30.5.06

PURINA


Hoje em dia animais de estimação são encontrados aos milhares em todas as partes do mundo. Cachorros, gatos e pássaros são como se fossem, em muitos casos, membros da família. E alimentá-los bem é uma questão de respeito para seus apegados donos. Como se sabe, os animais de estimação adoram guloseimas. Mastigar uma saborosa refeição os delicia e diverte. Pura e simplesmente, não conseguem resistir à tentação. E sejamos honestos, os orgulhosos proprietários adoram mimá-los. Para matar a fome da cachorrada e dos felinos, em todas as fases da vida, muitos donos recorrem às rações PURINA, que mais parecem receitas assinadas por renomados chefes franceses. Afinal, poucas marcas conseguem satisfazer e divertir os bichanos como a PURINA. 

A história 
A empresa foi fundada no dia 8 de janeiro de 1894, à beira do rio Mississippi, na cidade de St. Louis, estado americano de Missouri, pelo Dr. William H. Danforth, e mais dois sócios, George Robinson e Will Andrews, com o nome de Robinson-Danforth Commission Company. Iniciou comercializando o alimento concentrado Omolene, primeira ração comercial para cavalos e mulas, que na época eram animais vastamente utilizados como meio de transporte. Maud Purina, a mula de dentes arreganhados e com uma panela de maneira imprópria dependurada em seu rabo, se tornou uma marca registrada popular da marca Omolene. Inicialmente a nova empresa ostentava o lema “Mais barato do que a aveia, mais seguro do que o milho”. Os primeiros produtos eram misturados com uma pá e costurados a mão em sacas de 175 libras (80 quilos), na nova fábrica localizada na cidade de St. Louis. O negócio de ração continuou crescendo, impulsionado e muito pela popular frase “Onde Pureza é Soberana” (“where purity is paramount”), expressão da qual foi cunhada a palavra PURINA.


Em 1898, com o apoio de Albert Webster Edgerly, um produtor de cereais e conhecido guru da área da saúde, que usava o nome de Dr. Ralston, a empresa estreou no crescente mercado de cereais para consumo por seres humanos, com Purina Wheat (cereal de trigo). Com isso, em 1902, o nome da empresa acabou sendo alterado para RALSTON PURINA COMPANY, adotando oficialmente o tradicional e mundialmente reconhecido logotipo xadrez vermelho (batizado de checkerboard). Isto porque, o fundador da empresa (Danforth), se lembrou de sua infância quando uma família de amigos sempre vestia suas crianças com roupas xadrez. A marca registrada firmou-se rapidamente. Quase que de um dia para outro, como se fosse um passe de mágica, o xadrez vermelho e branco começou a aparecer em tudo relacionado com ração e nutrição que levava a marca PURINA. Dois anos depois, na conceituada Feira Mundial de St. Louis, a empresa começou a adquirir uma elevada reputação pela promoção de produtos inovadores, distribuindo graciosamente sacolas de compras, com seu novo logotipo corporativo.


Em 1916, a PURINA introduziu no mercado o Pig Chow, uma ração especialmente desenvolvida para a engorda de suínos. O nome “chow” foi escolhido pelo Dr. Danforth, pois a palavra era usada pelos soldados para designar comida e para diferenciar os produtos PURINA de todos os concorrentes. Em 1921, a palavra “feed” (ração) foi definitivamente substituída por “Chows®” em todos os alimentos para animais produzidos pela PURINA. Também foram criadas pastilhas em forma de cubo com vários ingredientes que revolucionariam o mercado de produtos alimentares para animais. Somente em 1926 a empresa ingressou no mercado de rações para cães, no qual viria a reinar absoluta nas décadas seguintes. Neste ano, o filho do fundador, Donald, inaugurou o Purina Pet Care Center, um enorme centro de pesquisa e desenvolvimento de nutrição e bem-estar animal localizado nas redondezas da cidade de St. Louis.


A inovação deu origem à expansão, ingressando em novos mercados como o Canadá em 1927 (a primeira fábrica de ração foi construída em Woodstock, Ontário), a Europa, América Latina e Ásia nas décadas seguintes. A indústria de ração animal foi revolucionada pela marca, em 1928, com a introdução da primeira ração peletizada (grânulos denominados peletes) chamada Purina Checkers. Durante o período da Grande Depressão Americana a PURINA teve uma queda acentuada em suas vendas e, pela primeira vez, operou no vermelho. Mas os tempos difíceis foram combatidos com a descentralização da produção e muito investimento em propaganda. Na década de 1940 a empresa inovou ao lançar um programa de nutrição com alimentos especiais para todas as fases da vida de um cachorro. Em 1942, a empresa alcançou pela primeira vez a venda de um milhão de toneladas de ração. Com isso, o comércio de cereais passou para segundo plano, apesar do êxito de novas marcas, como Wheat Chex® e Rice Chex®.


Em 1950 a PURINA iniciou seus primeiros estudos sobre nutrição de gatos. A década de 1960 começou com a introdução de seus produtos em supermercados, e foi seguida por novidades como rações para gatos, além do ingresso no mercado de ração para filhotes de cachorro. Os lançamentos continuaram com a introdução da linha Hi Pro e Kitten Chow, primeiro alimento seco para gatos, especialmente formulado para um crescimento mais rápido e saudável. Ainda nesta década a marca ganhou enorme popularidade nos Estados Unidos com uma campanha de propaganda extremamente bem sucedida que retratava uma pequena menina e vários bezerros.


Na década seguinte, a empresa continua a crescer e inovar, introduzindo a primeira ração para aves de alto teor energético e a High-Octane (H-O), rações para suínos com adição de gordura e níveis aumentados de aminoácidos. Nos anos seguintes novos produtos são introduzidos no mercado como uma nova forma de ração resistente a condições atmosféricas, chamada Sup-R-Blocks. Em 1986 a PURINA vendeu sua divisão de ração para a área da agricultura, para se dedicar melhor aos alimentos para gatos e cachorros. Na década de 1990 a empresa se desfez também da divisão de alimentos, extremamente conhecida por seus biscoitos e cereais, passando a concentrar seus esforços unicamente no segmento Pet Care. No dia 12 de dezembro de 2001 a empresa foi adquirida pela poderosa Nestlé por US$ 10.3 bilhões formando assim a Nestlé Purina PetCare Company, maior empresa desse segmento no mundo.


Com a união, a divisão pet care da Nestlé, que possuía marcas tradicionais como Alpo, Friskies e Fancy Feast, passou à contar com toda a experiência e chancela da PURINA. Nos anos seguintes, utilizando a força de distribuição da empresa suíça, a PURINA introduziu muitas novidades no mercado, entre as quais, as comidas semi-úmidas para gatos. Além disso, aprimorou as fórmulas dos produtos já existentes, por meio de pesquisas e estudos realizados em seus modernos centros de pesquisa e desenvolvimento. Há mais de cem anos, para quem deseja alimentar seu bichinho de estimação com qualidade e requinte, a melhor dica é a marca PURINA, que possui duas linhas de produtos: uma para cães e outra para gatos. A ração é 100% balanceada com produtos adequados para cada tipo de animal. Por exemplo, a ração PURINA é produzida para filhotes, raças pequenas, raças de médio e grande porte e adulto sênior.


Atualmente a empresa é proprietária de marcas estabelecidas e que detém à confiança dos consumidores, entre elas ALPO, BENEFUL, CAT CHOW, DELI CAT, DOG CHOW, PUPPY CHOW, KITTEN CHOW, FANCY FEAST, FRISKIES, GO CAT, PURINA GOURMET, MIGHTY DOG, PURINA CHEF MICHAEL’S, PRO PLAN, TIDY CATS, BEGGIN’, T BONZ, BUSY e BONIO. Além disso, a marca oferece a PURINA PRO PLAN VETERINARY DIETS, uma linha de rações que necessitam de prescrição médica, desenvolvida para gatos e cachorros que apresentam problemas de saúde no trato urinário, diabetes, problemas cardíacos e outras doenças como artrite e até alergias.


A linha do tempo 
1921 
Lançamento das rações em forma de pequenos cubos. 
1932 
Lançamento do BONIO, deliciosos biscoitos e snacks para cachorros, que anos mais tarde faria parte do portfólio da PURINA. 
1935 
Lançamento da STARTENA, primeira ração seca para desmama de bezerros sem uso de feno. 
1957 
Lançamento, em abril, da primeira ração seca para cães chamada DOG CHOW. O sucesso foi tamanho, que no ano seguinte a ração assumiu a liderança no mercado americano. Era tão popular, que foi necessário racionar as vendas para controlar a procura, à medida que as fábricas tentavam acompanhar o ritmo. Este produto ficou extremamente conhecido na década de 1960 devido as grandes campanhas publicitárias, que utilizaram famosos slogans como “Flavor so rich, nutrition so complete, all you ad is love” e “It’s gotta be the Dog Chow”
1963 
Lançamento do PURINA CAT CHOW, primeira ração para gatos do mundo produzida por extrusão, que se transformou de imediato na mais vendida no mercado americano. 
Lançamento do PURINA PUPPY CHOW, ao perceber que os filhotes precisam de proteína e nutrientes adicionais na sua alimentação e que se tornou o produto especificamente direcionado para filhotes de cachorro mais vendido do mercado americano. 
1971 
Lançamento da TENDER VITTELS, uma comida úmida e pastosa para gatos, inaugurando assim uma nova categoria de produto. 
1973 
Lançamento da MIGHTY DOG, comida para cães em lata, criada pela empresa Carnation, que viria a ser comprada pela Nestlé e posteriormente incorporada a PURINA em 2001. 
1974 
Lançamento da ração para gatos MEOW MIX, nos sabores de galinha, peru, salmão e filé de peixe, que se tornou muito famosa pelo slogan “Tastes so good cats ask for it by name” e pelo personagem Baxter - The Cat, além de suas inúmeras promoções com slogans criativos como “Give Us A Jingle”. A marca foi vendida em 2006. 
1982 
Lançamento da FANCY FEAST, uma linha de comida enlatadas úmidas para gatos. O novo produto surpreendeu o mercado por oferecer latinhas com pequenas porções, evitando desperdício do alimento. A marca foi criada pela Carnation, empresa que seria adquirida pela Nestlé. 
1986 
Lançamento da PURINA ONE, linha de rações para gatos e cachorros desenvolvida e produzida utilizando ingredientes naturais, como por exemplo, carnes. 
Lançamento da marca PURINA PRO PLAN, desenvolvendo a categoria de alimentos super-premium (preço e qualidade extremamente superior). A nova linha de produto continha fórmula especialmente desenvolvida para cada fase do crescimento de cachorros e gatos. 
1988 
A linha PURINA VETERINARY DIETS introduz a HA-Hypoallergenic Canine Formula, que através da utilização de uma proteína, se tornou a primeira ração hipoalergênica para cachorros. 
1993 
Lançamento da PURINA BEGGIN’ STRIPS, uma linha de petiscos para cachorros que se parecem com tiras de bacon. 
1995 
Aquisição da Golden Cat Corporation, líder no segmento de areias higiênicas para gatos no mercado americano com a marca TIDY CAT, criada em 1964. 
2000 
Depois de mais de quatro anos de rigorosas pesquisas em instintos caninos, foi lançada a PURINA SECONDNATURE®, material (na verdade pequenos pedaços de um papel super absorventes e que eliminam o odor) para ser colocado em uma caixa para que o filhote de cachorro faça suas necessidades r demarquem seu território, assim como os gatos fazem com as caixas de areia. 
2001 
Lançamento da BENEFUL, uma nova linha de ração que proporciona ao cão uma refeição muito saborosa e completa graças aos seus ingredientes nobres como carne, vegetais e cereais variados. 
2006 
Lançamento da FANCY FEAST ELEGANT MEDLEYS, uma linha de comidas para gatos inspirada nos cardápios de restaurantes sofisticados, que utilizavam ingredientes nobres como peito de frango, salmão, peru e atum amarelo misturados à molhos requintados. 
2009 
Lançamento da PURINA CHEF MICHAELS CANINE CREATIONS, uma completa linha de rações para cães á base de carne (frango, peru, porco e carne bovina) preparada com ingredientes selecionados disponível nas versões seca ou úmida. 
2011 
Lançamento da PURINA ONE BeyOnd, uma linha de rações ultra-premium para cães e gatos que utiliza somente ingredientes de alta qualidade e naturais (como carne, cenoura, espinafre, maçãs e tomates), além de ser enriquecida com vitaminas e minerais. 
2014 
Lançamento de PURINA REVENA, um novo conceito de alimentação premium superior, desenvolvido com um ótimo equilíbrio entre proteínas, carboidratos e gorduras, altos níveis de prebióticos (inulina) e uma seleção especial de ingredientes de alta qualidade, como frutas tropicais do Brasil e arroz integral, para oferecer um alimento de alta qualidade para os cães. 
Lançamento do serviço PURINA JUST RIGHT, que permite aos proprietários de cães, com a ajuda de profissionais, personalizarem o alimento para seus animais. Para isso, basta acessar o site (justrightpetfood.com), responder a algumas perguntas sobre o cão (como por exemplo, idade, nível de atividade, raça, condição corporal, etc.) que os especialistas da PURINA irão criar uma ração personalizada (para atender as necessidades específicas desse cão) e enviá-la para casa do consumidor.


Os centros de pesquisas 
Para desenvolver produtos eficientes e que correspondam à alta expectativa dos consumidores em relação à marca, a PURINA possui e investe em uma moderna e gigantesca estrutura de pesquisa instalada no Nestlé Purina Petcare Center, localizado nas cidades de St. Joseph e St. Louis, no estado americano do Missouri. Os estudos sobre nutrição de animais de estimação nos centros de pesquisa da PURINA começaram em 1926. O moderno complexo de 12 prédios localizado em um terreno de 337 acres a 45 milhas a sudoeste de St. Louis aloja mais de 800 cães e 700 gatos, além de 400 cientistas, incluindo nutricionistas, veterinários e engenheiros de alimentos. É a maior e mais antiga instalação deste tipo do mundo dedicada exclusivamente à pesquisa sobre nutrição e cuidados com animais de estimação. Os filhotes de cães que não são necessários para os estudos sobre nutrição são colocados à disposição para adoção pelos funcionários da PURINA, suas famílias e amigos.


Tais centros contam com especialistas e veterinários que se dedicam continuamente e suas descobertas são publicadas em artigos científicos em todo o mundo. É por meio de desses centros de pesquisa que a empresa desenvolve novas tecnologias e processos para que os alimentos atendam às diferentes características de cães e gatos, além de garantir o sabor, odor e textura adequados. Isso porque os animais de estimação têm necessidades nutricionais diferentes, que podem ainda variar de acordo com a espécie, tamanho, fase da vida, estado fisiológico ou nível de atividade. Ao longo de todos esses anos de existência, a PURINA produz alimentos de alta qualidade, completos e balanceados, que contém os nutrientes específicos para cada um deles. A Nestlé Purina Brasil foi a primeira fábrica da empresa na América Latina a manter na própria unidade um Centro de Pesquisas de Alimentos para cães e gatos. Com aproximadamente 100 animais, realiza diariamente testes de palatabilidade (sabor) e digestibilidade (o quanto o animal aproveita aquilo que é digerido). Isto significa que por ano os cientistas realizam mais 33.000 testes de palatabilidade, com o intuito de comprovar o excepcional sabor dos produtos. Além disso, os pesquisadores e cientistas demonstraram, em um revolucionário estudo de 14 anos de duração, que é possível ajudar os cães a terem até dois anos a mais de vida saudável.


A evolução visual 
Durante toda a história da marca PURINA o tradicional logotipo, conhecido popularmente como “checkerboard”, adotado oficialmente em 1902, sofreu algumas alterações, incluindo a tipografia de letra.


Os slogans 
Your Pet, Our Passion. (2007) 
Advancing Life. (2003) 
Redefining the possible. (1999) 
Helping pets live longer, healthier lives. (1985) 
The most trusted name in pet food. (1983) 
Purina knows what cats love most and it comes in a little blue can. (1975) 
A difference you can see. 
Feeding your passion. 
Chosen by Champions.


Dados corporativos 
● Origem: Estados Unidos 
● Fundação: 8 de janeiro de 1894 
● Fundador: William H. Danforth, George Robinson e Will Andrews 
● Sede mundial: St. Louis, Missouri, Estados Unidos 
● Proprietário da marca: Nestlé Purina PetCare Company 
● Capital aberto: Não (subsidiária da Nestlé S.A.) 
● CEO: Joseph Sivewright 
● Faturamento: US$ 11.5 bilhões (estimado) 
● Fábricas: 26 
● Presença global: 100 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 14.500 
● Segmento: Nutrição animal 
● Principais produtos: Ração animal, produtos veterinários e acessórios 
● Concorrentes diretos: Mars Incorporated (Pedigree, Whiskas, Eukanuba e Royal Canin), Big Heart Pet Brands (Meow Mix e 9 Lives), Hills Pet e Hartz 
● Ícones: O logotipo xadrez vermelho e branco 
● Slogan: Your Pet, Our Passion. 
● Website: www.purina.com.br 

A marca no Brasil 
A PURINA chegou oficialmente ao Brasil em 1967, atuando no ramo das rações agropecuárias. Em 1973, lançou a KANINA, seu primeiro alimento para cães, que hoje oferece deliciosas combinações para deixar os animais felizes e saudáveis. Inicialmente, o produto era direcionado somente a fazendeiros e criadores. Somente em 1977 decidiu ampliar a distribuição do produto, procurando contato mais direto com o consumidor. BONZO, sua ração mais conhecida, chegou às lojas especializadas em 1978. E como de costume, se tornou um enorme sucesso de vendas. Nos anos seguintes a PURINA lançou no mercado inúmeras linhas de rações para gatos e cachorros, além de novidades como DOGUITOS, que oferece deliciosas opções de petiscos caninos. Hoje em dia a PURINA oferece uma completa e diversificada linha de alimentos para gatos e cachorros, que engloba aproximadamente 70 produtos. A empresa conta com uma moderna fábrica em Ribeirão Preto (interior de São Paulo) e um Centro de Distribuição com atuação em todo o território nacional.


A marca no mundo 
Atualmente a marca líder no setor de alimentos secos para animais e pioneira na investigação e estudos sobre nutrição, saúde e comportamento animal, opera 26 fábricas ao redor do mundo (13 delas nos Estados Unidos), contando com 14.500 funcionários e vendendo seus produtos em mais de 100 países, com faturamento estimado de US$ 11.5 bilhões por ano. A marca também é líder na produção de areias para gatos nos Estados Unidos e Canadá, incluindo a marca TIDY CATS. A sede mundial da PURINA, localizada em St. Louis, no estado do Missouri, é conhecido popularmente como Checkerboard Square

Você sabia? 
Através de mais de 50 mil pontos de venda, cerca de 2 milhões de produtores lucram com os benefícios da pesquisa e tecnologia incorporadas às rações PURINA. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (BusinessWeek, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Interbrand e Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 30/11/2015

Um comentário:

JUNIOR - BAND - MGÁ disse...

Sou produtor do programa Canta Cidade que é exibido pela TV Maringá ( BAND) todos os sábados de manha e transmitido pelas tv's a cabo Net e Smtv e pelo nosso site onde os internautas pode conferir nosso programa www.cantacidade.tv.br .
bem neste ano de 2009 a partir de fevereiro estaremos exibindo em nosso programa o quadro canta cidade no mundo animal o qual já esta sendo gravado caso acha enterres de conhecer o quadro já temos uma mostra , bem estamos enviando este e-mail para solicitar a vossa parceira neste projeto de grande valor em nossa cidade e região estamos contando com apoio da SPAM SOCIEDADE PROTETORA DOS ANIMAIS DE MGÁ onde junto estaremos levando aos telespectadores tudo sobre o mundo animal .
Aguardamos um respostas de vocês o mais breve possível sendo que a primeira exibição do quadro já esta marcado para dia 07.02.09 .

Obrigado

Junior Arneiro...