiais e equipamentos para futebol 
● Concorrentes diretos: Adidas, Nike, Kappa, Kelme, Joma, Lotto e Puma 
● Ícones: O logotipo conhecido como Diamante Duplo 
● Slogan: Heart and Soul of Football. 
● Website: www.umbro.com/pt-br/ 

A marca no mundo 
A marca UMBRO está presente em mais de 100 países ao redor do mundo vendendo uma linha completa de vestuário, materiais e equipamentos com foco especial no futebol. A tradicional marca é líder absoluta do enorme mercado inglês (as vendas de camisas representam 90% dos negócios no Reino Unido). Além do futebol, a empresa atua também na produção de equipamentos e materiais para o futsal, rugbi e criquete, além de oferecer uma descolada linha de vestuário com estilo urbano. 

Você sabia? 
No Brasil, a UMBRO participou de grandes conquistas da Seleção Brasileira. Entre 1954 e 1994, o Brasil ganhou quatro Copas do Mundo (1958 na Suécia, 1962 no Chile, 1970 no México e 1994 nos Estados Unidos) sendo patrocinado e usando a famosa marca do duplo diamante em seus uniformes. 
Em 1954, Roger Bannister fez história ao se tornar o primeiro homem a correr uma milha (aproximadamente 1.7 km) em menos de quatro minutos. Roger vestia uniforme da UMBRO. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 2/12/2015

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