23.5.06

TETRA PAK


Proteger significa manter seguro, defender, salvaguardar, nutrir e cuidar. Bom significa possuir a qualidade adequada, ser gentil, benevolente e íntegro. “Proteger o que é bom” é o slogan perfeito para uma empresa que zela pela sua saúde. Para a maior parte das pessoas TETRA PAK é sinônimo de embalagens cartonadas para leite, sucos e outras bebidas. Mas na verdade, a empresa pode oferecer muito além de embalagens. A TETRA PAK é, hoje, uma empresa de soluções integradas, que trabalha desde o processamento dos alimentos até o envase, tendo ampliado sua atuação para outros setores, como o de queijos e sorvetes. Por toda essa experiência, juntamente com seus clientes, a empresa disponibiliza alimentos seguros em qualquer lugar do planeta. 

A história 
A história da TETRA PAK tem início quando seu fundador, o Dr. Ruben Rausing, um sueco cursando economia na tradicional universidade de Columbia nos Estados Unidos em 1919, descobriu as lojas de conveniência. Ele achou que a novidade americana iria, muito em breve, se espalhar pela Europa. As empresas, então, precisariam de embalagens práticas para acondicionar e preservar os alimentos, muitos até então vendidos a granel. Ao voltar para a Suécia, ele, não conseguindo convencer seu empregador a desenvolver um novo conceito de embalagens, abriu sua própria empresa em 1929 juntamente com Erik Åkerlund, a Åkerlund & Rausing, na cidade de Malmö. O primeiro produto da empresa foi uma embalagem de dois quilos para acondicionar farinha. Em 1933, Ruben comprou a parte de Åkerlund e, em 1939, mudou a empresa para a cidade de Lund com o objetivo de “se livrar” da burocracia existente na cidade de Malmö que dificultava sua expansão. Após relativo sucesso com embalagens para produtos secos, como açúcar e farinha, em 1943 a empresa passou a produzir embalagem de papel para leite, que exigia o mínimo de material e oferecia o máximo de higiene. Nos anos seguintes, o desenvolvimento continuou, incluindo entre outras coisas, a introdução de técnicas totalmente novas para revestir o papel com plástico e selar abaixo do nível do líquido.


Erik Wallenberg, assistente de laboratório da Åkerlund & Rausing, inventou a embalagem cartonada em formato de tetraedro (quatro faces, triangular e base horizontal), a qual Harry Järund desenvolveu. Em 1946 a ideia estava pronta. Esta embalagem foi batizada de Tetra Classic e iniciaria uma mudança na forma como os alimentos eram envasados e distribuídos ao redor do mundo. Em 1951 na cidade de Lund, juntamente com Erik Wallenberg, o Dr. Ruben fundou a empresa AB TETRA PAK, como uma subsidiária da Åkelund & Rausing, e apresentou oficialmente à imprensa, no dia 18 de maio, a primeira embalagem. No ano seguinte, no dia 7 de setembro, a empresa já entregava sua primeira máquina de embalagens cartonadas para uma empresa de laticínios de Lund. O creme de leite foi o primeiro produto a ser embalado pelas embalagens da TETRA PAK, inicialmente com 100 ml. Pouco depois, em 1953, o polietileno foi introduzido como o revestimento plástico do papel cartão. As primeiras máquinas para o envase de leite em embalagens cartonadas tetraédricas de 500 ml foram instaladas na Suécia. Além disso, a primeira máquina da TETRA PAK foi exportada vai para a cidade de Hamburgo, na Alemanha.


Em 1955, as embalagens da empresa sueca começaram a acondicionar leite pasteurizado pela primeira vez. Dois anos depois a empresa iniciou oficialmente suas operações no Brasil no dia 8 de junho e contratou o craque Pelé como o primeiro garoto-propaganda da marca. No final desta década a empresa produzia aproximadamente 1 bilhão de embalagens, tendo a capacidade aumentada com o licenciamento de seu processo em 8 países. Os anos de 1960 foram repletos de novidades. Primeiro, começou com a inauguração de sua primeira fábrica no exterior, localizada no México. Com isso, a capacidade de produção superou a barreira anual de 1 bilhão de embalagens cartonadas. Pouco depois, em 1961, o Dr. Ruben uniu os conceitos de ultrapasteurização e embalagem asséptica, criando a embalagem que protegeria o leite, sem necessidade de conservantes e refrigeração. Era o surgimento da embalagem Longa Vida ou UHT (do inglês Ultra High Temperature), que permitia que o leite e outros alimentos líquidos perecíveis pudessem permanecer nas prateleiras dos pontos de venda por mais de seis meses sem refrigeração ou conservantes. Ao integrar alumínio de barreira e polietileno com o papelão e utilizar uma técnica especial para esterilizar o conteúdo da embalagem, a tecnologia asséptica garantia que tanto o alimento como a embalagem estivessem livres de bactérias nocivas. Na década de 1990, o Institute of Food Technologists, entidade sediada nos Estados Unidos, que reúne cientistas e pesquisadores do setor de alimentação, declararia o processo longa vida (que combina a ultrapasteurização e a embalagem asséptica) como o maior avanço da área alimentícia da última metade do século.


Já em 1965, a empresa Åkerlund & Rausing foi vendida, mas Ruben Rausing manteve sua subsidiária, a AB TETRA PAK. Além disso, teve início a produção de material de embalagem em uma nova fábrica situada em Rubiera, Itália. Em 1972, pela primeira vez, a TETRA PAK foi apresentada na República Popular da China. Isso aconteceu na Feira de Negócios de Pequim. No ano de 1977, o sistema de envasamento Tetra Brik foi introduzido nos Estados Unidos, sendo formada a empresa Brik Pack Inc. Nesta época, a produção anual da empresa rompia a barreira das 20 bilhões de unidades. O ano de 1983 foi marcado por uma triste notícia com o falecimento em 10 de agosto do Dr. Ruben Rausing. Em 1991 a empresa comprou a Alfa-Laval, uma das maiores fornecedores de equipamentos para a indústria de alimentos e agricultura, formando assim o grupo TETRA PAK ALFA-LAVAL. A empresa passou então à oferecer aos seus clientes sistemas completos, integrando as linhas de processamento, envase e distribuição de produtos. Com isso a TETRA PAK cresceria muito nos anos seguintes.


Em 1995, por meio da aquisição da Tebel MKT, a TETRA PAK ampliou seu potencial, incluindo equipamentos para a produção de queijos duros e semiduros. O ano de 1997 foi marcado por grandes acontecimentos: sete novas fábricas foram inauguradas ao redor do mundo, localizadas na China, Colômbia, Índia, Itália, México e Reino Unido, ampliando de forma significativa a capacidade de produção da empresa. O novo milênio tem início com o lançamento da primeira linha integrada de processamento e envase para produtos à base de soja. A nova linha trabalhava com todas as etapas do processamento e envase dos produtos. Pouco depois, em 2003, ocorreu a aquisição da Sidel, uma das empresas líderes mundiais na produção de maquinário para garrafas plásticas. Mais recentemente, em 2014, a empresa lançou a embalagem TETRA REX de fonte renovável, fabricada unicamente com uma combinação do polietileno derivado da cana-de-açúcar e do papel. Foi a primeira embalagem totalmente à base de recursos renováveis em todo o mundo.


Durante toda sua história a TETRA PAK demonstrou ter a inovação em seu DNA: foi a primeira empresa a lançar a embalagem cartonada para alimentos líquidos, a primeira embalagem cartonada longa vida, a primeira tampa moldada na embalagem (FlexiCap), a primeira tampa de rosca para embalagens cartonadas, a primeira embalagem cartonada do mundo para alimentos sólidos, entre outros feitos notáveis. Por tudo isso, hoje em dia, a empresa sueca conta com uma equipe de pesquisa e desenvolvimento voltada ao mercado à frente das tendências de consumo, desejos do consumidor e futuro da indústria alimentícia. Os consumidores buscam cada vez mais praticidade e são crescentes as tendências de adquirir produtos em embalagens que sejam práticas, funcionais e 100% recicláveis. E a TETRA PAK existe justamente para atender a esses desejos de praticidade, segurança e higiene. Hoje em dia as embalagens e equipamentos de processamento da TETRA PAK são utilizados em todo o mundo para uma série de alimentos, incluindo leites, sucos de fruta, águas, molhos de tomate e cremes, sopas, sobremesas, sorvetes, queijos e até vinhos. E graças às suas soluções de processamento e envase assépticas, os alimentos podem ser distribuídos sem resfriamento ou conservantes. Levando saúde e refresco para bilhões de pessoas, como por exemplo, leite fresco para a população que vive no Saara.


A linha do tempo 
1954 
Apresentação da primeira máquina de embalagem de 1/2 litro para leite, feita em cartolina chamada de TETRAHEDRON
1957 
Introdução da máquina de envasar embalagens de leite de 1 litro. 
1958 
A série de máquinas TETRA CLASSIC para embalagens cartonadas tetraédricas é ampliada para incluir a embalagem de 200 ml para leite e bebidas não gaseificadas. 
1963 
Lançamento, na cidade de Motala na Suécia, da embalagem TETRA BRIK, conhecida como embalagem Longa Vida. Um dos objetivos da embalagem era proteger o seu conteúdo e neste sentido a era muito eficiente, pois mantinha bactérias e outros microorganismos longe de alimentos como leite e suco de frutas, preservando-os por muitos meses. Nenhum conservante artificial era adicionado, sendo, portanto, um alimento 100% natural. 
1965 
Instalação na Suécia da primeira máquina para produzir as embalagens TETRA REX, ideais para produtos refrigerados. 
1966 
Lançamento da embalagem Tetra Brik de 300 ml. 
1981 
Pela primeira vez o vinho é envasado em embalagens TETRA BRIK ASEPTIC. Isto ocorreu na Argentina. 
1984 
Lançamento de mais três tamanhos da embalagem Tetra Brik: de 375ml, 500ml e 750ml. 
1986 
Lançamento da TETRA TOP, embalagem retangular com cantos arredondados e fácil sistema de abertura. 
1993 
Lançamento do novo sistema de abertura das embalagens chamado ReCap, facilitando a utilização das mesmas. 
1996 
Lançamento da embalagem TETRA WEDGE, com um formato divertido, diferenciado e inovador, foi desenhada sob medida para agradar ao público infantil. 
Lançamento da TETRA PRISMA, embalagem octogonal de 330 ml com abertura que permitia consumir o produto diretamente da embalagem de forma prática e higiênica. 
Lançamento da embalagem TETRA FINO, especificamente desenvolvida em formato geométrico não rígido, sendo apontada como uma solução econômica para envase de leite que atende as necessidades básicas de segurança e higiene em mercados pouco desenvolvidos. 
1998 
Lançamento da FlexiCap, uma tampa flexível, à prova de violações, aplicada nas embalagens Tetra Brik Aseptic. A tampa permite abrir e fechar o leite longa vida, facilitando o armazenamento do produto na geladeira de maneira simples, prática e higiênica. 
Lançamento de uma nova embalagem TETRA TOP – Tetra Top Mini GrandTab 250 ml – que apresentava um perfil elegante com cantos arredondados e uma abertura generosa para facilitar o ato de servir e beber diretamente da embalagem. 
1999 
Lançamento do sistema TETRA REX TR/18 ESL, que utilizando tecnologia avançada de higiene permitia o envase de produtos frescos e sucos ácidos com validade de 90 dias. 
2002 
Lançamento da embalagem TETRA FINO com canudinho. O produto se tornou um sucesso imediato, principalmente na China. 
Lançamento das primeiras embalagens para acondicionar produtos feitos à base de soja. 
2003 
Lançamento da TETRA RECART, uma linha de embalagens que utiliza tecnologia de esterilização do material de embalagem e do produto embalado simultaneamente, criando uma alternativa válida para o acondicionamento de uma grande variedade de produtos (como frutas e vegetais) que até então eram embalados usando latas de alumínio ou recipientes de vidro. Foi a primeira embalagem longa vida que preservava alimentos sólidos e semi-sólidos sem necessidade de refrigeração ou adição de conservantes, mantendo o sabor e as propriedades nutricionais do alimento. Ela é firme, mas flexível, não quebra e não corta, trazendo maior segurança para o consumidor, com uma abertura fácil através de seu sistema de perfuração a laser. 
2004 
Desenvolvimento da máquina TETRA PAK C3/FLEX, altamente flexível e com características que tornam possível ao cliente mudar com facilidade entre diferentes volumes de embalagens e entre diferentes produtos. 
2005 
Anunciou a única embalagem antibacteriana capaz de dar resposta ao crescente mercado de molhos pré-preparados tanto para o consumidor como para empresas da área da restauração. A embalagem que contém o molho é colocada diretamente dentro do micro-ondas após ter sido aberta, levando apenas um minuto ou dois (dependendo do molho e da potência do forno). 
Lançamento da TETRA THERM ASEPTIC SENSA, tendo como base uma nova tecnologia para mistura e pasteurização de bebidas à base de frutas. 
2007 
Lançamento da TETRA GEMINA, embalagem de um litro, com aparência moderna, ideal tanto para sucos quanto para produtos lácteos. A embalagem combina a eficiência, segurança e benefícios nutricionais da embalagem asséptica com funcionalidade e imagem de frescor. É uma embalagem sofisticada, direcionada para os consumidores que apreciam design e funcionalidade. A embalagem vem equipada com StreamCap, uma tampa de rosca de alta qualidade que traz praticidade ao consumidor. 
2011 
Lançamento da TETRA EVERO, a primeira garrafa cartonada asséptica para o leite. Atendendo às expectativas do mercado, a inovadora embalagem combina a praticidade de uma garrafa com vantagens ambientais e custo da embalagem cartonada. A embalagem mantém o leite por até seis meses, sem a necessidade de refrigeração ou conservantes. 
Lançamento da TETRA TEBEL BLOCKFORMER, uma nova geração de sua bem-sucedida unidade de formação de blocos de queijo cheddar, que permite aos fabricantes aprimorar seu desempenho ambiental, reduzir custos e minimizar as perdas de produto. 
2016 
Lançamento do TETRA PAK HOMOGENIZER 500, o homogeneizador de processamento de alimentos com a mais alta capacidade do mundo. O equipamento pode produzir até 63.600 litros por hora, mantendo a qualidade do produto com custo operacional reduzido.


O nome 
O nome TETRA PAK foi escolhido quando a primeira embalagem estava sendo desenvolvida. A embalagem continha quatro lados, muito parecida com a figura geométrica chamada tetraedro (em inglês tetrahedron). Tetra significa quatro na língua grega e Pak é uma abreviação utilizada para a palavra embalagem ou pacote (“pack” ou “package” em inglês).


A sede 
Apesar da sede administrativa da empresa estar localizada na cidade suíça de Lully, nos arredores de Lausanne, a principal e mais conhecida sede da TETRA PAK se encontra na cidade de Lund, na Suécia. Com aproximadamente 3.500 funcionários, esta sede é uma impressionante demonstração da inovação e desenvolvimento da empresa, abrigando a maior fábrica da TETRA PAK no mundo, além do principal centro de estudos e pesquisas. O complexo ainda abriga uma escola de treinamento para clientes, onde é ensinado o manuseio das máquinas e técnicas de produção. Outra função da sede sueca é servir como centro comercial de demonstração dos produtos TETRA PAK.


Empresa do bem 
A TETRA PAK implantou programas de alimentação nas escolas em mais de 35 países. Também participa de projetos para aliviar os efeitos de desastres por todo o mundo, além de apoiar programas para crianças em áreas menos privilegiadas. Utiliza papel retirado de florestas adequadamente administradas e apóia ativamente atividades de reciclagem por todo o mundo. Todas as fábricas da TETRA PAK são certificadas de acordo com um padrão ambiental mundial e todas as subsidiárias participam de atividades ambientais pró-ativas. A empresa acredita em liderança industrial responsável, criando crescimento rentável em harmonia com a manutenção ambiental e cidadania corporativa adequada. A empresa lançou a primeira embalagem cartonada com o selo FSC® (Forest Stewardship Council) em 2007. Em 2015, a empresa produziu 54 bilhões de embalagens certificadas com esse selo, uma certificação que garante que o papel utilizado como matéria-prima das embalagens é proveniente de áreas florestais manejadas de forma responsável e outras fontes controladas. Somente no Brasil foram entregues 10.4 bilhões de embalagens com esse selo. A expectativa é que este número aumente ainda mais, à medida que esse diferencial é percebido pelos consumidores, cada vez mais conscientes. Além disso, a empresa reciclou mais de 46 bilhões de embalagens em 2015.


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por apenas uma grande mudança em sua história, como pode ser visto na imagem abaixo.


O logotipo da TETRA PAK pode ser aplicado de quatro maneiras diferente.


Os slogans 
Protects what’s good. (2004) 
More than a package. (2001) 
Protege o que é bom. (Brasil)


Dados corporativos 
● Origem: Suécia 
● Fundação: 1951 
● Fundador: Ruben Rausing e Erik Wallenberg 
● Sede mundial: Pully, Suíça 
● Proprietário da marca: Tetra Pak International S.A. 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Tetra Laval S.A.) 
● Chairman: Lars Renström 
● Presidente & CEO: Dennis Jönsson 
● Faturamento: €11.86 bilhões (2015) 
● Lucro: Não divulgado 
● Fábricas: 37 
● Presença global: 175 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Maiores mercados: China, Brasil, Estados Unidos e México 
● Funcionários: 23.580 
● Segmento: Embalagens 
● Principais produtos: Embalagens, aplicações de processamento e serviços 
● Concorrentes diretos: SIG Combibloc, RPC Group, Ball Corporation e Weyerhaeuser Company 
● Ícones: A embalagem Longa Vida 
● Slogan: Protects what’s good. 
● Website: www.tetrapak.com.br 

A marca no mundo 
A TETRA PAK atua em 175 países ao redor do mundo, com 37 fábricas de embalagens materiais, além de 13 centros de treinamento técnico e 6 centros de pesquisas. A empresa, com sede na cidade suíça de Pully (uma espécie de subúrbio de Lausanne), tem mais de 23 mil funcionários. Todos os dias mais de 500 milhões de embalagens TETRA PAK são distribuídas ao redor do mundo. Em 2015 foram mais de 184 bilhões de embalagens TETRA PAK entregues no mundo inteiro. No Brasil a empresa é líder no fornecimento de equipamentos de processo, máquinas de envase, equipamentos para distribuição e embalagens cartonadas e plásticas para alimentos líquidos (leite, sucos, chás e água de coco) e viscosos (maionese, molhos de tomate e goiabada). Além disso, fabrica vários tipos de canudos como reto, em formato de U, telescópico e sensorial (derrama o líquido diretamente na boca do consumidor, tornando o ato de beber uma experiência sensorial). Hoje, a empresa tem aproximadamente 90% do mercado brasileiro de embalagens longa vida para leite. A TETRA PAK é uma das três empresas do Grupo Tetra Laval – um grupo privado proprietário de outras duas empresas (DeLaval e Sidel) focadas nos sistemas para processamento, embalagem e distribuição de alimentos e acessórios para a produção de produtos lácteos e criação de animais. 

Você sabia? 
Atualmente existem mais de 8.875 máquinas de embalagem TETRA PAK em operação no mundo. Além disso, 69.900 unidades de processamentos e 19.167 unidades de distribuição estão em operação no mundo todo. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek, Isto é Dinheiro e Exame), jornais (Valor Econômico, Folha e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers). 

Última atualização em 15/9/2016

6 comentários:

Maria Oliveira - FazendoArte disse...

Muito legal teu post.
Mas fiquei com uma dúvida.
Costumo usar esse tipo de embalagem para fazer artesanato e gostaria de denominar corretatmente.
Todo mundo chama de tetra pak mas já conclui que este é apenas o nome da marca e de um tipo destas embalagens.
Assim gostaria de saber se sabe o nome oficial do material que é comum a todas embalgens deste tipo?

:)

Anônimo disse...

em relação a armazenagem do papel da Tetra Pak, fornecido pela Klabin S/A, qual a eficiencia de ter seus estoques de papel no depósito do forbecedor Klabin S/A?

Anônimo disse...

ADOREI.. Estou um fazendo um trabalho na escola para a feira de ciências e estas informações vão ser de muita importância..
Veoleww
By

Anônimo disse...

No Brasil a Tetra Pak opera em duas unidades de produção de embalagens: Monte Mor - SP e Ponta Grossa - PR

Anônimo disse...

Fazendo Arte, o nome correto seria embalagem cartonada, porém o nome Tetra Pak valoriza mais sua arte por se tratar de um nome mais conhecido pela população facilitando a sua divulgação, pois quando alguem perguntar do que é feito vc vai dizer que foi feito com embalagem cartonada e as pessoas perguntarão o que é isso e vc vai ter que dizer que é caixinha da Tetra Pak, logo é mais fácil citar o nome desde o inicio. Até mesmo pq devemos reconhecer como foi importante para todo o mundo esse tipo de embalagem produzido por esta grande empresa que acredita no Brasil a mais de 50 anos. tendo a sua primeira fabrica no Brasil situada em Monte Mor produzindo mais de 12 bi de embalagens por ano, e empregando muitas pessoas no nosso Brasil.

Unknown disse...

Olá!
Me chamo MARCELA estou cursando Operações em Logística no SENAC TABOÃO DA SERRRA, e estou apresentando um trabalho sobre a empresa..
O post me ajudou muito, fiquei muito grata, porém ainda estou com dúvidas em relação a os fornecedores da empresa tetra pak, quais são os fornecedores que fornece a matéria pra eles realizar as embalagens?


Desde já agradeço..

Atenciosamente,


Marcela De Oliveira