30.5.06

PURINA

Hoje em dia animais de estimação são encontrados aos milhares em todas as partes do mundo. Cachorros, gatos e pássaros são como se fossem, em muitos casos, membros da família. E alimentá-los bem é uma questão de respeito para seus apegados donos. Como se sabe, os animais de estimação adoram guloseimas. Mastigar uma saborosa refeição os delicia e diverte. Pura e simplesmente, não conseguem resistir à tentação. E sejamos honestos, os orgulhosos proprietários adoram mimá-los. Para matar a fome da cachorrada e dos felinos, em todas as fases da vida, muitos donos recorrem a rações PURINA, que mais parecem receitas assinadas por renomados chefes franceses. Afinal, poucas marcas conseguem satisfazer e divertir os bichanos como a PURINA.

A história
A empresa foi fundada em janeiro 1894, à beira do rio Mississippi, na cidade de St. Louis, estado americano de Missouri, pelo Dr. William H. Danforth, e mais dois sócios, George Robinson e Will Andrews, com o nome de Robinson-Danforth Commission Company. Iniciou comercializando o alimento concentrado Omolene, primeira ração comercial para cavalos e mulas, que na época eram animais vastamente utilizados como meio de transporte. Maud Purina, a mula de dentes arreganhados e com uma panela de maneira imprópria dependurada em seu rabo, se tornou uma marca registrada popular da marca Omolene. Os primeiros produtos eram misturados com uma pá e costurados a mão em sacas de 175 libras (80 quilos), na nova fábrica localizada na cidade de St. Louis. O negócio de ração continuou crescendo, impulsionado e muito pela popular frase “Onde Pureza é Soberana” (“where purity is paramount”), expressão da qual foi cunhada a palavra PURINA.


Em 1902, após união com Webster Edgerly, um produtor de cereais, o nome da empresa é trocado para Ralston Purina Company, adotando oficialmente o tradicional e mundialmente reconhecido logotipo xadrez vermelho (batizado de checkerboard). Isto porque, o fundador da empresa, se lembrou de sua infância quando uma família de amigos sempre vestia suas crianças com roupas xadrez. A marca registrada firma-se rapidamente. Quase que de um dia para outro, como se fosse um passe de mágica, o xadrez vermelho e branco começou a aparecer em tudo relacionado com ração e nutrição que levava a marca PURINA. Dois anos depois, na Feira Mundial de St. Louis, a empresa começou a adquirir uma elevada reputação pela promoção de produtos inovadores, distribuindo graciosamente sacolas de compras, com seu novo logotipo corporativo.


Em 1916, a PURINA introduziu no mercado o Pig Chow, uma ração especialmente desenvolvida para a engorda de suínos. O nome “chow” foi escolhido pelo Dr. Danforth, pois a palavra era usada pelos soldados para designar comida e para diferenciar os produtos PURINA de todos os concorrentes. Somente em 1926 a empresa ingressou no mercado de rações para cães, no qual viria a reinar absoluta nas décadas seguintes. Nesta época foi inaugurado o Purina Pet Care Center, um enorme centro de pesquisa e desenvolvimento de nutrição e bem-estar animal localizado nas redondezas da cidade de St. Louis. A inovação deu origem à expansão, ingressando em novos mercados como o Canadá em 1927 (a primeira fábrica de ração foi construída em Woodstock, Ontário), a Europa, América Latina e Ásia nas décadas seguintes. A indústria de ração animal foi revolucionada pela marca, em 1928, com a introdução da primeira ração peletizada (grânulos denominados peletes) chamada Purina Checkers.


Durante o período da Grande Depressão Americana a PURINA teve uma queda acentuada em suas vendas e, pela primeira vez, operou no vermelho. Mas os tempos difíceis foram combatidos com a descentralização da produção e muito investimento em propaganda. Na década de 40 a empresa inovou ao lançar um programa de nutrição com alimentos especiais para todas as fases da vida de um cachorro. Em 1950 a PURINA iniciou seus primeiros estudos sobre nutrição de gatos. A década de 60 começou com a introdução de seus produtos em supermercados, e foi seguida por novidades como rações para gatos, além do ingresso no mercado de ração para filhotes de cachorro. Os lançamentos continuaram com a introdução da linha Hi Pro e Kitten Chow, primeiro alimento seco para gatos, especialmente formulado para um crescimento mais rápido e saudável. Ainda nesta década a marca ganhou enorme popularidade nos Estados Unidos com uma campanha de propaganda extremamente bem sucedida que retratava uma pequena menina e vários bezerros.


Na década seguinte, a empresa continua a crescer e inovar, introduzindo a primeira ração para aves de alto teor energético e a High-Octane (H-O), rações para suínos com adição de gordura e níveis aumentados de aminoácidos. Nos anos seguintes novos produtos são introduzidos no mercado como uma nova forma de ração resistente a condições atmosféricas, chamada Sup-R-Blocks. Na década de 90 a empresa se desfez da divisão de alimentos, extremamente conhecida por seus biscoitos e cereais, e da divisão de ração para a área da agricultura, passando a concentrar seus esforços no segmento Pet Care. No dia 12 de dezembro de 2001 a empresa foi comprada pela poderosa Nestlé por US$ 10.3 bilhões formando a Nestlé Purina PetCare Company, maior empresa desse segmento no mundo.


Com a união, a divisão de pet care da Nestlé, que possuía marcas tradicionais como Alpo, Friskies e Fancy Feast, passou a contar com toda a experiência da PURINA. Nos anos seguintes, utilizando a força de distribuição da empresa suíça, a PURINA introduziu muitas novidades no mercado, entre elas, as comidas semi-úmidas para gatos. Além disso, aprimorou as fórmulas dos produtos já existentes, por meio de pesquisas e estudos realizados em seus modernos centros de pesquisa e desenvolvimento. Atualmente a empresa é proprietária de marcas estabelecidas e que detém à confiança dos consumidores, entre elas ALPO, BENEFUL, CAT CHOW, DELI CAT, DOG CHOW, PUPPY CHOW, FANCY FEAST, FRISKIES, GO CAT, GOURMET GOLD, MIGHTY DOG, PURINA CHEF MICHAELS, PRO PLAN, TIDY CATS, BEGGIN, T BONZ, BUSY e BONIO. Além disso, a marca oferece a PURINA VETERINARY DIETS NF, uma linha de rações que necessitam de prescrição médica, desenvolvida para gatos e cachorros que apresentam problemas de saúde no trato urinário, diabetes, problemas cardíacos e outras doenças.


A linha do tempo
1921
Lançamento das rações em forma de pequenos cubos.
1932
Lançamento do BONIO, deliciosos biscoitos e snacks para cachorros, que anos mais tarde faria parte do portfólio da PURINA.
1935
Lançamento da STARTENA, primeira ração seca para desmama de bezerros sem uso de feno.
1957
Lançamento, em abril, da primeira ração seca para cães chamada DOG CHOW. O sucesso foi tamanho, que no ano seguinte a ração assumiu a liderança no mercado americano. Este produto ficou extremamente conhecido na década de 60 devido as grandes campanhas publicitárias, que utilizaram famosos slogans como “Flavor so rich, nutrition so complete, all you ad is love” e “It’s gotta be the Dog Chow”.
1962
Lançamento do CAT CHOW, primeira ração extrusada para gatos do mundo, que se transformou de imediato na mais vendida.
1963
Lançamento do PUPPY CHOW, que se tornou o produto especificamente direcionado para filhotes de cachorro mais vendido do mercado americano.
1971
Lançamento da TENDER VITTELS, uma comida úmida e pastosa para gatos, inaugurando assim uma nova categoria de produto.
1973
Lançamento da MIGHTY DOG, comida para cães em lata, criada pela empresa CARNATION, que viria a ser comprada pela Nestlé e posteriormente incorporada a PURINA em 2001.
1974
Lançamento da ração para gatos MEOW MIX, nos sabores de galinha, peru, salmão e filé de peixe, que se tornou muito famosa pelo slogan “Tastes so good cats ask for it by name” e pelo personagem Baxter - The Cat, além de suas inúmeras promoções com slogans criativos como “Give Us A Jingle”. A marca foi vendida recentemente pela empresa.
1980
Lançamento da marca PRO-PLAN, desenvolvendo a categoria de alimentos super-premium (preço e qualidade extremamente superior). A nova linha de produto continha fórmula especialmente desenvolvida para cada fase do crescimento de cachorros e gatos.
1982
Lançamento da FANCY FEAST, uma linha de comida enlatadas úmidas para gatos. O novo produto surpreendeu o mercado por oferecer latinhas com pequenas porções, evitando desperdício do alimento.
1986
Lançamento da PURINA O.N.E., linha de rações para gatos e cachorros desenvolvida e produzida utilizando com ingredientes naturais.
1995
Aquisição da Golden Cat Corporation, líder no segmento de areias para gatos no mercado americano com a marca TIDY CATS, criada em 1964.
2001
Lançamento da BENEFUL, uma nova linha de ração que proporciona ao cão uma refeição muito saborosa e completa graças aos seus ingredientes nobres como carne, vegetais e cereais variados.
2006
Lançamento da FANCY FEAST ELEGANT MEDLEYS, uma linha de comidas para gatos inspirada nos cardápios de restaurantes sofisticados, que utilizavam ingredientes nobres como peito de frango, salmão, peru e atum amarelo misturados à molhos requintados.
2009
Lançamento da PURINA CHEF MICHAELS CANINE CREATIONS, uma completa linha de rações para cães á base de carne (frango, peru, porco e carne bovina) preparada com ingredientes selecionados disponível nas versões seca ou úmida.
2011
Lançamento da PURINA ONE BeyOnd, uma linha de rações ultra-premium para cães e gatos que utiliza somente ingredientes de alta qualidade e naturais (como carne, cenoura, espinafre, maçãs e tomates), além de ser enriquecida com vitaminas e minerais.


O centro de pesquisa
Para desenvolver produtos eficientes e que correspondam a alta expectativa dos consumidores em relação a marca, a PURINA possui e investe em uma moderna e gigantesca estrutura de pesquisa instalada no Nestlé Purina Petcare Center, localizado em St. Louis, no estado americano do Missouri. Os estudos sobre nutrição de animais de estimação nos centros de pesquisa da PURINA começaram em 1926. O moderno complexo de 12 prédios localizado em um terreno de 337 acres a 45 milhas a sudoeste de St. Louis aloja mais de 800 cães e 700 gatos. Ele é a maior e mais antiga instalação deste tipo do mundo dedicada exclusivamente à pesquisa sobre nutrição e cuidados com animais de estimação. Os filhotes de cães que não são necessários para os estudos sobre nutrição são colocados à disposição para adoção pelos funcionários da PURINA, suas famílias e amigos.


Tal centros conta com especialistas e veterinários que se dedicam continuamente e suas descobertas são publicadas em artigos científicos em todo o mundo. É por meio desse centro de pesquisa que a empresa desenvolve novas tecnologias e processos para que os alimentos atendam às diferentes características de cães e gatos, além de garantir o sabor, odor e textura adequados. Isso porque os amigos de estimação têm necessidades nutricionais diferentes, que podem ainda variar de acordo com a espécie, tamanho, fase da vida, estado fisiológico ou nível de atividade. Ao longo de todos esses anos de existência, a PURINA produz alimentos de alta qualidade, completos e balanceados, que contém os nutrientes específicos para cada um deles. A Nestlé Purina Brasil foi a primeira fábrica da empresa na América Latina a manter na própria unidade um Centro de Pesquisas de Alimentos para Cães e Gatos. Com cerca de 100 animais, realiza diariamente testes de palatabilidade (sabor) e digestibilidade (o quanto o animal aproveita aquilo que é digerido).


A evolução visual
Durante toda a história da marca PURINA o tradicional logotipo, conhecido popularmente como “checkerboard”, sofreu pouquíssimas alterações.


Os slogans
Your Pet, Our Passion.
Advancing Life.
Chosen by Champions.


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Fundação: 1894
● Fundador: William H. Danforth
● Sede mundial:
St. Louis, Missouri
● Proprietário da marca:
Nestlé S.A.
● Capital aberto: Não (subsidiária)
● CEO & Presidente: W. Patrick (Pat) McGinnis
● Faturamento: US$ 2 bilhões (estimado)
● Fábricas: 26
● Presença global: + 100 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 14.000
● Segmento: Nutrição animal
● Principais produtos: Ração animal, produtos veterinários e acessórios
● Principais marcas:
Purina O.N.E., Tidy Cats, Beneful, Pro-Plan e Dog Chow
● Ícones: O logotipo xadrez vermelho e branco
● Slogan: Your Pet, Our Passion.
● Website: www.purina.com

A marca no Brasil
A PURINA chegou oficialmente ao Brasil em 1967, atuando no ramo das rações agropecuárias. Em 1973, lançou a KANINA, seu primeiro alimento para cães. Inicialmente, o produto era direcionado a fazendeiros e criadores. Somente em 1977 decidiu ampliar a distribuição do produto, procurando contato mais direto com o consumidor. BONZO, sua ração mais conhecida, chegou às lojas em 1978. E como de costume, se tornou um enorme sucesso de vendas. Hoje em dia a PURINA oferece uma linha diversificada, com 9 marcas e mais de 45 variedades de produtos para cães e 5 marcas com 22 variedades de produtos para gatos. A empresa conta com uma fábrica em Ribeirão Preto (SP) e um Centro de Distribuição com atuação em todo o território nacional.


A marca no mundo
Atualmente a marca líder no setor de alimentos secos para animais e pioneira na investigação e estudos sobre nutrição, saúde e comportamento animal, opera 26 fábricas ao redor do mundo (13 delas nos Estados Unidos), contando com 14 mil funcionários e vendendo seus produtos em mais de 100 países. A marca também é líder na produção de areias para gatos nos Estados Unidos e Canadá, incluindo a marca TIDY CATS. A sede mundial da PURINA, localizada em St. Louis, no estado do Missouri, é conhecido popularmente como Checkerboard Square.

Você sabia?
Através de mais de 50 mil pontos de venda, cerca de 2 milhões de produtores lucram com os benefícios da pesquisa e tecnologia incorporadas às rações PURINA.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 13/5/2011

Um comentário:

JUNIOR - BAND - MGÁ disse...

Sou produtor do programa Canta Cidade que é exibido pela TV Maringá ( BAND) todos os sábados de manha e transmitido pelas tv's a cabo Net e Smtv e pelo nosso site onde os internautas pode conferir nosso programa www.cantacidade.tv.br .
bem neste ano de 2009 a partir de fevereiro estaremos exibindo em nosso programa o quadro canta cidade no mundo animal o qual já esta sendo gravado caso acha enterres de conhecer o quadro já temos uma mostra , bem estamos enviando este e-mail para solicitar a vossa parceira neste projeto de grande valor em nossa cidade e região estamos contando com apoio da SPAM SOCIEDADE PROTETORA DOS ANIMAIS DE MGÁ onde junto estaremos levando aos telespectadores tudo sobre o mundo animal .
Aguardamos um respostas de vocês o mais breve possível sendo que a primeira exibição do quadro já esta marcado para dia 07.02.09 .

Obrigado

Junior Arneiro...