16.5.06

SPORTV


É o canal esportivo mais assistido do Brasil. Habitat natural para feras como Ronaldinho Gaúcho, Usain Bolt, Roger Federer, Sebastian Vettel, Tiger Woods e companhia. Ponto de encontro para transmissões esportivas ao vivo para grandes amantes do esporte não perderem grandes lances, jogadas incríveis e partidas emocionantes. Palco central para quebra de recordes. Uma mistura campeã: produção de conteúdo esportivo 100% nacional somada à cobertura dos principais eventos esportivos do mundo. Através das inúmeras câmeras dos canais SPORTV você não perde nada do que acontece no mundo esportivo ao redor do planeta. 

A história 
Em se tratando de brasileiros, notícia já desperta curiosidade, e se for sobre esportes tem a atenção redobrada. Para tanto, canais pagos especializados em transmissões esportivas alcançam crescimento altamente satisfatório entre o público brasileiro. Mesmo que para isso tenham que despender algum investimento para consumir notícia. Foi baseado nisso que a GloboSat, pertencente a Rede Globo de Televisão, resolveu desenvolver e lançar no mercado nacional um canal por assinatura que abordasse somente temas e transmissões esportivas. Finalmente no dia 11 de novembro de 1991 foi ao ar o canal TOP SPORTS, como era chamado originalmente, sendo o primeiro no Brasil a se dedicar exclusivamente ao esporte. Com uma equipe dinâmica e programações bem ao estilo brasileiro, o canal rapidamente conquistou a preferência dos telespectadores e torcedores.


A partir de 1994, teve início o processo de expansão do leque de canais da Globosat. Foi então que o antigo TOP SPORTS deu origem ao SPORTV em 1995. Até o Brasileirão de 1996, o canal mostrava partidas da competição também para a praça, uma por rodada. No ano seguinte, o formato mudou para o habitual, de dois jogos simultâneos, com a criação do Premiere FC, que apresentou o sistema de pay-per-view (paga para ver) à TV esportiva brasileira. Atualmente são mais de 1.000 jogos ao vivo por ano em até oito canais simultâneos, além do canal Premiere 24H com reprises de jogos e programas exclusivos e do Premiere HD com partidas em alta definição. Uma importante mudança aconteceu em 2003, quando o departamento de esportes da Rede Globo assumiu a direção do SPORTV. Isso pôde ser notado na saída de alguns profissionais da equipe do canal, mas principalmente na aparição de profissionais renomados da própria Rede Globo. Surgiram então conceituados programas esportivos comandados por apresentadores e comentaristas consagrados como Luiz Carlos Júnior, Galvão Bueno, Milton Leite, Cleber Machado, Paulo Cesar Vasconcellos, Marcelo Barreto e André Rizek.


Em 2004, a Globosat lançou oficialmente o SPORTV 2, versão multiplex do canal original. Inicialmente o canal apresentava a programação do SPORTV com intervalo de seis horas, funcionando como alternativa para os assinantes que desejavam assistir ou rever os programas exibidos em outro horário. Além disso, o novo canal garantia espaço para a exibição de mais eventos ao vivo. Em agosto de 2005, o canal passou a ter programação e horários próprios, com programas e eventos que seguem o mesmo padrão de qualidade já conhecido pelos assinantes do SPORTV. Em 2011 lançou o SPORTV 3 (abrindo ainda mais espaço para transmissões esportivas), além de uma versão transmitida em alta definição chamada SPORTV HD. Em tempos de grandes competições, como por exemplo, os Jogos Olímpicos, o canal abre o SPORTV 4, para transmissões ao vivo durante o dia inteiro.


A programação 
Atualmente a programação do canal consiste, basicamente, na transmissão de eventos nacionais e internacionais, e na exibição de programas e documentários sobre as mais variadas modalidades esportivas. Os principais programas são: 
Troca de Passes (2001): programa que aborda tudo que aconteceu na rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol. Todas as informações dos jogos depois das partidas, incluindo entrevistas nos vestiários, bastidores e coletivas. 
Arena Sportv (2003): programa diário de debates esportivos geralmente comandado por Cléber Machado, contando com a participação de convidados especiais, comentaristas do próprio canal e repórteres da TV Globo. 
Bem Amigos (2003): programa semanal apresentado geralmente por Galvão Bueno (ou Luís Roberto de Múcio) com a participação de astros da música e do futebol, além de comentaristas e repórteres esportivos como Arnaldo César Coelho e Caio Ribeiro, que debatem as polêmicas que sacodem o mundo dos esportes. 
Sportv News: telejornal noturno e diário que apresenta as principais notícias e entrevistas do mundo esportivo. 
Redação Sportv (2004): programa matinal esportivo ao vivo comandado por André Rizek e mais alguns comentaristas que debatem as notícias esportivas que são manchetes dos principais jornais do dia, além de contar com a participação dos internautas. 
Tá na Área: programa esportivo onde o esporte é tratado com uma dose de bom-humor e descontração. 
Linha de Chegada: programa de automobilismo apresentado pelo comentarista Reginaldo Leme. Recebendo sempre convidados especiais, o programa analisa, debate e conta histórias dos principais acontecimentos automobilísticos do mundo da velocidade. 
Zona de Impacto: Um time de profissionais fala de esportes que fogem do convencional, seja no mar ou no asfalto, exibindo vários eventos ao vivo surfe, skate e mountain bike. 
Sportv Repórter (2006): programa que traz reportagens especiais do mundo esportivo, além de contar grandes histórias narradas pelos melhores personagens. 
É Gol!!! (2009): programa que apresenta os gols pelo Brasil e pelo mundo, com participação do telespectador. 
Sensei Sportv: notícias, bastidores, entrevistas e tudo o que envolve o mundo das lutas marciais.


Em sua programação, que hoje é líder em audiência, constam os principais eventos esportivos do Brasil e do mundo, principalmente os maiores e mais importantes torneios de futebol, como Campeonato Brasileiro, Carioca e Paulista de Futebol, Copa do Mundo, Copa América, eliminatórias da Copa do Mundo e campeonatos europeus. Além disso, o canal realiza o Passaporte Sportv, um programa cujo objetivo é identificar, treinar e desenvolver jovens talentos que queiram fazer a diferença: buscar as notícias em lugares e situações diversas, com iniciativa, energia, entusiasmo capacidade de improvisação e inovação para representar o canal nas coberturas esportivas ao redor do mundo.


A evolução visual 
O tradicional logotipo do SPORTV foi introduzido em 1995 e nos anos seguintes passou apenas por atualizações. A última versão foi lançada em 2011 com as cores mais claras e uma tipografia de letra levemente modificada.


Os slogans 
É campeão. (2005) 
O canal campeão.


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 11 de novembro de 1991 
● Criador: Globosat 
● Sede mundial: Rio de Janeiro, Brasil 
● Proprietário da marca: Globosat Programadora Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Presidente: Alberto Pecegueiro (Globosat) 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Assinantes: + 11 milhões 
● Presença global: Não (presente somente no Brasil) 
● Funcionários: 950 
● Segmento: Comunicação 
● Principais produtos: Transmissões ao vivo, programas e documentários esportivos 
● Concorrentes diretos: ESPN, ESPN Brasil, Fox Sports e Esporte Interativo 
● Slogan: É campeão. 
● Website: sportv.globo.com 

A marca no mundo 
Os canais SPORTV são administrados pela Divisão de Esportes da Rede Globo e possuem mais de 11 milhões de assinantes no Brasil. Os canais transmitem por ano mais de 5.000 eventos esportivos de mais de 30 modalidades esportivas, futebol, vôlei, basquete, tênis, natação, lutas marciais e automobilismo. 

Você sabia? 
Desde 2008 o canal é líder da TV por assinatura e do segmento esportivo no horário nobre. 
SPORTV, SPORTV 2 e SPORTV 3 são os únicos canais de esportes de cobertura nacional 100% brasileiros. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Época, Isto É Dinheiro e Veja), jornais (Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 18/8/2013

Nenhum comentário: