30.5.06

NICKELODEON

Sua tela é a moradia de simpáticos personagens como Bob Sponja (uma esponja que vive no fundo do mar), dos engraçados Rugrats, da aventureira Dora e do menino gênio Jimmy Neutron. Sua marca está estampada em produtos e serviços dos mais variados quando o assunto é diversão e conhecimento voltado para um público infantil. A marca NICKELODEON, cuja garotada apelidou somente como NICK, se tornou uma verdadeira máquina de fazer dinheiro, conquistando milhões de pequenos corações pelo mundo afora.

A história
O famoso canal foi lançado no dia 1 de dezembro de 1977 inicialmente como parte da grade de programação da Qube Network (hoje conhecido como Time Warner Cable), um dos primeiros sistemas de televisão a cabo resultado de uma parceria entre as empresas Warner Communications e a American Express, estando disponível para 600 mil assinantes da cidade de Columbus, estado americano de Ohio. Com uma programação inteiramente voltada para crianças de 2 a 11 anos de idade, os primeiros programas apresentados eram desenhos engraçados como Video Comic Book, America Goes Bananaz, Nickel Flicks e By the Way, que faziam parte do Pinwheel (nome que o canal adotou inicialmente), um show apresentado por um homem e muitas marionetes. No dia 1 de abril de 1979 o canal, sem intervalos comerciais, foi relançado adotando oficialmente o nome NICKELODEON, sendo lançado nacionalmente como o primeiro canal especificamente voltado para o público infantil. Inicialmente sua programação era exibida durante o dia (semanalmente das 10:00 até as 22:00 e das 9:00 até as 20:00 durante os fins de semana). Não demorou muito para o NICKELODEON se tornar o destino preferido das crianças quando o assunto era diversão. Em 1981 a programação do canal foi estendida entre as 8 horas da manhã e às 9 horas da noite.


Em 1985, após lançar o bloco noturno Nick at Nite, direcionado a um público mais adolescente, o canal passou a oferecer programação 24 horas. Ainda nesta década, o canal ganhou enorme audiência, especialmente depois do lançamento, em 1986, do programa Double Dare, uma espécie de competição entre crianças que disputavam muitas provas. Pouco mais de um mês depois de sua estréia, o programa já era um dos mais assistidos da televisão americana. Foi neste momento que o canal passou a fazer parte do conglomerado de mídia VIACOM. Em 1988, como prova do compromisso do canal com as crianças e seu mundo mágico, foi lançado o Kids Choice Awards, programa onde os pequenos podiam votar em suas estrelas favoritas da música, esporte, cinema e televisão. Era uma iniciativa inédita no segmento, permitindo que crianças interagissem e opinassem. Ainda neste ano inseriu em sua programação o Nick Jr., um bloco direcionado a crianças mais novas em idade pré-escolar.


No final desta década o canal era um dos destinos preferidos das crianças na televisão, fazendo com que a base de assinantes crescesse muito. A década de 90 foi cheia de novidades para o NICKELODEON. Logo no começo, em 7 de junho de 1990, foi inaugurado, dentro do parque temático Universal Studios na cidade de Orlando na Flórida, o NICKELODEON STUDIOS, uma combinação de mini-parque de diversão com estúdios de gravação, que permitia as crianças mergulharem no mundo lúdico criado pelo canal infantil. Foi nesse estúdio que durante muitos anos eram produzidas as atrações Noah Know Best, Taina, Double Dare 2000 e Slimetime Live.


Mas foi no ano seguinte que o canal revolucionou o mundo dos desenhos animados com a criação dos famosos NICKTOONS: Ren and Stimpy, Doug e Rugrats (Os Anjinhos). Os desenhos, produzidos pelos estúdios de animação do canal fundado em Burbank na Califórnia, eram uma forma inédita e diferente dos tradicionais, e logo ganharam enorme popularidade junto ao público infantil, dando origens a outras animações. A expansão internacional do canal começou em 1993 com seu lançamento na Inglaterra. Foi neste mesmo ano que surgiu a NICKELODEON MAGAZINE, uma revista com conteúdo divertido composto por entrevistas, quebra-cabeças, receitas culinárias, tirinhas, e muitos assuntos relacionados ao universo infantil e pré-adolescente. A força da marca pode ser sentida com o número inicial de assinantes da revista: 150.000. No ano seguinte foi formada a NICKELODEON PUBLISHING, divisão responsável pela produção da mídia impressa do canal de televisão. O ano também foi marcado pelo ressurgimento do NICK Jr., um programa pré-escolar que faria muito sucesso nos anos seguinte se transformando em um canal independente (atualmente é o maior canal para crianças com menos de sete anos de idade). O slogan do então programa, “Play to learn” (Brincar para aprender), demonstrava claramente o real intuito da nova atração, que apresentava temas divertidos e educativos, além de criar fenômenos como os personagens Blue’s Clues (As Pistas de Blue) e Dora the Explorer (Dora - A Aventureira).


E as novidades não pararam por aí: o NICKELODEON ONLINE, um portal interativo recheado com muitos jogos e brincadeiras, lançado em outubro de 1995, mesmo ano em que o canal foi introduzido na Austrália, Alemanha e Brasil, seguido no ano seguinte pelo lançamento do NICKELODEON LATIN AMERICA, baseado em Miami e direcionado ao público infantil de língua espanhola. Foi nesta época, em 1996, que ocorreu o lançamento do primeiro filme exclusivamente produzido pelo canal: “Harriet the Spy”. O sucesso do primeiro filme levaria a outros como “Good Burger” em 1997, “Rugrats: The Movie” (lançando no ano de 1998 em 50 países e em 15 línguas diferentes, fazendo um sucesso comparável aos clássicos da Disney ao arrecadar US$ 100 milhões), e “Snow Day” em 2000.


Pouco depois, em 1999, lançou seu primeiro filme feito especialmente para televisão, “The Journey of Allen Strange - Alein Vacation”, com 90 minutos de duração e baseado na famosa série de mesmo nome. Mas seria no ano seguinte que o canal lançaria um dos maiores sucesso de sua história até os dias de hoje: o desenho do Bob Esponja. Após tanto sucesso na década de 90, o canal ingressou no novo milênio com novas séries e jovens talentos, tornando a marca NICKELODEON ainda mais popular. Produções de sucesso como Bob Esponja, As Aventuras de Jimmy Neutron: O Menino Gênio, Rocket Power, Ei, Arnold!, Os Thornberrys, e comédias com atores reais como Kenan e Kel, série que estreou em 1996, continuam fazendo sucesso até os dias de hoje.


No dia 8 de setembro de 2007 ocorreu o lançamento da série de maior sucesso do canal em todo mundo: iCarly, protagonizada por Miranda Cosgrove. No dia 18 de janeiro de 2010, foi exibido o episódio iSaved Your Life de iCarly, que alcançou 12,4 pontos de audiência, um recorde que nenhuma série infanto-juvenil conseguiu alcançar no mundo. Ainda em 2007, o NICKELODEON firmou um contrato de desenvolvimento de quatro anos com a Sony Music para a produção das músicas-tema das séries para o canal com a Nickelodeon Records, ajudando assim a financiar e lançar CDs. Recentemente, em 2011, o NICKELODEON fez um anúncio sem precedentes no segmento: a criação de 450 novos episódios de animação, desenhos, séries e programas pré-escolares para os próximos três anos. Um dos segredos do NICKELODEON está no fato de haver desenvolvido um sistema de pesquisas que lhe permite monitorar o que seu público quer. O melhor exemplo desse método está na série Os Anjinhos, voltada a uma faixa etária um pouco mais baixa, entre os 4 e os 8 anos. Foi por meio de enquetes com crianças que se definiram as características dos principais personagens da aclamada série.


Uma expansão de sucesso
O canal original deu origem a outros canais segmentados, que geralmente faziam parte da grade de programação do NICKELODEON.
NICK JR.: um canal 24 horas, sem intervalos comerciais, direcionado a crianças em idade pré-escolares (2 a 5 anos) que exibe uma programação educacional que aborda desde literatura, história e ciências, até matemática básica. Até 2009 o canal era conhecido como Noggin, quando adotou o nome atual. Atualmente o canal, que estreou oficialmente em 1988 como um bloco na programação do NICKELODEON, possui 70 milhões de assinantes somente nos Estados Unidos.
TEENNICK: lançado oficialmente no dia 1 de abril de 2002 com o nome de THE N, é um canal direcionado ao público pré-adolescente e adolescente (entre 12 e 16 anos), com uma programação recheada de séries famosas como Beyond the Break, The Best Years, Unfabulous, Zoey 101, That 70’s Show, What I Like About You, One on One, Moesha e Saved by the Bell. Atualmente o canal possui mais de 71 milhões de assinantes. O slogan do canal é “The All New TeenNick”.
NICKTOONS: um canal especificamente voltado para um público entre 6 a 14 anos que é fanático por desenhos e animações, cuja programação é basicamente constituída pelos famosos Nicktoons. Lançado oficialmente no dia 1 de maio de 2002, o canal possui atualmente 54 milhões de assinantes. O slogan do canal é “Big Stars, Animated”.
NICKELODEON HD: canal que transmite todos os programas da NICKELODEON em alta definição (HD).
NICK @ NITE: um bloco noturno especialmente direcionado para adolescentes e adultos cuja programação é composta por séries extremamente famosas.


Um sucesso entre os pequenos
O enorme sucesso do NICKELODEON junto ao seu público pode ser explicado e creditado, em grande parte, a desenhos e filmes com personagens inteligentes que vivem situações cotidianas e normais para quem está assistindo, além de abordar temas interessantes e intrigantes para crianças e pré-adolescentes. Os maiores sucesso do NICKELODEON foram, ou melhor, muitos deles ainda são:
DOUG (1991-1994): série animada americana do canal (foi o primeiro Nicktoon produzido e exibido) estrelando um garoto de 11 anos chamado Doug Funnie. A série se passa na cidade fictícia de Bluffington, para onde Doug e sua família se mudaram. A animação mostra a vida e as imaginações do personagem. Ao lado dele, outros personagens principais fazem parte de seu universo, como seu cachorro Costelinha, seus melhores amigos, Skeeter Valentine e Patti Mayonnaise e seu inimigo, Roger Klotz, o valentão da escola.
RUGRATS (1991-1994; 1997-2004): conhecida no Brasil como “Anjinhos”, a série animada mostra como os bebês e crianças pré-escolares enxergam o mundo e os eventos ao seu redor. Os bebês da série, Tommy Pickles, Chuckie Finster e os gêmeos Phil e Lil, são capazes de se comunicarem entre si em uma linguagem que os adultos não compreendem.
THE REN and STIMPY SHOW (1991-1996): séries animadas estreladas por Ren Höek, um chiuaua neurótico, e Stimpson J. Cat (Stimpy), um gato vermelho simplório, mas ocasionalmente inteligente.
KaBlam! (1996-2000): série de desenhos animados que parodia a séries de ação e as revistas em quadrinhos, como X-Men.
Ei, ARNOLD! (1996-2004): conta as estripulias de meninos e meninas que estão quase lá, mas ainda não chegaram à idade de “ficar”.
CatDog (1998-2001): série animada que conta a história de dois irmãos siameses: um gato inteligente e ranzinza e um cão idiota e alegre, ambos constituindo um corpo aonde cada ponta possui uma cabeça e um par de patas. Os dois formam a criatura chamada CatDog.
OS THORNBERRYS (1998-2004): mostra um casal de naturalistas que viaja pelo mundo levando seus filhos, entre os quais uma menina que se comunica com os animais.
SpongeBob SquarePants ou BOB ESPONJA (1999-2010): série que conta a história de uma esponja do mar quadrada e amarela que vive no fundo do Oceano Pacífico, numa cidade submarina chamada Fenda do Bikini. Ele trabalha como cozinheiro na lanchonete Siri Cascudo, especializada em hambúrguer de Siri, cujo proprietário é o Sr. Siriguejo. Junto com Bob, trabalha na lanchonete um polvo ranzinza chamado Lula Molusco. O amigo de Bob é Patrick, uma estrela-do-mar rosa. Os roteiros dos episódios giram em torno da ingenuidade de Bob Esponja e Patrick, que nunca encontram malícia nas atitudes de Sr. Siriguejo, Lula Molusco, Plankton e outras personagens ardilosas da trama.
ROCKET POWER (1999-2004): as aventuras de quatro amigos de uma pequena cidade costeira que levam a vida andando de skate e surfando.
AS AVENTURAS de JIMMY NEUTRON (2002-2006): um menino gênio com alto QI de 214, que vive inventando coisas. O garoto possui como companheiro um cão-robô feito por ele mesmo chamado de Goddard (Pronuncia-se Godar).
DANNY PHANTOM (2004-2007): todo mundo é um pouco diferente, mas Danny muito mais. Por fora, ele é um pouco nervoso e desajeitado, tem 14 anos e não gosta muito de destacar-se no meio da multidão. Mas por trás dessa timidez de adolescente, Danny é um verdadeiro herói.
AVATAR: A LENDA de AANG ou Avatar: The Last Airbender (2005-2008): série de animação criada por Michael Dante Dimartino e Bryan Konietzko, para o canal, que se passa em um mundo fictício influenciado pelas artes marciais asiáticas, mescladas a magias elementares. Conta as aventuras de Aang, o último sucessor de uma longa linhagem de Avatares. Ele e seus amigos têm a missão de salvar o mundo dos ataques da Nação do Fogo, que quer dominar tudo. Em 2006, foi considerado o segundo programa mais popular da NICKELODEON no Brasil, perdendo apenas para Bob Esponja.
THE ANGRY BEAVERS (Os Castores Pirados no Brasil): série animada sobre Daggett e Norbert, dois castores irmãos que saíram da casa da mãe para viverem como “solteirões” no meio da floresta.
GO, DIEGO, GO: desenho animado que conta a história de Diego, um menino latino de 8 anos, que se engaja em salvar e proteger os animais. O personagem é apaixonado por animais, e sempre que um está em perigo, vai ajudá-los.
DORA A EXPLORADORA: desenho de animação com caráter educativo que apresenta Dora, uma simpática menina e seu amigo Botas, um macaquinho de botas vermelhas. Através de frases dirigidas diretamente ao espectador, conduz à interação com o desenho, estimulando o aprendizado dos números, cores, palavras em inglês, etc. Dora e Botas tentam sempre descobrir como ajudar alguém que está com problemas.
AS PISTAS DE BLUE: programa infantil onde um apresentador age num cenário virtual animado, e segue as pegadas deixadas pela cachorrinha Blue. Com a ajuda dos espectadores eles vão descobrindo, através de pistas, aquilo que o animal quer fazer ou o que quer jogar. Trata-se de uma série educativa para crianças dos dois a cinco anos, onde há informação e aprendizagem de todos os tipos, desde como se faz uma festa de aniversário, até a preparar a criança para ter um irmão.
PATRULHA NICK: programa produzido no Brasil, apresentado por cinco meninos e meninas entre 12 e 16 anos. Os patrulheiros Dinho, Lucas, Gabi e Mary, além de apresentarem desenhos, fazem entrevistas e pequenas reportagens com temática ecológica ou de “conscientização” (sobre como doar livros escolares, por exemplo).
NICK TôNicko: o que acontece quando uma dupla de garotos toma uma substância volátil e laranja, que atua diretamente nas células do cérebro? A resposta é simples: tornam-se moleques tonificados e apresentam o programa Nick TôNicko, a revista eletrônica semanal do canal NICKELODEON, com dicas culturais, clipes e desenhos da semana.
AMANDA SHOW: um sitcom com a estrela e comediante Amanda Bynes, do filme “Tudo o que uma garota quer”. O programa apresenta diversos quadros de variedades, além do talento da garota Amanda misturando seu lado cômico, com várias personalidades e estrelas convidadas.


Uma marca poderosa
A marca NICKELODEON, que começou como um simples canal de televisão a cabo voltado para o público infantil se tornou extremamente poderosa ampliando sua área de atuação. Atualmente a marca se tornou uma das mais valiosas quando o assunto é entretenimento infantil. Para se ter uma idéia da força da marca, ela licencia mais de 500 produtos entre brinquedos, videogames e artigos para crianças e adolescentes; está presente dentro do parque temático Universal Studios com uma enorme atração e seus personagens mais famosos; é responsável por inúmeras publicações de sucesso; lança filmes que são verdadeiros sucessos de bilheterias; e está presente até mesmo em um cruzeiro temático da empresa Royal Caribbean realizado com total sucesso pela primeira vez em 2008. O portfólio de negócios internacionais do NICKELODEON inclui ainda websites locais, a NICKELODEON MOVIES (um estúdio de filmes cinematográficos), e o licenciamento e merchandising mundial de franquias dos programas do canal, como Rugrats, Bob Sponja e As Pistas de Blue. Até dezembro de 2009, a marca possuía uma bem-sucedida revista chamada NICKELODEON MAGAZINE, que chegou a ter circulação de 1.05 milhões de exemplares, mas foi descontinuada no mês de dezembro.


Além disso, o NICKELODEON, em parceria com a tradicional rede de hotéis Holiday Inn, inaugurou no dia 9 de março de 2005 o NICKELODEON FAMILY SUITES by Holiday Inn, primeiro hotel temático da marca localizado na cidade de Orlando na Flórida. O novo hotel combinava duas marcas de grande sucesso: NICKELODEON, a maior marca de entretenimento de crianças, e HOLIDAY INN, o hotel que as famílias preferem. Aqui são as crianças que mandam!


Este resort exclusivo, espalhado por quase 10 hectares, tem 777 suítes; um divertido parque aquático, com escorregadores, fontes, tubos e jogos aquáticos; entretenimento ao vivo com o tema NICKELODEON; uma sala de jogos eletrônicos de quase 300 metros quadrados; um spa só de crianças (Kid’s Spa); um teatro em 4D do Bob Esponja; loja de conveniência; uma divertida loja onde é possível encontrar uma infinidade de produtos da marca NICKELODEON e seus personagens; restaurantes; apartamentos KidSuites com 2 ou 3 quartos separados para as crianças e os pais, e uma TV em cada quarto. Tem também um salão para atividades noturnas, “Nick after Dark”, e um café da manhã com personagens de desenhos animados (“Nicktoons Character Breakfast”), entre outras comodidades oferecidas a toda a família neste hotel que é o único do seu tipo. Recentemente o hotel modificou seu nome para NICKELODEON SUITES RESORT.


O parque temático
O parque temático NICKELODEON UNIVERSE foi inaugurado no dia 15 de março de 2008 no gigantesco shopping Mall of America, na cidade de Bloomington, estado de Minnesota. A cerimônia de abertura contou com os personagens mais famosos do canal infantil e a cantora Ashlee Simpson.


No parque de 28.000 m² não faltam os personagens que povoam o imaginário das crianças fãs do NICKELODEON, restaurantes temáticos e mais 18 atrações, como barcos que voam e montanhas-russa delirantes. Um verdadeiro mundo de magia e fantasia, que até tem entrada grátis. Depois é só pegar e comprar uma pulseira que permite usufruir de todas as atrações. O NICKELODEON UNIVERSE já estava parcialmente presente no parque temático Paramount’s Kings Island, em Ohio, ao lado de outras diversas atrações, incluindo Rugrats Runaway Reptar (primeira montanha-russa infantil suspensa).


Uma campanha do bem
Uma ação global que tem como missão encorajar as crianças do mundo todo a participar de ações sociais que sejam importantes para elas. Essa é a missão da The Big Help, no Brasil conhecida como Ajude Seu Mundo, uma iniciativa social do NICKELODEON lançada em 2010 que tem como principal objetivo fomentar a adoção de medidas e hábitos positivos no cotidiano das crianças. A meta da campanha é criar um movimento social comandado por crianças, focado em quatro pontos principais: saúde e bem estar, educação, serviço comunitário e meio ambiente. A campanha funcionará globalmente como a marca “mãe” de todas as ações pró-sociais da NICKELODEON. Cada mercado se envolverá em atividades sociais locais, mas sempre sob o guarda-chuva de Ajude Seu Mundo.


A evolução visual
A marca NICKELODEON se tornou extremamente conhecida inicialmente quando foi introduzido, em 1981, o icônico logotipo composto por uma bola cinza e a palavra NICKELODEON escrita em letras coloridas, que fazia parte de seu primeiro grande sucesso na televisão, a comédia canadense You Can’t Do That on Television.


Somente em dezembro de 1984, o logotipo foi substituído pela famosa logomarca laranja (ORANGE SPLAT), criada por Tom Corey, Scott Nash e Alan Goodman, e que tinha como principais propriedades a cor brilhante, a irreverência e a flexibilidade. Esse logotipo laranja, batizado de “Splash”, adotava várias formas e contornos dependendo dos programas, produtos ou datas comemorativas.


Em meados de 2009 foi apresentada a nova identidade visual do canal, que apesar de manter a tradicional cor laranja, ganhou uma imagem mais sóbria e moderna. Depois de utilizar inúmeros logotipos nos últimos anos o canal resolveu dar uma identidade mais homogênea e alinhada a todos os seus produtos. Cyma Zarghami, presidente da empresa, disse que “a decisão para a mudança foi tomada depois que todos os logotipos da empresa foram colocados num cartão de visitas. Parecia uma bagunça”. O novo logotipo usa tipografia em caixa-baixa e seu ponto principal é a letra “i” que, segundo a própria empresa, representa a silueta de uma criança.


Mas a mudança não se restringiu somente a identidade visual. Como exemplo desse alinhamento, dois canais da rede sofreram mudanças no seu nome: o canal Noggin mudou para Nick Jr. e o The N mudou para TeenNick. Essa mudança nos nomes é para incluir a “assinatura” Nick em todos os canais, alinhando assim com o novo logotipo e posicionamento da marca.


Os slogans
Nick is for kids.
Só na Nick.
(2006, Brasil)
Clique Nick, Fique Nick. (Brasil, website)


Dados corporativos
● Origem: Estados Unidos
● Lançamento: 1 de abril de 1979
● Criador: Warner Communications e American Express
● Sede mundial: New York City, New York
● Proprietário da marca:
Viacom Inc.
● Capital aberto: Não
● Chairman:
Sumner Redstone
● Presidente: Cyma Zarghami
● Faturamento: Não divulgado
● Lucro: Não divulgado
● Assinantes: 300 milhões
● Presença global: 150 países
● Presença no Brasil: Sim
● Funcionários: 2.000
● Segmento:
Comunicação infantil
● Principais produtos: Canal de televisão, revista, website e produtos licenciados
● Principais concorrentes:
Disney Channel, Cartoon Network e Discovery Kids
● Ícones: Os Nicktoons
● Slogan: Só na Nick. (Brasil)
● Website: www.nick.com

A marca no mundo
Atualmente o canal NICKELODEON, pertencente a Viacom e que se transformou em uma das marcas mais poderosas do segmento, atinge cerca de 81 milhões de casas somente nos Estados Unidos, detendo 50% da audiência do segmento infantil, com mais de 300 milhões de assinantes em 150 países ao redor do mundo. Através do licenciamento de sua marca, o NICKELODEON está presente em boa parte do universo infantil através de brinquedos, jogos, internet e até mesmo um parque de diversão. Há 16 anos consecutivos o NICKELODEON é líder total em audiência do segmento nos Estados Unidos.


As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Veja, Isto é Dinheiro, Época Negócios e Exame), jornais (Valor Econômico), sites especializados em Marketing e Branding (Mundo do Marketing) e Wikipedia (informações devidamente checadas).

Última atualização em 14/5/2011

Um comentário:

Roger disse...

Essa matéria está muito boa.