29.5.06

CACHAÇA 51


Para milhões de brasileiros a expressão “uma boa ideia” representa o simples ato de encostar em um balcão e pedir uma dose de pinga, ou cachaça como agora é chamada a bebida. Mas não de qualquer marca: ela tem que vir em uma inconfundível garrafa transparente e com o número 51 grafado no rótulo. Foi assim que a CACHAÇA 51 se tornou uma das bebidas mais populares, não somente no Brasil, mas também no mundo, sempre criando boas ideias para brindar à vida. 

A história 
A tradicional caninha ou cachaça 51 começou sua história pelas mãos dos irmãos Piccolo no ano de 1951, na pequena cidade de Santa Cruz das Palmeiras, interior de São Paulo. Eles compravam a bebida de pequenos alambiques da cidade vizinha de Pirassununga, engarrafavam em vasilhames de 600 ml e revendiam no varejo da região. Em relação ao nome da tradicional marca, uma lenda conta que a Caninha 51 tem esse nome porque seus produtores, supersticiosos ao ponto de correrem até de gato preto, armazenavam a melhor aguardente da safra sempre no mesmo barril, o de número 51. Outra lenda garante: 51 era a quantidade de doses que um mendigo de Pirassununga conseguiu tomar num único dia – 50 para ele e uma “para o santo”. Existe ainda mais uma versão: os irmãos eram palmeirenses fanáticos e inicialmente colocaram o nome da cachaça de “Palmeiras 51“, uma homenagem ao título da Taça Rio (Torneio Mundial Interclubes) conquistado pelo clube nesse ano. Porém, a verdade, é que o produto tem este nome porque foi lançado no mercado no ano de 1951.


Oito anos depois, em 1959, a pequena empresa engarrafadora de aguardente, que até então se encontrava desativada, foi comprada pela família Müller, que transformou o negócio em uma grande marca, alterando oficialmente seu nome para PIRASSUNUNGA 51. Guilherme Müller Filho, um brasileiro de origem alemã, tinha nesta pequena empresa um velho tonel de madeira, uma envasadora, um tampador manual de garrafas, alguns pertences e a marca 51. Parecia pouco, mas foi o suficiente para começar uma grande história de sucesso. Enquanto os sócios cuidavam da área administrativa da empresa, Guilherme comercializava a aguardente na região, transportando-a dos engenhos para a empresa. Tudo em tanques de madeira no seu fiel Ford F-8. A empresa engarrafava a PIRASSUNUNGA 51 em vasilhames de cerveja de 600 ml adaptados. Por isso, a empresa considera o ano de 1959 como oficial para o surgimento da marca 51. O grande salto de popularidade da bebida, porém, se deu no fim dos anos de 1960, época em que ocorreu a migração para uma garrafa de vidro branca com 965 ml, muito similar a que é utilizada até hoje e que ganhou, entre o público, o apelido de “litro transparente”. A cachaça 51 tornou-se mais atraente com o novo rótulo e o lançamento do conta-gotas de alumínio. Para garantir a demanda do mercado em expansão, que de São Paulo seguia para Goiás, Minas Gerais e Paraná, Guilherme importou a mais moderna linha de engarrafamento da época.


Em 1976, a empresa comprou a Fazenda Taboão, em Pirassununga, onde hoje está instalada a maior engarrafadora da companhia. A expansão gerou recordes de produção graças aos investimentos em tecnologia e à valorização dos funcionários. A década de 1980 começou com grandes investimentos na formação de equipes de gerentes, vendedores e promotores para atender o mercado sempre em expansão. Em 1982, a empresa implantou novas estruturas organizacionais e escritórios comerciais em todas as regiões do Brasil, otimizando assim o contato com seus clientes. Em 1983, passou a se chamar Caninha 51 Ind. e Com. de Bebidas Ltda. Na mesma década, outro fato fundamental para o crescimento da marca 51 foi o investimento em pesquisas de mercado, para conhecer cada vez mais o consumidor e assim oferecer produtos que atendessem as suas exigências e anseios.


Na década de 1990, a empresa recebeu o nome de Indústrias Müller de Bebidas Ltda. e deu início ao processo de exportação da marca 51, que no exterior foi batizada de Cachaça 51 e é reconhecida como um produto genuinamente brasileiro. O primeiro lote de bebida foi exportado para o Japão. Foi nesta década, em 1998, que a empresa começou a diversificar a linha de produto da marca ao introduzir o Caipirinha Mix 51, que através de uma tecnologia avançada e pioneira de liofilização, reunia limão e açúcar num único conjunto, para ser misturado diretamente na cachaça, criando uma espécie de caipirinha instantânea. Atualmente este kit contém 7 sachês (limão e açúcar), uma lata de 350 ml de 51 e um dosador. Em 1998, a empresa mudou seu nome para Companhia Müller de Bebidas.


O novo milênio teve início com uma grande novidade quando a empresa, em 2002, lançou um produto inovador, a 51 ICE, primeiro composto de cachaça pronto para beber em quatro sabores (tangerina, maracujá, lima e limão). O novo produto chegou mostrando que a investida era para valer: rótulo importado da França, slogan em inglês (“Good Idea”) e preço superior ao das concorrentes feitas à base de vodca. Tudo para conquistar um público mais jovem e descolado. No ano de 2004, com o slogan em inglês “51, the Brazilian Spirit” (51, O Espírito Brasileiro), a empresa, em uma ação ousada, espalhou 7.897 painéis e 132 outdoors por Portugal para apresentar oficialmente a CACHAÇA 51 aos amantes do futebol atraídos pela realização da Eurocopa (campeonato europeu de futebol de seleções). A campanha, que custou R$ 4.5 milhões, tinha como protagonista a caipirinha, apresentada em um arranjo que evocava a bandeira verde-amarela. Foi a verdadeira estreia da bebida e da marca no mercado do velho continente. Nos anos seguintes as novidades não pararam: 51 OURO/GOLD, elaborada a partir de matérias-primas selecionadas, é produzida com extrato natural de carvalho e destaca-se pela riqueza aromática e personalidade marcante; e a 51 ICE em lata.


Em junho de 2009, para comemorar o cinquentenário da empresa, foi lançada a RESERVA 51, cachaça extra premium envelhecida em barris de carvalho e voltada para um público seleto e mais exigente. A Reserva 51, comercializada em garrafas de 700 ml com tampa de cortiça sintética e rótulo impresso em papel reciclado, tinha preço sugerido acima de R$ 100. O novo produto, com tiragem limitada, podia ser encontrado em charutarias, adegas, restaurantes e hotéis de luxo. Além do Brasil, a cachaça premium ganhou o mercado internacional e chegou aos cinco continentes do globo. Uma das mais recentes novidades da marca atende pelo nome de 51 BLACK. Lançada em 2011, é um produto inovador e diferente de tudo que existe no mercado. É um drinque pronto à base de cachaça e frutas silvestres, desenvolvido para ser consumido em copo alto com gelo e direcionado a um público jovem, frequentador de casas noturnas.


Em 2012, a marca lançou a 51 ICE em latas de 269 ml, com design mais alongado, moderno e muito mais jovem. Além disso, apresentou um novo sabor em edição limitada: Frutas Vermelhas, que une a tradicional cachaça 51 com os sabores de framboesa e morango e um leve toque de amora e cassis. E as novidades do ano não pararam por aí. A linha 51 ICE ganhou a versão Sensações, que trouxe para o consumidor uma experiência diferente com a bebida Ice Freeze, que deixa uma sensação de agradável frescor do mentol; e a Ice Hot, uma percepção picante na boca com a combinação de manga e pimenta.


Campanhas que fizeram história 
O slogan “Uma boa ideia” foi criado em 1978 pela agência de publicidade Lage Stabel & Guerreiro e se transformou em ditado popular por todas as regiões do país. Esse conceito tinha como um dos seus grandes diferenciais o fato de não estar focado diretamente nos atributos clássicos do produto (como sabor, qualidade, preço, etc.), mas sim no hábito de seu consumo. Atribuía aos seus consumidores uma qualificação especial, inserindo-os num rol de privilegiados que, ao pedir uma PIRASSUNUNGA 51, têm sempre “Uma Boa Ideia”. Mais que um slogan de sucesso e de lembrança para os consumidores, ele se tornaria um marco para o mercado publicitário brasileiro, sendo a primeira cachaça com comunicação profissional e integrada. Graças ao slogan a marca 51 ganhou fama até entre aqueles que não bebem álcool.


Em 2013 a marca ousou ao adotar o placement do produto (divulgação que o coloca em cena como se ele fizesse parte do cenário). Isto ocorreu no 21º episódio da sexta temporada da badalada série Big Bang Theory, onde a Cachaça 51 aparece em três cenas, como um dos itens da cozinha do apartamento de Penny, que foi ao ar em 25 de abril na televisão americana. A campanha aconteceu duas semanas depois dos Estados Unidos reconhecerem a cachaça como um produto genuinamente brasileiro. Antes disso, a bebida era vendida sob a denominação de “brazilian rum” (“rum brasileiro”).


A evolução visual 
A identidade visual da marca passou por algumas remodelações ao longo dos anos. A última e mais recente ocorreu em abril de 2014, quando a marca adotou um novo logotipo com formato redondo e nova tipografia para o número 51.


Com a nova identidade visual as garrafas e latas também foram remodeladas. O design, mais moderno, tem como objetivo agregar o conceito de sofisticação à marca e ampliar o seu público-alvo, especialmente entre o segmento jovem e os consumidores de maior poder aquisitivo. A ideia de inovação é percebida com a reformulação do conta-gotas, que conferiu maior segurança, praticidade e facilidade de abertura da garrafa. Além de mais refinada, do ponto de vista estético, o novo conta-gotas traz benefícios funcionais, evitando que o líquido escorra pela garrafa ao ser servido, e a adoção de um lacre torna evidente quando há violação.


A garrafa destinada para exportação, que possui design diferente, também ganhou um novo visual, com enorme destaque para a palavra cachaça no rótulo.


Os slogans 
Boa ideia do Bra51l. (2014) 
Boa ideia é ser brasileiro. (2010) 
Uma boa ideia. (1978)


Dados corporativos 
● Origem: Brasil 
● Lançamento: 1959 
● Criador: Guilherme Müller Filho 
● Sede mundial: Pirassununga, São Paulo, Brasil 
● Proprietário da marca: Companhia Müller de Bebidas Ltda. 
● Capital aberto: Não 
● Diretor Superintendente: Ricardo Gonçalves 
● Faturamento: Não divulgado 
● Lucro: Não divulgado 
● Fábricas:
● Presença global: 50 países 
● Presença no Brasil: Sim 
● Funcionários: 1.300 
● Segmento: Bebidas alcoólicas 
● Principais produtos: Cachaças e bebidas derivadas 
● Concorrentes diretos: Velho Barreiro, Pitú, Ypióca, Sagatiba e Caninha Oncinha 
● Ícones: A garrafa transparente da cachaça 
● Slogan: Uma boa ideia. 
● Website: www.51.com.br 

A marca no mundo 
Atualmente a marca é exportada para mais de 50 países, como Chile, Portugal, Alemanha, Espanha, Estados Unidos, Itália, Suíça e Japão com o nome oficial de CACHAÇA 51. A 51 é a terceira bebida destilada mais vendida e consumida do mundo, segundo a publicação Drinks International. Além da tradicional garrafa de 965 ml que abastece o mercado nacional, onde a marca possui mais de 33% de participação, existe também uma versão de 500 ml e outra de 50 ml, feitas em vidro, pet de 200 ml e a lata, nas versões 350 ml e 473 ml. Já a linha 51 ICE, é hoje uma das mais vendidas no segmento das ices e a pioneira no país à base de aguardente de cana, numa inovação que foi recebida com entusiasmo pelos consumidores em todo o país. No maior mercado consumidor do país, a região da Grande São Paulo, a 51 chega a ser responsável por mais de 50% do total consumido. A 51 vende no Brasil aproximadamente 15 milhões de litros por mês. 

Você sabia? 
A empresa tem duas fábricas: em Pirassununga, interior de São Paulo, e outra em Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana do Recife, destilando mais de 300 milhões de litros de pinga por ano e presente nas prateleiras de aproximadamente 1 milhão de pontos de venda no Brasil. 
A 51 é destinada a públicos variados. Nas classes C e D é vendida para consumo em dose, enquanto nas A e B é utilizada na preparação de drinques. 
A marca se encontra registrada no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), sendo declarada pelo órgão como “marca notória” e hoje reconhecida como de “alto renome”. 


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Isto é Dinheiro, Exame, Época Negócios e Veja), jornais (Valor Econômico e Meio Mensagem), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas). 

Última atualização em 28/7/2014

28 comentários:

Anônimo disse...

Preciso de SACHÊ DA 51, e só encontro o MIX. VC INFORMAR ONDE COMPRAR?

Anônimo disse...

gostaria de contato com a cachaça 51.
Juarezjason@hotmail.com

Anônimo disse...

Gostaria do contato da 51, telefone e email.
betinhapiresfds@hotmail.com

Anônimo disse...

Olá amigo meu nome é Marcony Soares e trabalho na Rádio Clube FM 98,1 Açailândia Maranhão, e contaria de manter contato com vocês , a nossa rádio de um alcance de 7 municipios e 38 povoados e 17 assentamentos. media de ouvinte de 450mil. temos um programa de forró chamado de Forrozão da Clube de 16 ás 19Hrs apresentado por mim, imail marconysoares7@hotmail.com Fone 99 3538 9000 ou 99 91310172

Shirley disse...

Gostaria de 51, garrafinhas com 50ml. E onde posso encontrar na cidade de Campinas-SP ou Campinas
Aguardo contato

Anônimo disse...

Trabalhamos com artesanato em SP, e temos um kit caipirinha que vai, entre outras coisas, uma lata de 51. Esse kit vendemos bastante para quem é fã da bebida, e especialmente está fazendo 51 anos, ou tem uma empresa que está fazendo 51 anos e quer presentear os convidados da recepção de comemoração.
Se tiverem interesse, por favor visitem nosso site www.bellaarteweb.com ou mandem email monica@bellaarteweb.com
Obrigada.
Mônica

Anônimo disse...

51 a melhor pedida com certeza 51 faz voce ficar doidão ai saia dessa

Anônimo disse...

VOU ORGANIZAR UMA FESTA DE 51 ANOS E O ANIVERSARIANTE PEDIU QUE FOSSE TODA COM A MARCA 51,GOSTARIA DE SABER SE VOCÊS TEM MATERIAL QUE EU POSSA DECORAR. A FESTA VAI ACONTECER NO DIA 01-06-08

Anônimo disse...

Vou organizar uam festa com 51 uma boa ideia e gostaria de ver a possibikidade de receber material para ormaneta�o.

Anônimo disse...

oi, sou de leme e gostaria que vocês me ajudase num projeto que tenho, esse projeto unira vocês a uma empresa de celular em eventos só que pra isso eu preciso tirar do papel o projeto e dá continuidade nele se tiver enterece aguardo um email de resposta pra poder mandar o projeto pra vocês

Nice disse...

OLÁ!!VOU FAZER 51 ANOS DE IDADE,E GOSTARIA DE DAR AOS MEUS CONVIDADOS UMA GARRAFA DE AGUARDENTE DE CANA 51,NÃO É UMA BOA IDÉIA? SÓ NAO SEI ONDE ENCONTRAR AS GARRAFAS PEQUENAS DE 500 ML OU DE 50 ML.jÁ PROCUREI EM ALGUNS MERCADOS,MAS SÓ TEM A GRANDE,POR FAVOR ME AJUDEM.DESDE JÁ AGRADEÇO ASS.AURENICE

Anônimo disse...

OLÁ.....
MEU NOME É WLADIMIR,MORO NA CIDADE DE LEME, E ESTOU DESEMPREGADO,TENHO EXPERIÊNCIA NA AREA DE TRANSPORTE COMO MOTORISTA DE FIORINO OU AJUDANDTE DE CAMINHÃO
E TAMBEM NA AREA DE ADM.
QUEM PODE ME AJUDA, DESDE DE JÁ AGRADEÇO.
ASS.WLADIMIR
EMAIL.wladimir_mec@hotmail.com

Anônimo disse...

Sou consumidor (moderado) da caninha 51, surgiram varios boatos que aquele litro que não traz o numero (51) em alto relevo seria bebida falsificada aqui em porto velho Rondonia, alem de uma outra que tem o numero o51 em tamanho pequeno, gostaria desse esclarecimento agradeço.

justino Alves da silva
justhino@osite.com.br

heloisa disse...

sou heloisa cevada, em dezembro faço 51 anos. Gostaria de comemorar com meus amigos esta feliz idade. Mas no momento não tenho condições, pois minhas economias gastei com a cirurgia bariátrica(redução de estômago) emagreci 47 quilos (2005) e em dezembro de 2007 passei por cirurgia plástica. Na escola que trabalho me chamam de mulher boa, pinga 5l. Comentei que mandaria um recadinho para vocês.Que me ajudassem a promover esta festa, riram de mim. Peço que mande um recado para helocevada@hotmail.com beijos e obrigada por me atender.

ELIETEPOLITI45051 disse...

UMA BOA IDEIA !!!
45051 !!!!!

SOU CANDIDATA A VEREADORA, MUNICIPIO DO ESTADO DE SÃO PAULO,PARTIDO: PSDB
E MEU NÚMERO DE CANDIDATA É:45051,
GOSTARÍA DE SABER SE EXISTE A POSIBILIDADE DE UM PATROCINIO OU DONATIVO PARA MINHA CAMPANHA POLITICA,
DESDE JÁ, AGRADEÇO

ELIETE POLITI 45051

ELIETEPOLITI 45051 disse...

ELIETE POLITI 45051 disse...
UMA BOA IDEIA !!!
45051 !!!!!

SOU CANDIDATA A VEREADORA, MUNICIPIO DO ESTADO DE SÃO PAULO,PARTIDO: PSDB
E MEU NÚMERO DE CANDIDATA É:45051,
GOSTARÍA DE SABER SE EXISTE A POSIBILIDADE DE UM PATROCINIO OU DONATIVO PARA MINHA CAMPANHA POLITICA,
DESDE JÁ, AGRADEÇO

ELIETE POLITI 45051

8:33 AM

nanazinha disse...

OLÁ!!VOU FAZER 51 ANOS DE IDADE,E GOSTARIA DE DAR AOS MEUS CONVIDADOS UMA GARRAFA DE AGUARDENTE DE CANA 51,NÃO É UMA BOA IDÉIA? SÓ NAO SEI ONDE ENCONTRAR AS GARRAFAS PEQUENAS DE 50 ML.jÁ PROCUREI EM ALGUNS MERCADOS,MAS SÓ TEM A GRANDE,POR FAVOR ME AJUDEM.
GOSTARIA DE SABER SE VOCÊS TEM MATERIAL QUE EU POSSA DECORAR. A FESTA VAI ACONTECER NO DIA 27-09-08

Obrigado

ROSA disse...

VOU ORGANIZAR UMA FESTA DE 51 ANOS E A ANIVERSARIANTE PEDIU QUE FOSSE TODA COM A MARCA 51,GOSTARIA DE SABER SE VOCÊS TEM MATERIAL QUE EU POSSA DECORAR. A FESTA VAI ACONTECER NO DIA 04-09 GOSTARIA DE SABER SER È VERDADE QUE VOCÊS BANCAM FESTA DE 51 ANOS ?
E_MAIL=rosa.branca.2007@hotmail.com

sergio roberto florindo disse...

tenho um quiosque e gostaria muito de comprar as garrafinhas de 50 ml p/ dar de presentes ,por favor poderiam ver qt custam cd uma e como faço p/ copmprar e se for grande quantidade vcs fazem um preço melhor ?mas em conta /por favor aguardo respostas urgentes .dependendo do preço tem mas 3 quiosqueiros q querem a msm ideia 51.obrigada.

Anônimo disse...

Estou trabalhando na Republica Dominicana;
Outro dia, no departamento de bebidas, vi em uma gondola uma garrafa com o rotulo escrito :
61 Pirassununa, com uma bandeira do Brasil.Olhando na parte de tras, diz que é fabricada e engarrafada aqui, por uma fabrica de Run.
Pergunto:
é pirata ou esta sob licenca da Pirassununga?

Anônimo disse...

Bom dia
gostaria de saber como eu faço para mandar um curriculum .
Moro na cidade de bilac sp e tambem ja trabalhei com alguns promotores de vcs.Trabalho com bebidas a seis anos .
sem mais agradeço e espero por uma resposta
claudiocarvalho_37@hotmail.com

camila_pyntu disse...

olá, meu pai vai fazer 51 anos e vamos organizar uma festa surpresa com o tema da 51 uma boa ideia, gostaria que vcs pudessem me enviar algumas idéias para a festa ficar legal e bem criativa e tbm gostaria de saber onde eu encontro garrafinhas de 500 ml para dar aos convidados ou alguma lembrancinha da 51... gostaria de encontar essas lembrancinhas no Rio de Janeiro em alguma lojinha mais próxima de JACAREPAGUÁ. desde já agradeço.

Anônimo disse...

gostaria de saber sobre revendas de vcs em goias, sou do interior e queria ser um representante comecial da pinga 51 e outras variedades . Aguardo contato no email fc.neto@hotmail.com

Anônimo disse...

Ola!
Gostaria de saber onde consigo comprar as garrafas de 50 ml aqui em Curitiba.
Desde já agradeço.
cegesualdi@terra.com.br

Porque ser feliz é o que tento ser. . . disse...

Oi minha mãe irá completar 51 anos em janeiro no dia 25 de janeiro. Soube que vocês organizam uma surprezinha onde só tem 51 na festa e já que a mesma adora caipifrutas... seria uma boa pedida com a cachaça 51. Gostaria de entrar em contato e de saber maiores informações. Meu e-mail é: manuellagodeiro@hotmail.com
Aguardo ansiosa pelo contato com vocês.

Solange Mello disse...

Vou organizar a festa de 51 anos do meu marido e tive uma "boa ideia" de usar a marca de vocês.
Estou querendo oferecer como brinde/lembrancinha a garrafinha de 50 ml e que no rótulo tivesse o nº 51 e também o nome do aniversariante e agradecendo a presença. Gostaria de saber o que mais vocês teriam pra eu usar na decoração pra festa ficar bem legal e criativa e como devo comprar.
Aguardo resposta
Solange

Solange Mello disse...

Vou organizar a festa de 51 anos do meu marido e tive uma "boa ideia" de usar a marca de vocês.
Estou querendo oferecer como brinde/lembrancinha a garrafinha de 50 ml e que no rótulo tivesse o nº 51 e também o nome do aniversariante e agradecendo a presença. Gostaria de saber o que mais vocês teriam pra eu usar na decoração pra festa ficar bem legal e criativa e como devo comprar.
Aguardo resposta
Solange

Neide Leão disse...

Quero saber sobre as coquiteleiras de politileno que vocês fabricarão pois foram as melhores que já vi.Sou comerciante, trabalho na praia com batidas e elas são favoráveis para meu desempenho.
Gostaria que voltasse a fabricar,para brindes ou vendas. Atenciosamente,aguardo resposta.
Neide Leão