29.5.06

RAID


Não importa se for aranha, formiga, pulga, mosca, mosquito, barata ou abelha. Quando se têm um problema com insetos e deseja solucioná-lo o mais rápido possível com a maior das eficiências e proteções o inseticida RAID é uma das mais populares opções. RAID possui a proporção ideal entre eficácia e segurança, protegendo milhões de famílias dos insetos de maneira inteligente e equilibrada.  Afinal, como dizia um antigo slogan da marca, “mata insetos bem mortos”

A história 
O famoso inseticida foi desenvolvido no início da década de 1950 dentro dos laboratórios da Divisão de Novos Produtos da tradicional empresa americana SC Johnson (conheça essa outra história aqui), até então uma produtora de cera, e lançado oficialmente no mercado com o nome de RAID HOUSE and GARDEN BUG KILLER em 1955, depois de exaustivas pesquisas para encontrar não somente uma fórmula eficaz (ao todo foram mais de 70 fórmulas testadas no laboratório e em campo para aperfeiçoar o produto final), mas também segura para as pessoas e plantas. O nome do novo produto indicava sua utilização tanto dentro como fora de casa, especialmente no jardim. Isto porque, o ingrediente ativo inicial era o primeiro sintético de Piretróide, a Aletrina, feito a base de água, sendo o primeiro inseticida aerosol do mercado que não era nocivo às plantas. Apesar disso, o produto, extremamente eficiente no combate à insetos, possuía ainda em sua composição substâncias muito tóxicas como o Ciflutrim.
  

Quase uma década mais tarde, em 1966, a marca usou comercialmente pela primeira vez o slogan “Raid Kills Bugs Dead”, que de tão famoso acabou sendo registrado como marca em 1986. Esse slogan fez parte das famosas campanhas publicitárias da marca nas décadas de 1970, 1980 e 1990, onde vários insetos em forma de desenhos e animações eram utilizados para divulgar a eficácia dos produtos RAID. Foi também na década de 1960 que a marca deu início a sua expansão internacional, com o produto RAID sendo lançado em muitos países ao redor do mundo, como por exemplo, Canadá e Argentina. Já no Brasil o produto foi lançado na década de 1970. E não demorou muito para RAID se tornar um dos produtos mais rentáveis da empresa americana. O inseticida RAID deixou de utilizar a substância CFC em suas embalagens aerosol em 1975, mostrando assim sua total preocupação com o meio ambiente.
  

Nas décadas seguintes RAID introduziu no mercado tipos específicos de inseticidas para diferentes situações e insetos, como por exemplo: Raid Spider Blaster Bug Killer (aranhas e centopéias), Raid Ant Roach & Earwig Bug Killer (aranha, formiga e outros), Raid Liquid Ant Killer (formiga - inseticida na forma líquida), Raid Ant Baits (ovos de formiga - inseticida na forma sólida), Raid Double Control Ant Baits (produto que mata a formiga rainha e toda a colônia), Raid Roach Baits (ovos de insetos), Raid Flying Insect Bug Killer (insetos voadores), Raid Flea Killer (pulgas), Raid Wasp & Hornet (abelhas e marimbondos), Raid Mosquito Coils (mosquito - inseticida em forma de cobrinha), Raid House and Garden Bug Killer (insetos em geral), além de oferecer inúmeras opções como difusores elétricos, aerossol, pastilhas e iscas.
   

Em 2010, a marca inovou ao introduzir a tecnologia  MicroMist™, que libera automaticamente uma mistura de micro-partículas a cada 7 minutos, protegendo totalmente o ambiente. Além disso, lançou o Raid Líquido Elétrico Advanced, que proporciona 45 noites de sono tranquilo sem mosquitos, pois liga e desliga sozinho, vem com 3 opções de timer e intensidade para atender diversas necessidades e está disponível em 3 opções de cores para combinar com a casa. O produto estava disponível nas versões regular e eucalipto. Entre suas mais recentes novidades está o RAID ESSENTIALS, um inseticida feito com óleos essenciais e projetado especificamente com ingredientes à base de plantas para atacar insetos.
   

Portanto, hoje em dia, não deixe os insetos invadirem sua casa. Seja mais inteligente do que eles. Encontre as respostas e a ajuda dos especialistas da RAID para combater e controlar esses insetos. Afinal, seja voador ou rastejante, há uma maneira de evitar que os insetos se sintam em casa na sua casa: RAID.
  

A missão 
A RAID tem como missão ajudar a proteger casas e famílias contra as indesejadas pragas. É por isso que a marca dedica décadas de pesquisas para aprimorar seus produtos e assim reduzir a ameaça potencial de pragas domésticas e ajudar todos a viver suas vidas sem restrições. Seja dia ou noite, dentro ou fora de casa, na hora do estudo ou na hora do recreio, RAID ajuda a proteger as famílias de pragas que podem transmitir doenças, para que todos possam viver todo o seu potencial. Cada produto RAID é exaustivamente testado por especialistas e apoiado por mais de 60 anos de pesquisa no SC Johnson Center for Insect Science™, localizado em Racine, estado do Wisconsin, sendo uma das maiores instalações privadas de pesquisa em entomologia urbana do mundo.
  

A comunicação 
Um dos símbolos da comunicação da marca é o icônico slogan “Raid Kills Bugs Dead”, criado pela agência de publicidade Foote, Cone & Belding e utilizado comercialmente pela primeira vez em 1966. A criação do slogan costuma ser atribuído ao poeta Lew Welch, que trabalhava para a agência naquela época.
   

A partir do início da década de 1960, RAID resolveu utilizar em sua comunicação uma turma de insetos em desenho animado (composta por mosquitos, moscas, baratas, formigas, aranhas, entre outros) para demonstrar a eficácia do produto. Nos comerciais os insetos apareciam tramando algum plano mirabolante, como por exemplo, invadir uma cozinha ou acabar com o piquenique da família. Em algumas cenas, os insetos gritavam o nome da marca (RAAAIIIID!!), e então uma enorme explosão no estilo desenho animado ocorria, presumivelmente precipitando sua morte. Veja essa turminha de insetos em ação em um dos primeiros comerciais da marca na década de 1960 clicando aqui. O diretor Tex Avery foi o produtor dos primeiros comerciais da marca. Já o artista Don Pegler desenvolveu os personagens animados usados no mercado americano e continuou a animá-los por quarenta anos. Pegler codificou a aparência, a personalidade e a animação de cada inseto, que corria com medo da eficácia do inseticida RAID. Apesar de nas últimas décadas, os insetos RAID terem evoluído em aparência e estilo, sua conectividade com a marca permanece constante.
  

Os insetos RAID® sempre foram os personagens que as pessoas adoram odiar. E o sucesso durante décadas, levou essa turminha, em 2015, a ser homenageada pelo Museum of Broadcast Communications em Chicago como um dos 10 maiores ícones da publicidade americana. Afinal, essas pequenas pragas ajudaram a definir RAID como uma das principais marcas de consumo no mundo.
   

A evolução visual 
O tradicional logotipo da marca RAID passou por algumas modificações ao longo dos anos. Inicialmente com predominância da cor vermelha, foi somente em 1961 que o logotipo adotaria as cores preta e amarela, tão associadas à marca. Mas foi no ano de 1999 que o logotipo ganhou um impacto visual mais forte e moderno, uma nova tipografia de letra e um raio como símbolo, que se tornaria um dos ícones de identificação da marca RAID. A última remodelação ocorreu em 2011, quando a tipografia de letra foi levemente alterada (mais perceptível especialmente no pingo da letra “i”) e perdeu o amarelo em degrade no nome.
  

Os slogans 
Protection for Everyone. (2021) 
It’s Good to Be Tough. (2016) 
A fresh way to kill. (2007) 
Kills bugs & germs dead. (2004) 
Kills crawling bugs where they hide! (1980) 
Raid Kills Bugs Dead. (1966) 
É bom ser exigente. (Brasil) 
Proteção para todos. (2021, Brasil) 
Eficácia que protege. (2009, Brasil) 
Mata bem morto. Na hora. (2001, Brasil) 
Mata bem morto. (1978, Brasil)
  

Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Lançamento: 1955 
● Criador: SC Johnson 
● Sede mundial: Racine, Wisconsin, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: SC Johnson & Son Inc. 
● Capital aberto: Não 
● CEO: Herbert Fisk Johnson III 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Segmento: Cuidados do lar 
● Principais produtos: Inseticidas domésticos 
● Concorrentes diretos: SBP, Baygon, Mortein, Detefon, Black Flag, Ortho, Bayer Advanced, Hovex e Hot Shot 
● Ícones: Os insetos animados de seus comerciais 
● Slogan: Protection for Everyone. 
● Website: www.linharaid.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a completa linha de produtos com a marca RAID pode ser encontrada em aproximadamente 50 países ao redor do mundo, inclusive no Brasil, onde é uma das líderes de mercado em seu segmento. Somente nos Estados Unidos, calcula-se que aproximadamente 80 milhões de americanos usem algum produto RAID todos os anos. A marca oferece produtos para cada situação e tipo de inseto, mantendo-os bem longe dos ambientes. 

Você sabia? 
Em 2015, a marca lançou no Brasil o “Raid sobre Rodas”, um moderno caminhão que percorreu várias cidades brasileiras, associando educação e diversão de maneira interativa. Os visitantes podiam observar mosquitos por microscópios, conferir os ciclos de vida de insetos, assistir vídeos informativos, além de explorar o mundo pela perspectiva de um inseto através de lentes que simulavam como estes animais enxergam. Ao mesmo tempo, a atividade proporcionava a oportunidade de saber como se prevenir de doenças como a dengue. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Exame), jornais (Meio Mensagem e Estadão), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing e Interbrand) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 15/8/2023 

O MDM também está no Instagram. www.instagram.com/mdm_branding/

8 comentários:

Anônimo disse...

olá! Aqui em casa, nós amamos aquele mosquito do comercial do Raid. Ele diz: "Eu sou uma planta..."
Será que ele não podia ficar vivo no comercial?
Ele é lindo e muito criativo.
Por favor, criem um comercial em que ele fique vivo.
Nós vamos criar um fã-clube dele.
Obrigadão.

Anônimo disse...

Gostaria de "baixar" o comercial do RAID CASA E JARDIM, quero colocálo no meus vídeos preferidos, no ORKUT.
Tem como?
Onde encontrá-lo?
Por favor....
Obrigada.
Bj.
*

Unknown disse...

Eu amooooo essa propaganda!!! Quero aquele mosquito vestido de planta!!! Beijos

Anônimo disse...

Eu já usei um produto RAID que já foi extinto dos mercados não sei por qual motivo,e até hoje procuro um com a mesma eficácia,e os que já comprei,que se dizem fazer milagre,não resolvem nada.Por favor me dêem uma resposta ,onde devo encontrá-lo.(RAID MATA FORMIGAS,ISCA COM 4 UNIDADES A CAIXA)

Anônimo disse...

Oi,meu é Angela e eu queria muito saber porque não encontro mais aquele raid preto,ele é muito bom e mata os insetos incrivelmente rápido,mas não o encontro mais,desde já agradeço pela atenção!Obrigada,Angela;angelacedrim@hotmail.com

vanessa disse...

Muito bom mesmo, gostaria de saber se é eficaz contar pulgas?

Anônimo disse...

aonde vejo o vídeo comercial aonde 2 irmãos dizem: ' MÃE, CHEGAMOS...e os insetos dizem, E NÓS TAMBEM .

obrigado

amancio

amancio@r7.com

Anônimo disse...

Estava com uma centenas de vespas na área de lazer da minha casa e passei Raid multi insetos e acabei com todas elas... o produto bom!!!